17 outubro 2017

EmbrapaTec

A nova empresa vai poder negociar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa ou por outra instituição científica, tecnológica e de inovação
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou proposta que autoriza a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a criar a subsidiária Embrapa Tecnologias Sociedade Anônima (EmbrapaTec). A medida está prevista no Projeto de Lei 5243/16, do Poder Executivo, e recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado Renato Molling (PP-RS).
A nova empresa deverá negociar e comercializar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa ou por outra instituição científica, tecnológica e de inovação (ICTs). Pelo projeto, fica dispensada a licitação para contratar a EmbrapaTec.
Na avaliação de Renato Molling, a EmbrapaTec será importante para a expansão das atividades relacionadas à inovação tecnológica em um setor significativo para a economia brasileira, como é o agronegócio. “A constituição da EmbrapaTec permitirá a criação de parcerias essenciais para fomentar pequenas e médias empresas, startups e a incubação de empresas de base tecnológica”, disse.  Leia mais

16 outubro 2017

Springer Nature Webinars

Springer Nature Webinars are a series of live, online conferences on academic publishing that are specially designed for the Latin America and the Caribbean research community. Each webinar will feature a topic of interest for researchers and graduate students, ranging from peer review and publishing ethics to alternative article metrics and open science. The webinars will be presented by experts from each field, either from within Springer Nature or from relevant research institutions across the world.

All webinars are open to everyone, take approximately 1h, and are followed by a 30-min Q&A session. All presentations will be recorded and available online. Check out the program for 2017 and get registered!

O que está acontecendo com a ciência?

O jornal El País publicou um artigo que mostra uma situação muito perigosa para a ciência: a perda de sua credibilidade. O título do artigo é bem sugestivo e claro: Ciência vive uma epidemia de estudos inúteis. Tudo isso é reiterado por um manifesto publicado na Nature Human Behaviour, que, em tradução livre, chama-se Manifesto por uma ciência reproduzível.
Qual é o motivo de todo esse alarde, afinal de contas?
Em suma os dois veículos de informação mostram que muitos — senão a maioria — dos artigos científicos produzidos hoje apresentam as seguintes características:
  • são dificilmente repetíveis;
  • baseiam-se em metodologias estatísticas convenientes para suportarem as teorias que defendem;
  • são publicados devido ao apelo comercial que suas ideias ou técnicas inovadoras representam, sem que necessariamente estejam 100% testadas.
Tudo isso seria reforçado pelas poderosas revistas científicas que têm preferências por publicações com esse apelo inovador, chamativo e que faça muito “barulho”, ou seja, que atinja um grande número de leitores.
Para realizarmos estudos sobre o Universo, usamos a ciência. Para usar a ciência, é necessário dominarmos a técnica da metodologia científica, que é muito simples. Você tem uma pergunta ou uma hipótese. Você monta um experimento para testar suas perguntas e hipóteses. Esses experimentos devem ser possíveis de serem repetidos em todo o mundo. Você registra os resultados e faz uma conclusão que pode ou não corroborar com suas ideias iniciais.
O problema é que muitas pesquisas científicas atuais usam técnicas, como a ressonância em estudos neurológicos, que são muito específicas e difíceis de serem dominadas por outros cientistas. Logo, são dificilmente re-testadas por outros grupos. Somado ao problema do status que certos grupos de pesquisadores têm mediante outros, torna-se desleal a quantidade de publicações de estudos em grandes veículos de informação.
Um dos últimos problemas que os artigos do El País e Nature citam é que as universidades são cúmplices da atual situação científica do mundo. Isso porque elas valorizam os pesquisadores que publicam mais em vez daqueles que fazem de fato uma pesquisa científica original.
A ciência não pode se tornar pseudociência. Grande divulgador científico, o já falecido Carl Sagan era um ativista contra a pseudociência. Como diz Marcelo Knobel, atual reitor da Universidade Estadual de Campinas, em seu artigo Ciência e pseudociência:
A pseudociência tem esse nome porque tenta mimetizar uma aparência de ciência, incluindo uma linguagem mais complexa, com afirmações veementes de que os resultados são “cientificamente comprovados” ou abalizados por “estudos aprofundados”.
A solução? A ciência já a tem e a usa há séculos. Voltar a usar a metodologia científica, dar aberturas a discussões e debates sobre todos os pontos de vista e usar as teorias que têm menores chances de serem refutadas.
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Novos eBooks disponíveis para a USP


Informamos que o acesso aos eBooks da Editora Wiley continua aberto a toda comunidade da USP.  
Mais de 20 mil e-Books da Wiley estão disponíveis nas bibliotecas, salas de aula, laboratórios e até em lanchonetes da USP desde o início de maio de 2017 até abril de 2018. Basta estar em qualquer um dos campi da USP e utilizar uma rede autorizada da Universidade. Busque pelo título ou assunto: http://onlinelibrary.wiley.com/Confira também a lista de novos eBooks da Wiley. 

