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15 julho 2020
Centro de Pesquisa em Alimentos lança site com conteúdo sobre COVID-19
O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) lançou um novo site dedicado a divulgar textos e vídeos com informações sobre como se proteger contra a COVID-19 e manter a saúde durante o período de isolamento social. Todo o conteúdo é produzido pelos colaboradores do centro, com base em evidências científicas, e apresentado ao público em linguagem acessível.
“Após o primeiro texto, em que abordamos os cuidados com os alimentos em tempos de coronavírus, os pesquisadores associados começaram a produzir uma série de materiais relacionados à pandemia, sob perspectivas diversas e relacionadas com suas áreas de trabalho. Para dar mais visibilidade ao conteúdo e facilitar o acesso dos leitores, reunimos tudo em um único lugar”, conta Bernadette de Melo Franco, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.
A página traz informações sobre micronutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade, a importância de fazer atividade física durante a quarentena, riscos e benefícios da suplementação com ômega 3 para pessoas infectadas e como restaurantes e consumidores devem se adequar no período de reabertura da economia.
Também estão disponíveis os materiais produzidos em parceria com a Maurício de Souza Produções, entre eles cartilhas sobre cuidados com alimentos e sobre o uso de máscaras, que trazem os personagens da Turma da Mônica.
Além de textos de divulgação científica, o novo site também abre espaço para artigos científicos relacionados ao tema COVID-19 publicados pelos colaboradores do FoRC, conta Purgatto.
“Por ser muito recente, o site ainda não teve muitos acessos. Mas, desde que foram postados no Alimentos sem Mitos, os textos já contabilizaram mais de 10,2 mil visualizações. Nosso principal público, cerca de 70%, são as mulheres com idade entre 25 e 44 anos”, diz.
Segundo o pesquisador, o site continuará a ser alimentado com novos conteúdos à medida que forem produzidos. “Estamos atualmente gravando um vídeo com orientações para donos de restaurantes sobre os cuidados necessários para reduzir o risco de contaminação tanto de funcionários quanto de clientes. Pretendemos divulgar esse material, quando estiver pronto, por meio das associações de bares e restaurantes.”
Além de textos de divulgação científica, o novo site também abre espaço para artigos científicos relacionados ao tema COVID-19 publicados pelos colaboradores do FoRC, conta Purgatto.
Segundo o pesquisador, o site continuará a ser alimentado com novos conteúdos à medida que forem produzidos. “Estamos atualmente gravando um vídeo com orientações para donos de restaurantes sobre os cuidados necessários para reduzir o risco de contaminação tanto de funcionários quanto de clientes. Pretendemos divulgar esse material, quando estiver pronto, por meio das associações de bares e restaurantes.” Fonte: Agência FAPESP - 15/07/20
Semestre letivo da graduação se encerra com 92% das aulas ministradas de forma on-line
Com a pandemia da covid-19, principal desafio da Pró-Reitoria de Graduação foi migrar aulas presenciais para atividades remotas
O próximo dia 18 de julho será o último dia de aula do primeiro semestre letivo de 2020 para a maioria dos alunos de graduação da Universidade. E este foi um período de desafios e aprendizagem tanto para estudantes quanto para os professores, já que as atividades presenciais na Universidade estão suspensas desde o dia 17 de março, em função da pandemia da covid-19, e as aulas passaram a ser ministradas de forma remota.
“A Pró-Reitoria de Graduação já contava com duas plataformas de apoio ao ensino a distância – o e-Aulas e o e-Disciplinas. Mas, com a suspensão das aulas presenciais, essas ferramentas passaram a ser imprescindíveis para o ensino de graduação e se mostraram bastante eficientes em todo esse processo. Sem esse trabalho anterior que já vinha sendo desenvolvido com as duas plataformas, teríamos muita dificuldade para ter oferecido o ensino de forma remota”, avalia o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Para o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, “os levantamentos parciais realizados pelas Unidades de Ensino e Pesquisa não apontaram dificuldades significativas em relação ao modelo de ensino a distância adotado pela Universidade. A transição do ensino presencial para o remoto que vivenciamos agora em 2020, de maneira rápida e sem sobressaltos, foi possível devido a um longo trabalho iniciado em 2016 pela PRG por meio da Comissão de Acompanhamento e Atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem”.
