03 fevereiro 2022

Novo diretório global de pre-prints é anunciado

O Centre pour la Communication Scientifique Directe (CCSD) da França e a Confederation of Open Access Repositories  (COAR) acabam de anunciar a colaboração formal para lançar um diretório de repositórios de pre-prints (pré-impressões) de acesso aberto. Os pre-prints estão se tornando uma parte cada vez mais importante do panorama da comunicação de pesquisa. A publicação de pre-prints permite aos pesquisadores partilhar sua pesquisa livre e rapidamente com os colegas e a comunidade em geral. Este diretório reunirá todos os repositórios que recolhem pre-prints em uma única base de dados, permitindo aos utilizadores escolher a plataforma mais apropriada às suas necessidades e ter uma visão geral do ecossistema de pre-prints.

O diretório será baseado nos resultados de um projeto realizado pelo Comité Francês para a Ciência Aberta denominado Projeto de Plataformas de Pre-Prints / Preprints Platforms Project  e apoiado pelo Ministério Francês do Ensino Superior, Investigação e Inovação (MESRI), que desenvolveu um catálogo abrangente e detalhado de repositórios de pré-impressão. A atual lista de pre-prints documenta mais de 90 repositórios juntamente com detalhes sobre a sua gestão, funcionalidades e serviços relacionados, bem como sua relação com critérios científicos abertos.

Como parte da colaboração, a COAR desenvolverá uma base de dados e uma interface de usuário com a contribuição do Projeto de Plataformas de Pre-Prints e o apoio do MESRI. A COAR acolherá o diretório de pré-impressões e o Comitê francês (CCSD) será responsável pela manutenção dos registos de metadados para assegurar que o registo seja mantido atualizado. O diretório estará publicamente disponível a todos e, na medida do possível, alinhado com outros diretórios relacionados, tais como o Directory of Open Access Repositories – OpenDOAR e a lista de servidores de pré-impressão Accelerating Science and Publication in Biology – ASAPbio. O diretório de pré-prints estará disponível ao público no final de março de 2022.   

Fonte: AGUIA – 03/02/22 



Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor


O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.

Foi criado para reunir material científico de alta qualidade e disponibilizá-lo à comunidade acadêmica brasileira. Assim, o Portal de Periódicos tem o objetivo de reduzir as assimetrias regionais no acesso à informação científica, cobrindo todo o território nacional. É considerado uma iniciativa única no mundo, pois um grande número de instituições acessa o acervo que é inteiramente financiado pelo Governo Federal.

O Portal de Periódicos propicia o desenvolvimento tecnológico e a inovação no País por contribuir com o crescimento da produção científica nacional e a inserção, cada vez maior, da ciência brasileira no exterior. É, portanto, fundamental às atribuições da CAPES de fomento, avaliação e regulação dos cursos de pós-graduação.

Leia a cronologia do Portal de Periódicos, em Nossa história, e conheça toda a trajetória.


Renovação do Termo de Cooperação Técnica entre a USP e a Google


Informamos que foi renovado, em 23 de dezembro de 2021, o Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade de São Paulo e a empresa Google. Dentre os resultados significativos desse processo de renovação encontram-se:

  • manutenção da gratuitamente para utilização dos recursos da plataforma "Google Workspace for Education Fundamentals";
  • espaço ilimitado de armazenamento até dezembro de 2023;
  • serviço de comunicação "Google Meet" não limitado a 1 hora;
  • recurso de gravação e limite de até 250 usuários simultâneos no serviço de comunicação "Google Meet" para docentes e, sob demanda, para contas de e-mail institucional USP  (e.g. sti@usp.br). As contas de e-mail institucional habilitadas inicialmente para uso desses recursos avançados são aquelas informadas previamente pelas Unidades/ Órgãos à STI.