Mas não é só isso. Na verdade, a coleção de e-books da USP totaliza cerca de 400 mil livros eletrônicos (e-books), um acervo eletrônico que é atualizado constantemente. Confira a coleção de eBooks em: http://www.sibi.usp.br/ebooks/, que contempla todas as áreas de conhecimento. Os eBooks podem ser acessados e lidos em texto completo por todos os usuários USP (docentes, estudantes e funcionários). A coleção da USP contém e-books assinados pela própria USP, eBooks com acesso gratuito e e-books do Portal da CAPES.

Então, vale a pena consultar e explorar esse universo.


25º SIICUSP

A Pró Reitoria de Pesquisa convida a todos a participarem do 25º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP).
O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro de 2017, das 8h às 18h, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (Avenida Lúcio Martins Rodrigues, s/n - Travessa 4 - Bloco A - Cidade Universitária, São Paulo, SP). 
Evento gratuito, aberto, voltado para todos o interessados em participar e não há necessidade de realizar inscrição prévia.

O SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Na “Etapa Internacional” do SIICUSP, os alunos que obtiverem melhor avaliação nas etapas regionais têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos em evento com participação de todas as áreas do conhecimento.
Alguns destaques da programação no primeiro dia de evento dessa edição são o USP Lecture Explanation as a Vocation: The Value of Scholarship in a World of So-Called ‘Alternative, com o Prof. Patrick Jackson da American University. Outro ponto alto do evento será a mesa "Trajetórias em Tecnologia - startups/empresas criadas por alunos e ex-alunos" falará sobre o universo das startaups e como elas contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias composta por Silvia Takey (Fundadora da DEV Tecnologia); Ricardo Di Lazzaro (Diretor geral do Laboratório Genera); Daniel Cukier (Fundou a Playax, e é pesquisador com bolsa auxílio PIPE) e Prof. André Fleury como mediador.
No segundo dia, receberemos o Prof. Dr. Hellmut Eckert (IFSC), que ministrará o USP Lecture -  An Intercontinental Experiment in Academic Research and Teaching. E a mesa "Trajetórias em Negócios e Vida Pública" contará com as participações especiais de Ana Paula S. Bergamasco Diniz (Bargamasco e Silvério Advogados); Juliana Dal Pino (Johnson & Johnson);  Priscila Cruz (Instituto Todos pela Educação) e André Souza (Google). A mediação será por conta de Paulo Vitor Almeida (PRP).

11 outubro 2017

Conheça o Museu de Ciências da USP


Ao longo de seus 75 anos, a Universidade de São Paulo herdou, adquiriu e gerou bens patrimoniais. Inúmeras coleções e acervos representantes das mais diversas áreas do conhecimento foram formados, como aqueles que integram as Ciências Exatas, Humanas, Biológicas, as Artes e a Tecnologia. Museus e acervos contendo documentos, equipamentos e até mesmo animais e plantas preservados foram incorporados e criados.
Com o intuito de valorizar e difundir esse enorme patrimônio cultural e científico, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária instituiu em 2002 o Museu de Ciências da USP, cuja missão é articular e revelar essa riqueza para a comunidade.
O Museu de Ciências, no cumprimento de seus objetivos, promove exposições temáticas e tem apoiado o desenvolvimento de acervos virtuais que permitirá maior acessibilidade por parte do público em geral.
Seu Conselho Deliberativo é formado por representantes de 43 unidades e órgãos, o que assegura o envolvimento de toda universidade nas suas ações.

Observação: O Museu de Ciências não possui acervo físico, pois seu objetivo é o de realizar a difusão das diversas exposições e outras atividades museológicas realizadas pela USP. 

