05 março 2021
04 março 2021
Entidades lançam hoje campanha ‘Vacina Salva’
A proposta da campanha é gerar
conscientização sobre a importância da vacinação, sobretudo no cenário da
pandemia da covid-19, evidenciando o papel da vacina na erradicação de doenças
e na saúde coletiva.
O presidente nacional da Abap, Mario D’Andrea, conta que as peças publicitárias fazem uma defesa da vacinação em massa para combater a covid-19 e serão veiculadas na internet, TVs e rádios de todo país. O enxoval conta com um filme de 1 minuto e 30 segundos, spots de rádio e placas de rua (OOH). Segundo ele, a Abap, como uma das entidades mais importantes da comunicação brasileira, tem como missão fundamental combater as fakes news. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 04/03/21
Leia também: Quais vacinas o Brasil tem hoje e quais podem chegar?
Vacinas x mutações: como fica a eficácia quando o vírus muda
Orquestra Sinfônica da USP apresenta seu primeiro festival on-line
Campi da USP entram em fase de restrição máxima devido ao agravamento da pandemia no Estado
De acordo com o documento, “considerando a situação epidemiológica do Estado de São Paulo, a fase crítica de oferta de assistência do sistema de saúde (público e privado) e a decisão do Centro de Contingência do Estado de colocar todos os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) na fase vermelha, o GT PRAA comunica o retorno imediato do Plano USP para a fase de máxima restrição (Fase A)”.
Isso significa que os campi voltam a ter restrição rigorosa de acesso e não serão permitidas atividades que possam resultar em aglomeração, mesmo em ambiente aberto.
As atividades presenciais nos campi também estão suspensas. Bibliotecas, restaurantes, centros esportivos, centros culturais, auditórios, salas de aula, salas de pós-graduandos, salas de pós-doutorandos e quaisquer outros ambientes internos com potencial de aglomeração devem permanecer fechados. A determinação valerá até o dia 26 de março de 2021, quando o grupo de trabalho emitirá um novo comunicado. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 03/03/21
A língua das universidades: laboratório da USP prepara alunos para a escrita acadêmica
Na escalada do conhecimento,
muitas vezes, apenas no final da graduação, alunas e alunos se dão conta:
escrever para a academia é uma habilidade que não dominam. As variedades de
publicação são inúmeras. Mas, junto das oportunidades de divulgação das
pesquisas, habitam também os desafios que cada área e tipo de público exigem.
Embora a escrita acadêmica seja permeada por certos códigos
linguísticos, o ingresso ao ensino superior amplificou uma deficiência que
estudantes já trazem desde o ensino médio. Na língua materna, a experiência de
escrita ficava restrita aos gêneros textuais mais comuns aos sistemas de
avaliação e vestibulares. Já na língua estrangeira, o ensino de um segundo
idioma no Brasil nunca esteve focado em uma escrita adequada.
A constatação é do Laboratório
de Letramento Acadêmico da USP. Ligado
ao Departamento de Letras Modernas, o LLAC foi fundado em 2011 pelas
professoras Marília Mendes Ferreira e Eliane G. Lousada, das áreas de inglês e
francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em
São Paulo. O objetivo do laboratório é contribuir para o letramento acadêmico
de graduandos e pós-graduandos por meio de um sistema de tutoria baseado em feedback.
Fonte: Jornal da USP - 03/03/21
Repositórios científicos buscam certificação
“A certificação promove a confiança, que está no cerne do armazenamento e compartilhamento dos dados”, disse Rorie Edmunds, diretor executivo do World Data System (WDS).
“De um lado, as agências de fomento querem ter a certeza de que os dados gerados nas pesquisas que financiam não serão desperdiçados e poderão ser reutilizados no futuro. Por outro lado, os pesquisadores desejam ter certeza de que seus dados estarão seguros, acessíveis e utilizáveis ao longo do tempo. Já os usuários, que têm interesse em reutilizar os dados, desejam saber se eles serão preservados de maneira adequada e se são de alta qualidade”, afirmou Edmunds.
Para ser certificado pelo CoreTrustSeal, o repositório científico precisa cumprir 16 requisitos. O primeiro deles é explicitar claramente que tem como missão fornecer acesso e preservar os dados armazenados. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 04/03/21
Nova edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica recebe inscrições
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebe, até 22 de março de 2021, inscrições para a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O objetivo é estimular as instituições e bolsistas de iniciação científica e de iniciação tecnológica cujos relatórios finais se destacaram pela relevância e qualidade, e que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.
Para
cada uma das categorias, de bolsista de iniciação científica e bolsista de
iniciação tecnológica, serão premiados até três bolsistas nas seguintes grandes
áreas de conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenhaias;
e Ciências Humanas e Sociais.
Para
submeter as propostas, as coordenações dos Programas Institucionais de
Iniciação Científica e Tecnológica das universidades e das instituições de
pesquisa devem encaminhar para o e-mail pict@cnpq.br os
melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo
nas jornadas, salões ou seminários, realizados no 2º semestre de 2020.
Os
bolsistas vencedores receberão R$ 7 mil, bolsas de mestrado ou de doutorado e
diploma. A instituição vencedora na categoria Mérito Institucional receberá
cotas adicionais de bolsas e um troféu.
Além
disso, todos os premiados e o representante da instituição receberão passagens
aéreas e diárias para participar da próxima Reunião Anual da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência, que será realizada em julho e 2021, em
data a ser definida.
Mais
informações em: www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/.
