17 fevereiro 2022

Curso aborda atualização em métricas de desempenho acadêmico

Até o dia 4 de março estão abertas as inscrições para o III Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais, iniciativa do Projeto Métricas que vai abordar o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas, além de liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. Para essa terceira edição do curso, o conteúdo foi ampliado com módulos focados na relação da ciência com a sociedade, no uso responsável de métricas, no acompanhamento dos egressos e na inclusão social com base em uma leitura atualizada para a governança acadêmica. O programa completo está disponível neste link.
As aulas serão realizadas entre os meses de março e novembro. O programa oferece 50 horas de atividades didáticas estruturadas e 30 horas de trabalho individual e em grupo. A carga de trabalho é estimada em duas horas semanais.
O  curso é destinado a lideranças e profissionais de gestão universitária e dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência. O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar do curso e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 11 de março de 2022.
O Projeto Métricas, desenvolvido pelas três universidades públicas paulistas e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento público sobre metodologia e métricas; apresentar processos de monitoramento e internalização dos indicadores; fomentar uma política pública sobre indicadores de desempenho; e aprimorar a governança das instituições.
Liderado por Jacques Marcovitch, professor sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade  (FEA) da USP e integrante do conselho do Graduate Institute (IHEID), em Genebra, o Projeto Métricas já lançou dois livros com conteúdos orientadores sobre o tema, além de oferecer um curso de atualização. Mais informações e link para inscrições estão no site do Projeto Métricas.   Fonte: Jornal da USP - 17/02/22

Modelos de Educação a Distância, como evitar o instrucionismo e privilegiar a criatividade?

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Mais visualizações do VOSviewer adicionadas ao Dimensions


Temos o prazer de compartilhar que, após a 
integração do VOSviewer Online no Dimensions, no ano passado agora há ainda mais visualizações do VOSviewer disponíveis no Dimensions Analytics.  Além das análises de coautoria e citação na Visualização Analítica do Pesquisador disponível em todas as versões do Dimensions, os usuários do Dimensions Analytics e instâncias personalizadas no nível de análise agora têm acesso às seguintes visualizações:

  • Organizações de pesquisa: coautoria e análise de citações
  • Títulos das fontes: análise de citações
  • Países: coautoria e análise de citações
Tornando ainda mais fácil visualizar diversas redes bibliométricas e identificar padrões-chave em grandes conjuntos de dados bibliométricos sem sair do aplicativo. Saiba mais sobre o VOSviewer Online em Dimensions.   Fonte: AGUIA - 17/02/22

Crie planos de gerenciamento de dados que atendam aos requisitos institucionais e do financiador

Use a ferramenta DTMTool

  1. Ajustar o seu projeto de pesquisa às políticas mandatórias da sua instituição e/ou dos órgãos de fomento à pesquisa;
  2. Assegurar a integridade da pesquisa e o seu potencial de replicação;
  3. Assegurar que os dados e demais registros de pesquisa sejam acurados, completos, autênticos e confiáveis;
  4. Aumentar a sua eficiência como pesquisador – um plano que organize os dados e seu armazenamento permite que você foque na sua pesquisa. Você estará mais capacitado a localizar e usar os seus dados e compartilhá-los com os seus colaboradores;
  5. Permitir que os seus dados sejam compreensíveis agora e no futuro – se os dados são bem documentados antes e durante a formação da coleção de dados, eles serão mais facilmente entendidos e reutilizados;
  6. Economizar tempo e recursos a longo prazo;
  7. Aumentar a segurança dos dados e minimizar os riscos de perda;
  8. Evitar a duplicação de esforços na recoleta ou regeração dos dados, possibilitando que outros pesquisadores se beneficiem dos seus dados e os interprete em outros contextos e com novas visões;
  9. Aumentar a visibilidade da pesquisa – se os seus dados foram planejados para estarem organizados e corretamente arquivados, eles poderão ser identificados, recuperados e citados, aumentando a visibilidade da sua pesquisa e o seu prestígio como pesquisador;
  10. Tornar mais fácil a preservação e o arquivamento – ajustando antecipadamente a geração de dados tomando como referência as práticas, formatos e demais padrões mais adequados ao arquivamento e à preservação de longo prazo, torna a gestão de dados mais fácil e menos custosa; além do mais, tornam os dados mais aderentes aos requisitos dos repositórios e centros de dados.   Fonte: CIN/CNEN - 17/02/22

Confira os vídeos AGRO: a indústria-riqueza do Brasil

Agro é pop. Agro é tech. Agro é tudo.


