12 janeiro 2022
Grupo do CENA, aprova projeto junto a Reitoria da USP denominado “Cidades Sustentáveis – Desafios USP”
FAPESP e agência britânica lançam chamada para apoiar projetos colaborativos em ciências ambientais
O objetivo da chamada FAPESP-NERC Global Partnerships Seedcorn Fund é promover novas parcerias entre grupos de pesquisa de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais, por meio de mecanismos de colaboração de curto prazo. Benefícios esperados dos projetos selecionados incluem o estabelecimento de colaborações de longo prazo, autossustentáveis, e a criação de conhecimento de alto impacto. As propostas devem ser direcionadas para as áreas de atuação do NERC, que incluem ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas e observação da Terra.
São elegíveis para esta chamada pesquisadores de São Paulo com auxílios em andamento, financiados pela FAPESP, e pesquisadores do Reino Unido com projetos NERC vigentes.
Os projetos receberão apoio para atividades de mobilidade e intercâmbio (como diárias de viagens e workshops) e para custos de estudos exploratórios (insumos, serviços de terceiros e equipamentos de baixo custo). No caso da FAPESP, o financiamento será baseado na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular com limite de orçamento de R$ 220 mil, com previsão de conclusão em até dois anos.
O prazo para recebimento de propostas termina em 10 de março de 2022. Os pesquisadores do Reino Unido devem submeter uma notificação de intenção ao NERC até 17 de fevereiro. Os resultados devem ser anunciados até 31 de julho. A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15234. Fonte: Agência FAPESP - 12/01/22
11 janeiro 2022
Podcast | Das métricas ao mérito
No episódio que foi ao ar em 8 de janeiro, o podcast da Revista Pesquisa Fapesp traz como tema a medição de resultados de pesquisas científicas. Jacques Marcovitch, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), fala de projeto que procura formas abrangentes de medir o impacto gerado pelas universidades.
Fonte: Pesquisa FAPESP - 11/01/22
10 janeiro 2022
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame online será aplicado no dia 29 de janeiro
de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia
21/01/22. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da “Faculdade de
Odontologia de Piracicaba – FOP” terão taxas especiais.
09 janeiro 2022
07 janeiro 2022
A avaliação científica deve ter uma perspectiva de gênero
Viés implícito da métrica utilizada atualmente limita
reconhecimento e avanço dos cientistas
A classificação considerou fatores como o número total de citações e o número de citações de um artigo de autoria única, do primeiro e do último autor. “A citação é uma métrica extremamente tendenciosa e discutir essas classificações é essencial para evitar o aumento da lacuna de gênero na ciência”, afirmou Fernanda Staniscuaski, professora do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a Scidev.Net Brasil. Ela é uma das autoras do artigo, publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que analisou a importância do gênero como fator de avaliação.
Embora as mulheres ainda sejam uma minoria entre os pesquisadores do mundo, no relatório da Unesco de 2019, a América Latina e o Caribe aparecem com uma taxa de participação feminina de 45%. No Brasil, quase 50% dos pesquisadores com doutorado cadastrados no banco de dados do Conselho Nacional de Pesquisa (Plataforma Lattes/CNPq) são mulheres.
Apesar disso, os resultados do ranking revelam uma grande sub-representação dos pesquisadores brasileiros: dos 254 (ou seja, 0,25% de 100 mil) cientistas brasileiros que aparecem na lista, considerando seu desempenho ao longo da carreira, apenas 11% são mulheres. Se considerado o desempenho em um único ano (2019), dos 352 pesquisadores brasileiros presentes (0,35% da lista), 15,1% são mulheres. Saiba mais.
Pesquisadores reúnem conhecimento científico sobre queijos artesanais brasileiros na internet
06 janeiro 2022
MCTI e Finep lançam prêmio SiBBr de Biodiversidade com R$ 50 mil em premiações
Conheça o novo portal da Plataforma Lattes
05 janeiro 2022
Pró-Reitoria lança edital para apoiar projetos de cultura e extensão
O edital aprovará propostas no valor máximo de R$ 10 mil cada, até o limite disponível de recursos destinados para esse fim. Poderão ser financiados materiais de divulgação, produção de material educativo, material de consumo e serviços de terceiros (pessoa jurídica).
