15 agosto 2019

FAPESP e Canal Futura lançam série Ciência para Todos


A FAPESP e a Fundação Roberto Marinho/Futura produziram em parceria a série Ciência para Todos, que estreia em 19 de agosto, às 20h30, no Canal Futura. São, ao todo, 52 episódios, cada um deles com 13 minutos, mostrando os impactos sociais e econômicos de pesquisas ficarão disponíveis em futuraplay.org.
Ciência para Todos inspirou a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a lançar, junto com a FAPESP e a Fundação Roberto Marinho/Futura, um concurso cultural para estudantes de ensino médio da rede pública estadual. O lançamento da série e do concurso ocorreu no dia 14 de agosto, na quadra de esportes do Colégio Culto à Ciência, em Campinas, lotada com mais de 500 alunos de escolas públicas, professores, diretores regionais de ensino e dirigentes das instituições parceiras no projeto.
Os cerca de 1,3 milhão de estudantes da rede pública estadual – individualmente ou em grupo de até cinco pessoas – estão, a partir de agora, desafiados a documentar, em vídeos de até 7 minutos, uma proposta de solução para um problema da sua comunidade ou região, usando métodos e processos que caracterizam a produção de conhecimento científico, com a tutoria de um professor.  
Leia mais.  Fonte: Agência FAPESP – 15/08/19

Como as bibliotecas universitárias estão reinventando seu espaço e serviços para serem mais relevantes no mundo digital


A era digital está aumentando a importância dos espaços físicos para as pessoas se reunirem, algo que não pode ser feito no mundo virtual. Os bibliotecários da UC Berkeley estão organizando oficinas para os alunos sobre o que fazer com as informações que coletam usando drones. Em Stanford, eles estão experimentando a realidade virtual. E em muitas outras universidades, os bibliotecários estão reimaginando e fornecendo novos conteúdos e serviços para suas bibliotecas.
As bibliotecas universitárias têm sido tradicionalmente usadas para armazenar conhecimento, mas hoje elas também são lugares onde você aprende e cria, então agora muitas bibliotecas que embarcaram no novo caminho estão sendo mais relevantes do que nunca para seus usuários. Os dados suportam esse novo conceito de biblioteca, já que o número de alunos que usam o espaço da biblioteca aumentou na maioria deles.
Embora a maioria dos estudantes que acessam as bibliotecas universitárias hoje em dia sejam “nativos digitais”, eles chegam à universidade sem saber como pesquisar em um banco de dados online: Portanto, nesse novo ambiente, os bibliotecários estão ajudando os alunos, professores e funcionários para navegar em um mundo digital cada vez mais complexo; e por sua vez, os alunos estão exigindo lugares para se encontrar com seus colegas e usar o espaço para colaborar como parte de uma equipe no mundo real. Assim, algumas dessas bibliotecas estão incorporando impressoras 3D, ferramentas, cortadores de madeira e máquinas de costura. Mesmo alguns deles já permitem o que nunca foi permitido em uma biblioteca universitária, introduzir bebidas e alimentos.
A Berkeley Moffitt Library foi criada no ano de 1970, no lado de fora é um edifício cinza e pouco amble, que se assemelha a um estacionamento. Mas o espaço interior recém-renovado assemelha-se a um moderno escritório empresarial com paredes de vidro, móveis que podem ser reorganizados para trabalho individual ou em grupo, salas de estudo com a possibilidade de fazer uma conferência na Web e até um espaço para descanso A biblioteca tem uma área para ministrar cursos de graduação, laboratório de informática, centro de imprensa, centro de mídia e centro de cópias.
Moffitt tem andares 4 e 5, que são acessados ​​através da entrada leste, estão abertos 24 horas durante o semestre de outono e primavera.  Fonte: Universo Abierto

14 agosto 2019

Fonte: Conecti Brasil - 14/08/19

Como conectar seu ORCiD com a Plataforma Sucupira

A Plataforma Sucupira é uma ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e ser a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação do Brasil.
Alinhando-se a diversas iniciativas em curso no mundo, o CONECTI BRASIL adotou o ORCID como identificador persistente para pesquisadores.
Ele facilita a conexão entre pesquisadores e suas atividades profissionais, publicações, fomento e vínculo empregatício. Acesse os Sistemas da CAPES com o seu ORCID e autorize a CAPES a conectar com seu perfil. Confira o tutorial.   Fonte: SIBiUSP - 14/08/19



