27 abril 2021
Concurso vai premiar criação de marca para o Projeto USP 22
Edital recebe propostas de identidade visual até o dia 22 de maio; podem participar estudantes de graduação e pós-graduação da USP
USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo ranking internacional
Projeto da USP permitirá estimar a cobertura vacinal no Brasil
Centro de Pesquisa em Genômica da Unicamp lança vídeo sobre biodiversidade e desenvolvimento tecnológico
O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O material chama a atenção para a importância de se olhar a biodiversidade como fonte de conhecimento e inovação tecnológica. O vídeo de quase quatro minutos traz como exemplo o que se pode aprender com as plantas que se desenvolvem nos campos rupestres, ambiente caracterizado por secas prolongadas e solos pobres, localizado majoritariamente na região central do país. O material pode ser assistido no canal do GCCRC no YouTube. Fonte: Agência FAPESP - 27/04/21
26 abril 2021
Presidentes da CAPES e CNPq querem aproximar as agências
Cláudia de Toledo pontuou que as missões da CAPES e do CNPq tornam imprescindíveis uma atuação conjunta entre as duas agências. “A CAPES e o CNPq têm funções complementares e são de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa brasileira”, disse.
A CAPES é vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e é responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O CNPq, por sua vez, integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ficando responsável por projetos de pesquisa. Ambos foram fundados em 1951.
Evaldo Vilela, presidente do CNPq, disse que o encontro serviu para alinhar as missões das agências de modo a que ambas possam colaborar em plataformas conjuntas. “Hoje a Sucupira conversa com o Lattes. O Lattes serve mais à CAPES do que servia antes, e isso é em benefício para o pesquisador. O diálogo entre CNPq e CAPES beneficia o pesquisador e as instituições de pós-graduação deste País”, afirmou.
A reunião também contou com a presença de dois integrantes do MCTI. São eles Marcelo Morales, secretário de Pesquisa e Formação Científica, que observou que a “harmonização entre os dois ministérios (MEC e MCTI) é importante para o avanço da ciência e da tecnologia”, e Christiane Corrêa, secretária Nacional de Articulação e Promoção da Ciência.
Fonte: CCS/CAPES - 23/04/21
25 abril 2021
DOAJ - Directory of Open Access Journals
24 abril 2021
23 abril 2021
Quais dúvidas você tem sobre a covid-19?
Superintendência de
Assistência Social da USP mapeou perguntas dos funcionários, respondidas por
médico do Hospital das Clínicas
CNPq 70 anos: inspiração para o futuro em um presente sombrio
Artigo de Vanderlan da S. Bolzani,
professora-titular do IQAr/Unesp, membro do Conselho da SBPC e presidente da
Aciesp
USP é a 48ª universidade do mundo mais comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O ranking elaborado pela consultoria britânica
Times Higher Education avalia como as universidades contribuem para os 17 ODS
da ONU em termos de pesquisa, divulgação e governança
A USP ficou na 48ª posição no ranking THE University Impact, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira, 21 de abril, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A classificação avalia o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.
O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome
zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água
potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico;
indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades
sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na
água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios
de implementação.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 21/04/21
20 abril 2021
CNPq vai pagar só 13% das bolsas aprovadas em edital e frustra jovens cientistas
De um total de 3.080 solicitações que receberam
parecer positivo, apenas 396 receberão as bolsas. Limitações orçamentárias
impedem a agência de contratar mais propostas
O resultado do último edital de
bolsas de doutorado e pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq) será uma frustração para milhares de jovens
cientistas brasileiros. De um total de 3.080 mil solicitações aprovadas com
mérito, apenas 396 (13%) vão receber as bolsas de fato, por conta das
limitações orçamentárias da agência. As outras 2.684 propostas não serão
implementadas, pelo menos nesse primeiro momento, apesar de terem sido
consideradas meritórias pelos comitês de assessoramento do edital.
Esse edital em particular (Chamada No.16/2020) previa a concessão de R$ 35 milhões, oriundos do orçamento do CNPq, para dez categorias de bolsas no Brasil e no exterior. Procurada pelo Jornal da USP, a agência informou que recebeu 4.279 propostas, das quais 3.080 (72%) foram aprovadas no mérito pelos comitês e 396 (13%) receberão bolsas no Brasil, num total de R$ 23,5 milhões. O saldo, segundo o CNPq, ficará reservado para a concessão de bolsas no exterior, “a serem divulgadas quando o cenário de pandemia for mais adequado”. “As propostas com notas maiores e melhor classificadas foram aprovadas”, informou a agência. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 20/04/21