31 agosto 2022

O braço editorial das universidades

Edusp completa seis décadas em um tempo de desafios para as publicações acadêmicas


As primeiras editoras universitárias – de Cambridge e Oxford, no Reino Unido – foram criadas no século XVI, mas no Brasil só surgiriam na segunda metade do século XX, quando foram fundadas a Editora Universidade de Brasília (UnB), em 1961 – antes mesmo do primeiro ano letivo, 1962 – e a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), que completa 60 anos este ano. Ambas se encontram com boa saúde. Contudo, o quadro geral do setor inspira cuidados.
“O mercado científico-técnico-profissional [CTP] é o que mais tem apresentado quedas, em um ritmo preocupante”, afirma Marisa Midori Deaecto, professora do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), citando números da Agência Nielsen. “Se partirmos dos dados sobre a produção de livros nesse setor em 2013, ano de maior volume na década passada, podemos constatar que em 2021 a produção de títulos caiu pela metade.” Midori atribui a queda, em parte, à migração de uma fração significativa dos escritos teóricos para artigos em revistas científicas, tendência que tem se revelado crescente.   Saiba maisFonte: Pesquisa FAPESP - 31/08/22

Projeto de Pesquisa Pinakes do IBICT

No início de agosto, pesquisadores da Coordenação de Serviços Bibliográficos (COBIB) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizaram a 1ª Reunião Técnica Presencial da Equipe do Projeto de Pesquisa Pinakes. Na ocasião, a equipe apresentou como vem sendo criado e implementado o projeto de pesquisa que visa a reestruturação e a modernização de serviços bibliográficos tradicionais do Instituto, voltados para a comunidade acadêmica e bibliotecária. 
Os três serviços bibliográficos do Ibict que estão sendo profundamente estudados no Projeto são: o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), o Bibliodata e o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT). O nome do Projeto de Pesquisa é uma alusão ao primeiro instrumento de controle bibliográfico do Ocidente que se tem conhecimento denominado à época de Pinakes, criado por Calímaco (310 a.C. - 240 a.C.). 
 Além da reestruturação desses três serviços bibliográficos tradicionais do Instituto, no âmbito do Projeto Pinakes também está sendo concebida a construção de uma plataforma agregadora de registros bibliográficos com dados que serão coletados diretamente, nesse primeiro momento, das bases do CCN, do Bibliodata e do COMUT. Assim, a plataforma possibilitará, por meio de uma única busca, recuperar os registros bibliográficos técnico-científicos presentes nos acervos das instituições brasileiras de ensino e pesquisa.  Saiba mais.   
Fonte: IBICT – 22/08/22

30 agosto 2022

Programação e Inscrições

Questionário PRIP está no ar!

Convidamos você e toda a comunidade do seu Instituto/Escola/Faculdade/Museu a participar desta pesquisa intitulada “A Inclusão, a diversidade e o pertencimento na USP”, elaborada pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo.  Seu principal objetivo é conhecer melhor suas experiências e suas percepções sobre aspectos envolvidos na inclusão e pertencimento considerando os distintos ambientes institucionais na USP. Além disso, ampliar o conhecimento sobre a diversidade nos diferentes âmbitos da Universidade.
Pretendemos atingir a Comunidade USP como um todo, e solicitamos a adesão dos Professores e Professoras, Alunas e Alunos e dos Funcionários e Funcionárias, e neste projeto ambicioso em parceria com o Escritório EGIDA, pedimos sua colaboração, tanto para o preenchimento do formulário com as suas experiências na USP quanto para a divulgação do questionário.
Aproveito para lembrar que a participação é totalmente confidencial, sendo o número USP usado apenas para validar a adesão por pessoas da comunidade USP e evitar respostas duplicadas. Preencha no site https://questionario-prip.paperform.co/  Fonte: PRIP - 30/08/22

Biblioteca Brasiliana da USP inaugura a exposição ‘200 livros para pensar o Brasil’

