24 fevereiro 2022

“A USP não é uma universidade de ensino a distância”, afirma reitor

Em entrevista à Rádio Eldorado, concedida no dia 23 de fevereiro, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior falou sobre o início do primeiro semestre dos cursos de graduação no dia 14 de março, que deverá ser retomado no formato presencial, e afirmou que “essa volta tem de ser feita com segurança. Vamos incorporar algumas metodologias que foram utilizadas durante o período da pandemia que não utilizávamos antes. Nosso objetivo é ter, em 2022, um ensino melhor do que fizemos em 2019”.
“Todas as nossas instalações deverão estar funcionando de forma presencial, com acesso às nossas bibliotecas, às nossas salas de aula, aos nossos laboratórios de ensino e de pesquisa. A USP não é uma universidade de ensino a distância. Nosso foco é o ensino presencial. É isso que nossos alunos estão querendo e precisando e nosso corpo docente também”, disse.
Carlotti também falou sobre o orçamento da Universidade. “Hoje a situação é de bastante equilíbrio. Podemos fazer uma gestão não com foco na gestão financeira, como fomos obrigados nos últimos anos, mas realmente tratar das nossas atividades-fim, de melhorias na graduação, na pós-graduação e na pesquisa”, considerou.
O reitor abordou a questão da obrigatoriedade da vacina da covid-19 para as atividades presenciais na Universidade e citou que a comunidade universitária pode fazer o cadastro dos comprovantes da vacinação no aplicativo do E-card.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 23/02/22

23 fevereiro 2022

O que há de errado com o índice H? segundo Jorge Hirsch, seu inventor

O índice H tornou-se uma das métricas mais utilizadas na academia para medir a produtividade e o impacto dos pesquisadores. Mas quando Jorge Hirsch o propôs como uma medida objetiva de conquista científica em 2005, ele não achou que seria usado fora da física teórica. "Eu nem tinha certeza se deveria publicá-lo ou não", diz Hirsch, físico da Universidade da Califórnia, em San Francisco. Diego. "Eu não esperava que tivesse um impacto tão grande."
A métrica leva em consideração tanto o número de artigos que um pesquisador publicou quanto o número de citações que ele recebe. Tornou-se uma ferramenta popular para avaliar pesquisadores. É também um dos tópicos mais controversos que os cientistas discutem, como Hirsch escreve no boletim de janeiro Physics and Society.
"Cerca de metade da comunidade científica ama o índice H e metade odeia", escreve Hirsch. "O próprio índice H do cientista é um ótimo preditor se ele pertence ao primeiro ou ao segundo grupo." Enquanto Hirsch acredita que o índice H continua sendo uma das melhores medidas objetivas de realização científica, ele também escreve que ele pode "falhar espetacularmente e ter sérias consequências negativas não intencionais".   Saiba mais.   Fonte: Latindex - 23/02/22

Projeto prevê reajuste periódico nas bolsas de pós-graduação e pesquisa

O Projeto de Lei 4144/21 determina a correção monetária dos valores das bolsas de estudo e dos auxílios destinados à pós-graduação e à pesquisa científica, no máximo a cada dois anos e de acordo com o índice oficial de inflação (IPCA).

O texto em análise na Câmara dos Deputados insere o reajuste nas leis 4.533/64 e 8.405/92, que criaram, respectivamente, o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A política de bolsas de estudo e auxílios é essencial para consolidação da ciência nacional, que necessita recompor-se das sérias ameaças às quais foi submetida nos últimos anos”, disse o autor da proposta, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Segundo associação dos estudantes de pós-graduação, os valores das bolsas e auxílios estão sem correção desde 2013. No final de 2021, uma proposta que previa a atualização anual das bolsas de pesquisa acabou arquivada (PL 2290/19).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.   Fonte: Agência Câmara de Notícias - 23/02/22



Ibict estreia série de vídeos com dicas sobre repositórios de dados

Série de vídeos “Compartilhamento de Dados de Pesquisa em Repositórios” estreia no canal de YouTube do Ibict. O primeiro vídeo traz como tema “O que é Ciência Aberta?”, de uma forma didática para quem está iniciando no assunto

