05 novembro 2021

Livro digital aborda aplicações da espectroscopia de ruptura induzida por laser

Foi lançado recentemente pela Editora Ibero-Americana de Educação o e-book Laser-induced breakdown spectroscopy (LIBS): applications and calibration strategies, organizado pelo professor Edenir Rodrigues Pereira Filho do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra é fruto de pesquisa financiada pela FAPESP.
A LIBS é um tipo de espectroscopia de emissão atômica que usa um pulso de laser altamente energético como fonte de excitação. O laser é focado para formar um plasma, que atomiza e excita as amostras. Em princípio, a espectroscopia de ruptura induzida por laser pode analisar qualquer matéria independentemente de seu estado físico, seja sólido, líquido ou gasoso.
No livro digital, Pereira Filho apresenta coletânea de textos com aplicações e desenvolvimentos propostos por dois grupos de pesquisa: Grupo de Análise Instrumental Aplicada e Grupo de Abordagens Analíticas Alternativas da UFSCar. O objetivo é apresentar a ideia principal por trás de cada aplicação ou desenvolvimento.
A pesquisa da UFSCar utilizou várias estratégias de calibração univariada e multivariada que foram testadas em amostras de alimentos, resíduos eletrônicos e cana-de-açúcar.
O texto possui várias ilustrações sobre aplicações e perspectivas futuras, além de mais de 120 referências. O texto foi escrito em português e em inglês com a ajuda de 14 autores. O conteúdo pode ser baixado gratuitamente pelo site da Editora Ibero-Americana de Educação.
Fonte: Agência FAPESP - 05/11/21

Pós-graduação no Brasil, sem plano, sem rumo

O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) define diretrizes, estratégias e metas que fazem avançar o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) por meio de políticas para pesquisa e formação de recursos humanos. Próximos do final de 2021, a pós-graduação brasileira está órfã do PNPG 2021-2030, fato que compromete negativamente o SNPG e, consequentemente, o desenvolvimento científico, econômico e social do país.
O SNPG é formado por 4.649 programas vinculados, em sua maioria, às instituições públicas de ensino superior. Estão no sistema 6.947 cursos, sendo 3.653 mestrados e 2.405 doutorados stricto sensu. Programas focados na formação profissional oferecem 852 mestrados e 37 doutorados. O SNPG forma mais de 70 mil mestres e 24 mil doutores anualmente. Atrelada a este processo de formação de recursos humanos está a produção de 95% das pesquisas científicas no Brasil, o que coloca o país em posição de destaque mundial.
Administrar o SNPG cabe à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), criada em 1951. Entre as atribuições da Capes estão analisar as solicitações de ingresso de novos programas no sistema, bem como sua manutenção por meio da avaliação periódica; investir na formação de recursos humanos de alto nível, no país e no exterior; promover a cooperação científica internacional.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 04/11/21



04 novembro 2021

Declaração USP de apoio à Ciência Aberta

A Declaração USP de Apoio à Ciência Aberta foi publicada no dia 26 de outubro de 2021 durante o lançamento do website: https://cienciaaberta.usp.br/ e reproduzida a seguir:

Esta Declaração à comunidade USP delineia uma visão e busca fornecer uma direção onde a ciência aberta esteja integrada às atividades cotidianas da comunidade acadêmica, na pesquisa, no ensino e na extensão. Além disso, firma o compromisso de apoio e promoção da Ciência Aberta na Universidade de São Paulo.

No âmbito da Universidade de São Paulo e, em consonância com o movimento mundial de adoção dos princípios e práticas de Ciência Aberta, ressaltamos a importância da promoção do acesso universal à informação e à ciência, como condição essencial ao desenvolvimento.  Leia o texto na íntegra.   Fonte: AGUIA - 04/11/21


II Curso Métricas | 9 a 11 de novembro de 2021

Inscrições até 08/11/21 |  Programação

Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

O BTD da CAPES é uma plataforma que tem como objetivo facilitar o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país, além de disponibilizar informações estatísticas acerca deste tipo de produção intelectual, e faz parte do Portal de Periódicos da Instituição.
Esta versão apresenta os metadados para discentes da pós-graduação stricto sensu dos anos de 2017, 2018 e 2019, compreendendo os dados parciais do período de avaliação e será atualizada até completar-se os quatro anos (2017-2020) do ciclo, finalizando em 2021, ano da próxima Avaliação Quadrienal.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 04/11/21