Cabe salientar que, a partir de 2024, a Universidade de São Paulo fornecerá espaço adicional para armazenamento com recursos próprios, de acordo com política de armazenamento que encontra-se em desenvolvimento.   Fonte: STI USP – 01/02/22


Acesso aberto a artigos científicos volta à discussão após mudanças no grupo Springer Nature

Taxas de milhares de dólares são fora da realidade de países em desenvolvimento

Memes satíricos encheram as redes sociais de cientistas do mundo todo quando, em janeiro deste ano, o periódico especializado Nature Neuroscience decidiu fazer um editorial destacando sua recente política para publicação de artigos de acesso aberto -ou seja, que podem ser lidos por qualquer pessoa que disponha de conexão de internet, sem necessidade de uma assinatura.
"Essa transição reflete nosso comprometimento com a ciência aberta e a forte demanda da comunidade científica", declarou a revista. O preço da mudança: US$ 11,39 mil (ou mais de R$ 60 mil) por artigo, valor pago pelos próprios cientistas que querem publicar a pesquisa.
Apesar do bafafá online há poucas semanas, a política, na verdade, tem sido implementada desde o começo de 2021 nas principais revistas do grupo Springer Nature, uma das mais importantes editoras de periódicos científicos em nível global (o de maior prestígio é a britânica Nature).
Embora a Springer Nature argumente que o valor se justifica pelos serviços oferecidos pelas publicações aos cientistas e pela alta competição por espaço em suas páginas, pesquisadores dizem que a taxa está fora da realidade para países em desenvolvimento, como o Brasil. Além disso, criaria barreiras para a livre divulgação de resultados de pesquisa justamente quando esse seria um dos objetivos do modelo de acesso aberto. Saiba mais
Fonte: Folha de S. Paulo - 02/02/22

Eventos no País: seleção aberta concede R$ 20 milhões

A CAPES divulgou o Edital nº 6/2022, referente ao Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 2, o documento trata da concessão de apoio financeiro a eventos científicos e tecnológicos no Brasil de curta duração, com abrangência internacional ou nacional, que ocorrerão entre 1º de julho 2022 e 28 de fevereiro de 2023.
Com orçamento previsto de R$20 milhões, destinados aos eventos classificados, o PAEP estimula a disseminação da produção científica e tecnológica no Brasil, incentivando a inovação e a geração de conhecimento, parcerias e produtos. Além disso, promove a melhoria da qualidade dessa produção e fortalece a cooperação científico-acadêmica, por meio de encontros destinados à pós-graduação e parceiros internacionais.
A seleção abrange eventos promovidos por instituições de ensino superior, entidades, associações ou sociedades de pesquisa científica ou tecnológica e fóruns de reitores e pró-reitores. Atende ainda a signatários de acordos de cooperação científica e tecnológica, com envolvimento de professores, estudantes e pesquisadores, vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Cronograma
Os interessados podem se candidatar entre os dias 7 de fevereiro e 23 de março, pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). O resultado preliminar será divulgado a partir de 9 de junho e as reconsiderações podem ser feitas até 16. O resultado final será homologado a partir do dia 30 do mesmo mês.   Fonte: CCS/CAPES - 02/02/22

Comunicação científica | Idioma em baixa

Os cientistas brasileiros estão usando cada vez menos o português para comunicar os resultados de suas pesquisas, optando por publicá-las em inglês para tentar aumentar sua visibilidade e alcance internacional. A conclusão resulta de análises de milhares artigos científicos de diversas áreas do conhecimento publicados por autores de 34 países da América Latina e do Caribe em periódicos indexados nas bases Web of Science (WoS) e SciELO entre 2002 e 2020. Divulgado em fins de 2021 pelo Institute for Scientific Information (ISI), serviço de bases bibliométricas da empresa Clarivate Analytics, o relatório constatou que o contingente de artigos em inglês divulgados em revistas indexadas na WoS cresce ininterruptamente desde 2002 – como já era esperado –, ao passo que, no mesmo período, o número de trabalhos escritos em português permaneceu estagnado em patamares baixos. “O sistema de pesquisa no Brasil avançou muito a partir dos anos 2000, com forte apoio governamental e foco em áreas inovadoras”, disse a Pesquisa FAPESP Jonathan Adams, cientista-chefe do ISI. “Hoje, há menos recursos público para a ciência no país, mas muitos pesquisadores continuaram engajados em trabalhos com parceiros do exterior, cujos resultados são, naturalmente, publicados em inglês.”   Saiba mais.  Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022