Das quase seis mil disciplinas teóricas de graduação que seriam oferecidas presencialmente no primeiro semestre, em todas as áreas do conhecimento, 92% foram ministradas on-line. De março até junho, 4.483 novas videoaulas foram cadastradas no e-Aulas, contabilizando quase 10 mil videoaulas disponíveis aos estudantes, incluídas nesse número as aulas de graduação, pós-graduação, cultura e extensão e as voltadas ao ensino médio. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 14/07/20
Fonte: Jornal da USP - 14/07/20
Trump revoga suspensão de vistos para estudantes estrangeiros
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump não vai mais suspender os vistos de estudantes estrangeiros, foi anunciado nesta terça-feira (14).
A Casa Branca considerava deportar alunos que não tivessem aulas presenciais durante a crise do novo coronavírus. Allison Burrought, um juiz federal do estado de Massachusetts, disse que o governo e as universidades Harvard e MIT, que processaram a administração pela alteração nas medidas, chegaram a um acordo que rescindiria as mudanças.
Além dessa ação, várias outras foram protocoladas por instituições e governos estaduais.
Em março, a ICE (Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) mudou as regras que se aplicavam a alunos portadores dos vistos tipo F-1 e M-1, que limitavam o número de aulas online para que pudessem permanecer em território americano.
Entretanto, em 6 de julho, as diretrizes foram revertidas abruptamente, pegando estudantes e faculdades de surpresa. Muitas instituições ainda não haviam decidido os planos para o novo ano letivo, que começa em agosto.
Há mais de um milhão de estudantes vindos de outros países nas universidades americanas.
Na última semana, Trump chegou a dizer que pressionaria estados a reabrirem as escolas. Mais da metade dos 50 estados americanos tiveram de retroceder as medidas de quarentena após um novo aumento nas infecções pela Covid-19 no país. Fonte: CNN Brasil - 14/07/20
14 julho 2020
“A Capes tem papel fundamental no desenvolvimento do País”, ressalta presidente da Capes
Em comemoração ao aniversário da Capes, que completou 69 anos no último sábado, o presidente Benedito Aguiar faz um balanço das ações nos primeiros seis meses de 2020
Neste período de pandemia a Capes reorganizou sua forma de trabalho e manteve todas as iniciativas em funcionamento, com aumento da produtividade e implementação de ações inéditas. A continuidade de programas e a criação de outras iniciativas são destacadas por Benedito Aguiar em entrevista, onde fala do aumento do número de bolsas à avaliação multidimensional, passando pela educação a distância, formação de professores e auxílio aos bolsistas no Brasil e exterior. “A CAPES tem tido um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do nosso País e se tornará cada vez mais relevante na busca de uma melhor qualidade de vida da população”, ressalta. Leia a íntegra da entrevista.
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20
CDMF lança série de vídeos “Os Cientistas – O universo em seus corpos"
O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) lançou no dia 8 de julho, Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador, a série de vídeos “Os Cientistas – O universo em seus corpos”.
O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Dividida em três atos, a série apresenta animações utilizando obras de nanoarte que homenageiam 12 grandes cientistas que transformaram o mundo em vários campos do conhecimento. Cada ato tem duração de três minutos e alternância de linguagens, com o emprego de modernas técnicas audiovisuais.
No primeiro ato, a série revaloriza os cientistas Nikola Tesla, pelas contribuições nas áreas de engenharia mecânica e eletrotécnica; Marie Curie, pioneira no ramo da radioatividade; Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica incandescente; e Albert Einstein, que desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral.
Os outros cientistas homenageados são Louis Pasteur, Albert Sabin, Werner Heisenberg, Rosalind Franklin, Isaac Newton, Charles Darwin, Antoine Lavoisier e Galileu Galilei.
A produção é resultado de diálogos entre o pesquisador Elson Longo, diretor do CDMF, e do artista plástico Enio Longo. A série conta com direção de arte de Enio Longo, animação e edição de Leopoldo Longo e imagens de microscopia eletrônica de Rori Camargo, técnico da CDMF.
O primeiro pode ser assistido no canal do Youtube do CDMF. Uma vez por semana será lançado um ato da série no portal do CDMF. Fonte: Jornal da USP - 13/07/20
O primeiro pode ser assistido no canal do Youtube do CDMF. Uma vez por semana será lançado um ato da série no portal do CDMF. Fonte: Jornal da USP - 13/07/20
13 julho 2020
A USP é a sétima universidade que mais produz pesquisa no mundo
A USP é a sétima universidade que mais produz pesquisa no mundo segundo ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, e divulgado no dia 8 de julho.
