18 julho 2019

USP está entre as 100 universidades de maior prestígio no mundo

A avaliação é da consultoria Times Higher Education, com base na opinião de 11 mil pesquisadores

Arte sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens
Em sua nona edição, o World Reputation Ranking é uma vertente da classificação anual das universidades feita pelo THE com base em uma pesquisa realizada junto a 11.554 acadêmicos de mais de 135 países, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A classificação das instituições tem como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.
A USP é a única universidade da América Latina a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2019. 
Elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE),
o ranking classifica as instituições de acordo com a opinião de 11 mil pesquisadores e acadêmicos que são convidados a elencar, com base em sua própria experiência, até 15 universidades que considerem ser as melhores em termos de pesquisa e ensino.
Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo 
nono ano seguido), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).  
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 18/07/19

Enciclopédias da plataforma ScienceDirect

Acadêmicos frequentemente se deparam com a necessidade de consultar materiais de áreas novas e divergentes do campo principal de atuação. Segundo levantamento feito 
pela TechValidate, 78% dos pesquisadores costumam realizar pesquisas interdisciplinares, evidenciando a importância dos recursos que reúnem multidisciplinas. As enciclopédias são importantes nesse processo, pois englobam conhecimentos (de forma específica ou abrangente) e os expõe de maneira ordenada, metódica e seguindo um critério de apresentação.
No Portal de Periódicos da CAPES, a comunidade acadêmica brasileira encontra diversas obras de referência, que permitem aos usuários alcançar a amplitude necessária em suas pesquisas. Entre as opções do acervo, estão enciclopédias da plataforma ScienceDirect, da editora Elsevier. Segundo o editor, o conteúdo dispõe de ferramentas que facilitam a localização das informações e, em seguida, conexão de todos os pontos.
A inteligência artificial do ScienceDirect vincula os conhecimentos encontrados nas principais obras de referência a artigos e livros de pesquisa avançada, tudo em uma única plataforma, garantindo que os usuários obtenham o conhecimento relevante que precisam para progredir rapidamente.
s enciclopédias podem ser localizadas pelos nomes por meio das opções buscar base ou buscar livro do Portal de Periódicos. Os usuários ainda têm a opção de consultar as obras de referência diretamente na plataforma ScienceDirect.     Fonte: Portal de Periódicos da CAPES – 18/07/19

Procurando artigos em acesso aberto de autores da sua universidade?

Confira as publicações do MDPI.Permite o depósito em Repositório Institucional da versão final PDF do artigo publicado.
Pioneiro na publicação de acesso aberto acadêmico,
o MDPI apoia comunidades acadêmicas desde 1996.
Com sede em Basel, na Suíça, o MDPI tem a missão de promover o intercâmbio científico aberto em todas as formas, em todas as disciplinas. Nossos
205 periódicos de acesso aberto, revisados por pares, são apoiados por mais de 35.500 editores acadêmicos. Servimos acadêmicos de todo o mundo para garantir que as pesquisas mais recentes estejam disponíveis gratuitamente e todo o conteúdo seja distribuído sob uma Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY). Fonte: MPDI - 17/07/19

17 julho 2019

Workshop de Redação de Patentes


Calendário de cursos gratuitos de redação de patentes. Henry Suzuki, especialista em patentes, decidiu dedicar o ano de 2019 para atuar como voluntário no compartilhamento de conhecimentos sobre redação de patentes:  
Acesse: www.axonal.com.br/capacitacao.php.