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo (BBM-USP) inaugurou a exposição “200 livros para pensar o Brasil”, que faz parte do conjunto de comemorações e reflexões relacionado ao bicentenário da Independência.
Foram selecionados do acervo da BBM os livros que representam e interpretam o Brasil, partindo das mais antigas descrições sobre o território, desde a colônia, até as discussões mais contemporâneas sobre os atuais dilemas da sociedade.
A seleção apresenta, para cada período histórico, os livros canônicos, com os projetos de país vitoriosos. Mas também são apresentados os projetos derrotados, as vozes silenciadas e as visões bastante heterogêneas sobre o Brasil.
Os livros foram divididos em seis períodos históricos: pré-Independência (1500-1822); Brasil Império (1822-1889); Primeira República (1889-1930); Brasil moderno (1930-1964); Ditadura civil-militar (1964-1985); e, finalmente, Brasil contemporâneo (1985-2022).
As visitas são gratuitas e podem ser feitas até 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. A exposição fica situada na Sala Multiuso da BBM, na rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo.
Os interessados em visitas mediadas deverão agendar pelo e-mail mediacaobbm@usp.br ou pelo telefone (11) 2648-0316. Mais informações: https://bit.ly/3AEYNqj.   
Fonte: Agência FAPESP - 30/08/22

Parcerias com a França: propostas serão recebidas até 19/9

Coordenadores de cursos de graduação de Engenharia, Ciência Agronômica, Agroalimentar e Medicina Veterinária têm até as 17h de 19 de setembro para apresentar projetos de parcerias universitárias entre o Brasil e a França. As propostas devem ser feitas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).
As seleções correspondem aos Editais nº 33 e 34 de 2022. O primeiro é parte do Programa CAPES/Brafitec, que abrange a área de Engenharia. O segundo é do Programa CAPES/Brafagri, cujas propostas devem ser direcionadas para Ciência Agronômica, Agroalimentar e Medicina Veterinária.
Para apresentar os projetos, é preciso estar atento aos prazos. Treze de setembro é a data-limite para solicitação de cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no Sicapes e 15 de setembro, para o envio de dúvidas sobre os editais.
As durações dos projetos são as mesmas para os dois Programas: até quatro anos. Serão selecionados até 25 pelo Programa CAPES/Brafitec. O valor total a ser investido pela CAPES no edital é de R$133,6 milhões, entre financiamento de missões de trabalho, mensalidades de bolsa de graduação-sanduíche e recursos para custeio. Pelo Programa CAPES/Brafagri, serão até R$42,2 milhões em 10 projetos.    Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 30/08/22

Acesso gratuito ao IUPAC Standards Online na USP vai até o fim de 2022

IUPAC Standards Online é um banco de dados construído a partir dos padrões e recomendações da IUPAC, que são extraídos da revista Pure and Applied Chemistry (PAC). A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é a organização responsável por estabelecer os padrões em química que são internacionalmente vinculantes para cientistas da indústria e academia, advogados de patentes, toxicologistas, cientistas ambientais, legislação, etc. “Padrões” são definições de termos, valores padrão, procedimentos, regras para nomear compostos e materiais, nomes e propriedades dos elementos da tabela periódica e muito mais. Garanta seu acesso gratuito ao banco de dados IUPAC Standards Online até 31 de dezembro de 2022. Terá então acesso gratuito a todos os artigos durante a sua visita (este processo deve ser repetido na próxima vez que aceder).
Além do acesso institucional pela Universidade de São Paulo USP, é possível realizar o login com a senha IUPACDB2022  clicando no campo  “Você tem uma senha?
Acesso em https://www.degruyter.com/database/iupac/html
Assista o vídeo do IUPAC no YouTube.
Saiba mais.   Fonte: ABCD USP – 30/08/22


              

O evento virtual se dividirá em três dias, com diferentes focos:

  • 6 de setembro | Dia 1 - Mudanças climáticas na América Latina e Caribe  - Vulnerabilidades, resiliência e impacto local - LINK DIA 1
  • 13 de setembro | Dia 2 -  Práticas sustentáveis ​​para segurança alimentar e aumento dos meios de subsistência na América Latina e Caribe - LINK DIA 2
  • 20 de setembro | Dia 3  -  Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe  - Perspectivas e práticas para o impacto social - LINK DIA 3

29 agosto 2022

Apresentações do 1º Seminário IntegraCom

O IntegraCom tem como objetivo fortalecer o relacionamento entre a SCS e as assessorias e áreas de comunicação existentes nas Unidades de Ensino e Pesquisa da USP e com isso formar uma rede de comunicação, com trocas de experiências entre os profissionais para ampliar as atividades de comunicação institucional e de divulgação científica.


