16 abril 2020
14 abril 2020
Novo prazo de vencimento dos empréstimos: 22 de maio de 2020
Comunicamos aos discentes, docentes e servidores não docentes da USP que todos os empréstimos foram prorrogados até o dia 22 de maio de 2020, em virtude da suspensão das aulas na Universidade e atendendo à recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação epidêmica do coronavírus.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Biblioteca de sua Unidade – http://www.aguia.usp.br/bibliotecas/fisicas/.
Outras informações serão encaminhadas oportunamente, sempre que necessário. Fonte: AGUIA - 14/04/20
Outras informações serão encaminhadas oportunamente, sempre que necessário. Fonte: AGUIA - 14/04/20
Programa USP Vida - Faça sua doação!
A USP pode e deve fazer muito mais na luta frente à covid-19, mas precisa de sua ajuda. O programa USP Vida foi criado com a finalidade de fazer avançar as pesquisas e ações na superação da doença. Faça sua doação!
A ciência ocupa papel central nos desafios apresentados pela pandemia da covid-19, que tem trazido impactos em todo o mundo. Diante dessa que pode ser considerada a pior crise dos últimos tempos, as universidades, centros e laboratórios de pesquisa têm desempenhado sua missão de modo extraordinário na busca incessante para encontrar meios de conter a doença.
A ciência ocupa papel central nos desafios apresentados pela pandemia da covid-19, que tem trazido impactos em todo o mundo. Diante dessa que pode ser considerada a pior crise dos últimos tempos, as universidades, centros e laboratórios de pesquisa têm desempenhado sua missão de modo extraordinário na busca incessante para encontrar meios de conter a doença.
A Universidade de São Paulo (USP), em particular, tem participado intensamente no enfrentamento da covid-19, com a atuação de seus cientistas, pesquisadores, professores e funcionários técnicos e administrativos.
A Universidade tem despendido todos seus esforços na busca de soluções em vacinas, medicamentos, desenvolvimento de testes, higienização, equipamentos e logística. E, ao mesmo tempo, não deixa de atuar direta e indiretamente nos diagnósticos, no atendimento hospitalar e nas internações.
Exemplos recentes podem ser destacados: o sequenciamento do vírus feito em tempo recorde o que possibilitou o trabalho de muitos laboratórios na busca incessante de antivirais e fármacos; e o desenvolvimento de um ventilador pulmonar mecânico, que poderá ser produzido por custo de R$ 1 mil frente aos R$15 mil cobrados em média no mercado. Leia mais.
Fonte: Jornal da USP - 14/04/20
Fonte: Jornal da USP - 14/04/20
Atividades em Bibliotecas: limpeza, higienização e desinfecção
Considerando a necessidade de prevenção de doenças, especial atenção deve ser dada às atividades realizadas em ambientes de trabalho, incluindo as Bibliotecas. Algumas recomendações podem ser úteis.
PROCEDIMENTOS GERAIS
- Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço descartável; descarte o lenço no lixo e lave as mãos; caso apresente sintomas de resfriado, evite contato com outras pessoas, permaneça em casa;
- Evite aglomerações e ambientes fechados e mantenha distância social de ao menos um metro;
- Procure manter os ambientes ventilados;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como canetas, lápis, copos, celular, etc.;
- Mantenha as superfícies livres de adornos e os objetos de trabalho limpos;
- Mantenha a higiene das mãos, rosto e cabelos;
- Evite levar as mãos à boca e nariz antes de estarem limpas;
- Antes de manusear objetos de uso compartilhado, lave suas mãos.