Está no ar, no canal de YouTube do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o primeiro vídeo da série “Compartilhamento de Dados de Pesquisa em Repositórios”. A cada semana, durante um mês, será disponibilizado um novo conteúdo no canal. O primeiro vídeo traz como tema “O que é Ciência Aberta?” de uma forma didática para quem está iniciando no assunto. 
Segundo a Fiocruz, a Ciência Aberta é um movimento que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. É um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável.
Os vídeos fazem parte de ações de capacitação e transferência de conhecimento do Projeto de Incubação de Repositórios de Dados. O aprendizado deverá beneficiar instituições, em especial as bibliotecas de ensino e pesquisa.
O Projeto de Incubação de Repositórios de Dados é uma realização da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
O intuito é divulgar conteúdos sobre repositórios e expertise adquiridos pelas instituições participantes do projeto nos últimos anos no intuito de acelerar a implantação do repositório de dados de pesquisa das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs). Clique aqui para assitir ao vídeo "Ciência Aberta e Dados de Pesquisa".   Fonte: IBICT - 23/02/22

Conselho Universitário aprova indicação de quatro novos pró-reitores da Universidade


Na primeira sessão presidida pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, realizada hoje, dia 22 de fevereiro, o Conselho Universitário aprovou as indicações dos quatro novos pró-reitores e dos respectivos pró-reitores adjuntos da Universidade para o biênio 2022-2023.
São eles: Aluisio Augusto Cotrim Segurado e Marcos Garcia Neira (Graduação); Márcio de Castro Silva Filho e Niels Olsen Saraiva Câmara (Pós-Graduação); Paulo Alberto Nussenzveig e Susana Inês Cordoba de Torresi (Pesquisa); e Marli Quadros Leite e Hussam El Dine Zaher (Cultura e Extensão Universitária).   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 22/02/22

CAPES e outras instituições defendem a Avaliação Quadrienal

Cláudia Queda de Toledo, defendeu nesta terça-feira, 22 de fevereiro, a continuidade da da Avaliação Quadrienal 2017-2020 com a divulgação dos resultados. Ela participou de audiência pública virtual convocada pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) que questiona mudanças de critérios com a avaliação em andamento. A presidente observou, então, que “não há surpresa. A CAPES adota um modelo no qual os avaliados participam da construção da própria Avaliação Quadrienal”. 
A ação do MP levou a uma decisão judicial que deixou a avaliação parada por mais de dois meses, entre setembro e dezembro de 2021. A situação foi revertida, mas a divulgação dos resultados permanece suspensa e a ação segue para a discussão do mérito quanto à avaliação. Para Cláudia, apresentar os dados “é um mecanismo de prestação de contas a toda a sociedade”.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 22/02/22

FAPESP lança edital do Projeto Geração

A FAPESP lançou ontem (22/02) a chamada de propostas Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração, voltada a pesquisadores em início de carreira. O objetivo é apoiar pesquisas baseadas em ideias audaciosas, apresentadas por cientistas graduados há menos de 11 anos e com título de doutor obtido há menos de seis anos, na data-limite de submissão do edital, e sem vínculo empregatício no momento da contratação.
O Auxílio à Pesquisa – Projeto Geração oferece condições diferenciadas de financiamento de médio prazo para apoiar pesquisadores no início de uma promissora carreira científica, em todas as áreas do conhecimento. Também é oferecida uma Bolsa Geração para manutenção do Pesquisador Responsável, que deve se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do projeto. O prazo para a submissão de propostas se encerra no dia 25 de maio. 
A íntegra da chamada está disponível em: https://fapesp.br/projetogeracao.  Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 23/02/22

Plataforma web detecta fake news em português de forma automática

Na atual era de fake news tem sido cada vez mais desafiador distinguir notícias falsas ou falsificadas das reais. Uma plataforma web criada por pesquisadores ligados ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode facilitar essa tarefa. Por meio de uma combinação de modelos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina, a plataforma é capaz de predizer a probabilidade de um texto ser fake. Resultados preliminares indicaram que o sistema foi capaz de detectar notícias falsas com 96% de precisão.
“A ideia da plataforma é oferecer à sociedade uma ferramenta adicional para identificar de forma não somente subjetiva se uma notícia é ou não falsa”, diz à Agência FAPESP Francisco Louzada Neto, diretor de transferência tecnológica do CeMEAI e coordenador do projeto. Sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, o CeMEAI é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 23/02/22


22 fevereiro 2022

Caçadores de sementes: projeto cria banco de espécies para preservação da Mata Atlântica

Projeto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz rastreou 20 árvores raras da Mata Atlântica para serem reproduzidas; iniciativa irá ajudar no reflorestamento de 45 hectares de florestas na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo

