26 abril 2022



Webinar Dimensions para pesquisadores: como descobrir tudo sobre seu tema de pesquisa

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Seminário 70 anos do CNPq (1951-2021)

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Série de eventos auxilia pesquisadores na escrita e publicação de artigos de alto impacto

Eventos gratuitos promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica vão apresentar uma série de orientações e ferramentas para autores de artigos científicos


A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) programou uma agenda de webinars para os meses de abril, maio e junho para capacitação para docentes, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação. São eventos com transmissão on-line que abordam habilidade de pesquisa, revisão eficiente, como escolher a melhor revista para publicação de artigos, como fazer referências e citações e como analisar o impacto da pesquisa, entre outros temas. Para participar, basta fazer a inscrição conforme orientação de cada webinar.
A Aguia é o órgão da USP responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição. Sua missão é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.  Confira a programação e links para inscrição.  
Fonte: Jornal da USP - 25/04/22

Edital vai apoiar projetos colaborativos com a Universidad de Antioquia

A FAPESP e a Universidad de Antioquia (UdeA), da Colômbia, lançaram uma chamada para pesquisa colaborativa, a terceira no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições. A chamada tem por objetivo promover e fortalecer a colaboração em pesquisa básica, aplicada e de inovação, em todos os campos do conhecimento.
A oportunidade está aberta a propostas conjuntas de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo e pesquisadores afiliados à Universidad de Antioquia. Os projetos deverão ser elaborados conjuntamente pelos pesquisadores paulistas e da UdeA.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente via plataforma SAGe, até o dia 11 de julho, e deverão seguir as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Propostas aprovadas terão financiamento da FAPESP para os pesquisadores do Estado de São Paulo e da Universidade de Antioquia para os pesquisadores vinculados à instituição colombiana. A FAPESP participa da chamada colocando à disposição até R$ 300 mil por projeto aprovado, que poderá ter duração de até 24 meses. As instituições irão privilegiar propostas com alto grau de viabilidade, potencial de disseminação do conhecimento científico e tecnológico e que traga um componente de inovação em seu cerne, entre outros critérios de avaliação.  A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15388.
Fonte: Agência FAPESP - 26/04/22

25 abril 2022

Conteúdos da USP incentivam protagonismo jovem no combate às emergências climáticas

Publicações didáticas criadas por pesquisadores da USP buscam explicar com uma linguagem simples e acessível questões ambientais que estão sendo discutidas no meio acadêmico; materiais podem ser baixados gratuitamente


“Os jovens irão viver uma parte do século que seus pais não viverão e na qual estão colocados enormes desafios em que eles mesmos terão que ser protagonistas.” A frase do pesquisador Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no final de 2021, aponta para a preocupação dos especialistas em temas ambientais para tratar das emergências climáticas para além dos laboratórios de pesquisa.
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens.  Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP.   
Fonte: Jornal da USP - 25/04/22


Guia ilustrado apresenta árvores frutíferas do campus da USP em Ribeirão Preto


Ao caminhar pelo Campus da USP em Ribeirão Preto, os frequentadores têm a disposição uma imensa flora, composta também de uma variedade de frutas, que vai desde a tão conhecida banana até as mais exóticas e pouco conhecidas, como grumixama e calabura. Para que a comunidade interna e externa se aproximem e conheçam detalhes dessa flora, pesquisadores do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) acaba de lançar o 
Guia das Frutas do Campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Pretodisponível gratuitamente neste link.
De autoria do especialista em laboratório José Ricardo Barosela, do Laboratório de Ecologia Química e Restauração Florestal do Departamento de Biologia da FFCLRP, e de Helijone Munhoz Rosa, ex-aluno do Curso de Ciências Biológicas, o livro é um material de divulgação científica para toda a população, mas que traz informações também para a comunidade científica.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/04/22

National Geographic lança o “Nat Geo Podcast”, produção 100% brasileira sobre sustentabilidade e Amazônia