Publicações | Na ponta do lápis

O custo real médio de publicação de um artigo científico em uma revista de grande prestígio e visibilidade não passa de mil dólares, embora esse tipo de periódico chegue a cobrar dos autores valores entre cinco e 10 vezes maiores do que esse para revisar um paper e disponibilizá-lo em acesso aberto. Esse e outros cálculos sobre as despesas envolvidas no processo de comunicação científica foram divulgados no final de 2021 na plataforma F1000Research, em um trabalho assinado pelo físico Alexander Grossmann, professor de gestão de publicações da Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig, na Alemanha, e ex-diretor da editora Wiley-Blackwell, e pelo neurobiólogo Bjorn Brembs, da Universidade de Regensburg, também na Alemanha.
A dupla estimou uma série de custos diretos e indiretos que recaem sobre as editoras de periódicos científicos quando elas recebem, avaliam, selecionam, publicam e oferecem on-line um artigo padrão com 18 mil palavras e 10 imagens. Vinte e duas etapas do fluxo de processamento de papers foram consideradas, desde as horas de trabalho que o pessoal técnico dedica a cada manuscrito submetido até os custos com a preparação e formatação de trabalhos, verificação de plágio e distribuição para bases de dados que indexam revistas científicas. Os valores de referência vieram de editoras ou resultaram de cotações em serviços especializados.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022


Editoras usam inteligência artificial para detectar imagens alteradas em artigos científicos

Desde janeiro de 2021, os manuscritos aceitos para publicação nas 10 revistas editadas pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR) são submetidos ao escrutínio de um software de inteligência artificial (IA) capaz de identificar, em minutos, imagens duplicadas ou adulteradas, com partes giradas, invertidas e esticadas. A expectativa é que a tecnologia – chamada Proofing e desenvolvida pela empresa israelense Rehovot – reduza a incidência desse tipo de problema após a publicação dos trabalhos.
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados até agora”, disse à revista Nature Daniel Evanko, diretor de operações da AACR. A adoção desse tipo de tecnologia é considerada uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos. Em julho de 2021, a Sociedade Americana para Pesquisa Clínica passou a usar o mesmo programa em manuscritos aceitos para publicação no Journal of Clinical Investigation e JCI Insight. Também a editora Sage adotou esse software em outubro de 2021 em cinco de seus periódicos na área de ciências da vida.
Já a editora Frontiers foi por outro caminho. Desenvolveu seu próprio software de verificação de imagens, em uso desde agosto de 2020. A Springer Nature, por sua vez, diz que está avaliando algumas ferramentas, enquanto coleta dados para seu próprio software, o qual combinará elementos complementares de IA e humanos para identificar imagens problemáticas. Recentemente, editoras científicas criaram um manual para identificar artigos com imagens adulteradas ou duplicadas e combater esse tipo de má conduta (ver Pesquisa FAPESP nº 309).  Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022

02 fevereiro 2022

Mata atlântica ganha sistema de alertas de desmatamento


Boletins de alerta serão gerados para estimular fiscalização e combater desmatamento ilegal do bioma, considerado o mais ameaçado do Brasil. SOS Mata Atlântica, Arcplan e MapBiomas são responsáveis pelo novo serviço
A mata atlântica, o primeiro bioma brasileiro amplamente ocupado e destruído, será monitorada mais de perto a partir desta terça-feira (1º). É quando passa a funcionar o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) específico para esta vegetação, capaz de detectar áreas afetadas a partir de 0,3 hectare.
“Neste momento em que o país vive a disparada do desmatamento, é preciso colocar uma lupa sobre esse bioma, que ainda é o mais ameaçado, o que menos sobrou e onde se concentra a maior parte da população”, diz Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica.   Veja o texto na íntegra.   Fonte: DW-Brasil

Nova parceria entre Instituto Serrapilheira e Confap prevê apoio conjunto a jovens cientistas


O Instituto Serrapilheira e o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) anunciam uma nova parceria para apoio conjunto a projetos de ciência. Duas pesquisas de Santa Catarina já foram selecionadas pelo acordo de cooperação e receberão um financiamento total de R$ 1,3 milhões da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A parceria entre o Confap, que congrega todas as FAPs do Brasil, e o Serrapilheira, o primeiro instituto privado de fomento à ciência do país, se dá de duas formas. Uma é o cofinanciamento, em que cada uma das instituições concede uma parcela dos recursos aos projetos. Na outra, as fundações aproveitam os processos de seleção das chamadas públicas do Serrapilheira para financiar cientistas que foram muito bem avaliados, mas que não puderam ser contemplados pela limitação de recursos do instituto.   Saiba mais.   Fonte: Instituto Serrapilheira - 02/02/2022