Como garantir que a Mata Atlântica ainda esteja de pé para as próximas gerações? Para ajudar a responder a esse desafio, o Corredor Caipiraprojeto coordenado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, está implementando um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) no interior do Estado de São Paulo. A iniciativa, com inauguração prevista para o fim deste ano, será composta de 20 espécies raras da flora nativa e tem como objetivo a preservação da biodiversidade local. 
O banco funcionará como uma espécie de pomar, onde a vegetação é manejada para ser capaz de produzir mudas e sementes, sem ser prejudicada com isso. Mas, diferente dos pomares tradicionais, que têm espécies disponíveis no comércio, as sementes de um BAG constituído por espécies raras precisam ser recolhidas na natureza, para então serem cultivadas e preparadas para a reprodução.
No caso do BAG do Corredor Caipira, esse trabalho tem como fim o reflorestamento de áreas desmatadas da Mata Atlântica paulista. Sua criação faz parte da implementação de 45 hectares de florestas e agroflorestas na região de Piracicaba. A criação do banco resolve um dos principais gargalos deste processo: a obtenção de sementes de qualidade para a restauração florestal.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 22/02/22

Desativando a interface clássica do JCR em março de 22

Em junho de 2021, lançamos uma nova experiência na plataforma Journal Citation Reports (JCR)™. Desenvolvida pensando no pesquisador e abordando uma grande quantidade de feedbacks recebidos dos clientes, a nova plataforma oferece velocidade, acessibilidade e usabilidade aprimoradas, além de novos recursos e conteúdo. Nos últimos meses, ouvimos seus comentários para melhorar os novos relatórios de citações de periódicos. Como resultado, agora estamos prontos para aposentar a plataforma clássica JCR, no início de março de 2022. Se você ainda não está familiarizado com a nova plataforma, não deixe de conferir os novos recursos:
  • Explore periódicos no Emerging Sources Citation Index (ESCI)™ Todos os periódicos da Web of Science Core Collection™, incluindo aqueles em ESCI e AHCI, estão agora no JCR – trazendo pela primeira vez,  periódicos em todas as 254 categorias.
  • Novo Indicador de citação de periódico  Avalie periódicos com a nossa mais nova métrica JCI - Journal Citation Indicator, disponível para todos os periódicos no JCR.
  • Procure categorias por grupo – Navegue em nossas categorias JCR por amplos grupos, garantindo que você não perca nenhuma categoria relevante na sua área de pesquisa.
  •  Interface de comparação aprimorada  
  • Meus Favoritos – Salve suas revistas favoritas em uma lista personalizada quando estiver conectado no seu login. Observação: os relatórios personalizados atuais não serão migrados para a nova plataforma.
  • Navegue por editora e país/região – Encontre periódicos publicados em países/regiões específicos ou por editores.
  • Página de perfil por categoria – Explore o recentemente redesenhado perfil por categoria para entender melhor a categoria como um todo, em todos os índices.  Fonte: Clarivate - 22/02/22

Modelo de concessão de bolsas da Capes é elogiado pela academia

A proposta de aperfeiçoamento do modelo de concessão de bolsas no País para 2022 foi apreciada por representantes da comunidade acadêmico-científica, que participaram de reunião nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, com Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES. A previsão é que a versão final documento, com as novas normas de distribuição de bolsas, seja publicada até sexta-feira, 25, no Diário Oficial da União.  
Realizado por videoconferência, o encontro teve a participação de integrantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas as instituições elogiaram o modelo de concessão de bolsas.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 21/02/22

Audiência pública discute Avaliação Quadrienal da Capes

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, participa de audiência pública virtual nesta terça-feira, 22 de fevereiro. A reunião, convocada pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, vai tratar da Avaliação Quadrienal 2017-2020, e será transmitida pela plataforma Zoom, a partir das 13h30.
Também falarão na audiência Victor Godoy Veiga, secretário-executivo do Ministério da Educação, Evaldo Vilela, Renato Janine Ribeiro,  Robério Silva, Orides Mezzaroba e Débora Peres Menezes, presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF), respectivamente, além de Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC.  Paulo Jorge Santos, membro do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), também estará no encontro, representando os coordenadores das áreas de avaliação da CAPES.
Na audiência, aberta à população, que pode enviar perguntas, serão debatidos os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação e seus impactos na distribuição de verbas públicas para financiamento de pesquisas, bolsas e reconhecimento de excelência. O link para participação está no site da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR-RJ), responsável pela convocação do encontro. A sala tem limite de 500 pessoas.
Fonte: CCS/CAPES - 21/02/22


Qual a contribuição das biociências para a sociedade? Série mostra pesquisas da USP nessa área