10 outubro 2017

GeoCapes revela quem acessa o Portal de Periódicos da Capes

GeoCapes é uma ferramenta de dados georreferencial que apresenta dados e informações estatísticas de acordo com a localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.
Como funciona?
A ferramenta GeoCapes apresenta duas formas de visualização de dados, de acordo com o tipo de informação que se quer obter: visão geográfica e visão analítica. Na visão Geográfica, o aplicativo apresenta mapas interativos e gráficos que exibem, em escala de cores, a variação numérica do indicador que foi selecionado para cada Município, Unidade da Federação, país. As cores mais quentes, representam valores mais elevados de acesso. Na visão Analítica, o aplicativo oferece opções de visualização de tabelas com dados referentes ao indicador em questão, de acordo com a Unidade da Federação e, para alguns indicadores, apresenta dados referentes às Instituições de Ensino Superior (IES).
Ninguém duvida da relevância e utilidade do Portal de Periódicos da Capes. Só em 2016, o Portal somou 146.907.019 acessos, entre Referenciais (91.742.470) e Texto Completo (55.164.549). Nos últimos dez anos, o número de acessos ao Portal Capes mais que dobrou, passando de 56.596.872 acessos em 2007, para 146.907.019 acessos em 2016.    Fonte: Acontece (SIBiUSP)

Edusp lança portal com obras de acesso aberto e gratuito

A Editora da USP (Edusp) está lançando um portal com obras de acesso aberto e gratuito. Trata-se do Portal Livros Abertos Edusp, destinado a publicar obras em todas as áreas do conhecimento, em edições bilíngues, sendo uma delas necessariamente em português e a segunda à escolha do autor.
Os livros, aprovados pelo Conselho Editorial da Edusp, estão disponibilizados nos formatos PDF e e-Pub [arquivo digital padrão específico para e-books]
“O portal é uma das diretrizes da nova política editorial da Edusp, implantada no último ano. É uma ferramenta para que o conhecimento crítico possa circular livremente. Nossa expectativa é que essa iniciativa se amplie e que possamos criar essa cultura na Universidade, para que mais autores disponibilizem suas obras”, destaca a presidente da Edusp, Valeria De Marco.
O uso de recursos digitais, a internacionalização e o relacionamento interinstitucional foram os focos do trabalho da Edusp neste período de um ano e meio desde que assumiu a presidência. Ao mesmo tempo, a Editora manteve seu ritmo de publicação, tendo lançado 94 novos títulos e realizado 52 reimpressões.
Outro projeto importante foi a parceria com a Pró-Reitoria de Graduação para produção de obras de autoria de docentes da USP e destinadas a estudantes, com o objetivo de qualificar o ensino e contribuir para os cursos de graduação de outras instituições brasileiras. O primeiro edital recebeu mais de 200 inscrições e os primeiros originais estão em produção.
Também foram fortalecidas as relações da Edusp com as editoras das universidades públicas, por meio de coedições.
Além disso, a Edusp também criou uma livraria virtual para facilitar a aquisição dos livros e atender leitores de todo o país.

09 outubro 2017

20ª Semana do Livro e da Biblioteca” na USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP promoverá de 23 a 27 de outubro de 2017, a 20ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP, com o tema geral: “Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica”. 
Intensidade, diversidade e fluidez são características do momento que vivemos. Nunca antes na História da Ciência tantas informações científicas foram produzidas e partilhadas. Nesse contexto de rápidas mudanças e protagonismo digital, as bibliotecas universitárias têm buscado antecipar demandas, sem perder de vista seu papel tradicional: promover o amplo acesso à informação e garantir a preservação da memória científica e acadêmica. Renovação, inovação e trabalho conjunto têm sido palavras de ordem. É a partir dessa perspectiva que se propõe o Tema Geral da 20ª Semana do Livro e da Biblioteca: “Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica“. Confira a programação gratuita de eventos.

06 outubro 2017

Aprenda a usar as Normas da ABNT em trabalhos acadêmicos


Nas Normas da ABNT” é uma expressão odiada por muitos. “Complicado demais”, “coisa desnecessária” e “pura enrolação” são algumas das coisas que você já deve ter ouvido de seus colegas ou até mesmo dito ao ter que lidar com essa formatação. Porém, essas regras têm sua utilidade, pois padronizam os trabalhos, facilitando sua leitura e compreensão.

E, ainda que você discorde disso, a verdade é que como estudante você terá que aprender a dominar essas regras, caso contrário enfrentará problemas quando seus trabalhos forem avaliados. Sendo assim, temos duas notícias: a não tão agradável é que essas normas são numerosas. A boa, entretanto, é que elas não são difíceis de aprender, apenas requerem um pouco de atenção e memorização.

