20 julho 2020
19 julho 2020
Divulgação científica: para enriquecer o debate
Três iniciativas buscam subsidiar a cobertura jornalística com estudos científicos e participação de pesquisadores
O jornal eletrônico Nexo associou-se a alguns dos principais centros de pesquisa do Brasil e do exterior para municiar discussões sobre temas estruturais da agenda nacional. Lançada no início de julho, a plataforma Nexo Políticas Públicas divulga conteúdos em vários formatos e em linguagem jornalística sobre saúde, educação, desigualdade, entre outros temas, a partir de estudos produzidos pelos pesquisadores de cada instituição parceira. “A produção acadêmica brasileira é profícua e de alto nível e deve ser explorada no debate desses e de outros assuntos, bem como subsidiar a formulação de políticas públicas e o processo de tomada de decisão”, destaca a antropóloga Paula Miraglia, diretora-geral e cofundadora do Nexo.
A plataforma trabalha em colaboração com oito centros de pesquisa que atuam em diferentes áreas do conhecimento, entre eles o Centro de Economia Energética e Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cenergia-UFRJ), o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro-Cebrap), o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (Biota), financiado pela FAPESP, e o Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela FAPESP, sediado no Cebrap e na Universidade de São Paulo (USP).
Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 17/07/2018 julho 2020
Ciência em casa: Royal Society apoia professores e estudantes durante pandemia
A Royal Society Publishing – editora que faz parte do Portal de Periódicos CAPES – reuniu uma série de recursos, atividades e vídeos para apoiar professores de vários níveis acadêmicos durante o período de pandemia. A ideia é que os docentes compartilhem o conteúdo com pais e responsáveis para maximizar o aprendizado em casa. As ferramentas são gratuitas e estão disponíveis por tempo indeterminado, a ser definido pelo editor. Não é necessária inscrição para consultar e fazer downloads.
“É importante que os pais sigam as orientações do corpo docente que os acompanha e reconheçam que não se espera que eles substituam seus conhecimentos. Além disso, pode ser útil que os pais estabeleçam metas para seus filhos, criem rotinas e, para crianças mais novas, se concentrem na promoção de habilidades de leitura e matemática, em particular”, detalha a sociedade.
Muitos dos links relacionados são de palestras e vídeos que fornecem aprendizado adicional sobre questões atuais em torno de ciências, matemática e computação. A Royal Society também incluiu outras atividades, que incluem direcionamentos para o aprendizado STEM (ou seja, de ciência, tecnologia, engenharia e matemática), a Associação para o Ensino de Ciências (Association for Science Education) e o Ensino de Confiança de Ciências Primárias (Primary Science Teaching Trust). Há ainda a opção de explorar a lista de reprodução no YouTube para acessar materiais audiovisuais ligados à iniciativa ou buscar outros recursos nas páginas de educação primária, secundária e estendida.
Usuários de instituições brasileiras têm acesso, por meio do Portal de Periódicos CAPES, a uma coleção da Royal Society que contempla referencial com resumos e textos completos. A plataforma Royal Society Journals contempla mais de 20 revistas científicas revisadas por pares que cobrem o amplo espectro das Ciências da Vida, Ciências Físicas e Ciências Interdisciplinares.
O conteúdo por ser acessado por meio da opção buscar base com o termo de pesquisa “Royal Society Journals”. Também é possível consultar revistas científicas individualmente pelo link buscar periódico – a partir do nome da publicação, do código ISSN ou da seleção do editor/fornecedor Royal Society Publications. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 18/07/20
17 julho 2020
Exposição virtual apresenta pujança da pesquisa da Universidade
O dia 15 de julho marcou a “abertura” da exposição virtual “Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida”, uma parceria da Universidade e com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que tem como objetivo apresentar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira.
A cerimônia de lançamento da exposição foi realizada virtualmente e transmitida pelo Canal USP. Participaram do evento o reitor Vahan Agopyan; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto; o deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, Sérgio Luiz Victor Junior; além de dirigentes da Universidade.
“O trabalho que mostramos na exposição é resultado de um esforço de décadas, que conta com o apoio dos poderes Executivo e Legislativo do Estado. É um patrimônio do povo paulista, que foi construído com muito empenho e muita dedicação de várias gerações de acadêmicos e de políticos. É muito bom que uma exposição dessas consiga relembrar ao povo paulista de que somos um patrimônio da sociedade”, destacou Agopyan.
Na exposição, o visitante tem a oportunidade de “caminhar” virtualmente pelo hall monumental da Alesp e, ao clicar nos ícones correspondentes, pode acessar 44 painéis com informações e imagens sobre cerca de 40 pesquisas desenvolvidas na USP nas áreas de Materiais Sustentáveis e Energia Limpa, Saúde, Campo e Meio Ambiente e Cidades. Além dos painéis, há também 22 vídeos legendados.
