21 setembro 2021
Em evento on-line, educadores discutem volta às aulas presenciais
“Ao mostrar o potencial de superação de alunos e professores e evidenciar novas possibilidades de aprendizado, as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus suscitaram questionamentos sobre como vinha sendo estruturado e realizado o trabalho nas escolas”, divulgou a cátedra, em nota sobre o evento. “A volta à vivência escolar presencial será abordada do ponto de vista das necessidades práticas e imediatas, mas também sob a ótica do futuro, analisando os desdobramentos das soluções emergenciais adotadas durante a pandemia. Os participantes vão debater e tentar responder uma grande questão: quais perspectivas podem ser visualizadas em relação à organização escolar, bem como às didáticas e práticas para a formação das novas gerações em uma sociedade futura que se delineia em contornos tão diferenciados daquele construído ao longo do século 21?”
Mais informações sobre o colóquio Didáticas e Práticas para a Educação na Sociedade do Futuro estão disponíveis no site do evento. Fonte: Jornal da USP - 20/09/21
Destituição de conselho da Capes pode prejudicar programas de pós-graduação
Para coordenadores de áreas de pós-graduação, além de ocasionar um transtorno para o sistema de avaliação que já estava em curso, decisão causa situação de insegurança jurídica ao colocar em questão decisões tomadas pelo conselho
“Vimos assim, tornar pública nossa
preocupação com este processo de desconstrução do modelo de avaliação
construído e aperfeiçoado pelos pares, ao longo de décadas, pondo em risco a
credibilidade de uma agência de Estado reconhecida nacional e
internacionalmente”.
A Capes está modificando a composição do CTC, que é responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação. Os membros do grupo anterior foram destituídos pela presidente do órgão. A justificativa para a medida é que a equipe anterior estava irregular, com 20 pessoas, sendo que o permitido são 18. O processo de substituição dos membros está em andamento. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 20/09/21
Museus da USP promovem eventos on-line na 15ª edição da Primavera dos Museus
20 setembro 2021
IV Exposição "Artes e Artistas do CENA em cena"
Tragam seus trabalhos artísticos em todos os segmentos (artes plásticas, literatura, artesanato e outros). Assim divulgaremos criatividade e Arte apresentando os talentos dos servidores da nossa Unidade. As obras deverão ser entregues à Sra. Silvana Maziero. Fonte: CENA-USP - 20/09/21
Padronização da filiação à Universidade de São Paulo
À medida que os
sistemas de informação se tornam mais abrangentes, complexos, digitais e
globalizados torna-se necessário consolidar sistemas inequívocos de
identificação digital não só para autores quanto para organizações
Identificar Organizações é essencial, mas não é tarefa fácil. Elas mudam de nome, de local, fundem-se a outras, separam-se, mantêm vínculos diversos com organizações maiores, menores ou associam-se em consórcios. Podem estar escritas por extenso, abreviadas, na forma de siglas. Segundo o Relatório da OCLC intitulado Addressing the Challenges with Organizational Identifiers and ISNI de 2016, estabelecer uma identificação única e persistente para as Organizações é fundamental para:
- Atribuir corretamente a produção científica e acadêmica à organização, instituição de pesquisa, universidade e seus pesquisadores;
- Desambiguar o nome de organização em relação a outra com nome igual ou semelhante;
- Permitir análises bibliométricas mais consistentes;
- Nortear padrões de afiliação, identificação e denominação organizacional – controle de autoridade.
Crossref adota o Registro de Organização de Pesquisa
Temos trabalhado no Registro de Organização de Pesquisa (ROR) como
uma iniciativa da comunidade nos últimos anos. Junto com a Biblioteca
Digital da Califórnia e o DataCite, nossa equipe esteve envolvida na definição
da estratégia, planejamento de governança e sustentabilidade, desenvolvimento
de infraestrutura técnica, contratação / empréstimo de equipe e envolvimento
com as pessoas pessoalmente e online. Em nossa opinião, é o melhor modelo
atual de uma iniciativa colaborativa entre organizações de infraestrutura acadêmica aberta (OSI) com
ideias semelhantes.