É por isso que vamos tentar explicar aqui os princípios fundamentais que compõem esse padrão, para tentar desmistificar qualquer ideia de “complicação” gerada pelo desconhecimento da norma. Vamos lá?

O que significa ABNT e qual é a sua importância?  Essa é a sigla para “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normatização técnica no Brasil. A ABNT existe desde 1940 e tem a função de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico de nosso país.

Ainda que haja reclamações sobre a “burocracia” no formato dos trabalhos, essa padronização estabelece um modelo único de formatação que auxilia na compreensão de TCCs, monografias e demais trabalhos acadêmicos. O mesmo vale para informações na fabricação de produtos, transferência de tecnologia, normas de saúde, segurança e preservação do meio ambiente.

Portanto, quando seu professor pedir que seu trabalho seja formatado “nas Normas da ABNT”, não pense nisso de uma forma negativa. Imagine se cada um formatasse o trabalho do jeito que quisesse...   Leia mais

Materiais didáticos recebem identidade visual no Portal de Periódicos

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES encontram, entre as funcionalidades da biblioteca virtual, a área de Materiais Didáticos, dentro do menu Suporte. O link traz guias, apresentações, tutoriais e outras informações de conteúdos assinados com os editores científicos, a fim de facilitar o acesso do público às ferramentas de pesquisa.
Os documentos que compõem os materiais didáticos até o momento foram disponibilizados pelos próprios editores e utilizados nos treinamentos online do Portal. A partir de agora, alguns arquivos serão renovados: o conteúdo passará por atualização e o layout será de acordo com a identidade visual do Portal de Periódicos. 

Na primeira remessa, a customização está prevista para 40 documentos. Até o final do ano, esses arquivos serão disponibilizados para os usuários. O novo design foi desenvolvido por profissionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – empresa parceira do Portal e responsável pela infraestrutura tecnológica da biblioteca virtual da CAPES.
Os tutoriais são enxutos e de fácil compreensão. Todos contam com ilustrações de personagens para apresentar as ferramentas. Para acessar os arquivos, entre no link Materiais Didáticos e insira no campo “Termo” o nome da base de dados que deseja explorar.

e-Card USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do Centro de Tecnologia de Informação de Piracicaba (CeTI-LQ), lança a Carteirinha Digital USP (e-Card USP), destinada a alunos, docentes e servidores da Universidade.

 O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP.  Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.  

Os alunos ingressantes (graduação, pós-graduação e posdoc) terão acesso ao e-Card USP no momento que receberem seu número institucional, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas. Outra vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática. 

O sistema de controle de restaurante, o Rucard 2.0, será o primeiro a utilizar o e-Card. No campus de Piracicaba e no Restaurante Central, em São Paulo, essa utilização terá início no próximo dia 9 de outubro. Nos demais restaurantes universitários, o aplicativo começará a ser usado a partir do dia 23 de outubro. A conferência de fotos de identificação nos restaurantes continuará existindo da mesma forma como é feita hoje com a carteirinha física.  

A próxima etapa será a utilização do aplicativo no controle de acesso às dependências da Universidade.  [ IOS ]   [ Android ]

05 outubro 2017

Lançamento do "Tema de Proeminência na Ciência" no SciVal

Informamos que, a partir de hoje, a nova funcionalidade Tema de Proeminência na Ciência (Topic of Prominence in Science) foi lançada no SciVal. Consideramos este um dos lançamentos mais importantes desde o lançamento do próprio SciVal porque o leva para além do Benchmarking de Desempenho e Impacto.

O que é?
• Agrupamos todo o Scopus desde 1996 em 97.000 tópicos relacionados com temas.
• Cada tópico é classificado por um novo indicador chamado proeminência, que mostra o ímpeto do tópico.
• A proeminência baseia-se em citações, visualizações e valores recentes do CiteScore.
• A proeminência pode antecipar uma tendência de financiamento, o que significa que pode ajudar os gestores de pesquisa e os próprios pesquisadores a encontrar tópicos em que eles provavelmente encontrarão financiamentos.


Por que é uma ótima notícia?
Os Tópicos Proeminentes na Ciência ajudam:
• Identificar focos de pesquisa bem financiados em seu portfólio de pesquisa
• Encontrar os melhores especialistas e as estrelas em ascensão nessas áreas
• Mostrar que sua instituição está ativa em assuntos altamente dinâmicos
• E com inteligência competitiva, quais são os tópicos de outras instituições de pares e concorrentes ativos.