Pesquisa quer mapear a funcionalidade na comunidade da USP

Para conhecer melhor a capacidade de interação de sua comunidade com o ambiente, e mapear a ocorrência de eventuais limitações entre docentes, servidores e estudantes da USP, o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está realizando um “Inquérito sobre a funcionalidade dos membros da comunidade USP”.
Durante o mês de novembro, docentes, servidores e estudantes receberão, por e-mail, um pequeno questionário com perguntas de múltipla escolha sobre a existência de dificuldades na realização de tarefas básicas relacionadas à mobilidade, visão, audição, concentração, comunicação, autocuidado e estado emocional. A participação é anônima e confidencial.
O estudo pretende identificar a prevalência de limitações em toda a comunidade da Universidade. As informações geradas pela pesquisa poderão auxiliar no aprimoramento dos sistemas corporativos e na definição de estratégias para melhorar a acessibilidade na Universidade.
“A efetividade da pesquisa será reforçada com a participação de uma parcela significativa da comunidade USP, distribuída em todos os segmentos que a compõem. Espera-se, portanto, que possamos contar com a adesão de nossos alunos, docentes e servidores”, explica o coordenador do Egida, Aluisio Augusto Cotrim Segurado.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 03/11/21


03 novembro 2021

SBPC lança plataforma de cursos online

Para promover a educação científica, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança sua plataforma de cursos online. A cada trimestre serão ofertados webminicursos, de diversas áreas do conhecimento, ministrados por professores de renomadas instituições do País.
“Essa plataforma será um ótimo veículo de divulgação científica, tendo em vista a variedade e qualidade dos webminicursos ofertados. Além de oferecer a oportunidade para interessados de todo o Brasil, que eventualmente não têm acesso aos webminicursos oferecidos durante as Reuniões Anuais, de ter acesso a minicursos com as mesmas temáticas e qualidade ao longo de todo o ano, contemplando as suas disponibilidades de tempo e interesses”, afirma Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC.
Para este primeiro ciclo, que conta com 25 webminicursos, as matrículas já estão abertas. Os minicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento. Para quem se interessa pela área de exatas, serão ofertadas atividades como “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Introdução Evolução Estelar e exoplanetas” e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da química”.  Os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Inovação para cientistas: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”, “metodologia e divulgação científica” e “Artigo científico: redação, ética, avaliação e divulgação”.
Os webminicursos contam com duração de 6 horas e aulas previamente gravadas. Diante disso, o inscrito poderá assisti-los quantas vezes quiser dentro de sua disponibilidade de tempo. A forma virtual também permite que os interessados, em qualquer lugar do País ou até mesmo no exterior, possam frequentá-los. Ao final do prazo, o inscrito que assistir às seis horas do webminicurso poderá emitir seu certificado. Veja a relação dos webminicursos oferecidos neste primeiro ciclo.   Fonte: Jornal da Ciência - 03/11/21


As promessas do Brasil e do mundo para o clima na COP26

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Transmissão

02 novembro 2021


Plataforma Acácia - Genealogia Acadêmica do Brasil


A Plataforma Acácia foi concebida com o intuito de documentar as relações formais de orientação no contexto dos programas de pós graduação brasileiros. Isto é feito utilizando dados disponibilizados pela Plataforma Lattes, que atualmente concentra mais de 6,3 milhões de currículos acadêmicos. A documentação é feita sob a forma de grafos de genealogia acadêmica, em que cada vértice representa um pesquisador e cada aresta uma relação de orientação concluída entre dois pesquisadores (orientador e orientado).   