No dia 22 de abril, Dia da Terra, a National Geographic Brasil estreou o “Nat Geo Podcast”, primeiro programa de áudio 100% brasileiro da marca, com produção e convidados locais. Apresentado por André Carvallhal, escritor e especialista em design para sustentabilidade, o episódio de estreia teve como convidados Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, poeta e escritor brasileiro de etnia indígena e Paulina Chamorro, jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, para um papo sobre a importância de vivenciarmos o Dia da Terra nos 365 dias do ano.
O “Nat Geo Podcast” conta com sete episódios e, após a estreia, terá estreias quinzenais sempre às terças-feiras. Sendo assim, ao longo dos próximos meses, o podcast convida os ouvintes a discutirem e se inteirarem sobre diversos temas associados às questões ambientais. Desde mergulhar na Floresta Amazônica à entender o progresso e as consequências do desmatamento, importância dos oceanos na saúde do planeta, o papel das mulheres na luta pelas mudanças climáticas, e também serão investigadas questões como entretenimento e moda que nos convidam a redefinir nossa relação com a natureza.
A produção do Nat Geo podcast da National Geographic Brasil faz parte da campanha O Que Você Faz Importa, que – por meio de múltiplas plataformas e diversas iniciativas – busca conscientizar seu público sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta. Todos os episódios do “Nat Geo Podcast” podem ser ouvidos no site da Rádio Disney, Youtube, Spotify e Apple Music. Ouça o Nat Geo Podcast.   Fonte: Jornal da Ciência – 25/04/22

Perfil da retratação de artigos de autores brasileiros

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) levantaram o perfil de artigos científicos de autores brasileiros que sofreram retratação entre 2002 e 2019. Com base em dados da plataforma Retraction Watch, que compila casos de papers considerados inválidos pelos periódicos que os publicaram, o grupo identificou 162 artigos retratados no período, dos quais quase 60% envolveram má conduta – os casos mais comuns foram de imagens duplicadas ou adulteradas (14,2% do total); plágio ou autoplágio (12,2%); ou resultados falsificados ou manipulados (5,4%). Outros 19% foram cancelados por erros ou deslizes cometidos de boa-fé e 14,8% por equívocos dos próprios periódicos. Não foi possível definir a causa da retratação em 6,1% dos casos. O estudo foi publicado em novembro na revista Transinformação.
A maioria das retratações envolveu trabalhos de biociências (27 artigos retratados por má conduta e 9 por erros), medicina clínica e experimental (15 artigos por má conduta e 8 por erros) e química (21 artigos por má conduta e 1 por erro). A cientista da informação Karen Santos-d’Amorim, do Departamento de Ciências da Informação da UFPE, autora principal do levantamento, explica que essas áreas publicam um grande volume de trabalhos. “Não surpreende que também tenham mais artigos retratados”, afirma. As universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP) foram as instituições com mais papers retratados: 35 e 19, respectivamente. Em seguida aparecem a Estadual Paulista (Unesp) e a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 6 artigos cada uma, e as federais de Mato Grosso (UFMT), do Espírito Santo (Ufes), de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e a Estadual de Maringá (UEM), com 3 artigos cada uma.   Fonte: Pesquisa FAPESP - abril 2022

A ciência do futuro é tema do 10º fascículo do livro comemorativo dos 60 anos da FAPESP

10º fascículo   |   Anteriores

CAPES adere a parceria internacional pelo clima

A CAPES oficializou sua adesão à nova cooperação internacional com a França, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. A partir de uma declaração de intenção de participar do Programa CLIMAT-AmSud a Fundação oficializou seu interesse em financiar projetos conjuntos de pesquisa na área de mudanças climáticas. O Programa tem como objetivo intensificar o conhecimento sobre as mudanças no clima do planeta e estimular a cooperação científica. 
A execução do CLIMAT-AmSud ocorre nos mesmos moldes dos STIC-AmSud e MATH-AmSud. As propostas aprovadas, a exemplo dos outros dois Programas citados, deverão envolver pelo menos dois países da América do Sul e, no mínimo, uma equipe de cientistas franceses
Sobre o programa
O CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas.   Fonte: CCS/CAPES - 25/04/22


22 abril 2022

Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet

                  

Um livro é uma ponte entre gerações e culturas, fonte de criação e troca de conhecimento.

A Biblioteca Digital Mundial (World Digital Library) projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela UNESCO, em parceria com mais de 31 outras instituições de vários países, com o intuito de tornar mais acessível, coleções que falem e promovam a cultura, destacando as conquistas de todo o mundo.