Fonte: Agência FAPESP - 04/03/21
03 março 2021
Privacidade: como deixar de fornecer suas informações pessoais para o Google
Cortar totalmente o Google da sua rotina e desvincular todas as suas contas dele é bem difícil, mas fique calmo, pois existem outras opções menos drásticas de manter o mínimo da sua privacidade virtual. Confira algumas dicas que podem te ajudar a proteger parte das suas informações pessoais das garras do Google. Saiba mais em: 7 configurações de privacidade do Google que você deve rever. Fonte: Época Negócios - fev. 2021
Manifesto em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
Nós, ex-ministros de Estado,
manifestamos nossa profunda preocupação diante das ameaças à Educação, à
Ciência, Tecnologia e Inovação, decorrentes dos graves cortes orçamentários
propostos para 2021, com descontinuidade de programas estratégicos e risco de colapso
de instituições do Sistema Nacional de CT&I – retrocesso sem precedentes na
história das políticas nacionais.
Com enorme empenho, nas últimas décadas, qualificamos significativo corpo de pesquisadores, que tem atuado na fronteira do conhecimento e que projetou o Brasil como 14º maior produtor de ciência mundial, posição hoje ameaçada. Nem mesmo as piores previsões poderiam projetar tal cenário.
Nações mais desenvolvidas são aquelas que têm no avanço da pesquisa e inovação as bases para construção de uma sociedade do conhecimento. A centralidade dessa agenda nos países desenvolvidos, e em alguns países em desenvolvimento, nos últimos anos, instaurou estratégias industriais e de CT&I com status de políticas de Estado de longo prazo, apoiadas em incentivos à P&D, subvenções e uso do poder de compra governamental. Leia o texto na íntegra.
Fonte: Jornal da USP - 02/03/21
02 março 2021
01 março 2021
CAPES libera declarações de rendimentos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) liberou nesta segunda-feira, 1º, acesso às informações de rendimentos a
serem declarados no Imposto de Renda de 2020. Os dados estão em https://informerendimentos.capes.gov.br/.
Os
documentos são disponíveis para bolsistas no País e no exterior que receberam o
pagamento de bolsa diretamente da CAPES, consultores que tiveram Auxílio de
Avaliação Educacional, além de pesquisadores que ganharam Auxílio
Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe) e todos os que
receberam diárias e ajudas de custo.
A partir de 2021, para terem acesso às declarações, os interessados deverão fazer login no sistema e informar o exercício relacionado às informações. Os beneficiários que não tiverem registro de usuário e senha devem se cadastrar na opção ‘Solicitar Cadastro’, posicionada no rodapé da página Informe de Rendimentos. Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21
Site da CAPES abre espaço para Avaliação Quadrienal
Para dar início às atividades da Avaliação Quadrienal 2017-2020, a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta
segunda-feira, 1º de março, um espaço próprio para abrir um canal de
comunicação direta com a comunidade.
Benedito
Aguiar, presidente da CAPES, acredita que esse é “um momento especial e de
grande responsabilidade, pois define os rumos do Sistema Nacional de
Pós-Graduação (SNPG)”, já que a Avaliação Quadrienal é uma das ações de maior
significado da Fundação. Aguiar defende “uma pós-graduação de excelência
acadêmica e que seja pilar do desenvolvimento científico e tecnológico,
fundamental para o avanço econômico e social do país”.
Em
sua página no site da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) apresenta
orientações para os programas de pós-graduação (PPGs), coordenadores de área e
sociedade em geral. Lá, os visitantes poderão acessar informações sobre os
princípios e objetivos da avaliação periódica de PPGs, calendário de atividades, cronograma detalhado das ações e
seus períodos de realização, além de informativos diversos.
O processo prevê quatro etapas: duas de preparação – realizadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração. Saiba mais.
Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21
Artigos de acesso aberto: um guia para pesquisadores
Encontrar uma pesquisa
científica de qualidade pode ser difícil, mesmo na Era da Informação, quando
quase qualquer coisa pode ser encontrada on-line. Os documentos de acesso aberto tornam o processo de pesquisa um
pouco mais fácil. Esta matéria, traduzida do Blog da Clarivate Analytics,
fornece aos pesquisadores uma visão geral completa do que é o acesso aberto, as
vantagens dos recursos de acesso aberto, o que procurar ao publicar documentos
de acesso aberto, bem como os diferentes tipos de acesso aberto disponíveis.
O que é o Acesso Aberto?
Acesso aberto (OA) é o nome do material científico e acadêmico
gratuito, digital e com texto completo disponibilizado on-line. Conforme
definido pelo Creative Commons, os documentos de acesso aberto são “digitais,
online, gratuitos e livres da maioria das restrições de direitos autorais e
licenciamento”.
Como o Open Access se desenvolveu?
Os anos 90 viram o início do movimento de acesso aberto causado
pela ampla disponibilidade da Internet, embora pesquisadores de física e
cientistas da computação tivessem arquivado trabalhos na Internet muito antes
de esse método de publicação ser oficialmente chamado de acesso aberto.
O acesso aberto capitalizou a crescente quantidade de tecnologias e tendências digitais emergentes para facilitar a descoberta de pesquisas e aumentar seu impacto subsequente. O acesso aberto garantiu que o trabalho dos pesquisadores se beneficiasse de uma ampla distribuição, além de permitir que os pesquisadores avancem seu trabalho mais rapidamente e que os alunos enriquecem seu aprendizado sem restrições. Acesse o guia.
Fonte: AGUIA - fev. 2021