A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e teve como curadoria um grupo de trabalho formado por representantes da PRP, do Gabinete do Reitor, do Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e da Superintendência de Comunicação Social (SCS). Fonte: Jornal da USP - 15/07/20
16 julho 2020
Calendário da graduação e retomada das atividades são temas de novo comunicado do reitor
Oitavo comunicado à comunidade acadêmica
Prezada(o) colega,
Acabamos de encerrar o primeiro semestre letivo e já estamos há quatro meses em confinamento, mantendo intensamente as atividades da Universidade e realizando a maioria dos trabalhos de forma remota. Se, por um lado, as ações de distanciamento têm sido importantes para conter o avanço do nível de contaminação pela covid-19, ainda que em um patamar bem prolongado, por outro, para a maioria de nós, esse longo período de isolamento tem provocado ansiedade, angústia e insegurança, além de cansaço bem maior, pois estamos trabalhando, de fato, mais horas.
No dia 23 de junho, a 1002ª reunião do Conselho Universitário ocorreu, pela primeira vez em sua história, de forma remota. Com isso, mantivemos a estrutura decisória da Universidade em atividade, evitando que eu tenha de administrar por meio de decisões ad referendum do órgão máximo da USP.
Duas importantes definições, fontes de muita inquietação para toda a comunidade, foram estabelecidas. Foi aprovado o novo calendário dos cursos de graduação, mantendo as aulas remotamente e prevendo que as atividades presenciais nos laboratórios, as práticas e as de campo ocorram apenas a partir de janeiro do próximo ano. Logicamente, se as condições sanitárias permitirem, a retomada das aulas presenciais, tanto de graduação quanto de pós-graduação, pode ser antecipada. Leia a íntegra do texto. Fonte: Jornal da USP - 16/07/20
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Redes 5G chegam ao País sem o potencial total da tecnologia
O 5G é o termo usado para descrever a próxima geração de redes de dados móveis. Apesar de ser apenas tecnicamente uma evolução natural das redes 4G existentes, essa nova tecnologia marcará um ponto de inflexão no futuro das comunicações, trazendo conectividade instantânea de alta potência para bilhões de dispositivos.
Precisamos entender que o 5G não é uma revolução, mas sim uma evolução na oferta de conexão da internet. As redes 5G serão integradas com o 4G e com tecnologias de rede alternativas (banda larga fixa) para fornecer conectividade generalizada. Essa tecnologia permitirá conectividade em localidades com múltiplos dispositivos navegando com altas taxas de troca de dados.
À medida que a demanda por conectividade aumenta, o 5G surge como uma oportunidade para criar uma rede de transmissão de dados ágil e adaptada às diferentes necessidades dos cidadãos e da economia. Nos próximos dez anos, as redes wi-fi precisarão lidar com até 10 mil vezes mais tráfego de dados do que costumavam ter em 2010. Tecnicamente, o objetivo do 5G é entregar velocidades de 1GB com uma latência menor que 10 ms (milissegundos). Para se ter uma ideia, hoje a latência média da conexão 4G é 100 ms com velocidade média de 50 Mega.
Apesar de não termos uma data para a chegada do 5G ao Brasil, podemos dizer que a era 5G será caracterizada como a era da conectividade ilimitada para todos e da automatização inteligente. Enriquecendo nossas vidas, transformando os processos industriais e mudando o jeito que nos relacionamos com as máquinas.
Operadoras de telecomunicações começam neste mês a ativar o 5G nas maiores capitais, usando um “pedaço” da frequência do 4G. O acesso total à tecnologia ainda vai demorar de dois a três anos. As operadoras de telecomunicações estão dando largada à corrida pela liderança na cobertura da internet móvel de quinta geração (5G) no País, com a ativação do sinal a partir deste mês nas maiores capitais. Este é um passo importante para se avançar na digitalização da sociedade, com uma conexão que promete ser cerca de dez vezes mais veloz que o 4G.
Fonte: TechTudo - 16/07/20
Fonte: TechTudo - 16/07/20
15 julho 2020
Seres vivos ganham nova classificação após 285 anos
O universo científico criou uma nova forma de classificar os organismos vivos 285 anos após a invenção do Systema Naturae pelo botânico sueco Carlos Lineu. A nova proposta, publicada nos livros PhyloCode e Phylonym, leva em consideração a Teoria da Evolução de Charles Darwin e foi organizada por cerca de 200 especialistas.