Biodiversidade e mudanças climáticas são temas urgentes da sociedade atual. Eles também fazem parte de estudos no campo das biociências, área que possui cursos de graduação e pós-graduação na USP, além de ampla produção científica de pesquisadores, em diversas ações que estão disponíveis na série IB e a Sociedade. O material produzido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP conta com o primeiro volume disponível neste link.
O objetivo da nova série é mostrar projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa do IB, que envolvem também ações educacionais que auxiliam na compreensão de como esses estudos podem contribuir para a sociedade. “Com esta iniciativa poderemos continuar reportando à sociedade os nossos projetos e ações, gradativamente expondo o que fazemos para aumentar a sustentabilidade do planeta e melhorar a qualidade de vida da sociedade”, afirma na apresentação o professor Marcos Buckeridge, diretor do IB.
Esse primeiro fascículo destaca nove projetos nas áreas de botânica, ecologia, fisiologia, genética e zoologia. O leitor tem um breve resumo do que é a pesquisa e pode obter mais informações a partir dos QRCodes, que levam a mais conteúdo sobre o tema tratado. Para conhecer os projetos, acesse o primeiro volume sobre pesquisas em Biodiversidade e Mudanças Climáticas clicando aqui.   Fonte: Jornal da USP - 21/02/22

21 fevereiro 2022

Instabilidade no Repositório da Produção USP

O Repositório da Produção USP (ReP) está apresentando instabilidade na gestão do documento digital. Estamos analisando e verificando o que pode estar ocasionando esse problema e, oportunamente, informaremos quando o sistema for restabelecido.   Fonte: AGUIA - 21/02/22



Movendo as Bibliotecas para o centro de apoio à pesquisa

Discutir as transformações pelas quais as bibliotecas universitárias atravessam no momento inevitavelmente nos leva a considerar as tendências e perspectivas internacionais, consolidadas a partir da visão de membros de associações profissionais, gestores, especialistas em desenvolvimento de atividades em bibliotecas universitárias. O objetivo desta matéria é trazer algumas dessas informações disponíveis em relatórios publicados e documentos de políticas. A virada está levando a mudanças no foco, nos limites e no valor das bibliotecas.
Uma das principais iniciativas em desenvolvimento no OCLC refere-se às Coleções e Apoio à Pesquisa. O Online Computer Library Center (OCLC) está incentivando o desenvolvimento de novas maneiras para as bibliotecas construírem e prestarem serviços diferenciados. De acordo com o OCLC, as bibliotecas estão aproveitando cada vez mais as matérias-primas da formação acadêmica e do conhecimento, enfatizando a criação e curadoria de ativos e resultados de pesquisa institucional, incluindo coleções especiais digitalizadas, dados de pesquisa e perfis de pesquisadores. As atividades refletem o pensamento atual sobre coleções de pesquisa e os serviços emergentes que as bibliotecas estão oferecendo para apoiar os modos acadêmicos contemporâneos. Projetos em andamento.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 20/02/22

20 fevereiro 2022

Conduta ética e prevenção de plágio – Turnitin na USP


A conduta ética deve nortear todas as atividades acadêmicas e científicas. Os princípios éticos relativos à ciência e à pesquisa expressam-se primordialmente a partir de duas vertentes: a integridade em pesquisa e o respeito aos direitos autorais.  Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 20/02/22


Integridade em pesquisa – Códigos de conduta ética em pesquisa:

Respeito aos Direitos Autorais – Prevenção de Plágio e respeito aos Direitos Autorais:


Recomendações para lidar com problemas de integridade de imagem

Inserir uma imagem errada pode comprometer a credibilidade de um estudo científico, de seus pesquisadores, das revistas e mesmo das instituições envolvidas. Embora a cada dia surjam novas opções de softwares que verificam a similaridade de textos e mesmo de imagens, é importante considerar como agir diante de uma situação de suspeita de má conduta.
Um Grupo de Trabalho da Science Technology and Mathematics (STM) tem se dedicado a estabelecer recomendações de boas práticas que descrevem uma abordagem estruturada para apoiar editores e outros que aplicam a triagem de integridade de imagem como parte de verificações de controle de qualidade de pré-publicação ou pesquisa em relação à pós-publicação de imagens, bem como questões de integridade em revistas acadêmicas, livros, servidores de pré-impressão ou repositórios de dados.
O Grupo e os documentos que produziram fornecem princípios e uma classificação em distintos níveis para diferentes tipos de situações envolvendo imagens e dados comumente detectados em softwares de integridade de imagem de imagens associadas a trabalhos de pesquisa, bem como a consideração do impacto no estudo acadêmico; também recomenda ações que os editores de periódicos podem adotar para proteger o registro acadêmico.   Saiba mais.   
Fonte: AGUIA - 20/02/22