FAPESP reajusta em 15% o valor de bolsas no país

O Conselho Superior da FAPESP aprovou ontem (16/02) aumento de 15% no valor de todas as bolsas concedidas a estudantes de graduação, pós-graduação e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, além de bolsas de treinamento técnico, aperfeiçoamento pedagógico, de participação em cursos e estágios no país, entre outras. Os novos valores estarão vigentes a partir de 1º de março e podem ser consultados em: fapesp.br/valores/bolsasnopais.   
Fonte: Agência FAPESP - 17/02/22

Projeto investiga como transformar CO2 de algas e cianobactérias em bioetanol e plástico verde

Capturar dióxido de carbono (CO2) de algas e bactérias para gerar produtos de alto valor agregado, como biocombustível ou plástico verde, de forma natural e sustentável. Investigar essas possibilidades é o objetivo do projeto “Captura de CO2 bioassistida e conversão em bioprodutos”, realizado no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
“O termo ‘captura de CO2 bioassistida’ indica que o processo é feito sem aditivos químicos e de forma natural, por via biológica. Utilizamos dois microrganismos que fazem fotossíntese, que são as microalgas e as cianobactérias”, explica a bióloga Elen Aquino Perpetuo, professora do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora-geral do projeto.
Em relação às microalgas, além de captura e fixação de CO2, a sua biomassa pode ser fermentada em reatores para a produção de bioetanol, chamado de etanol de terceira geração. “Biocombustíveis provenientes dessas biomassas atraem muita atenção, pois essas algas podem ser cultivadas com CO2 e luz solar, utilizando água salgada ou salobra em terras não cultiváveis”, explica a pesquisadora.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 17/02/22

Projeto propõe melhorar produtividade da cana-de-açúcar

O aumento da produção de açúcar e do volume de biomassa da cana – o bagaço e a palha – possibilitará produzir etanol de segunda geração

“A cana produz açúcar apenas uma vez ao ano. Nossa ideia é fazer com que isso aconteça duas vezes ao ano, a exemplo do que ocorre com o milho, que tem a safra principal e a chamada ‘safrinha’”, afirma o coordenador da pesquisa, o biólogo Marcos Buckeridge, diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT), sediado no Instituto de Biociências (IB) da USP.
“O primeiro passo do trabalho será sequenciar o genoma da cana-de-açúcar em nível cromossômico para assim termos o mapa de genes da planta”, diz Buckeridge. “O genoma é dividido em cromossomos e os genes que coordenam funções biológicas estão espalhados entre eles. Para entender como o crescimento vegetal é coordenado, é necessário conhecer as posições exatas de cada gene ativado durante o crescimento.”
Na pesquisa, será utilizado um sistema desenvolvido por um dos integrantes da equipe do projeto, Diego Riaño-Pachón, professor do CENA-USP. “Ele criou um modelo de três métodos distintos que será de grande valia para conseguirmos chegar ao sequenciamento do genoma da cana em nível cromossômico”, diz Buckeridge. “A ideia desse modelo é combinar estratégias de sequenciamentos clássicos com moderna técnica de sequenciamento físico (PacBio) que permite obter sequências de grandes fragmentos  do DNA da cana. Dessa maneira, será possível sobrepor entre si esses pedaços grandes do DNA e entender onde começam e terminam os cromossomos. Além disso, as outras duas técnicas de sequenciamento poderão ser  sobrepostas e, em conjunto, as três técnicas deverão prover uma precisão inédita do genoma da cana.”   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 16/02/22