  Informações  |    Programa   |    Inscrições   |

CEM desenvolve plataforma para permitir acesso a microdados dos Censos Demográficos

DataCEM é a única plataforma onde é possível encontrar os microdados disponíveis para todos os Censos Demográficos


O Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) está lançando uma nova plataforma que disponibiliza os microdados dos Censos Demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1960 e 2010. A plataforma visa transferir conhecimentos à sociedade e reduzir os custos dos pesquisadores no tratamento de dados censitários. Ao disponibilizar os microdados, o DataCEM permite ao pesquisador produzir suas próprias tabelas, com base nos microdados do Censo.
Microdados são bancos de dados que contém o maior detalhamento possível das informações coletadas. No caso do Censo, são os registros das pessoas e domicílios entrevistados no Censo. Os microdados podem ser agregados para obter informações sobre unidades maiores, conforme desejado pelo usuário: distritos, municípios, microrregiões, mesorregiões, unidades da federação etc. A plataforma contém ainda não apenas as variáveis originais, como também versões harmonizadas e padronizadas que permitem maximizar a comparabilidade da série histórica.  Leia mais  
Fonte: Jornal da Ciência - 17/07/19

Dispêndios de universidades intensivas em pós-graduação

A tabela apresenta dados, para 2017, de matrículas de graduação e de pós-graduação (PG), de títulos de doutorado concedidos, de dispêndio total e de dispêndio por matrícula, para algumas universidades intensivas em PG (ao menos 20% das matrículas nesse nível), incluindo as estaduais paulistas, 18 instituições públicas e privadas (sem fins lucrativos) dos EUA e três universidades britânicas.  Leia maisFonte: Pesquisa FAPESP - julho 2019


Divulgação científica ainda é um desafio para pesquisadores


Uma pesquisa recente mostrou que 97% dos cientistas gostariam de divulgar mais seus trabalhos. 
O levantamento feito pela Bori, agência que será lançada em agosto para conectar pesquisadores 
e jornalistas, mostra que a divulgação científica ainda é um desafio. O tema foi discutido na terceira edição do Encontros Serrapilheira, que reuniu 36 grantees do instituto no Rio de Janeiro, no final de junho.
O questionário voltado aos cientistas recebeu 1.665 respostas. Cinquenta e quatro por cento afirmaram se sentir confortáveis para falar com jornalistas sobre a sua área de atuação e 23% conversariam sobre qualquer tema científico. A principal dificuldade que encontram é não saber como acessar um repórter. O inverso, contudo, também é comum. 
A relação entre a comunidade científica e a imprensa sempre foi complexa. Por um lado, os jornalistas têm dificuldade de entrar em contato com os pesquisadores a tempo de cumprir os prazos curtos de publicação das matérias. Por outro, os cientistas alegam que nem sempre as informações divulgadas nas reportagens são suficientemente precisas.
De todo modo, comunicar à sociedade a ciência que é produzida no Brasil é essencial. Um estudo 
do INCT sobre Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia publicado em junho deste ano mostrou que 93% dos jovens de 15 a 24 anos não se lembram do nome de algum cientista brasileiro e apenas 12% são capazes de citar uma instituição brasileira de pesquisa científica.   Leia maisFonte: Serrapilheira - junho 2019

FAPESP divulga orientação para a emissão de notas fiscais em despesas


A FAPESP divulgou orientação para a emissão de notas fiscais de despesas realizadas com recursos concedidos em Auxílios à Pesquisa, com base nos itens 2.4.1.1 a 2.4.1.5 do Manual de Instruções para Uso dos Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e de Reserva Técnica concedidos pela FAPESP.
No pagamento de serviços de terceiros, transportes e diárias, a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) deve ser efetuada em nome do pesquisador responsável.
Na aquisição de material permanente e de consumo, o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) deve ser emitido em nome da FAPESP.
Em suma:
1) Todas as notas fiscais que impliquem ISS (imposto municipal) devem ser emitidas em nome e com o CPF do pesquisador responsável.
2) Todas as notas fiscais que impliquem ICMS (imposto estadual), expedidas por fornecedores sediados dentro e fora do Estado de São Paulo, devem ser emitidas em nome e com o CNPJ da FAPESP.
A orientação para a emissão de notas fiscais de despesas realizadas com recursos concedidos em Auxílios à Pesquisa está disponível em: www.fapesp.br/prestacaodecontas/emissaonf.pdf.
Fonte: Agência FAPESP - 17/07/19

16 julho 2019


Dicas para publicar com sucesso

Este Guia é uma pequena amostra de dicas sobre as diferentes seções do seu artigo,
o processo de publicação e a escrita/tradução do seu conteúdo.