Para inscrever o projeto, o docente responsável deve fazer o cadastro, pelo Sistema Apolo, até o dia 17 de fevereiro. A lista de aprovados será divulgada a partir de 13 de abril e os trabalhos selecionados deverão ser executados de 2 de maio a 12 de setembro de 2022.
Serão priorizados projetos de extensão com impacto, relevância e abrangência que não tenham outras possibilidades de financiamento ou parceiros potencialmente financiadores.
O edital completo pode ser acessado na página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Fonte: PRCEU USP – 05/01/22
Exposição virtual apresenta expedição científica pelo Brasil do século XIX
A realização é da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB), com direção de arte e design da artista Mary Paz e patrocínio da Bahia Holding. As pesquisas e textos são de autoria de Alda Heizer, Maria da Penha F. Ferreira, Patrícia da Rosa, Rafaela Campostrini Forzza e Rosana Simões Medeiros (JBRJ), José Augusto Pádua (UFRJ), Marco Antonio Palomares Accado Filho (Herbário/Fiocruz), Lorelai Kury e Kaori Kodama (COC/Fiocruz), Paulo Ormindo (UFRRJ e ENBT/JBRJ) e Renato de Mello-Silva (USP) (in memorian).
Para acessar a exposição, clique aqui. Fonte: Jornal da Ciência - 05/01/22
Prorrogados os prazos de projetos internacionais prejudicados pela pandemia
A Fundação considera que a paralisação das atividades nas instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras demandam ajustes na execução de programas conjuntos. Assim, os projetos com término programado para 2021, poderão ser executados até 31/12/2022. Logo, os trabalhos que se encerrariam em 2022, têm até 31/12/2023 para concluírem suas atividades. Os coordenadores poderão, ainda, solicitar remanejamento dos recursos não utilizados nos anos anteriores do projeto. Para isso, devem enviar o plano de trabalho com detalhamento das verbas remanescentes.
Pedido de prorrogação
A extensão do prazo poderá ser solicitada pelo coordenador do projeto, até 30 dias após a comunicação da equipe técnica, pelo Sistema Linha Direta. O pedido deve ser enviado junto com o relatório de atividades, conforme modelo anexo à comunicação, e plano de trabalho que demonstre a viabilidade e alcance dos objetivos programados.
Além disso, o coordenador deverá indicar o prazo final para a conclusão do trabalho. A prorrogação permitirá o uso dos valores remanescentes do Termo de Concessão de Apoio Financeiro a Projeto (Auxpe), bem como a implementação das cotas restantes de bolsas dentro do calendário de 2022 e 2023. Fonte: CCS/CAPES - 05/01/22
O Portal de Periódicos apresenta o Meu espaço e suas funcionalidades
O Meu espaço disponibiliza ferramentas que permitem salvar artigos e pesquisas, criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal, utilizar gerenciadores de referência bibliográfica, exportar metadados, enviar para e-mail, criar pastas para organizar os itens salvos no ambiente virtual.
Quando o usuário faz o cadastro ou login no Meu espaço, ele tem acesso à Minha conta, Favoritos e aos Treinamentos cursados. A opção Minha conta possibilita editar seu perfil atualizando os seus dados; o menu Favoritos apresenta a lista de registros salvos, buscas salvas e histórico de buscas. Em Registros salvos há um detalhamento com a possibilidade de organizá-los por etiquetas; em buscas salvas, a opção de RSS está disponível (é necessário instalação do plug-in em seu navegador) e há também a opção de criar uma notificação e desmarcar a busca; e em histórico de buscas é apresentado em formato de lista as buscas realizadas na sessão, tendo opção de salvar a busca ou remover. Em Treinamentos cursados, é possível verificar todos os cursos realizados pelo usuário no Portal, avaliar os treinamentos e acessar o certificado de participação.
