22 janeiro 2020




WhatsApp tem regras de etiqueta para grupos de trabalho; veja dicas

Especialistas em direito do trabalho e recursos humanos respondem a perguntas como o que pode gerar demissão e o que pega bem ou mal nos grupos de empresas

O uso do aplicativo de mensagens WhatsApp facilita a comunicação não somente na vida pessoal, mas no ambiente de trabalho. Mas até que ponto o uso dessa ferramenta pode afetar as relações de trabalho, levando ao compartilhamento de informações que comprometem funcionários e empresas ou ao risco de situações que podem resultar em processos trabalhistas? O que é adequado e o que é inadequado falar dentro de um grupo de WhatsApp do trabalho? 
Isso deve ser definido pelo próprio grupo, e o uso deve ser feito com moderação:
  • Se você está no grupo de trabalho é para falar apenas sobre trabalho, evite correntes, piadinhas, postagens religiosas e políticas;
  •  Não fale no grupo o que você não diria pessoalmente e lembre-se que continua valendo a hierarquia da empresa;
  •  Seja objetivo. Use o grupo apenas para falar com todos. Se o assunto só envolve uma ou duas pessoas, fale diretamente com elas;
  • Geralmente mensagens de voz geram mais confusão e dúvidas do que as escritas, então opte pelas escritas, assim, os membros podem acessá-las em reuniões e outros ambientes;
  • Assuntos urgentes devem ser tratados através de ligação telefônica;
  • Evite emoticons em mensagens empresariais, pois passam a impressão de falta de profissionalismo, poluem a tela da conversa e infantilizam a comunicação;
  • É importante lembrar que as informações do grupo são sigilosas, então cuidado ao divulgá-las a terceiros dentro e fora da empresa.             Fonte: G1 – 21/01/20 

Carreiras do futuro vão exigir um perfil mais flexível do profissional

O trabalho do futuro passa pela combinação de conhecimentos

Jornal da USP no Ar conversou com Tania Casado, professora  da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e coordenadora do ECar, a respeito do estudo, que mapeia as dez carreiras da próxima década.
Tania aponta que a formação padrão utilizada hoje não será tão eficaz, porque as experiências e habilidades de cada trabalhador, nas novas carreiras, serão mais importantes que a formação inicial. “O trabalho do futuro passa pela combinação de conhecimentos. Nesse cenário, saber transitar entre diferentes setores e desenvolver habilidades que, a princípio, não tinham relação com seu ofício, serão competências indispensáveis ao trabalhador”, ressalta a professora.
A coordenadora do estudo do ECar explica que o mapeamento está na primeira parte. Foram feitas entrevistas com especialistas em carreiras profissionais. A segunda etapa vai tratar das competências requeridas para a carreira e acontecerão entrevistas com profissionais de todas a áreas, formações do mercado e acadêmicos da USP. “A ideia é ter cada vez mais informações para ajudar no processo de orientação e desenvolvimentos dos acadêmicos e também para estudantes além da Universidade, com uma trajetória mais satisfatória na vida profissional.”
O método do estudo parte da carreira sem fronteiras. A professora explica que cada pessoa vai escolher as áreas segundo sua habilidade e aptidão. Como exemplo, ela cita o aluno USP, que pode transitar entre vários departamentos de várias unidades para compor seu currículo acadêmico. “A esse currículo acadêmico é preciso agregar outros conhecimentos, que vão além do conceitual. A principal característica do profissional do futuro é aprender sempre”, acentua.
Para Tania, não é preciso ter medo desse cenário. “Pelo contrário, é um cenário que vai favorecer um trabalho mais satisfatório e significativo para as pessoas.” Mais informações do estudo no site do ECar.   Fonte: Jornal da USP - 20/01/20

21 janeiro 2020

Usuários do Portal de Periódicos CAPES têm acesso à base de dados Academic OneFile