A classificação avalia a pesquisa acadêmica produzida pelas instituições e leva em consideração a produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics. Nesta edição, foram ranqueadas 1.176 universidades de 65 países.
A USP, que subiu uma posição em relação ao ano passado, é a única instituição latino-americana a figurar entre as 100 melhores do mundo. As demais universidades brasileiras mais bem avaliadas são a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 137ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 178ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 195ª posição.
“Todas as avaliações internacionais têm suas diretrizes e seu viés e a análise dos resultados deve sempre se atentar a esses fatos. No caso da avaliação de Leiden, a um leitor desatento, pode parecer que a preocupação é exclusivamente quantitativa e, nesse quesito, a USP é uma grande produtora de conhecimento, a sétima do mundo. No entanto, não é somente na quantidade que nossa Universidade se destaca. Tivemos a mesma classificação no impacto científico, portanto, além de quantidade, também temos qualidade. O que me deixou também muito satisfeito como dirigente é a evolução da Universidade em itens muito importantes para o momento que estamos vivendo: o aumento da colaboração científica, o crescimento do número de artigos científicos com livre acesso e o destaque da diversidade de gênero entre os autores dos artigos”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 13/07/20
“Todas as avaliações internacionais têm suas diretrizes e seu viés e a análise dos resultados deve sempre se atentar a esses fatos. No caso da avaliação de Leiden, a um leitor desatento, pode parecer que a preocupação é exclusivamente quantitativa e, nesse quesito, a USP é uma grande produtora de conhecimento, a sétima do mundo. No entanto, não é somente na quantidade que nossa Universidade se destaca. Tivemos a mesma classificação no impacto científico, portanto, além de quantidade, também temos qualidade. O que me deixou também muito satisfeito como dirigente é a evolução da Universidade em itens muito importantes para o momento que estamos vivendo: o aumento da colaboração científica, o crescimento do número de artigos científicos com livre acesso e o destaque da diversidade de gênero entre os autores dos artigos”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 13/07/20
Feira on-line prepara universitários na busca do primeiro emprego
Estudantes do ensino superior de todo o Brasil podem se preparar e procurar oportunidades de trabalho mesmo estando em casa. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, será realizada uma feira on-line para conectá-los a grandes empresas nacionais e multinacionais durante a Feira de Recrutamento e Carreira da FEA-USP. A participação é totalmente gratuita, basta se inscrever neste link.
A organização é da empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que realiza o evento todos os anos no campus Cidade Universitária da USP, na capital paulista. A feira estava programada para maio, mas, devido à pandemia da covid-19, ela foi adiada e agora será on-line.
A proposta é preparar os universitários para entender os processos de seleção, buscar oportunidades de trabalho compatíveis com suas personalidades e ter contato direto com possíveis empregadores.
As empresas oferecerão oficinas de soft skills e open space. Na soft skills, os estudantes vão aprender com profissionais do mercado a se comunicar e se expressar melhor, trabalhar em conjunto, liderar e coliderar seus grupos. Além disso, poderão conhecer as habilidades comportamentais mais demandadas pelas empresas.
Já no open space, serão salas on-line em que a empresa terá contato mais próximo com os universitários, em conversas e discussões sobre conteúdos, mentoria na carreira, entre outros. Para conhecer as empresas participantes da feira e mais detalhes, siga a página no Facebook da Feira de Recrutamento e Carreira. Com informações da FEA Júnior – 13/07/20
Relatório de gestão 2019: CAPES financiou quase cem mil bolsas
Disponível para consulta, o documento apresenta dados consolidados sobre financiamento e mostra que a pós-graduação brasileira recebeu mais de R$2 bi em 2019
Em 2019, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concedeu mais de 95 mil bolsas no país. O ano também contou com uma avaliação de meio período dos programas de pós-graduação e o início das ações de internacionalização CAPES-PrInt. O diálogo com o exterior também marcou o apoio à formação de professores da educação básica, um dos pilares da agência. Os dados estão detalhados no mais recente relatório de gestão da CAPES, que já está disponível para consulta.