A inclusão de ROR nos metadados Crossref ajudará todos no ecossistema acadêmico a fazer conexões críticas com mais facilidade. Por exemplo, as instituições de pesquisa precisam monitorar e medir sua produção pelos artigos e outros recursos produzidos por seus pesquisadores. Os periódicos precisam saber com quais instituições os autores são afiliados para determinar a elegibilidade para acordos de publicação patrocinados institucionalmente. Os financiadores precisam ser capazes de descobrir e rastrear as pesquisas e pesquisadores que apoiaram. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 17/09/21
17 setembro 2021
Wikipédia não é fonte científica
A Wikipédia é uma ótima fonte de pesquisa inicial sobre um determinado assunto. Há artigos muito bons, porém... lembre-se: ela é uma plataforma colaborativa e sem cunho científico. Inclusive o próprio site não recomenda seu uso dessa forma. O site diz "Aconselhamos cuidado especial ao usar a Wikipedia como fonte para projetos de pesquisa. O uso acadêmico normal da Wikipedia e de outras enciclopédias é para obter os fatos gerais de um problema e reunir palavras-chave, referências e indicações bibliográficas, mas não como uma fonte em si. Lembre-se de que a Wikipedia é um wiki. Qualquer pessoa no mundo pode editar um artigo, excluindo informações precisas ou adicionando informações falsas, que o leitor pode não reconhecer. Portanto, você provavelmente não deveria estar citando a Wikipedia." Fonte: Academique - 17/09/21
Acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb
Tal iniciativa atende, especialmente, uma demanda dessa documentação técnica por parte da graduação da Universidade. O serviço é aberto a toda comunidade USP.
Caso o usuário deseje acessar o conteúdo fora da Universidade há duas formas:
1. Usando a Senha Única da USP | https://uspdigital.usp.br | Após a autenticação, o link aparecerá no final da página.
Aviso - O acesso aos conteúdos disponíveis na base GedWeb são restritos à comunidade USP, ficando proibida sua distribuição por quaisquer meios. Fonte: SEF-USP - set. 2021
Novo link submarino de internet vai acelerar a cooperação científica entre Brasil e Europa
Como parte dos procedimentos de inauguração, a equipe do Centro de Análise Regional de São Paulo (SPRACE), projeto ligado ao Núcleo de Computação Científica da Universidade Estadual Paulista (NCC-Unesp), conduziu uma série de experimentos para demonstrar o potencial do novo cabo, que deverá impactar a colaboração científica entre as duas margens do Atlântico. Dedicado a pesquisas na área de física de altas energias, o SPRACE foi criado em 2003, com apoio da FAPESP. Durante os experimentos, foram transmitidos dados entre São Paulo e Lisboa, onde está instalado o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), e entre São Paulo e as instalações do Centro Europeu para Pesquisas Nucleares (Cern). A taxa de transmissão de dados entre São Paulo e os centros de pesquisa europeus alcançou os 100 gigabits por segundo, propiciando um ganho de quase dez vezes sobre a atual velocidade de transmissão. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 17/09/21
16 setembro 2021
Assista no YouTube o ciclo de seminários do CENA
O Canal USP mostra as atividades da Universidade na sala de aula, nos auditórios e nos laboratórios
15 setembro 2021
Inscrição para a série de Webinars Informativos sobre testes de Certificação Internacional
Os webinars serão gratuitos, oferecidos na modalidade virtual e ministrados em Português.
- 1º Webinar: 21/09 | 10h-11h | Webinar sobre o TOEFL iBT, e TOEFL Home Edition
- 2º Webinar: 23/09 | 16h-17h | Webinar sobre o TOEFL Essentials
- 3º Webinar: 29/09 | 16h-17h | Webinar sobre o GRE General Test
Data limite para inscrições: 17 de setembro de 2021, até às 12:00
(horário de Brasília).
As inscrições devem ser realizadas pelo Formulário Oficial da USP.
Fonte: AUCANI - 15/09/21