Entre as opções de conteúdos multidisciplinares disponíveis no acervo do Portal de Periódicos CAPES, os usuários encontram a plataforma Academic OneFile. Trata-se de uma base de dados dirigida a bibliotecas acadêmicas, com diversos tipos de documentos revisados por pares. Abrange mais de 18.500 títulos, sendo cerca de nove mil em texto completo.
A coleção inclui ainda conteúdo proveniente das melhores revistas científicas e fontes de consulta do mundo, tais como The New York Times, London Times, Financial Times, Elsevier, Springer Nature, Blackwell, Sage, Panamerican, Health Organization, John Hopkins University Press, Oxford University Press, Universidade Pontifícia do Peru, Universidade ESAN, Universidade de Buenos Aires e Universidade de Salamanca. 
A ferramenta abrange as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas, Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Humanidades, incluindo, em destaque, assuntos relacionados a Biologia, Química, Justiça Criminal, Economia, Ciências Ambientais, História, Marketing, Ciência Política, Psicologia, entre outros. Entre o material indexado, os usuários encontram publicações acadêmicas, revistas, livros, notícias, imagens, vídeos e podcasts. A disponibilidade de referências e texto completo varia desde 1905 até a atualidade.  
Leia mais
Fonte: Portal de Periódicos da CAPES - 21/01/20

Recursos do mundo digital são tão exauríveis quanto os do ambiente

É preciso criar meios para que interesses individuais e de grupos não esgotem conhecimento compartilhado


A sociedade vive um momento de transição em relação ao acelerado avanço das tecnologias digitais. Isso fica evidente quando se observa que a percepção pública sobre o mundo digital vem mudando. A ênfase nos efeitos positivos e nas promessas de inovação e democratização do conhecimento tem dado lugar a uma crescente preocupação com as ameaças nas redes e com um certo mal-estar generalizado devido à hiperconectividade de quase tudo e todos.
Uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos pela Pew Research e publicada em novembro do ano passado mostra que 81% dos cidadãos acreditam que os riscos associados aos dados pessoais coletados por empresas de tecnologia superam os benefícios, e 66% dizem o mesmo quanto a dados coletados pelo governo.
De qualquer ponto de vista, o avanço digital parece ser inevitável. Daí a importância dos alertas referentes aos riscos e perdas que essa situação pode trazer para cada país, em diferentes graus e intensidades.  Leia na íntegra.   
Fonte: Folha de S. Paulo  -  18/01/20




Avaliação por pares não é apenas controle de qualidade

A avaliação por pares tem uma péssima fama nas mídias sociais e na imprensa. Digite “avaliação por pares é…” na pesquisa do Google e entre os primeiros resultados encontrados está “a avaliação por pares está falida”. Parece que a avaliação por pares é agora um dos meios mais populares através do qual a frustração acadêmica encontra uma maneira de se expressar. A hipercompetição e a cultura dominante de “publique ou pereça” (publish or perish) na academia não ajudam. Isso também revela um profundo mal-entendido sobre o que realmente é esta instituição. Por exemplo, a visão geral é de que a avaliação por pares é um mecanismo de triagem de qualidade para os periódicos acadêmicos e é frequentemente estudada como tal. Em resumo, se os manuscritos tivessem uma qualidade objetiva intrínseca, pareceristas e editores precisariam ser suficientemente inteligentes, desinteressados e imparciais para reconhecê-la. Os manuscritos de alta qualidade apareceriam em periódicos de prestígio, os de qualidade média encontrariam o caminho nos menos prestigiosos, enquanto a ciência sinistra simplesmente não passaria pelo filtro ou alimentaria periódicos predatórios on-line. Muitas pesquisas medem a qualidade do processo em termos de desacordo com o parecerista: quanto maior a discordância, maior a evidência do viés subjetivo destes. Três especialistas não podem ter opiniões diferentes sobre um manuscrito porque a qualidade é uma propriedade intrínseca do manuscrito, ele fala por si. A opinião de especialistas deve ser consistente. Isso é o que todos esperam de uma avaliação por pares robusta e sólida. Há alguma verdade nesta visão, pelo menos é coerente com a natureza organizacional hierárquica estratificada de prestígio e valor acadêmico.  Leia maisFonte: SciELO em Perspectiva - 15/01/20