Elaborado conforme as orientações mais recentes do Tribunal de Contas da União, o relatório abrange as ações finalísticas da CAPES (financiamento e avaliação) e ainda tópicos sobre orçamento, tecnologia da informação e gestão de pessoas. Das bolsas pagas no país, 44 mil foram de mestrado, 43 mil auxílios apoiaram estudantes de doutorado e outros seis mil benefícios financiaram pesquisas de pós-doutorado, além do pagamento de outros 1,5 mil em modalidades diversas.
No total, a CAPES investiu R$2,1 bilhões na formação de discentes, docentes e pesquisadores que atuam nos mais de 3,7 mil programas de pós-graduação stricto sensu. Outros R$162 milhões financiaram a melhoria das condições de funcionamento dos programas de pós-graduação e R$431,4 milhões foram dedicados ao Portal de Periódicos, a maior biblioteca virtual do País.
No âmbito internacional, quase R$350 milhões financiaram ações de mobilidade exterior. Uma parcela significativa dos mais de 7,5 mil bolsistas fora do Brasil estava fazendo doutorado-sanduíche e os mil estrangeiros no País foram, em sua maioria, pesquisadores-visitantes.
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20
Prêmio para jovens cientistas está com inscrições abertas
Pesquisadores em início de carreira também merecem reconhecimento por seus esforços a favor da ciência. É essa a premissa do Science & SciLifeLab para Jovens Cientistas, premiação concedida pela revista científica Science – indexada no Portal de Periódicos CAPES. Os interessados que se encaixam nos pré-requisitos elencados pela editora têm até o dia 15 de julho para solicitarem inscrição.
O prêmio é apresentado em quatro categorias:
- Biologia Celular e Molecular;
- Abordagens de Genômica, Proteômica e Biologia de Sistemas;
- Ecologia e Meio Ambiente;
- Medicina Molecular.
Para participar, os candidatos devem enviar um ensaio de mil palavras, que será analisado por uma equipe editorial independente organizada pela Science. A avaliação será feita com base na qualidade da pesquisa e na capacidade do cientista de articular como seu trabalho contribuiria para o campo científico.
Para participar, os candidatos devem enviar um ensaio de mil palavras, que será analisado por uma equipe editorial independente organizada pela Science. A avaliação será feita com base na qualidade da pesquisa e na capacidade do cientista de articular como seu trabalho contribuiria para o campo científico.
Os candidatos elegíveis devem ter o diploma de doutorado registrado em 2018 ou 2019. Os primeiros selecionados de cada categoria competirão pelo prêmio final. O vencedor terá seu ensaio publicado pela Science, ganhará US$ 30.000 (trinta mil dólares) e será convidado para ir até a Suécia, onde receberá o troféu, apresentará sua pesquisa e se encontrará com os principais cientistas de sua área.
Os outros três colocados receberão o prêmio de US$ 10.000 (dez mil dólares) e terão seus trabalhos publicados na Science on-line.
Para mais informações e submissões, acesse http://scienceprize.scilifelab.se/.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail SciLifeLabPrize@aaas.org.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/07/20
Para mais informações e submissões, acesse http://scienceprize.scilifelab.se/.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail SciLifeLabPrize@aaas.org.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/07/20
Web of Science Group disponibiliza atualização do Journal Citation Reports para 2020
A editora Clarivate lançou no final de junho a atualização de 2020 do Web of Science Journal Citation Reports (JCR). A versão, que oferece os dados referentes a 2019, agrega ligações relevantes de citações criadas pela comunidade de investigação, por meio de um conjunto de dados, métricas e análises independentes de editores de revistas científicas em âmbito mundial. Disponível no Portal de Periódicos CAPES, a ferramenta conta com dados de 83 países, 13 mil revistas científicas e 236 áreas.
Originado da coleção principal da Web of Science, o JCR é um banco de dados que utiliza a plataforma InCites e permite consulta e avaliação de periódicos a partir de dados de citação dos títulos indexados na Web of Science. Por meio do JCR é possível consultar diversos índices, como o fator de impacto da publicação (Journal Impact Factor - JIF), o Eigenfactor, o número total de citações da publicação com e sem autocitações, o índice de imediatismo que mede o quão rápido um artigo é citado em cada publicação, dentre outros.