Comunicação acadêmica e o papel das bibliotecas

A Association of College & Research Libraries (ACRL) definiu a comunicação acadêmica (scholarly communication) como “o sistema através do qual pesquisas e outros escritos acadêmicos são criados, avaliados pela qualidade, disseminados para a comunidade acadêmica e preservados para uso futuro. O sistema inclui meios formais de comunicação, como publicação em periódicos revisados ​​por pares e canais informais". 
A comunicação acadêmica é freqüentemente definida ou retratada como um ciclo de vida que documenta as etapas envolvidas na criação, publicação, disseminação e descoberta de uma pesquisa acadêmica. 
Ciclo da comunicação acadêmica (Dalhousie University Library)
Segundo a própria ACRL, há diversos atores ou partes interessadas presentes nos vários estágios do ciclo de vida da comunicação acadêmica, incluindo pesquisadores, financiadores, revisores, editores e, é claro, bibliotecas. 
Historicamente, o papel das bibliotecas no ciclo de vida das comunicações acadêmicas estava confinado ao papel de consumidor de informações – elas coletavam e organizavam recursos acadêmicos para serem descobertos e usados ​​por outros. 
No entanto, oportunidades têm surgido para as bibliotecas alavancarem seus serviços e expertise para promover mudanças positivas: a inovação tecnológica na produção e disseminação da produção acadêmica, os desafios às práticas tradicionais de publicação, maior consciência sobre a gestão de direitos autorais e propriedade intelectual, a gestão de dados de pesquisa, e os esforços para aumentar a visibilidade e acesso aos resultados de pesquisa.
Nesse cenário, as bibliotecas podem se tornar agentes e produtoras de informações no ciclo de vida de comunicação acadêmica, dependendo da maneira pela qual inovem seus serviços por meio de ações.   Leia mais.  Fonte: SIBiUSP - 16/07/19

Por um novo sistema de recompensas

Conferência Mundial em Hong Kong propõe mudanças em processos de avaliação para promover a integridade científica

A 6ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica, que aconteceu em Hong Kong, na China, entre os dias 2 e 5 de junho, deslocou o eixo do debate sobre a ética no ambiente de pesquisa.  A reunião teve como foco a confiabilidade da ciência e a influência dos processos de avaliação em casos de má conduta. A ideia é que os sistemas de recompensa dos pesquisadores, ainda muito baseados em indicadores quantitativos de desempenho e em um conjunto limitado de atividades científicas, fomentam comportamentos deletérios, que vão desde o ímpeto em publicar em revistas de baixa qualidade para inflar a produção individual até o enviesamento de resultados para reforçar o impacto de trabalhos científicos. “É importante mudar a forma como avaliamos a pesquisa”, disse à rádio pública alemã Deutschlandfunk o epidemiologista Lex Bouter, copresidente da conferência e reitor da Universidade Livre de Amsterdã entre 2006 e 2013. Segundo ele, a ênfase em critérios de avaliação como número de publicações e citações é geradora de distorções. “Outras atividades, que também são importantes para a pesquisa, acabam negligenciadas. Isso envia a mensagem errada e cria incentivos ruins.”
Para balizar as discussões na conferência, os organizadores divulgaram o rascunho de um documento cuja versão final será apresentada em breve. O Manifesto de Hong Kong propõe cinco princípios a ser considerados na hora de promover pesquisadores e avaliar suas contribuições. O primeiro é reduzir o peso de métricas quantitativas, como número de artigos, índice-H dos cientistas ou o fator de impacto de revistas, e valorizar práticas que ao mesmo tempo promovam a integridade e a qualidade da pesquisa. Um exemplo dessas práticas, diz o manifesto, é o registro público de protocolos de pesquisas a fim de que as premissas e a realização de um estudo sejam conhecidas de forma transparente, reforçando a confiança nos resultados.  Leia mais.  
Fonte: Pesquisa FAPESP - julho 2019