13 agosto 2019

A canção da tabela periódica


Use o Google Drive para escrever trabalhos em colaboração


Ranking que avalia produção científica classifica a USP como a 8ª melhor do mundo

Mapa do CWTS Leiden Ranking, baseado em dados bibliográficos da base
de dados Web of Science da  Clarivate Analytics, Filadélfia, PA, EUA.
O ranking produzido pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, classificou a USP como a 8ª melhor universidade do mundo. A Universidade manteve a mesma posição alcançada em 2018.
A classificação, que ranqueou 963 universidades na edição deste ano, avalia a pesquisa acadêmica produzida pelas Instituições e leva em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela Clarivate Analytics.
A USP é a única instituição latino-americana a figurar entre as 100 melhores do mundo. As demais universidades brasileiras mais bem avaliadas são a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 138ª posição; a Universidade de Campinas (Unicamp), na 183ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 192ª posição.
Neste ranking, além da classificação geral, foram analisados os indicadores das Instituições no período de 2014 a 2017 em quatro vertentes: impacto científico, colaboração (interinstitucional, internacional e com a indústria), artigos publicados na modalidade de acesso aberto e diversidade de gênero (número de autorias masculinas e femininas).
No quesito impacto científico, a USP ficou na 8ª posição, à frente de instituições como Stanford, Oxford e Cambridge. Um dos aspectos que mais chama a atenção, segundo o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da Universidade, Aluísio Cotrim Segurado, é o número de artigos da USP classificados entre os 50% top do mundo, isto é, do total de 16.846 artigos publicados no período, 44% estão entre os 50% melhores do mundo em suas respectivas áreas do conhecimento. “Isso mostra que nossa produção científica tem grande representatividade entre os trabalhos de mais alta qualidade produzidos pelas universidades, o que nos dá grande visibilidade internacional”, afirma.   Leia mais.   Fonte: Jornal da USP - 13/08/19

USP regulamenta intercâmbio para pós-graduandos nacionais

Alunos de instituições brasileiras terão direito a benefícios e certificado do Programa de Mobilidade


Em uma iniciativa inédita no Brasil, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação criou o Programa de 
Mobilidade de Estudantes de Pós-Graduação de instituições nacionais para a realização de pesquisas e atividades de pós-graduação na USP.
O programa regulamenta as atividades de pós-graduandos nacionais que são realizadas na Universidade, muitas vezes de maneira informal. Por meio do programa, o aluno passará a ter registro no sistema Janus, Certificado de Programa Mobilidade, carteirinha USP, acesso às bibliotecas, alimentação, atividades esportivas e atendimento no Hospital Universitário.
“O objetivo do programa é aumentar a mobilidade do estudante entre as universidades brasileiras. Quando o aluno tem a oportunidade de interagir com outra instituição ele incrementa seu trabalho, entra em contato com outras pesquisas e isso agrega valor ao seu trabalho. Outra vantagem é que as publicações feitas em parceria com outras instituições, mesmo brasileiras, tem um impacto maior daquelas com apenas autores da USP”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.
Para se inscrever, o aluno deverá fazer uma solicitação à Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de interesse, com uma carta de recomendação de seu orientador, um cronograma das atividades a serem desenvolvidas e um parecer do docente USP que ficará responsável pela supervisão. É necessário que a instituição de origem firme um Termo de Adesão com a USP.
O período de permanência do estudante no programa deverá ser de três a 12 meses, prorrogável por até 12 meses.
“Esperamos que o programa aumente a interação entre grupos de pesquisa, seja na mesma área ou em uma pesquisa interdisciplinar, melhorando a qualidade da produção científica brasileira e o impacto das nossas publicações. Vale a pena investirmos nesse tipo de colaboração com instituições nacionais”, ressaltou Carlotti.
A Pró-Reitoria buscará acordos de reciprocidade com outras universidades do Brasil, para que nossos alunos também possam ter esta experiência em centros de pesquisas de excelência nacionais.  Fonte: Jornal da USP - 08/08/19

A corrida por indicadores de excelência

Rankings e comparações internacionais reconhecem o desempenho das universidades estaduais paulistas, que buscam mais impacto