Entre os responsáveis pela nova classificação, o professor Max Cardoso Langer, do Departamento de Biologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, explica que a modificação foi necessária porque a invenção de Lineu é anterior à teoria de Darwin e, naquela época, classificou os organismos pelas características anatômicas. Lineu não sabia que “os organismos mudam morfologicamente ao longo do tempo”, mas, apesar disso, “o sistema de denominação permanece sendo como o daquela época”. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 15/07/20
Homem Virtual da USP promove educação cidadã sobre corpo e saúde
Entender anatomia, fisiologia e outros tópicos sobre saúde nem sempre é tarefa fácil pois os termos científicos utilizados tendem a dificultar a compreensão. Foi justamente para quebrar as barreiras comunicativas desses conteúdos que o Homem Virtual foi criado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP. O projeto utiliza computação gráfica 3D para criar imagens, vídeos e peças tridimensionais com o objetivo de facilitar o ensino-aprendizagem sobre corpo humano e saúde.
O projeto Homem Virtual pode ser utilizado ainda no ensino superior, especialmente em cursos sobre saúde, cursos técnicos e centros culturais, por exemplo. No site do programa, é possível encontrar kits de estudo, sequências temáticas e dicas sobre o uso da ferramenta. Também existe um acervo específico com arquivos para quem pretende realizar a impressão em 3D de estruturas do corpo humano. Séries narrativas sobre temas de saúde são outro recurso disponível e, para finalizar, materiais específicos produzidos para smartphones e tablets. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 15/07/20
Permissão de viagem ao exterior e suspensão temporária das bolsas concedidas pela AUCANI
Informamos, em anexo, o procedimento adotado para solicitação da permissão de viagem ao exterior para os (as) estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes e funcionários da USP e que deve ser encaminhada à AUCANI.
Em tempo, comunicamos também que, em conformidade com o comunicado "Terceiro documento - GT de readequação para o ano acadêmico 2020 - (Viagens ao exterior)", que estabelece que a USP não oferecerá recursos financeiros para viagens ao exterior, cabe a AUCANI informar que as bolsas concedidas por esta agência estão temporariamente suspensas, e que os editais somente serão publicados quando as condições da pandemia permitirem, e atendendo sempre às comunicações do GT/USP.
Centro de Pesquisa em Alimentos lança site com conteúdo sobre COVID-19
O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) lançou um novo site dedicado a divulgar textos e vídeos com informações sobre como se proteger contra a COVID-19 e manter a saúde durante o período de isolamento social. Todo o conteúdo é produzido pelos colaboradores do centro, com base em evidências científicas, e apresentado ao público em linguagem acessível.
“Após o primeiro texto, em que abordamos os cuidados com os alimentos em tempos de coronavírus, os pesquisadores associados começaram a produzir uma série de materiais relacionados à pandemia, sob perspectivas diversas e relacionadas com suas áreas de trabalho. Para dar mais visibilidade ao conteúdo e facilitar o acesso dos leitores, reunimos tudo em um único lugar”, conta Bernadette de Melo Franco, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.
A página traz informações sobre micronutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade, a importância de fazer atividade física durante a quarentena, riscos e benefícios da suplementação com ômega 3 para pessoas infectadas e como restaurantes e consumidores devem se adequar no período de reabertura da economia.
Também estão disponíveis os materiais produzidos em parceria com a Maurício de Souza Produções, entre eles cartilhas sobre cuidados com alimentos e sobre o uso de máscaras, que trazem os personagens da Turma da Mônica.
Além de textos de divulgação científica, o novo site também abre espaço para artigos científicos relacionados ao tema COVID-19 publicados pelos colaboradores do FoRC, conta Purgatto.
“Por ser muito recente, o site ainda não teve muitos acessos. Mas, desde que foram postados no Alimentos sem Mitos, os textos já contabilizaram mais de 10,2 mil visualizações. Nosso principal público, cerca de 70%, são as mulheres com idade entre 25 e 44 anos”, diz.
Segundo o pesquisador, o site continuará a ser alimentado com novos conteúdos à medida que forem produzidos. “Estamos atualmente gravando um vídeo com orientações para donos de restaurantes sobre os cuidados necessários para reduzir o risco de contaminação tanto de funcionários quanto de clientes. Pretendemos divulgar esse material, quando estiver pronto, por meio das associações de bares e restaurantes.”
Além de textos de divulgação científica, o novo site também abre espaço para artigos científicos relacionados ao tema COVID-19 publicados pelos colaboradores do FoRC, conta Purgatto.