Os dados disponibilizados pela Plataforma Acácia foram extraídos da Plataforma Lattes, um repositório de currículos acadêmicos que contém cerca de 5,1 milhões de pesquisadores registrados. A comunidade acadêmico-científica brasileira utiliza a Plataforma Lattes como ferramenta para o registro de suas atividades, por meio de currículos, o que constitui uma fonte ímpar de informações acadêmicas. Dentre as diversas informações que os currículos disponibilizam, está a linhagem acadêmica, isto é, os ascendentes (orientadores) e descendentes (orientados) de um indivíduo. Identificar a genealogia acadêmica por meio da Plataforma Lattes pode não ser uma tarefa trivial, pois não há estruturação neste sentido para os usuários. Também, há situações em que o vínculo entre pesquisadores e seus ascendentes ou descendentes não é explícito, isto é, contém os nomes, mas não o link dos currículos. Na Plataforma Acácia, estas dificuldades são tratadas por meio de casamento de nomes, utilizando os nomes completos dos pesquisadores.   Fonte: Plataforma Acácia - 02/11/21

Turbulência no horizonte da pós-graduação

Avaliação quadrienal dos cursos de mestrado e doutorado é suspensa pela Justiça e incertezas comprometem planejamento dos programas


A avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação do Brasil, utilizada para aferir a qualidade dos 6,5 mil cursos de mestrado e doutorado do país e nortear a distribuição de bolsas e verbas, está sofrendo uma contestação na Justiça que é inédita em seus 45 anos de existência. Em resposta a uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), a juíza Andrea de Araújo Peixoto, da 32ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu em setembro uma liminar determinando a suspensão da avaliação do período 2017-2021, que estava em sua etapa final e deveria divulgar resultados em dezembro.
A alegação dos procuradores Jessé Ambrósio dos Santos Jr. e Antônio do Passo Cabral é que a Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Educação (MEC) responsável pela análise e classificação dos cursos, modifica os parâmetros ao longo dos quatro anos do processo e isso gera insegurança jurídica para os programas. “Aplicam-se retroativamente critérios novos, às vezes, definidos no final do período de avaliação, sendo impossível às instituições reverem atos anteriores e readequarem suas rotinas e procedimentos para atender aos novos parâmetros pelos quais serão avaliadas”, escreveram os procuradores. “Há violação ao direito de toda a sociedade de ser fiscalizada adequadamente pela administração pública e de ver operada uma distribuição correta e impessoal de verbas públicas, o que é desvirtuado e impactado pela avaliação ilícita da Capes em relação aos cursos fiscalizados.”   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - nov. 2021


01 novembro 2021

Calendário de treinamentos está disponível no Portal de Periódicos - novembro 2021

A navegação no Portal de Periódicos pode ser aperfeiçoada com os treinamentos oferecidos pela equipe do Portal. Ter e aprimorar o conhecimento sobre ferramentas de busca, operadores booleanos, conteúdo disponibilizado no acervo científico são alguns dos benefícios que os treinamentos oferecem. As inscrições já estão liberadas e os interessados contam com as seguintes áreas do conhecimento: Multidisciplinar, Ciências Humanas e Ciências da Saúde. Acesse aqui o cronograma completo do mês de novembro.  Neste mês, os treinamentos especiais, que acontecem às quintas-feiras no período da tarde, destacam as seguintes editoras e temas:
: : CENGAGE GALE  |  O valor das fontes primárias para a pesquisa 
: : CLARIVATE | Você sabe por que uma revista está na Web of Science, e outras não estão?
: : ITMS | O impacto das publicações da American Association for the Advancement of Science
: : CAS  Nanociência e nanotecnologia: perspectivas e aplicações em diferentes áreas científicas.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 30/10/21

A plataforma JoVE e seus vídeo-artigos revisados por pares

O JoVE traz algo diferente: a sigla significa “Journal of Visualized Experiments
” e ele é considerado o primeiro repositório-periódico de vídeos científicos revisados por pares.
A EBSCO tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica e científica para a sessão de webinar: JoVE, plataforma de conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa no dia 9 de novembro com Diogo Martins. 
Inscreva-se: https://more.ebsco.com/JoVE-wbn-registration-lp.html.
Criada em 2006, a plataforma é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual para ajudar os pesquisadores em alguns dos maiores desafios da comunidade científica contemporânea: a capacidade de reprodução de seus experimentos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais. A JoVE proporciona acesso a milhares de vídeos publicados em várias disciplinas da Ciência, Medicina e Engenharia.   Fonte: AGUIA - 26/10/21

CNPq organiza webinar voltado para a América Latina sobre pesquisas ecológicas de longa duração

Inscrição aberta até o dia 03/11/2021