SBPC lança novos cursos online

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abre as inscrições e matrículas do 2º ciclo de webminicursos em sua plataforma de cursos online (https://cursos.sbpcnet.org.br/). A cada trimestre são ofertados webminicursos de todas as áreas do conhecimento e temas contemporâneos, ministrados por professores de renomadas instituições do País.
Os webminicursos têm duração de seis horas e aulas previamente gravadas. Diante disso, o inscrito poderá assisti-los quantas vezes quiser dentro de sua disponibilidade de tempo. A forma virtual também permite que os interessados, em qualquer lugar do País ou até mesmo no exterior, possam frequentá-los. Ao final do prazo, o inscrito que assistir às seis horas do webminicurso poderá emitir seu certificado. Sócios quites e novos sócios da SBPC têm desconto na taxa de matrícula. Os valores para cada webminicurso são R$ 30,00 para sócio quite da SBPC e R$ 50,00 para não sócio. É permitido fazer a matrícula em vários webminicursos simultaneamente ou escolher apenas um. 
Veja a relação de alguns webminicursos oferecidos neste segundo ciclo:

WMC-05 – Recursos e estratégias para o ensino online e ativo de química (SBQ)
WMC-13 – Artigo científico: redação, ética, avaliação e divulgação (ABEC)
WMC-19 – Metodologia e divulgação científica (SBF)
WMC-32 – Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos (UFJF)

Prazo para propostas de cursos novos está aberto

Submissões podem ser feitas até 29 de abril de 2022. Todo o procedimento é realizado por meio da Plataforma Sucupira

As instituições de ensino superior e pesquisa que pretendem criar cursos de pós-graduação stricto sensu podem apresentar seus projetos. O prazo vai até 29 de abril. As regras e o calendário para a elaboração das Propostas de Cursos Novos (APCN) constam das Portarias 195 e 196 /2021.
Poderão ser apresentadas propostas para a criação de cursos de mestrado ou doutorado, nas modalidades presencial ou a distância, acadêmicos ou profissionais, de acordo com a legislação específica. É essencial que sejam observados os parâmetros e orientações da área de avalição a partir dos Documentos de Área e Documentos Orientadores de APCN.
Após o prazo de apresentação haverá a verificação técnica dos documentos, no período de 2 de maio a 30 de junho. Já a análise de mérito será realizada a partir de de julho. Esta etapa é feita pelos consultores das áreas de avaliação. Ela embasará a decisão do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que emitirá o parecer final.
Todo o procedimento de submissão de propostas é feito dentro da Plataforma Sucupira. Pela ferramenta, a instituição acompanha o andamento dos processos e ainda encontra um manual completo sobre a APCN, que ajuda a cumprir cada passo da proposta.   Saiba mais.  
Fonte: CCS/CAPES - 01/02/22

Reitoria cria nova comissão assessora para assuntos relacionados à covid-19

Foi publicada hoje, dia 1º de fevereiro, no Diário Oficial do Estado, uma portaria designando os membros da nova comissão assessora criada pela Reitoria para assuntos relacionados à covid-19.
De acordo com o comunicado divulgado à comunidade universitária pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, a comissão é “composta de docentes com expertise no assunto e outros membros da comunidade USP, que se encarregará de manter a comunidade informada sobre a pandemia no Estado de São Paulo e de orientar as medidas necessárias a serem tomadas pelos gestores da nossa Universidade”.
Ainda segundo o comunicado, serão divulgados boletins informativos periódicos com dados atualizados acerca da situação pandêmica, com especial atenção para as cidades onde a USP possui campus, e serão disponibilizados, no Canal USP do YouTube, entrevistas com membros da nova Comissão Assessora e outros convidados.
No texto divulgado pelos dirigentes também são elencadas outras medidas adotadas pela gestão para “permitir a preservação da saúde da comunidade USP”, como a funcionalidade para inserção de informações do próprio status vacinal nos sistemas corporativos Júpiter, Janus e Marte  e a simplificação da concessão de afastamento do trabalho presencial de docentes e servidores técnico-administrativos, no caso de teste positivo para covid-19 ou na ocorrência de síndrome gripal (clique aqui e acesse a íntegra do comunicado).   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP - 01/02/22

Ferramenta de projeção climática da USP estreia em programa da TV Cultura

Sistema TempoCampo, criado na USP em Piracicaba, oferece indicador de produtividade para apoiar decisões no campo a partir dos efeitos do clima; informações serão veiculadas no programa “AgroCultura”, no último domingo do mês