Para mais informações sobre o Meu espaço e outras funcionalidades do Portal, acesse o Guia para utilização do Portal de Periódicos da CAPES, localizado em "Destaques" na página inicial do Portal.
Busca única otimiza os resultados das pesquisas no Portal de Periódicos
Na caixa de pesquisa única, localizada no centro da página
inicial, pode-se inserir um assunto ou termo de interesse, nome do autor,
título do artigo, código DOI ou PMID e ainda acessar a busca avançada, na qual
é possível selecionar opções de filtros e utilizar os operadores booleanos para
a combinação de palavras. A pesquisa pode ser realizada em qualquer idioma e os
termos desejados devem ser inseridos por meio de digitação ou voz.
Na Busca única há opções que otimizam o resultado, como:
ferramentas de gerenciamento de conteúdo, QR Code e Meus favoritos. O usuário
tem acesso à “Trilha de citação”, que apresenta um levantamento das referências
citadas no artigo; leitura relacionada, original de um sistema de recomendação,
apresenta outros documentos que possui relação com a pesquisa realizada;
modelos de referência bibliográfica dos padrões, como APA, Chicago/Tubarian,
MLA e Harvard 1; dentre outras funcionalidades.
Há ainda o “Meu espaço”, que é um ambiente virtual gratuito para gestão de conteúdo. A ferramenta oferece serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; registro de artigos e alertas de pesquisas realizadas no acervo. Todas as informações detalhadas sobre as ferramentas de Busca do Portal são encontradas no Guia para utilização do Portal de Periódicos da CAPES. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 05/01/22
Pesquisas no Portal de Periódicos CAPES
Em Buscar assunto, o usuário digita o tema desejado em “Pesquise aqui” ou clica em Buscar por voz. Na opção Lista de bases, há diversos tipos de conteúdo científico, como artigos, resumos, referências, estatísticas, teses, dissertações, material audiovisual, dentre outros. A pesquisa por bases permite a consulta de três formas: por título, por área do conhecimento ou avançada, na qual é possível combinar algumas informações. Na primeira opção, busca por título, é possível localizar uma base de dados pelo nome, letra inicial ou verificar a lista completa. Caso a consulta seja feita por área do conhecimento, são relacionadas as subáreas e a quantidade de bases disponíveis em cada uma. A busca avançada permite associar campos como editor responsável, tipo de conteúdo, bases nacionais ou de acesso gratuito.
Na opção Lista de livros, a pesquisa permite localizar exemplares completos, capítulos, anais de congresso, relatórios, entre outros tipos de publicações não seriadas. É possível fazer várias combinações para um resultado mais apurado, inserindo o título ou ISBN da publicação, o sobrenome e nome do autor, além da alternativa de selecionar o editor. O ISBN, International Standart Book Number (Padrão Internacional de Numeração de Livro em português), é um padrão numérico de 13 dígitos criado para identificar livros pelo título, autor, país, editora e número de edição. Saiba mais. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 04/01/22
Empregabilidade dos egressos da USP
Elaborado anualmente, esse é o segundo ranking mais utilizado por empresas de todo o mundo na contratação de funcionários qualificados. O levantamento é feito com base numa avaliação dos empregadores, a partir de um conjunto de vários indicativos de desempenho e empregabilidade. Ele leva em conta excelência acadêmica, nível de especialização, habilidades obtidas na graduação, desempenho digital e grau de internacionalidade dos formandos.
Na lista das 250 principais universidades do Geurs em matéria de empregabilidade, a USP foi a única instituição brasileira classificada – e num honroso lugar. Isso se deve, basicamente, ao fato de vir seguindo há anos a mesma estratégia de crescimento das universidades de ponta. Foi isso que a levou a conceber um programa de acordos bilaterais para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre professores e cientistas brasileiros e estrangeiros e apoiar atividades de intercâmbio internacional de seus estudantes. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 04/01/22