O JCR contém os dados necessários para compreender os componentes que indexam o valor e o impacto de cada título, uma vez que recolhe todas as citações – incluindo materiais além dos artigos, como editoriais e comentários relevantes. Também permite uma melhor interpretação do estado de divulgação, na medida em que capta e destaca a rede de referências que ligam uma publicação a outra, identificando as principais partes interessadas que lideram a comunidade dessa publicação. Saiba mais. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/07/20Originado da coleção principal da Web of Science, o JCR é um banco de dados que utiliza a plataforma InCites e permite consulta e avaliação de periódicos a partir de dados de citação dos títulos indexados na Web of Science. Por meio do JCR é possível consultar diversos índices, como o fator de impacto da publicação (Journal Impact Factor - JIF), o Eigenfactor, o número total de citações da publicação com e sem autocitações, o índice de imediatismo que mede o quão rápido um artigo é citado em cada publicação, dentre outros.
12 julho 2020
Saiba como incluir os dados na Plataforma Sucupira
Com 23 milhões de usuários e 68 milhões de acessos em 2019, a #PlataformaSucupira é um portal de serviços da CAPES cuja finalidade é facilitar a relação com a comunidade acadêmica e dar mais transparência às suas ações. Focada no processo de Avaliação, a Sucupira reúne oito módulos que ajudam os gestores da pós-graduação stricto sensu no preenchimento, homologação e acompanhamento de tarefas. Saiba mais: https://is.gd/EYM3JC.
11 julho 2020
CAPES celebra 69 anos com evento virtual
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) chega aos 69 anos com dinamismo e ação. Além de desenvolver várias ações de enfrentamento à COVID-19, a instituição, que nasceu em 11 de julho de 1951, implementou um modelo de concessão de bolsas, aumentou a quantidade de benefícios destinados aos pós-graduandos, auxiliou estudantes no Brasil e no exterior e, não apenas manteve, mas também abriu novos cursos a distância.
Inédito na história da instituição, a pós-graduação brasileira passou a ter um modelo de distribuição de bolsas que corrige distorções na concessão de benefícios. A medida leva em conta a nota de avaliação, a localização e a titulação de cada curso, valorizando ainda os doutorados. A CAPES aumentou em 3.805 o número bolsas institucionais para os cursos de pós-graduação no País: de 80.981 para 84.786.
Na área internacional, a CAPES publicou o resultado de cinco editais: Humboldt e Serviço de Intercâmbio Acadêmico, na Alemanha, Yale e Purdue, nos Estados Unidos, e Leitorado, para 19 nações. No caso dos bolsistas no exterior, além de estender os prazos das bolsas, aqueles que desejaram retornar ao Brasil foram atendidos pela CAPES.
Em acordo inédito com as principais editoras parceiras do Portal de Periódicos, a CAPES conseguiu liberar conteúdo científico internacional para acesso irrestrito das comunidades acadêmicas ao material sobre a COVID-19. Em abril, a biblioteca virtual teve quase seis milhões de downloads em íntegras de publicações. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 11/07/20
A universidade pública está viva
Editorial publicado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” destaca as posições alcançadas pela USP e pelas universidades brasileiras nos mais recentes rankings internacionais
Em editorial publicado no dia 11 de julho, A universidade pública está viva, o jornal O Estado de S. Paulo destaca as posições alcançadas pela USP e pelas universidades brasileiras nos mais recentes rankings internacionais de instituições de ensino superior, divulgados pelas consultorias Shanghai Ranking e Times Higher Education.
A universidade pública está viva
Meses após ter sido acusada por grupos bolsonaristas de estar alinhada a posições de esquerda e de ser objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta na Assembleia Legislativa por iniciativa de deputados próximos de um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, e que resultou num relatório pífio, a Universidade de São Paulo (USP) obteve duas láureas internacionais. Elas não apenas calam os críticos da USP e das demais universidades públicas do País, como dão a medida de seu despreparo e desonestidade intelectual.
A primeira láurea foi divulgada pela consultoria chinesa Shanghai Ranking, que publicou um ranking comparativo de mais de 4 mil universidades de todo o mundo em 54 áreas de concentração. O levantamento, que vem sendo feito desde 2003, por iniciativa da Shanghai Jiao Tong University, analisou a produção bibliográfica constante de dois importantes bancos de dados, a Web of Science e a InCites, levando em conta o número de artigos publicados, o impacto dos artigos no Science Citation Index, extensão da colaboração internacional e o número de professores premiados internacionalmente. Leia a íntegra do texto. Fonte: O Estado de S. Paulo - 11/07/20
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