No último domingo, dia 30 de janeiro, o programa AgroCultura, veiculado na TV Cultura de São Paulo, passou a contar com um boletim de projeções agrometeorológicas realizadas por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Chamado Boletim TempoCampo, o espaço terá informações no programa sempre na última edição do mês. 
Os dados do boletim são obtidos a partir do Sistema TempoCampo, ferramenta que é produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da Esalq. 
Essa ferramenta tem como objetivo quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor que pode consultar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção.
A ferramenta está disponível para computador e também por aplicativo para apoiar a tomada de decisão no campo, oferecendo projeções futuras de produtividade em culturas como cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.
O quadro conta com apresentação do jornalista Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba, e do professor Fábio Marin, coordenador do projeto TempoCampo. O programa AgroCultura vai ao ar todos os domingos, das 10h às 10h30, com reprises às quintas-feiras, às 20h. Clique e confira o primeiro boletim veiculado na TV Cultura.  Fonte: Jornal da USP - 01/01/22

01 fevereiro 2022

Confies realizará em fevereiro encontro sobre Plataforma +Brasil


O Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) realizará em 2 de fevereiro, às 15 horas, um encontro sobre a implementação da Plataforma+Brasil, o novo sistema eletrônico de gestão de convênios para recursos federais. O encontro será online e gratuito. As inscrições já estão abertas aqui.
Um dos objetivos é entender sobre como funciona a nova ferramenta principalmente para as fundações de apoio da atividade de pesquisa – conduzida pelas universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa, filiadas ao Confies.   

Quer aprender a pesquisar no Portal de Periódicos da CAPES? Veja o calendário de fevereiro


Participe dos treinamentos e otimize a sua busca. As inscrições são gratuitas e as turmas oferecidas por área do conhecimento, para um melhor aproveitamento dos conteúdos.
Os treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Além de aprender como realizar a pesquisa no acervo científico e conhecer os serviços disponíveis no site, os treinamentos abordam os conteúdos com a participação dos representantes das editoras que oferecem uma visão mais ampla dos periódicos e bases de dados.
Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Meu espaço para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 01/02/22

Periódicos potencialmente predatórios no QUALIS-Capes

Este é o sítio de um levantamento iniciado em novembro de 2017 para:
1) Identificar periódicos potencialmente fraudulentos listados pelo Sistema QUALIS-CAPES;
2)  Estimar a proporção destes periódicos na base QUALIS;
3) Estimar a chance destes periódicos serem detectados pelo sistema QUALIS.  

A lista de títulos potencialmente predatórios que compilamos não é uma palavra final e está em constante revisão, devendo ser usada como subsídio para avaliações caso a caso e a critério dos autores e instituições.

  • Reiteramos que apresentamos estes resultados na intenção de contribuir para o aperfeiçoamento dos critérios de avaliação dos programas de pós-gradução e do sistema QUALIS.
  • O fato de um artigo ser publicado em uma revista potencialmente predatória não significa que este artigo seja de má qualidade. Um dos prejuízos causados pelos periódicos predatórios é justamente potencialmente afetar a credibilidade de tais artigos.
  • Caso verifique qualquer problema ou tenha sugestões sobre trabalho entre em contato com os autores.  Acesse o site aqui.
Saiba mais

Gerenciando o crédito de pesquisa em um mundo colaborativo

Com a colaboração internacional na pesquisa em ascensão, está ficando mais difícil interpretar a alocação de crédito para publicações de pesquisa. Em seu último Relatório Global de Pesquisa, especialistas do Institute for Scientific Information™ propõem uma nova métrica para garantir uma tomada de decisão equilibrada por gerentes de pesquisa e formuladores de políticas.  Neste relatório, o Institute for Scientific Information™:
1. Examina como o aumento da colaboração e autoria em pesquisa internacional está dificultando a compreensão e a interpretação da alocação de crédito,
2. Propõe uma nova métrica – o Collaborative CNCI (Collab-CNCI) – uma inovação vital para um período em que a colaboração internacional está se tornando uma característica dominante da pesquisa global, e
3. Convida usuários e gestores de pesquisa a comentar os benefícios relativos do Collab-CNCI em comparação e como complemento a outros métodos para possibilitar decisões equilibradas e oportunas nos níveis individual, institucional e nacional.   Download do relatório
Fonte: Clarivate - 01/02/22