Segundo o pesquisador, o site continuará a ser alimentado com novos conteúdos à medida que forem produzidos. “Estamos atualmente gravando um vídeo com orientações para donos de restaurantes sobre os cuidados necessários para reduzir o risco de contaminação tanto de funcionários quanto de clientes. Pretendemos divulgar esse material, quando estiver pronto, por meio das associações de bares e restaurantes.” Fonte: Agência FAPESP - 15/07/20
Semestre letivo da graduação se encerra com 92% das aulas ministradas de forma on-line
Com a pandemia da covid-19, principal desafio da Pró-Reitoria de Graduação foi migrar aulas presenciais para atividades remotas
O próximo dia 18 de julho será o último dia de aula do primeiro semestre letivo de 2020 para a maioria dos alunos de graduação da Universidade. E este foi um período de desafios e aprendizagem tanto para estudantes quanto para os professores, já que as atividades presenciais na Universidade estão suspensas desde o dia 17 de março, em função da pandemia da covid-19, e as aulas passaram a ser ministradas de forma remota.
“A Pró-Reitoria de Graduação já contava com duas plataformas de apoio ao ensino a distância – o e-Aulas e o e-Disciplinas. Mas, com a suspensão das aulas presenciais, essas ferramentas passaram a ser imprescindíveis para o ensino de graduação e se mostraram bastante eficientes em todo esse processo. Sem esse trabalho anterior que já vinha sendo desenvolvido com as duas plataformas, teríamos muita dificuldade para ter oferecido o ensino de forma remota”, avalia o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Para o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, “os levantamentos parciais realizados pelas Unidades de Ensino e Pesquisa não apontaram dificuldades significativas em relação ao modelo de ensino a distância adotado pela Universidade. A transição do ensino presencial para o remoto que vivenciamos agora em 2020, de maneira rápida e sem sobressaltos, foi possível devido a um longo trabalho iniciado em 2016 pela PRG por meio da Comissão de Acompanhamento e Atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem”.
Das quase seis mil disciplinas teóricas de graduação que seriam oferecidas presencialmente no primeiro semestre, em todas as áreas do conhecimento, 92% foram ministradas on-line. De março até junho, 4.483 novas videoaulas foram cadastradas no e-Aulas, contabilizando quase 10 mil videoaulas disponíveis aos estudantes, incluídas nesse número as aulas de graduação, pós-graduação, cultura e extensão e as voltadas ao ensino médio. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 14/07/20
Fonte: Jornal da USP - 14/07/20
Trump revoga suspensão de vistos para estudantes estrangeiros
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump não vai mais suspender os vistos de estudantes estrangeiros, foi anunciado nesta terça-feira (14).
A Casa Branca considerava deportar alunos que não tivessem aulas presenciais durante a crise do novo coronavírus. Allison Burrought, um juiz federal do estado de Massachusetts, disse que o governo e as universidades Harvard e MIT, que processaram a administração pela alteração nas medidas, chegaram a um acordo que rescindiria as mudanças.
Além dessa ação, várias outras foram protocoladas por instituições e governos estaduais.
Em março, a ICE (Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) mudou as regras que se aplicavam a alunos portadores dos vistos tipo F-1 e M-1, que limitavam o número de aulas online para que pudessem permanecer em território americano.
Entretanto, em 6 de julho, as diretrizes foram revertidas abruptamente, pegando estudantes e faculdades de surpresa. Muitas instituições ainda não haviam decidido os planos para o novo ano letivo, que começa em agosto.
Há mais de um milhão de estudantes vindos de outros países nas universidades americanas.
Na última semana, Trump chegou a dizer que pressionaria estados a reabrirem as escolas. Mais da metade dos 50 estados americanos tiveram de retroceder as medidas de quarentena após um novo aumento nas infecções pela Covid-19 no país. Fonte: CNN Brasil - 14/07/20
14 julho 2020
“A Capes tem papel fundamental no desenvolvimento do País”, ressalta presidente da Capes
Em comemoração ao aniversário da Capes, que completou 69 anos no último sábado, o presidente Benedito Aguiar faz um balanço das ações nos primeiros seis meses de 2020
Neste período de pandemia a Capes reorganizou sua forma de trabalho e manteve todas as iniciativas em funcionamento, com aumento da produtividade e implementação de ações inéditas. A continuidade de programas e a criação de outras iniciativas são destacadas por Benedito Aguiar em entrevista, onde fala do aumento do número de bolsas à avaliação multidimensional, passando pela educação a distância, formação de professores e auxílio aos bolsistas no Brasil e exterior. “A CAPES tem tido um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do nosso País e se tornará cada vez mais relevante na busca de uma melhor qualidade de vida da população”, ressalta. Leia a íntegra da entrevista.
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20
Fonte: CCS/CAPES - 13/07/20
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