Os primeiros 6 meses da nova gestão da CAPES


Identificador ORCID disponível para usuários dos sistemas da CAPES

 A partir de hoje, 15, usuários de diversos sistemas da CAPES terão a possibilidade de fazer login com seus identificadores ORCID, um código de 16 dígitos usado para conectar pessoas e suas contribuições profissionais. Pesquisadores, estudantes e professores do Brasil ou que estejam no país como visitantes podem obter gratuitamente o identificador.
No caso dos pesquisadores estrangeiros, a implementação da ferramenta deve acabar com os problemas causados pelo método atual de cadastro, que utiliza o nome como informação principal. Isso porque podem ocorrer homônimos ou casos de pessoas que mudam de nome.
A parceria entre CAPES e ORCID permite o registro do novo código, que é único para cada pessoa cadastrada na ferramenta. Dessa forma, a novidade deve beneficiar, sobretudo, os pesquisadores de outros países. Atualmente, 12.770 estrangeiros utilizam os sistemas da Coordenação.
ORCID
A ORCID é uma Organização Sem Fins Lucrativos apoiada por uma comunidade global composta por instituições de pesquisa, editoras, financiadores e associações profissionais, entre outras entidades. Ela conecta indivíduos e suas colaborações profissionais a qualquer momento, além de permitir o reconhecimento de todo tipo de contribuição e inovação em pesquisa.
CONECTI
A utilização do ORCID nos sistemas da CAPES é fruto da participação da Coordenação no consórcio CONECTI. Entre as ações e metas da iniciativa, está o estímulo ao uso de Identificadores Persistentes, registros que garantem identificação e localização de pessoas e objetos digitais de forma permanente.   Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 15/07/19

15 julho 2019

Chamada aberta para bolsas no País e no exterior


O calendário de submissão de propostas está dividido em dois cronogramas: as propostas de bolsas para o início entre os meses de março e agosto de 2020 têm data de submissão até o dia 26 de agosto de 2019. Já para as propostas para o inicio entre os meses de setembro de 2020 e fevereiro de 2021, a data limite para a submissão é até dia 09 de março de 2020

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) lança a chamada Nª08/2019 - Bolsas no País e no Exterior, com objetivo de apoiar projetos de pesquisas que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior. O investimento total previsto é de R$ 60 milhões.
Serão concedidas bolsas das seguintes modalidades:
  • As propostas de bolsas para oinício entre os meses de março e agosto de 2020 têm data de submissão até o dia 26 de agosto de 2019.
  • Já para as propostas de bolsas para o inicio entre os meses de setembro de 2020 e fevereiro de 2021, a data limite para a submissão é até dia 09 de março de 2020.
O calendário de submissão de propostas está dividido em dois cronogramas:
  • As propostas de bolsas para o início entre os meses de março e agosto de 2020 têm data de submissão até o dia 26 de agosto de 2019.
  • Já para as propostas de bolsas para o inicio entre os meses de setembro de 2020 e fevereiro de 2021, a data limite para a submissão é até dia 09 de março de 2020.
Fonte: CNPq - 15/07/19

Docentes publicam livro sobre aplicações de nanomateriais no meio ambiente

Com 528 páginas e dividida em 15 capítulos, a obra tem como público-alvo estudantes, cientistas e acadêmicos de química, biologia, ciências ambientais, física, engenharia e áreas afins

O membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Amauri Jardim de Paula, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), e os pesquisadores Ronaldo Ferreira do Nascimento, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC, Odair Pastor Ferreira (ex-membro afiliado da ABC, 2013-2017) e Vicente de Oliveira Sousa Neto, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), publicaram o livro Nanomaterials applications for environmental matrices: water, soil and air (Aplicações de nanomateriais para matrizes ambientais: água, solo e ar, na tradução) pela Editora Elsevier.
Com 528 páginas e dividida em 15 capítulos, a obra tem como público-alvo estudantes, cientistas e acadêmicos de química, biologia, ciências ambientais, física, engenharia e áreas afins. Possui uma abordagem interdisciplinar na qual se avalia o uso de uma gama de nanomateriais para diversas aplicações ambientais, como na remediação do solo, na despoluição da água e na melhoria da qualidade do ar. A proposta não é só ajudar cientistas de materiais e do meio ambiente a entenderem o papel dos nanomateriais nas aplicações, mas também sugerir metodologias práticas a serem utilizadas.
De acordo com o Prof. Ronaldo Ferreira do Nascimento, um dos editores da publicação, o livro reúne as várias aplicações e os aspectos experimentais da nanociência nos campos da química, biologia, ciência ambiental e física. Os autores buscaram também mapear a relação entre a síntese, as propriedades e as interações ambientais dos nanomateriais, ao descreverem novas oportunidades para a detecção de vestígios de poluição e melhoria do meio ambiente.  Leia mais.  
Fonte: Jornal da Ciência – 15/07/19