LIMPEZA GERAL
Fonte: AGUIA - 13/04/20
Comunicado FAPESP sobre alteração de vigência de bolsas no exterior
A FAPESP reitera que está envidando o máximo de esforços para garantir que as interrupções de estágios no exterior decorrentes da pandemia COVID-19 não causem prejuízos injustificáveis aos bolsistas. Nesse sentido, permanece válida a orientação geral contida no item 1 do “Comunicado nº 2 da FAPESP sobre a COVID-19”, publicado em www.fapesp.br/14080:
- Todos os bolsistas e pesquisadores que estiverem no exterior e desejarem antecipar o retorno ao país estão autorizados a fazer imediatamente mudanças nos voos de regresso ou remarcação da data de embarque, desde que em classe econômica, bastando que registrem uma Solicitação de Mudança no sistema SAGe, de acordo com as orientações contidas no item “Retorno antecipado ao país” do Comunicado nº 2:
- No caso de retorno antecipado ao país em processos BEPE ou Bolsas de Pesquisa no Exterior, a Solicitação de Mudança mencionada no item 1 é do tipo “Alteração de Vigência” no processo da Bolsa no SAGe, e é ali que deve ser alterada a data de término da vigência. No caso de BEPE, a reativação da Bolsa no País também deverá ser submetida no SAGe, em Solicitação de Mudança do tipo “Reativação de Processo”, no processo da Bolsa no País. Havendo necessidade justificada de recursos adicionais para remarcação de passagens, a Solicitação de Mudança será do tipo “Alteração de Orçamento”, com a inclusão dos valores adicionais necessários no orçamento do processo. Estes procedimentos não necessitam ser submetidos à FAPESP via ‘Converse com a FAPESP’. Leia mais. Fonte: Agência FAPESP - 14/04/20
Treinamento on-line: uso do SciFinder na recuperação de informações sobre covid-19
Diante da alta procura por informações científicas para estudos sobre covid-19, o Chemical Abstracts Service (CAS) desenvolveu um treinamento específico para a abordagem do tema. Para atender os usuários do Portal de Periódicos CAPES, o especialista Gabriel Ferreira ministrará a capacitação “Uso do SciFinder no combate ao covid-19” no dia 17 de abril, das 14h às 16h. O webinar é gratuito.
O curso foi elaborado pelo próprio CAS e não faz parte da agenda de treinamentos do Portal de Periódicos CAPES. Dessa forma, os interessados devem solicitar inscrição por este link e aguardar a confirmação no e-mail cadastrado. As vagas são limitadas: serão aceitas somente 250 inscrições. Os certificados de participação serão enviados por e-mail em até duas semanas após o seminário. Em caso de dúvidas, é necessário entrar em contato diretamente com o profissional do CAS pelo e-mail gferreira@acs-i.org.
“Esse seminário tem como objetivo explorar a plataforma para recuperar informações pertinentes sobre o novo coronavírus e o desenvolvimento de vacinas e drogas que estão sendo testadas no tratamento da doença”, revela Gabriel Ferreira. O treinamento atinge diversas áreas de interesse: química, ciências de materiais, farmácia, ciências biológicas, biomedicina, biotecnologia, engenharias e demais campos de interface. O planejamento do curso propõe a seguinte abordagem:
1. Conteúdo e cobertura do SciFinder e processo de indexação do CAS
2. Acesso ao SciFinder pelo Portal de Periódicos CAPES
3. Busca por referências sobre coronavírus e covid-19
4. Busca por compostos químicos que estão sendo testados no tratamento de covid-19
5. Identificação de documentos patentários relacionados
6. Busca por reações químicas envolvidas
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/04/20
Testes desenvolvidos na USP tornarão diagnóstico da covid-19 mais acessível
Detecção da doença poderá ser feita com testes rápidos produzidos a partir de proteínas do vírus
Para aumentar o número de diagnósticos da covid-19 no Brasil, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP desenvolveram diferentes métodos, em três frentes. Um deles permite fazer testes para identificar o vírus em equipamentos disponíveis na maioria dos laboratórios do País. A técnica, que utiliza reagentes produzidos no Brasil, reduzirá o tempo de detecção da doença para quatro horas, com a mesma eficiência do teste convencional.
Além disso, os cientistas também estão desenvolvendo um método de teste rápido que utiliza anticorpos para identificar pessoas infectadas a partir de secreções produzidas na garganta.
Por fim, a equipe trabalha em um teste sorológico pelo método Elisa. A ideia é saber quem, em tese, já foi curado e está imunizado. Isso poderá facilitar o retorno gradual da população às atividades após o isolamento, que poderá ser feito após a fase mais crítica da pandemia.