A biblioteca disponibiliza tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, em diversas formas. Dentre elas manuscritos, filmes gravuras, fotografias, livros raros, desenhos arquitetônicos, etc. Podem ser facilmente pesquisados por lugar, período, tema, tipo de ítem e instituição contribuinte, ou podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas. Visite a Biblioteca em https://www.wdl.org/pt/para acessar gratuitamente milhares de livros, documentos e fotos de todos os países e culturas.   Leia mais.   Fonte: Latindex - 22/04/22



21 abril 2022

Saiba mais  |  USP Retorno Seguro

Este é o site de um levantamento iniciado em novembro de 2017 para:

  • Identificar periódicos potencialmente fraudulentos listados pelo Sistema QUALIS;
  • Estimar a proporção destes periódicos na base QUALIS;
  • Estimar a chance destes periódicos serem detectados pelo sistema QUALIS.

Importante

  • A lista de títulos potencialmente predatórios que compilamos não é uma palavra final e está em constante revisão, devendo ser usada como subsídio para avaliações caso a caso e a critério dos autores e instituições.
  • Reiteramos que apresentamos estes resultados na intenção de contribuir para o aperfeiçoamento dos critérios de avaliação dos programas de pós-gradução e do sistema QUALIS.
  • O fato de um artigo ser publicado em uma revista potencialmente predatória não significa que este artigo seja de má qualidade. Um dos prejuízos causados pelos periódicos predatórios é justamente potencialmente afetar a credibilidade de tais artigos.
  • Caso verifique qualquer problema ou tenha sugestões sobre trabalho entre em contato com os autores.   Veja a lista dos títulos potencialmente predatórios no QUALIS.   Saiba mais.

20 abril 2022

Ranking universitário Research.com: simplificação a ser colocada em perspectiva

A plataforma acadêmica Research.com divulgou recentemente os resultados do seu Top University Ranking, uma classificação das universidades que se baseia basicamente na reputação de seus pesquisadores. De acordo com a plataforma, a escolha da metodologia surgiu a partir da necessidade de uma forma transparente de classificação utilizando métricas objetivas. A classificação é feita com base no índice h, incluindo o número de pesquisadores com um índice h igual ou maior que 40 e a soma dos seus índices h, no número de documentos publicados e na soma das citações desses trabalhos. Dessa forma, a plataforma afirma ser a “única que capitaliza o humano como um ativo valioso para instituições de pesquisa e oferece seus dados e procedimentos publicamente de forma totalmente transparente”. Os dados utilizados nessa edição do ranking foram obtidos nas bases do Google Scholar e Microsoft Academic Graph, até o dia 6 de dezembro de 2021.
A simplicidade e transparência são certamente aspectos positivos deste ranking, principalmente quando comparado às classificações mais populares, assentadas em vários parâmetros, incluindo alguns subjetivos. No entanto, além das limitações intrínsecas de parâmetros quantitativos como o índice h, chama a atenção o fato de o ranking da plataforma Research.com utilizar dados absolutos, não normalizados pelo número de professores/pesquisadores de cada instituição.   Leia o texto na íntegra.   Fonte: Jornal da USP - 20/04/22

Melhores cientistas de Biologia e Bioquímica do Brasil


O Research.com, um dos principais sites para a investigação em Biologia e Bioquímica acaba de publicar o ranking Top Biology and Biochemistry Scientists in Brazil.
Na listagem com 100 destacados encontram-se docentes e pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo localizadas em Piracicaba (SP).
Esta 1ª edição do ranking dos melhores cientistas em Biologia e Bioquímica foi publicada a partir de dados e contribuições científicas desde 2014. Os indicadores consideram o índice h, publicações e citações recolhidos em 6 de dezembro de 2021. Os dados têm como base um exame meticuloso de 166.880 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph. Para a disciplina de Biologia e Bioquímica, foram examinados mais de 23.129 perfis.
Representam a ESALQ os docentes Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (Departamento de Ciência do Solo), Ricardo Antunes Azevedo (Departamento de Genética), João Lúcio de Azevedo (Departamento de Genética), Luiz Lehmann Coutinho (Departamento de Zootecnia) e Ricardo Ribeiro Rodrigues (Departamento de Ciências Biológicas).
O CENA está representado pelos docentes Tsai Siu Mui (Divisão de Produtividade Agroindustrial e Alimentos), Marisa de Cássia Piccolo (Divisão de Funcionamento de Ecossistemas Tropicais) e Reynaldo Luiz Victoria (Pesquisador Senior).  Clique aqui e confira o ranking na íntegra.  
Fonte: ESALQNet - 20/04/22