Capes permitirá pela primeira vez cursos de pós-graduação a distância

Medida é vista com bons olhos por especialistas, que ponderam que os mecanismos de avaliação devem ser rígidos para evitar discrepância com relação ao modelo presencial

Pela primeira vez o Brasil terá cursos de pós-graduação stricto sensu a distância. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes ), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), está com um edital aberto até 
o dia 9 de agosto para instituições interessadas em oferecer programas nessa modalidade, inicialmente para mestrado. A portaria sobre o tema foi publicada em 29 de abril. A medida é vista com bons olhos por especialistas na área, mas eles ponderam que os mecanismos de avaliação devem ser rígidos para evitar uma discrepância entre os modelos presencial e a distância.
De acordo com os critérios avaliativos da Capes, para abrir um mestrado stricto sensu a distância, a instituição de ensino já deve ter um programa presencial na mesma área, cuja nota na última avaliação do órgão seja, no mínimo, 4. Além disso, a instituição também deve ser credenciada pelo MEC e ter nota mínima 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), calculado pela pasta.
Coordenador do grupo de trabalho do Conselho Técnico-científico da Capes que formulou os critérios de avaliação para autorizar os cursos de pós na nova modalidade, Robert Verhine, que é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), diz ainda que cada área terá requisitos específicos.
— Cada área tem exigências específicas. Medicina tem critérios que são diferentes dos de outras áreas. É por isso que considero que o número de programas aprovados, no início, será bem pequeno. É provável que algumas áreas não consigam ter nenhum programa aprovado nesse primeiro edital — explica Verhine, que é especialista em avaliação do ensino superior.
A Capes não informou quantas instituições de ensino já ofereceram propostas desde que as inscrições começaram, no dia 1º de julho. Em resposta à reportagem, o órgão explicou que a decisão de abrir a modalidade foi motivada pelo fato de já existirem inúmeras atividades nesse formato em aulas de pós-graduação. A Capes cita como exemplo programas considerados semipresenciais e utilizados na formação de professores, como o Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). A Capes diz ainda que a iniciativa pretende interiorizar os cursos de pós no país.
— Nos Estados Unidos, há PhD e doutorado feito a distância. Na Espanha e na China também há essa iniciativa. Temos que garantir que esses programas terão o mesmo rigor dos presenciais em termos de conteúdo e produção acadêmica. Não temos experiência com educação a distância em nível de pós. A pós exige uma relação muito estreita entre orientador e orientando, teremos que garantir que o aluno vai receber orientação adequada - opina Verhine.  Leia mais 
Fonte: O Globo – 15/07/19