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Comparações internacionais costumam ser úteis para mostrar pontos fortes e vulneráveis das universidades e os resultados de seus esforços para se manter competitivas. As universidades estaduais paulistas são bem avaliadas em indicadores da produção científica e de formação de profissionais de alto nível, mas perdem pontos quando se contabiliza o impacto internacional da pesquisa que realizam – as citações, em geral, cresceram em uma velocidade bem menor do que o número de artigos. Segundo a Clarivate Analytics, entre 2011 e 2016, o impacto da produção da Unicamp foi de 0,94, o da USP de 0,93 e o da Unesp de 0,79 – aquém da média mundial, igual a 1. “O maior desafio para as universidades é transformar sua produtividade extremamente alta em alto impacto de citações, apesar da ausência de políticas públicas robustas que valorizem o impacto sobre a produtividade, como vemos em outros países, como a China”, diz Marcovitch.
A tendência aparece de forma clara no ranking produzido pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS) da Universidade de Leiden, Holanda, que se baseia em indicadores como número de artigos publicados em inglês e citações. A USP aparece em um honroso 8º lugar no ranking geral, que leva em conta o número de artigos entre 2014 e 2017, à frente de instituições norte-americanas como as universidades de Stanford ou da Califórnia em Los Angeles. Já na lista que se detém sobre os artigos de maior impacto – a quantidade de trabalhos de cada instituição que está entre os 10% mais citados do mundo –, a posição da USP cai para 81º lugar. A Unicamp aparece em 183º lugar em número de artigos e em 322º no dos 10% dos artigos mais citados. A Unesp desponta em 138º lugar em volume e 353º entre artigos com mais citações. “A qualidade da produção científica brasileira é heterogênea e as universidades paulistas têm o que avançar em relação à internacionalização da pesquisa e à ampliação das colaborações internacionais, ainda que todas venham investindo e obtendo progressos”, diz José Augusto Chaves Guimarães, professor do Departamento de Ciência da Informação do campus de Marília da Unesp, que até recentemente fez parte da Comissão Institucional para Avaliação dos Rankings da universidade.  Leia mais
Fonte: Pesquisa FAPESP - agosto 2019

12 agosto 2019


Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP, iniciativa 
da Pró-Reitoria de Pesquisa, é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da
USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. 
Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada "Etapa internacional". Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária - São Paulo. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.  Fonte: PRP-USP - julho 2019

09 agosto 2019


Nova forma de fraude é detectada pela Clarivate Analytics

Mantendo uma das bases de dados de citações e referências mais respeitadas no mundo – Web of Science – a Clarivate Analytics é uma empresa que possui e opera uma coleção de serviços baseados em assinatura focada principalmente em análise de publicações científicas e acadêmicas. 
Recentemente, a equipe da Clarivate Analytics na Rússia recebeu uma denúncia da comunidade local de pesquisa sobre uma nova forma de fraude de publicação. Reproduzimos a seguir a matéria intitulada Protecting the integrity of the scientific record from a new kind of academic misconduct – Proteger a integridade do registro científico de um novo tipo de má conduta acadêmica (tradução livre), publicada em julho de 2019. 
A denúncia levou a um site, http://123mi.ru, criado por operadores sem escrúpulos para servir como um mercado virtual onde os autores podem comprar ou vender autoria em manuscritos acadêmicos aceitos para publicação.
Esse tipo de compartilhamento peer-to-peer, em “plena luz do dia” não é algo que já vimos antes – então fizemos uma análise rápida do site e de seus dados antes de agir rapidamente para alertar nossos amigos e colegas da comunidade científica.
Não há nomes de autores ou nomes de periódicos indicados no site – o nome do periódico está disponível apenas para compradores. Às vezes até cinco autorias em um único artigo são colocadas à venda, com preços variando dependendo do lugar na lista de autores.
O site afirma garantir a publicação em periódicos indexados no Scopus e / ou Web of Science. Uma análise realizada em 15 de julho revela que dos 344 artigos com autoria oferecida para venda, 32 artigos (9%) estão supostamente indexados no Web of Science, e 303 artigos (88%) estão supostamente indexados no Scopus. Acreditamos que os nomes dos periódicos são revelados aos clientes do site depois que eles fazem o pagamento. Artigos supostamente para venda são oferecidos em uma grande variedade de disciplinas acadêmicas, das ciências naturais e sociais, até as humanidades.  Leia mais.  Fonte: SIBiUSP - 08/08/19

08 agosto 2019

ISBN, ISSN e DOI: o que são e quando utilizar cada um deles


Você já ouviu falar nessas letrinhas? ISBN, ISSN DOI são três siglas criadas para identificar livros, revistas e documentos periódicos. O objetivo é simples: com elas, cada documento adquire autenticidade e facilita a sua identificação em qualquer lugar… do planeta!
No entanto, é normal que haja certa confusão no momento de identificar e utilizar cada uma delas. Pensando nisso, construímos esse texto para te explicar o que são, como adquiri-las e quando utilizá-las. Vamos lá? Nesse texto você vai aprender o que é:

Como solicitar ISSN para publicações da USP

Procedimento de Solicitação do código ISSN (International Standard Serial Number) - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas

O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.
Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada (em geral um periódico ou evento) durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias). O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783. A partir do momento em que o ISSN foi atribuído para uma publicação seriada, ele deve aparecer em cada exemplar.Na Universidade de São Paulo, apenas o Departamento Técnico do SIBiUSP pode atribuir ISSN às publicações seriadas editadas por Unidades, Institutos, Departamentos, Centros e Museus da USP.
Orientações para solicitações de ISSN na USP
Para solicitar o ISSN, envie uma mensagem ao e-mail atendimento@sibi.usp.br (A/C Elisabeth Dudziak) contendo em anexo o Formulário de solicitação do código ISSN  (.doc) preenchido e, no corpo da mensagem, o link para a página da revista ou evento, quando tratar-se de publicação online. A equipe do Departamento Técnico do SIBiUSP encaminhará a documentação ao Centro Brasileiro de ISSN.  Leia maisFonte: SIBiUSP - 08/08/19

Exame Celpe-Bras de proficiência em português recebe inscrições

Estão abertas até 18 de agosto de 2019 as inscrições para a segunda edição de 2019 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), único certificado com reconhecimento oficial do governo brasileiro.
O exame é exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação e, no mundo, aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. O documento é também requerido para processos de naturalização de estrangeiros.
A prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e aplicada no Brasil e em outros países.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Celpe-Bras. Em São Paulo, os postos aplicadores serão 
a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Metodista de São Bernardo do Campo.
O posto aplicador, ao verificar a inscrição no sistema, também enviará um e-mail, no prazo máximo de 48 horas, com link contendo as informações sobre os trâmites necessários para homologação da inscrição. Mais informações: http://celpebras.inep.gov.br Fonte: Agência FAPESP - 08/08/19

Publicações científicas - Produção mais visível

Universidades estimulam pesquisadores a armazenar e tornar disponíveis cópias de seus artigos em repositórios institucionais

Grandes universidades mantêm repositórios bem organizados que são fundamentais para centralizar e disseminar sua produção científica e armazenar dados de pesquisa. Recentemente, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu dar incentivos para que seus pesquisadores arquivem cópias de artigos e documentos de sua autoria no repositório da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica. 
O objetivo é permitir que o conhecimento gerado na universidade seja consultado livremente na web. Segundo Jackson Bittencourt, diretor técnico da agência e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), a intenção é dar apoio aos pesquisadores para que tornem seus artigos disponíveis para download rapidamente, de preferência logo após a publicação. Em certos casos, isso não é possível porque alguns periódicos impõem um período de embargo para divulgação na internet ou só permitem a divulgação de versões preliminares do trabalho. “Queremos tornar o acesso aberto uma política mais evidente para os pesquisadores da USP”, diz Bittencourt.
A USP tem arquivado 20% de sua produção científica disponível no repositório institucional, no qual é possível consultar 32 mil teses e 47 mil dissertações. Parte dos artigos de seus pesquisadores está publicada em um conjunto de 183 periódicos de institutos e faculdades da USP, com mais de 90 mil artigos em acesso aberto. Mas, como a política de acesso aberto é recente, apenas 41,6 mil papers de autores da USP que foram divulgados em outras publicações estão disponíveis no repositório. A instituição quer ampliar o conjunto de artigos depositados sem que os autores tenham trabalho com isso. “Se o pesquisador informar que um paper foi publicado, teremos mecanismos digitais para obter uma cópia e arquivá-la”, diz Bittencourt.  Leia mais
Fonte: Pesquisa FAPESP - agosto 2019