O professor Edison Durigon, do ICB, que coordena a pesquisa, afirma que o diagnóstico da covid-19 normalmente é feito por meio de testes moleculares, sendo que a técnica mais usada é a chamada PCR (Reação em Cadeia da Polimerase, na sigla em inglês) em tempo real. “Esse teste fornece resultados em um período de seis a oito horas, porém o equipamento necessário é muito caro e está disponível apenas em grandes laboratórios”, explica. “Outro problema é que os reagentes usados nos testes são todos importados, e atualmente há enormes dificuldades em adquiri-los devido à grande demanda em todo o mundo.”
Os pesquisadores do ICB desenvolveram então um teste molecular que utiliza o método PCR clássico, mas pode ser feito em equipamentos existentes na maioria dos laboratórios clínicos e de pesquisa brasileiros. “O teste fornece resultados em quatro horas e foi padronizado para ter a mesma sensibilidade e especificidade dos diagnósticos feitos com o PCR em tempo real, empregando reagentes produzidos no Brasil”, destaca o professor. “A ideia é que mais laboratórios consigam fazer os testes, popularizando os diagnósticos.” Os testes poderão ser adotados quando a padronização for concluída e publicada. Leia mais. Fonte: Jornal da USP - 13/04/20
13 abril 2020
Professores da USP dão dicas de cultura na quarentena
Livros, filmes e shows estão disponíveis on-line para ajudar a combater o isolamento forçado
Além de ter de se acostumar à nova rotina em casa, saindo apenas para fazer o essencial, um dos maiores desafios da quarentena é manter-se entretido. Para você, que não quer deixar de descobrir coisas novas durante o isolamento, professores da USP oferecem a seguir dicas de livros, filmes e outras opções de cultura.
As professoras Yudith Rosenbaum, Marise Hansen e Tânia de Macedo – as três da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP – recomendam para o público obras de diferentes campos da literatura.
A professora Yudith sugere o que ela chama de “os três dos maiores livros de contos da literatura brasileira”: Laços de Família, de Clarice Lispector, Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, e Contos Novos, de Mário de Andrade. Ela indica também dois registros sobre a literatura brasileira, disponíveis no Youtube: as entrevistas com a escritora Clarice Lispector e com o escritor João Guimarães Rosa. Nelas, Clarice e Rosa discutem suas obras e a relação de seu textos com suas vidas.
Além desses livros e vídeos, a professora deixa ainda a recomendação de leitura de um texto importante para conhecer a história da psicanálise: uma entrevista de Sigmund Freud. Nela, o “pai da psicanálise” aborda não apenas seu trabalho, mas também seu ponto de vista sobre o valor da vida. A entrevista – originalmente publicada no livro Glimpses of the Great, de George Sylvester Viereck, em 1930.
A professora Marise Hansen lembra que várias editoras estão disponibilizando obras para download gratuito. É o caso da Penguin/Companhia das Letras, que oferece Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, e A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, entre várias outras obras, para download gratuito até dia 21 de abril, na plataforma Amazon. Seguindo as páginas das editoras nas redes sociais, você fica antenado no conteúdo on-line disponibilizado por elas, avisa Marise.
Já a professora Tania de Macedo destaca que o show Caravanas, do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, está disponível, na íntegra, no YouTube. Veja mais.
Fonte: Jornal da USP - 13/04/20
Fonte: Jornal da USP - 13/04/20
Ferramenta Turnitin disponível na USP
Informamos que encontra-se disponível a toda a comunidade USP a ferramenta Turnitin, serviço online que permite a análise de similaridade de textos e fortalece a integridade acadêmica.
O que é Turnitin?
É uma ferramenta de apoio à verificação de similaridade de textos. Com o Originality Check da Turnitin é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional. O programa gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.
As Bibliotecas da USP criaram Estações de Autochecagem de textos para alunos e funcionários carregarem seus textos e gerarem seus relatórios de similaridade, enquanto os docentes de Pós-Graduação podem utilizar suas próprias contas para criar aulas, trabalhos, inscreverem seus alunos ou carregarem seus próprios textos para gerar relatórios.