Acesso aberto sem custo adicional

Formalizada por portaria do CTA da FAPESP no início de 2019, a política da FAPESP para acesso aberto a publicações científicas determina que artigos resultantes de projetos e bolsas financiados pela Fundação tenham seu conteúdo divulgado em acesso aberto por meio do arquivamento de uma cópia do trabalho em um repositório público, ficando disponível para consulta via web por qualquer pessoa e sem custo.
A política implementada pela FAPESP não obriga, incentiva ou recomenda a publicação em revistas de acesso aberto, especialmente naquelas que cobram APCs (Article Processing Charges).
O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, tem enfatizado, em palestras que apresenta sobre o tema em universidades paulistas, que “a portaria não interfere de maneira alguma na liberdade de os pesquisadores escolherem o periódico mais adequado para a divulgação de seus resultados”.
De acordo com Luiz Nunes de Oliveira, coordenador adjunto da diretoria científica da FAPESP para Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa, “o que a política propõe é que, seguindo as regras estipuladas por cada periódico – escolhido de forma autônoma pelos autores do trabalho –, seja garantido o mais amplo acesso possível aos resultados das pesquisas apoiadas pela FAPESP, portanto, aumentando sua visibilidade e seu potencial de impacto. O acesso aberto torna os resultados acessíveis não só a cientistas, mas a estudantes, praticantes profissionais e outros interessados”.
Os elementos-chave para o acesso aberto são os repositórios de artigos científicos, que as melhores universidades do mundo têm criado de forma acelerada. Praticamente todas as revistas científicas permitem que uma cópia de uma de três versões do artigo (pré-print, pós-print ou pdf do artigo publicado) seja arquivada, logo após a publicação, em um repositório institucional de acesso público.  Leia mais.   Fonte: Agência FAPESP - 15/07/19

A OCDE e as universidades brasileiras


O objetivo do ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é fazer o País se comprometer com a adoção das melhores práticas internacionais de
políticas públicas, que possam melhorar as condições vida da população, não só na economia, mas também no meio ambiente e nas questões sociais. Na educação, o Brasil já participa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e em 2018 uma equipe da OCDE avaliou o sistema brasileiro de avaliação da educação superior, o Sinaes, recomendando alterações profundas, que ainda precisam ser implementadas.
Este é o momento também de avançar na modernização da educação superior brasileira, cuja última reforma data de 1968, quando havia não mais do que 100 mil estudantes nesse nível em todo o País. Naquele ano o Brasil resolveu adotar o modelo universitário norte-americano, com seus cursos de pós-graduação, departamentos, institutos de pesquisa e professores de tempo integral, que foi sobreposto às antigas faculdades profissionais organizadas no velho modelo francês ou italiano. A origem da reforma de 1968 é geralmente atribuída ao famoso acordo MEC-Usaid, mas é curioso que os americanos só tenham recomendado que copiássemos a ponta da pirâmide da educação superior de seu país, as famosas universidades de pesquisa, e tivessem se esquecido da enorme base dos community colleges e universidades estaduais, originárias em sua maioria dos land-grant colleges, que desde o século 19 fizeram da educação superior americana uma das mais diversificadas, amplas e acessíveis do mundo.  Leia na íntegra.  Fonte:  Estado de S.Paulo - 12/07/19

Política para Acesso Aberto às publicações resultantes de auxílios e bolsas FAPESP

Comunicação é uma das bases para o avanço do conhecimento. O acesso mais abrangente possível aos resultados da pesquisa científica contribui decisivamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural das nações. E a ciência de modo geral progride mais rápida e eficazmente com o acesso livre e irrestrito aos resultados da pesquisa científica, que são predominantemente registrados em artigos publicados em periódicos científicos.
A publicação científica por meio dos periódicos passou a ser realizada predominantemente na Internet nos últimos anos, incorporando-se neste processo de grandes mudanças um conjunto de aperfeiçoamentos na gestão editorial, no tratamento dos textos em rede, com links e serviços associados, e, principalmente, nas possibilidades e opções oferecidas pela Web para aumentar a visibilidade, acessiblidade, uso e impacto dos artigos e demais comunicações científicas.
Desde que, na reunião do Conselho Superior de 11 de junho de 2008 foi aprovada a política que se segue, a DC trabalhou com as reitorias e pró-reitorias de pesquisa para incentivar e orientar a criação dos repositórios institucionais. As principais universidades em São Paulo implementaram seus repositórios, destacando-se os criados pelo CRUESP,  o da UFSCAR, UNIFESP. A existência de repositórios institucionais, além de criar os instrumentos para a disponibilização da produção científica em acesso aberto, aumenta a visibilidade nacional e internacional da produção científica de cada universidade.   Leia mais.   Fonte: FAPESP