Convido você a experimentá-lo no SciVal. Escolha sua instituição no módulo Overview e clique na aba “Topic”.
Para obter mais informações, visite o nosso website Topic Prominence in Science site on Elsevier.com. Ele possui informações básicas, metodologia, roadmap, perguntas frequentes e links para publicações relevantes.

Os webinars de lançamento serão realizados na quinta-feira, no dia 5 de outubro.
16:00 - 17:00 CET Sign up


EspeQBrasil 2017

Encontro Brasileiro sobre Especiação Química
Águas de Lindóia/SP, Brasil, 10 a 13 de dezembro de 2017 

 O prazo para as inscrições e envio de resumos para o EspeQBrasil 2017 foi prorrogado até dia 27/10/2017. Não perca o prazo das inscrições e registre-se aqui:

Para consultar os temas das todas palestras plenárias no EspeQ, visite:

04 outubro 2017

Workshop de Formação Online Turnitin para Professores da USP

Nestas sessões, serão apresentadas as formas de utilização do Turnitin Feedback Studio no perfil de professor. Para se inscrever, selecione a data mais conveniente dentre as opções abaixo:

  • A duração de cada sessão será de uma hora, sempre no horário das 10 às 11 horas (horário de Brasília). Tópicos que serão abordados: 
    1. Como criar uma aula;
    2. Como adicionar estudantes a uma aula;
    3. Como criar e configurar trabalhos;
    4. Como entregar documentos em nome do aluno; 
    5. Turnitin Feedback Studio (1): rever um relatório de originalidade; 
    6. Turnitin Feedback Studio (2): feedback e avaliação;
    7. Perguntas e respostas.
  • Esse Workshop é restrito à comunidade da USP. Para participar do Workshop de Formação Online Turnitin, a instituição deve possuir subscrição institucional anual.

SciFinder - A CAS solution


Acesse a plataforma SciFinder, assinada pelo Portal de Periódicos, é destinada a pesquisas na área de Química e afins. O acesso a base necessita de cadastro prévio e está disponível no site: http://scifinder-cas.ez67.periodicos.capes.gov.br 

Orientações para o cadastro: 
Este procedimento irá gerar um nome de usuário e senha, que deverão ser utilizados sempre que a base for acessada. 
1. Estar conectado à Internet a partir de um computador localizado em sua instituição; 
2. Acessar o endereço: http://buscador-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/scifinder.htm
3. Informar o seu e-mail institucional que será registrado como o seu nome de usuário para acesso à Scifinder; 
4. Confirmar o cadastro, após preencher os campos. Para isso, basta clicar na mensagem de confirmação que será enviada ao seu e-mail institucional. 


Após o cadastramento acesse a base pelo site: http://scifinder-cas.ez67.periodicos.capes.gov.br 
Sobre a SciFinder 
A SciFinder é a ferramenta de pesquisa do Chemical Abstracts Service (CAS), que permite recuperar e analisar, a partir de um único lugar as informações de diferentes bancos de dados do CAS nas área de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia, Alimentos, Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica.

Sistema de busca da plataforma Highwire passa por mudanças

A plataforma de buscas da Highwire Press mudou. A editora atualizou suas tecnologias, modificando os mecanismos de pesquisa disponíveis. A equipe de suporte informou que não será mais possível pesquisar simultaneamente no conteúdo de todos os editores. “A alteração também desativou as mensagens do CiteTrack, pois os e-mails de alerta são fundamentados na pesquisa da base”.
Com a nova ferramenta, é possível realizar pesquisas por título (a partir da listagem de todas as publicações hospedadas na Highwire), por editor (que inclui a relação dos editores que trabalham com a HighWire e seus respectivos títulos) ou por tópico (com diversas subcategorias das áreas de Ciências Biológicas, Humanidades, Ciências Médicas, Ciências Físicas e Ciências Sociais).

Sobre a Highwire
A plataforma foi desenvolvida com a missão de auxiliar organizações científicas na disseminação de informação acadêmica primária, hospedando seus conteúdos online. Entre os principais parceiros estão diversas sociedades científicas. A Highwire Press também produz versões online de alto impacto, periódicos revisados por pares, livros e outros conteúdos acadêmicos. 

Pelo Portal de Periódicos da CAPES, é possível localizar os conteúdos de dois modos: pela opção Buscar base ou pela caixa de pesquisa Buscar periódico (inserindo o nome do título desejado ou selecionado o editor/fornecedor Highwire Press). O link que direciona para a nova plataforma já está disponível para os usuários do Portal.