16 fevereiro 2022

Capes concederá 1.400 bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

A Capes publicou, na edição desta quarta-feira, 16, do Diário Oficial da União, o edital nº10/2022 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). O processo de seleção interno dos doutorandos vai até 31 de março. O investimento previsto pela Capes é de até R$ 81,8 milhões para financiamento de até 1.400 bolsas. Os benefícios durarão de seis a dez meses.
PDSE tem por objetivo complementar e aumentar as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, ampliando a colaboração com cientistas do exterior, além de contribuir para expandir a visibilidade da produção científica da comunidade acadêmica do País e fortalecer os programas de pós-graduação brasileiros.
Para participar do PDSE, o candidato deverá estar matriculado em curso de doutorado no Brasil, não possuir título de doutor, ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado, comprovar proficiência em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento. Após a finalização dos estudos no exterior, o bolsista deve retornar ao País para a defesa da tese. Os programas de pós-graduação participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) não poderão indicar bolsistas para o PDSE.
Os selecionados pelas instituições deverão se inscrever no link ‘Inscrição Online’ da página do Programa, de 4 abril até as 17h de 25 de abril. As dúvidas em relação ao edital ou dificuldades técnicas deverão ser enviadas para o e-mail pdse@capes.gov.br em até dois dias antes do final das inscrições.
As pró-reitorias de pós-graduação (ou equivalentes) terão de 2  a 13 de maio, até as 17h, para homologar as candidaturas. Estas serão analisadas pela Capes, que publicará uma relação preliminar de aprovados a partir de 22 junho. Os candidatos não selecionados terão 10 dias corridos após a comunicação da Fundação para recorrer junto à Coordenação de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior.  O resultado final será publicado a partir do dia 11 de julho e o início das atividades no exterior se dará entre setembro e novembro desse ano.   
Fonte: CAPES - 16/02/22


Participe da 1ª Oficina Básica do Moodle de 2022

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A oficina será realizada através da plataforma Google Meet
 e o link será enviado na data do evento. 
  

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Novo laboratório vai transformar Ribeirão Preto em polo de genômica e biotecnologia

A cidade de Ribeirão Preto deve ganhar, até o segundo semestre de 2022, um laboratório especializado em genética molecular para apoiar pesquisadores e empreendedores ligados aos setores da biotecnologia e áreas correlatadas das mais diversas regiões do País. O Laboratório de Genômica é resultado de uma parceria do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, ligado à USP, através da entidade gestora Fipase, e o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O convênio para colaboração técnica prevê investimentos de aproximadamente R$ 495 mil pelo Estado, que serão destinados à compra de equipamentos e estruturação do espaço. “A ideia é criar um polo genômico para antecipar possíveis demandas dos setores, além de fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento, favorecendo a chegada de novos produtos ao mercado”, destaca o gerente do Parque Tecnológico, Eduardo Cicconi.
O laboratório dará suporte a duas principais atividades: prestação de serviços e apoio a atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de conhecimento científico. Entre os públicos-alvo estão empresas de base tecnológica, prestadores de serviços, principalmente, em setores agropecuário, da saúde humana e animal (hospitais, clínicas, laboratórios, institutos e centros de ensino e pesquisa).   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 15/02/22

14 fevereiro 2022

Métricas diferentes que tentam medir o alcance e a influência do trabalho acadêmico

Existem muitas  métricas  diferentes que tentam medir o  alcance e a influência do trabalho acadêmico. Classificam-se principalmente em uma de três categorias:
  • Métricas em nível do artigo: indicadores que visam medir o alcance ou a influência de um resultado de pesquisa individual, como um artigo de revista ou um conjunto de dados. Exemplo: número de citações.
  • Métricas em nível da revista: indicadores que visam medir o alcance ou a influência de uma revista. Exemplo: Fator de impacto da revista.
  • Métricas em nível do autor: indicadores que visam medir o alcance ou a influência de um autor individual. Exemplo: índice h.
Fonte: Latindex - 14/02/22