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17 dezembro 2020
Docência durante a pandemia: tempos estranhos e/ou momentos de descobertas?
Vacinas: especialistas da USP esclarecem a população sobre tema que engaja todo o País
Em encontro multidisciplinar sobre vacinas contra a covid-19, cientistas dão um panorama da situação, esclarecem dúvidas e discutem principais desafios; live transmitida no Canal USP teve uma das maiores audiências do ano
Pró-Reitoria de Graduação seleciona propostas para modernizar a grade curricular
As propostas devem incentivar a análise crítica da estrutura curricular atual, a incorporação de novas metodologias de ensino, o compartilhamento de estratégias bem-sucedidas, e a redução do conteúdo expositivo e aumento do uso de estratégias ativas que possibilitem aprendizagem significativa pelos estudantes.
“A pandemia da covid-19 demandou uma rápida adaptação, tanto de estudantes quanto dos docentes, para viabilizar o ensino remoto durante o isolamento social. Dessa forma, a USP conseguiu manter parte considerável de suas atividades teóricas ministradas de forma não presencial, utilizando plataformas e recursos digitais. Agora queremos aproveitar esses conhecimentos e as experiências adquiridas para refletir sobre novas possibilidades para reformular e reestruturar o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat.
Para o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, “a experiência do ensino remoto precisa ser aproveitada e é o momento de se avaliar as novas possibilidades para o ensino de graduação. O edital da PRG é uma oportunidade para as unidades refletirem sobre as estruturas curriculares”.
O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação. Veja mais.
Fonte: Jornal da USP - 16/12/20
16 dezembro 2020
FEALQ adota novo procedimento para as solicitações de pagamentos
Novo procedimento passa a ser adotado em todas as solicitações de pagamentos enviadas à FEALQ a partir de 4 de janeiro de 2021
Vaga de estágio no Laboratório de Ecotoxicologia do CENA-USP
- As áreas de estudo são Comportamento de pesticidas no ambiente e Absorção e translocação de herbicidas em plantas.
- Há a possibilidade de concessão de bolsa
- Início: Janeiro de 2021
Ciência, educação e o futuro da sociedade brasileira
É preciso discutir qual projeto educacional necessitamos para reduzir iniquidades históricas e fazer frente a novos desafios globais.
Embora os investimentos em educação tenham variado nos últimos 50 anos, é possível dizer, de modo geral, que houve melhoria significativa nas condições educacionais do Brasil ao longo do tempo, em todos os níveis, conforme demonstram diversos indicadores educacionais e da atividade científica comparando nossos resultados com os de outros países.
Em geral, os programas educacionais nos diferentes níveis se mantiveram ao longo de diferentes gestões, podendo ser, nesse sentido, caracterizados como políticas de Estado e não de governo, pelo menos em princípio. Como consequência, observamos um enorme crescimento da educação superior pública e na formação de professores, da ciência e da pesquisa, associado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), grandes investimentos especialmente na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além da consolidação das fundações estaduais de apoio à pesquisa (FAPs).
Repositório da produção científica do CRUESP
Cruesp divulga comunicado em defesa da manutenção dos recursos da Fapesp
Com base nesse dispositivo legal, a Fapesp repassa à comunidade científica de São Paulo um expressivo montante de auxílios e bolsas para pesquisa, contribuindo de forma decisiva para a estruturação de nossas universidades, em particular das instituições públicas estaduais e federais reconhecidas no cenário nacional e internacional pela excelência no ensino e na pesquisa.
Adicionalmente, a Fapesp tem sido protagonista na implantação de bem-sucedidas parcerias entre universidades e empresas nas áreas de aeronáutica, energia, petróleo e gás, indústria agropecuária, medicamentos e fármacos, água e efluentes, dentre outras, com resultados significativos na transferência tecnológica e na formação de recursos humanos qualificados no ambiente das empresas.
Nesse contexto, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) foi surpreendido com a notícia de que, apesar de compromisso do governo do Estado, anunciado no mês passado, de assegurar os recursos da Fapesp em sua integralidade, a Fundação poderá perder, em 2021, R$ 454,6 milhões do total de repasses de recursos do tesouro estadual à entidade caso o PL 627/2020, que define as receitas e despesas do Estado para o exercício do próximo ano, aprovado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, seja aprovado em plenário nesta semana.
Retirar receitas da Fapesp é, além de alterar preceitos constitucionais consolidados, capaz de produzir um retrocesso sem precedentes no mais avançado e bem-sucedido sistema de financiamento à pesquisa do País. O prejuízo para a produção de conhecimento no Estado e no País será incalculável. Fonte: Jornal da USP - 15/12/20
15 dezembro 2020
BIOTA FAPESP 20 Anos - Políticas para a natureza
Todas essas áreas de conservação resultam do trabalho do programa Biota-FAPESP, que comemora 20 anos de existência em 2020, embora tenha sido criado há 21 anos. Os decretos que estabeleceram essas unidades justificaram a implantação dos parques com base em estudos do programa e citaram um trabalho publicado em 2008, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, antecessora da atual Sima. Trata-se do documento intitulado Diretrizes para conservação e restauração da biodiversidade do estado de São Paulo. Também foi com base nessa publicação que o governo paulista definiu o zoneamento da expansão da cultura canavieira, por meio da Resolução nº 88, de 2008. A normativa definiu as diretrizes técnicas para o licenciamento de empreendimentos do setor sucroalcooleiro no estado utilizando estudos de biodiversidade do Biota. As áreas foram classificadas em quatro níveis de uso (adequadas, adequadas com limitação ambiental, adequadas com restrições ambientais e inadequadas). Os 18 instrumentos legais produzidos com suporte do programa estão disponíveis na internet. Veja mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - dez. 2020
14 dezembro 2020
Carnathon USP contempla projetos de sustentabilidade para a gestão dos campi
Webinário sobre ensino superior e desenvolvimento sustentável
O Magna Charta Observatory e a International Associate Universities (IAU) promovem webinário Fostering sustainable development: the Role of higher education – plans, progress and values, no próximo dia 15 de dezembro de 2020, às 10h30 (horário de São Paulo). As universidades desempenham um papel de liderança na promoção de sociedades mais sustentáveis e, em particular, no engajamento com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos no contexto da Agenda 2030 da ONU: Transformando nosso mundo. Fonte: AUCANI - 09/12/20
USP é a 13ª universidade mais sustentável do mundo
Evento on-line reúne especialistas da USP para discutir as vacinas contra a covid-19
O encontro, que será transmitido pelo Canal USP, a partir das 8h, reunirá especialistas da Universidade que irão abordar a questão das vacinas contra o coronavírus sob a ótica de cinco áreas do conhecimento: sociologia, medicina, economia, logística e direito.
Serão seis sessões em que se discutirão os aspectos científicos, epidemiológicos, sociais, econômicos, jurídicos e relacionados à distribuição da vacina para a população. A mediação será feita pelo jornalista da SCS, Herton Escobar.
“A Universidade tem de estar presente nos momentos em que a população e o setor público precisam de informações qualificadas e apresentadas por especialistas nas diferentes áreas. A reunião foi planejada para responder perguntas objetivas, mas embasadas por conteúdo científico”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Assista ao vídeo do evento. Fonte: Jornal da USP - 10/12/20