03 outubro 2017

Ciclo de Seminários DVTEC - 2017

A Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares - DVTEC do CENA-USP, convida a todos para o Ciclo de Seminários 2017.  Confira  a programação do evento:

Palestrante: Prof. Paulo Massoni, IFSP Itapetininga 
Título: Aprendizagem: alimento para o cérebro 
Data: 6 de outubro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Profa. Maria Fernanda Giné, CENA-USP 
Título: Introdução dos métodos multi-elementares de análises químicas utilizando ICP-OES e ICP-MS no Brasil 
Data: 20 de outubro (sexta-feira) 
Horário: 10:00
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Dean Hasterberg, University of  North Carolina 
Título: Phosphorus as mineral nutrient of plants: challenges and opportunities 
Data: 25 de outubro (quarta-feira) 
Horário: 16:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Paulo Trivelin, CENA-USP 
Título: Passado, presente e possibilidades futuras no uso de isótopos estáveis de elementos leves com uso da técnica de IRMS em pesquisas agronômicas no CENA 
Data: 9 de novembro (quinta-feira) 
Horário: 9:00 
Local: Anfiteatro Epaminondas S. B. Ferraz – Central de Aulas 

Palestrante: Dra. Luciana Oliveira, CENA-USP 
Título: Estratégias quimiométricas em análises em fluxo 
Data: 17 de novembro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Admar Cervellini 

Palestrante: Prof. Elias Zagatto, CENA-USP 
Título: A importância da internacionalização nas atividades acadêmico-científicas
Data: 1 de dezembro (sexta-feira) 
Horário: 10:00 
Local: Anfiteatro Epaminondas S. B. Ferraz – Central de Aulas

02 outubro 2017

O Brasil da Internet das Coisas

Em um mundo cravejado por sensores conectados à internet, agricultores confiam a algoritmos a decisão sobre o momento de lançar no solo sementes e fertilizantes, equipamentos coletam sangue para exame e processam o diagnóstico rapidamente em uma nuvem computacional remota, vazamentos de água são detectados e corrigidos instantaneamente e indústrias monitoram a sua linha de produção em tempo real, reduzindo estoques ao mínimo e cortando custos de logística e de manutenção. Esse mundo, o da Internet das Coisas (IoT), migra velozmente dos laboratórios para a vida real em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido e é palpável também no Brasil, onde começa a ser visto como uma alternativa para enfrentar a dificuldade de aumentar a produtividade da economia ou as ineficiências do sistema de saúde.
Esse potencial é tangível no estudo “Internet das Coisas: Um plano de ação para o Brasil”, feito por um consórcio de instituições sob encomenda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em fase de conclusão, o trabalho custou R$ 10 milhões e traz o estado da arte da IoT em economias avançadas e emergentes. Foram realizadas entrevistas em dezenas de empresas, promovidos eventos para discussão, consideradas mais de 2 mil contribuições feitas de consultas públicas e mapeadas as aspirações do Brasil nessa fronteira tecnológica.
Como resultado, o documento aponta nichos tecnológicos e segmentos da economia em que o país teria mais capacidade de competir. Quatro ambientes foram identificados como prioritários para investimento: o agronegócio, a saúde, as cidades inteligentes e a indústria. “São setores em que já existem empresas consolidadas no Brasil e há boas oportunidades para desenvolver inovações”, afirma a engenheira Maria Luiza Carneiro da Cunha, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do BNDES e uma das coordenadoras do estudo, executado por um consórcio que reúne o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicacões (CPqD), a consultoria McKinsey e o escritório de advocacia Pereira Neto Macedo.   Leia mais: goo.gl/cCirMc

29 setembro 2017

Treinamentos online no uso do Portal de Periódicos

A Capes oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados de segunda a sexta, em turnos diferentes, e oferecidos por área do conhecimento. São várias possibilidades à disposição dos usuários do Portal! Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.
É necessário fazer login no “MEU ESPAÇO” para verificar os treinamentos com inscrições abertas. Havendo vaga, basta clicar e solicitar a inscrição no treinamento desejado. Caso o usuário não possua cadastro na área indicada, deve fazer um clicando em “Novo usuário”. Após a identificação, é essencial retornar à página de “Treinamentos” para fazer a escolha. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail 
treinamento.periodicos@capes.gov.br.