Para sua informação, atualizamos o link para acesso à plataforma Turnitin em português - http://www.turnitin.com/pt. A plataforma Turnitin também pode ser acessada no link geral https://www.turnitin.com/
Caso seja Professor cadastrado em Programa de Pós-Graduação, realize o acesso à Plataforma - https://www.turnitin.com/login_page.asp?lang=pt_br. Caso não se lembre de sua senha, clique em "Esqueceu sua senha?" para que as orientações sejam enviadas ao seu e-mail pessoal. Caso nunca tenha acessado a plataforma Turnitin, envie-nos um e-mail integridade.academica@aguia.usp.br com seu nome completo, e-mail e nome do Programa de Pós-Graduação (PPG) ao qual está vinculado, para que possamos verificar sua situação.
Caso seja Professor cadastrado em Programa de Pós-Graduação, realize o acesso à Plataforma - https://www.turnitin.com/login_page.asp?lang=pt_br. Caso não se lembre de sua senha, clique em "Esqueceu sua senha?" para que as orientações sejam enviadas ao seu e-mail pessoal. Caso nunca tenha acessado a plataforma Turnitin, envie-nos um e-mail integridade.academica@aguia.usp.br com seu nome completo, e-mail e nome do Programa de Pós-Graduação (PPG) ao qual está vinculado, para que possamos verificar sua situação.
Após logar-se, siga os passos a seguir:
- Caso visualize mensagem de prazo de expiração da conta, ignore-a, pois a assinatura do Turnitin já foi renovada.
- Caso sua Aula tenha expirado ou nunca tenha criado uma Aula, clique em "Adicionar Aula" e, após denominá-la e configurá-la e salvá-la, clique em "Adicionar Trabalho", denomine-o e estabeleça uma data limite de entrega. Nessa mesma página, clique em "(+) configurações opcionais" e selecione a opção "Sem depósito". Salve.
- Com o Trabalho criado, clique em "Mais Ações". Em seguida, clique em "Visualizar" para "Enviar arquivo" a ser verificado a partir de seu computador ou dropbox.
- Após a seleção do arquivo, clique em "Upload" e, em seguida, clique em "Confirme". Após o carregamento completo, que pode demorar um pouco, clique no botão "Retorne à lista de trabalhos" para visualizar melhor o processamento ("processando"). Aguarde o processamento, que pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do trabalho. Caso demore demais, clique em F5 ou recarregue essa página, para atualizar as informações. Caso seja desconectado, conecte-se novamente.
- Após finalizado o processamento, nesse local da lista aparecerá uma barrinha colorida com o percentual de similaridade. Clique nesse item para visualizar o Relatório completo. Após 3 envios de textos, você precisará esperar 24 horas para enviar novo arquivo.
Biblioteca Coronavirus - Seleção de atualizações globais
O novo projeto da Fondazione Internazionale Menarini, tem a finalidade de fornecer à comunidade científica as atualizações mais importantes da literatura em relação à pandemia. shorturl.at/hPUY1
Fonte: AGUIA - 13/04/20CDMF desenvolve materiais educativos sobre a COVID-19
O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está desenvolvendo atividades de difusão, pesquisa e inovação conduzidas por pesquisadores, técnicos, educadores e comunicadores sobre a pandemia da COVID-19. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.
A equipe criou materiais educativos em vídeos, com o objetivo de divulgar em linguagem acessível informações sobre como prevenir o contágio pelo vírus, inclusive em língua brasileira de sinais (Libras).
Uma outra série de vídeos denominada “Fica em casa” apresenta dicas culturais para o período de distanciamento social. Edições especiais da série “Fique Sabendo” trazem notícias científicas da COVID-19; e um podcast diário, denominado “Quarentena”, atualiza notícias e informações científicas sobre o tema, incluindo dicas de saúde.
Já a série de vídeos “COVID-19: Perguntas e respostas” é resultado de uma parceria entre o Laboratório Aberto de Interatividade (LabI), o Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (Latravilis) e o projeto InformaSUS, ambos vinculados à UFSCar. O quadro é originalmente veiculado no podcast Quarentena. Fonte: Agência FAPESP - 13/04/20
11 abril 2020
Assinar:
Postagens (Atom)