Saiba mais |
26 abril 2022
Série de eventos auxilia pesquisadores na escrita e publicação de artigos de alto impacto
Eventos
gratuitos promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica vão
apresentar uma série de orientações e ferramentas para autores de artigos
científicos
Edital vai apoiar projetos colaborativos com a Universidad de Antioquia
A oportunidade está aberta a propostas conjuntas de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo e pesquisadores afiliados à Universidad de Antioquia. Os projetos deverão ser elaborados conjuntamente pelos pesquisadores paulistas e da UdeA.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente via plataforma SAGe, até o dia 11 de julho, e deverão seguir as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Propostas aprovadas terão financiamento da FAPESP para os pesquisadores do Estado de São Paulo e da Universidade de Antioquia para os pesquisadores vinculados à instituição colombiana. A FAPESP participa da chamada colocando à disposição até R$ 300 mil por projeto aprovado, que poderá ter duração de até 24 meses. As instituições irão privilegiar propostas com alto grau de viabilidade, potencial de disseminação do conhecimento científico e tecnológico e que traga um componente de inovação em seu cerne, entre outros critérios de avaliação. A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15388.
Fonte: Agência FAPESP - 26/04/22
25 abril 2022
Conteúdos da USP incentivam protagonismo jovem no combate às emergências climáticas
Publicações didáticas criadas por pesquisadores da USP buscam explicar
com uma linguagem simples e acessível questões ambientais que estão sendo
discutidas no meio acadêmico; materiais podem ser baixados gratuitamente
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens. Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP.
Guia ilustrado apresenta árvores frutíferas do campus da USP em Ribeirão Preto
De autoria do especialista em laboratório José Ricardo Barosela, do Laboratório de Ecologia Química e Restauração Florestal do Departamento de Biologia da FFCLRP, e de Helijone Munhoz Rosa, ex-aluno do Curso de Ciências Biológicas, o livro é um material de divulgação científica para toda a população, mas que traz informações também para a comunidade científica. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 25/04/22
National Geographic lança o “Nat Geo Podcast”, produção 100% brasileira sobre sustentabilidade e Amazônia
O “Nat Geo Podcast” conta com sete episódios e, após a estreia, terá estreias quinzenais sempre às terças-feiras. Sendo assim, ao longo dos próximos meses, o podcast convida os ouvintes a discutirem e se inteirarem sobre diversos temas associados às questões ambientais. Desde mergulhar na Floresta Amazônica à entender o progresso e as consequências do desmatamento, importância dos oceanos na saúde do planeta, o papel das mulheres na luta pelas mudanças climáticas, e também serão investigadas questões como entretenimento e moda que nos convidam a redefinir nossa relação com a natureza.
A produção do Nat Geo podcast da National Geographic Brasil faz parte da campanha O Que Você Faz Importa, que – por meio de múltiplas plataformas e diversas iniciativas – busca conscientizar seu público sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta. Todos os episódios do “Nat Geo Podcast” podem ser ouvidos no site da Rádio Disney, Youtube, Spotify e Apple Music. Ouça o Nat Geo Podcast. Fonte: Jornal da Ciência – 25/04/22
Perfil da retratação de artigos de autores brasileiros
CAPES adere a parceria internacional pelo clima
Sobre o programa
O CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. Fonte: CCS/CAPES - 25/04/22
24 abril 2022
22 abril 2022
Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet
A Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library) projetada pela Biblioteca do Congresso dos
Estados Unidos e pela UNESCO, em parceria com mais de 31 outras
instituições de vários países, com o intuito de tornar mais acessível, coleções
que falem e promovam a cultura, destacando as conquistas de todo o mundo.
A biblioteca disponibiliza tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, em diversas formas. Dentre elas manuscritos, filmes gravuras, fotografias, livros raros, desenhos arquitetônicos, etc. Podem ser facilmente pesquisados por lugar, período, tema, tipo de ítem e instituição contribuinte, ou podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas. Visite a Biblioteca em https://www.wdl.org/pt/, para acessar gratuitamente milhares de livros, documentos e fotos de todos os países e culturas. Leia mais. Fonte: Latindex - 22/04/22
21 abril 2022
Este é o site de um
levantamento iniciado em novembro de 2017 para:
- Identificar periódicos potencialmente
fraudulentos listados pelo Sistema QUALIS;
- Estimar a proporção destes periódicos na base
QUALIS;
- Estimar a chance destes periódicos serem
detectados pelo sistema QUALIS.
Importante
- A lista de títulos potencialmente predatórios
que compilamos não é uma
palavra final e está em constante revisão, devendo ser usada como subsídio para
avaliações caso a caso e a critério dos autores e instituições.
- Reiteramos que apresentamos estes resultados
na intenção de contribuir para o aperfeiçoamento dos critérios de
avaliação dos programas de pós-gradução e do sistema QUALIS.
- O fato de um artigo ser publicado em uma
revista potencialmente predatória não significa que este
artigo seja de má qualidade. Um dos prejuízos causados pelos periódicos
predatórios é justamente potencialmente afetar a credibilidade de tais
artigos.
- Caso verifique qualquer problema ou tenha sugestões sobre trabalho entre em contato com os autores. Veja a lista dos títulos potencialmente predatórios no QUALIS. Saiba mais.