A língua da ciência

Domínio do inglês torna-se cada vez mais imprescindível para a produção e a divulgação científica
Ao publicar trabalhos ou mesmo comunicar descobertas científicas, pesquisadores  de todo o mundo recorrem corriqueiramente ao inglês. Mas nem sempre foi assim. Até as primeiras décadas do século XX, as publicações dividiam-se também entre o alemão e o francês. “Essas duas línguas já foram muito importantes para a divulgação científica, até o inglês ganhar cada vez mais espaço e tornar-se o idioma universal entre os cientistas”, observa o neurocirurgião Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitor de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP).
Ciente da necessidade de que os cerca de 30 mil alunos de pós-graduação da instituição têm de dominar a língua inglesa, a USP oferece programas e cursos como os desenvolvidos pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), responsável por fornecer à comunidade acadêmica apoio no intercâmbio com instituições internacionais. “Hoje temos, em média, 170 disciplinas de pós-graduação sendo ministradas em inglês. Isso para que o aluno tenha acesso ao idioma e comece a se comunicar e a produzir conhecimento na própria língua estrangeira”, explica.
A preocupação da USP em relação à proficiência tem vários motivos. Em 2018, por exemplo, cerca de 15% dos estudantes que se candidataram ao Programa Institucional de Doutorado-sanduíche no Exterior (PSDE) não foram aprovados por não terem o domínio necessário da língua inglesa. Mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa destina-se à formação de recursos humanos no exterior, com estágio de pesquisa em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil. “A exigência é grande para compreensão, leitura e escrita. A proficiência, que até recentemente podia ser atestada apenas por uma carta do orientador, hoje precisa ser comprovada por teste”, explica.  Leia maisFonte: Pesquisa FAPESP - agosto 2019

07 agosto 2019

Conecti Brasil integra educação, ciência, tecnologia e inovação

Será assinada nesta quarta-feira, 7, em Brasília, a formação do Conecti Brasil, o Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação que integra diversos dados por meio de uma plataforma digital. O objetivo é garantir a oferta de serviços digitais a todo o ambiente de pesquisa, passando por universidades e financiadores, que produzam e compartilhem dados. Estão envolvidos pesquisadores, professores, instituições e agências de fomento. Produtos científicos, como teses, dissertações, livros e artigos, projetos, eventos e prêmios também compõem esse universo de informações. Consulte aqui o status da integração.
A ideia do consórcio nasceu em 2018 quando seis instituições formaram uma parceria para contratação dos serviços de identificador digital de pesquisadores (ORCID – Open Researcher and Contributor ID), em escala nacional. Integram o Conecti a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O objetivo inicial desta contratação era oferecer aos participantes os benefícios de uma plataforma que fornecesse um identificador persistente de pessoas e serviços essenciais à apropriada gestão da atividade de pesquisa, como recuperação automática de dados de publicações das principais bases de dados. Além disso, que evitasse a duplicidade de informações requeridas para a devida associação com seus respectivos autores e instituições.
Com o andamento do trabalho, a equipe percebeu que esse identificador seria apenas uma das etapas para se preencher com qualidade, na velocidade e com a abrangência desejadas, a lacuna existente de dados. A decisão dos parceiros foi expandir as atividades e assim criou-se o Conecti.
Entre os objetivos estão a inserção e utilização de dados dos principais sistemas nacionais de informação de pesquisa das instituições participantes, como as plataformas Sucupira, Lattes, Oasis, BDTD e CONFAP-CRIS. Pretende ainda acelerar a geração e oferta de dados com qualidade e facilitar o estabelecimento de novos acordos e parcerias internacionais em moldes similares ao do estabelecido com ORCID. Outra finalidade é acentuar a visibilidade e a capacidade de descoberta dos agentes produtores e promotores de ciência nacionais.  Leia mais.  
Fonte: CCS/CAPES - 06/08/2019

Evento das universidades estaduais paulistas celebra 30 anos da autonomia financeira


No dia 15 de agosto as três universidades públicas estaduais paulistas se reúnem para comemorar os 30 anos da autonomia universitária com um evento de resgate histórico e de debate sobre os desafios desse modelo inédito instituído por meio de um decreto do governador Orestes Quércia em fevereiro de 1989. Desde então, USP, Unicamp e Unesp foram autorizadas a criar suas próprias normas de organização didático-científica, administrativa e, principalmente, de gestão financeira.
Organizado pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), o evento “Autonomia de Gestão Financeira – 30 anos” acontecerá no campus da USP na Cidade Universitária, com discussões sobre o atual cenário das instituições e avaliações sobre as conquistas acadêmicas e administrativas ao longo de três décadas de vigência.
Uma das consequências diretas da adoção desse modelo foi o crescimento da produção científica das instituições públicas de ensino superior de São Paulo. Atualmente, um terço da ciência feita nas cerca de 200 universidades brasileiras é produto do trabalho de USP, Unicamp e Unesp. Segundo rankings internacionais, as três estão entre as melhores instituições da América Latina. Mesmo tendo menos professores e funcionários que em 1989, essas universidades têm hoje um corpo docente mais qualificado, produzem mais pesquisa e formam mais pessoas.  Leia mais.  
Fonte: Jornal da Ciência - 07/08/19