Pequenas dicas de Português


20 janeiro 2020

Laboratórios multiusuários da USP em Piracicaba

Esta iniciativa reúne laboratórios multiusuários da USP em Piracicaba, cujos serviços de sequenciamento de DNA e RNA, Genômica Funcional, Genotipagem, Proteômica, Metabolômica, Lipidômica, Microscopia Eletrônica e Bioquímica e Análise Instrumental, estão disponíveis a empresas, instituições de pesquisa públicas e privadas, e demais setores da sociedade que necessitem desses serviços.
Laboratório de Bioquímica e Análise Instrumental
Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição
Docente Responsável: Severino Matias de Alencar
Áreas: análise, identificação e quantificação de compostos nas áreas de Ciências dos Alimentos e produtos naturais.
Site: http://www.lan.esalq.usp.br/lab/multi-usuario-de-bioquimica-e-analise-in...
Telefone: (19) 3447-8677
Laboratório de Biotecnologia Animal
Centro de Genômica Funcional
Departamento de Zootecnia
Docente Responsável: Luiz Lehmann Coutinho
Áreas: sequenciamento de DNA, genotipagem e expressão gênica.
Site: http://biotecnologia.esalq.usp.br
Telefone: (19) 3429-4434
Laboratório de Proteômica, Metabolômica e Lipidômica
Departamento de Genética
Docente Responsável: Carlos Alberto Labate
Áreas: genômica funcional, integração de dados de multiômicas, biologia de sistemas.
Site: https://sites.usp.br/multiomicas
Telefone: (19) 3429-4248
Laboratório de Microscopia Eletrônica
Departamento de Fitopatologia e Nematologia
Colaborador responsável: Elliot Watanabe Kitajima
Áreas: microscopia eletrônica aplicada à agropecuária (microscópios eletrônicos de transmissão e varredura).
Site: http://www.lfn.esalq.usp.br/NAP
Telefone: (19) 3429-4405




18 janeiro 2020

Treinamento Elsevier SciVal na USP


A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus. Acesso aberto a toda a comunidade da USP.
O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com e registro preferencialmente com login e senha cadastrados na base de dados Scopus: http://www.scopus.com
Consulte também o SciVal_Flyer Primeiros Passos.

O SciVal permite:
- Obter um panorama de desempenho e impacto de pesquisa de uma instituição  ou  país; 
- Analisar a  produtividade  de  um  pesquisador,  grupo  de  pesquisa  ou  instituição;
- Identificar   a  colaboração  de   uma   determinada   instituição   com    outras em âmbito  internacional, nacional e regional;
- Acompanhar tendências de pesquisa mundial, regional, nacional e institucional, de acordo com as distintas áreas de conhecimento.

17 janeiro 2020

Curso online de Pesquisa Científica

Está na fase de escrita de seu trabalho de conclusão de curso? Muitas dúvidas sobre o que fazer? Aprenda a elaborar um trabalho e saiba como selecionar um tema, definir objetivos, identificar e descrever um problema, fundamentar sua argumentação com base em trabalhos de outros autores, coletar e analisar dados e como apresentar resultados e conclusões de forma concisa e clara. Trata-se de um curso bem sugestivo e com muitas dicas importantes!   Acesse: bit.do/fps3m


Acontece formação do acervo do Portal de Periódicos da Capes: saiba mais!


Escolher, analisar, contratar e manter o acervo do Portal de Periódicos da CAPES são tarefas importantes e que requerem muita atenção. Além da equipe técnica por trás da biblioteca virtual, existem outros grupos de profissionais especializados que se dedicam a garantir o acesso dos melhores conteúdos científicos para a comunidade acadêmica. Entre os comitês que compõem essa pirâmide, estão o Grupo de Trabalho (GT) e o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).
PAAP e GT: conheça as formações para o período 2019-2021
As portarias n° 218 e nº 219 (ambas de 16 de setembro de 2019), respectivamente, designaram os novos membros do GT e do PAAP que acompanharão os trabalhos até 2021.
Grupo de Trabalho GT é responsável por avaliar de forma qualitativa e quantitativa a coleção disponível na biblioteca virtual da CAPES. Além da análise recorrente do acervo, o grupo é responsável por subsidiar o Conselho Consultivo do PAAP com estudos específicos e informações necessárias para a tomada de decisão do comitê. Outras atribuições dos membros são: indicação de conteúdo para fins de renovação, interrupção ou substituição; elaboração de notas técnicas relativas às avaliações; realização de priorizações do conteúdo avaliado; e análise do conteúdo ofertado à CAPES pelos editores científicos.
Conselho Consultivo do PAAP, por sua vez, é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores, trabalhadores e usuários de instituições de ensino e pesquisa brasileiras para a regulamentação e a operacionalização das ações do PAAP. É composto por representantes da CAPES, das instituições federais de ensino superior, das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas não federais de ensino superior com pós-graduação, das instituições privadas de ensino superior com doutorado, das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, das entidades parceiras do PAAP e da sociedade civil. Fonte: AGUIA - 17/01/20