Saiba mais  |  Luiz Roberto Serrano

Saiba mais  |  Prof. Eugênio Bucci

Pós-graduação no Brasil é tema de debates na Universidade

A contribuição da Universidade para o desenvolvimento do sistema de pós-graduação brasileiro e o diagnóstico dos cursos de pós-graduação são temas do debate USP Pensa Brasil na Pós-Graduação, que acontecerá no dia 2 de setembro, na sala do Conselho Universitário.
O ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves, fará uma reflexão sobre o papel histórico da USP na formação dos doutores que hoje atuam como orientadores nos programas de pós-graduação de todo o País. A análise é o resultado dos trabalhos desenvolvidos durante seu período como primeiro titular da Cátedra Paschoal Senise da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).
Em seguida, a atual titular da Cátedra, Concepta Margaret McManus Pimentel, apresentará os principais indicadores para avaliação dos programas da USP e a tendência da pós-graduação no Brasil. “Vamos discutir o ecossistema da pós-graduação e como as diferentes peças se integram para completar uma visão de uma Universidade ágil, relevante e de excelência, mas que não pode se acomodar com os louros do passado. A USP tem que se mostrar como sendo uma universidade moderna e assumir a sua posição de liderança no Brasil, com a formação de capital humano com senso crítico e criatividade”, explica Concepta.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 29/08/22


Do acesso aberto à ciência aberta: o ponto de vista de um editor científico

O modelo de publicação de acesso aberto causou mudanças drásticas na forma como os cientistas comunicam seus resultados. O acesso aberto também desafiou os modelos de negócios tradicionais de editoras acadêmicas que estão em vigor há centenas de anos. No entanto, o acesso aberto ao conteúdo dos artigos logo pareceu insuficiente quando se tratava de acesso aos dados subjacentes. A abertura dos dados de pesquisa foi a segunda etapa lógica desse desafio, que logo foi colocado na agenda das comunidades científicas, entidades financiadoras e governos. Os próprios dados abertos levantaram a questão de como podemos reutilizar dados e replicar resultados de pesquisa, quão transparente é a revisão por pares e, de maneira mais geral, como a avaliação científica é feita. Com o tempo, esses e outros desenvolvimentos semelhantes se transformaram no que hoje chamamos de "ciência aberta" ou, de forma mais geral, a transformação da pesquisa em um empreendimento primariamente colaborativo em vez de competitivo.   Saiba mais.   Fonte: Research Ideas and Outcomes - 29/08/22



Uma coleção machadiana em São Paulo, agora on-line

As primeiras edições de todas as obras publicadas por Machado de Assis em vida, em posse da USP, foram descritas em livro-catálogo ilustrado e estão disponíveis na internet


Entre os mais de 32 mil títulos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo (USP), há uma preciosa coleção das primeiras edições das 25 obras publicadas por Machado de Assis (1839-1908) ainda em vida. Dos 47 exemplares dessa coleção, 37 foram digitalizados e estão agora integralmente disponíveis on-line para consulta e pesquisa. Os exemplares também estão minuciosamente descritos em livro-catálogo ilustrado, lançado ontem (25/8) em conjunto com o site da coleção. Quando se pensa em Machado de Assis, o que imediatamente vem à memória é a prosa do autor de romances, como Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), e de contos como A cartomante (1884) e Missa do galo (1894). Mas ele também publicou poesia e peças de teatro, obras menos conhecidas que fazem parte do acervo.  A crítica literária Ieda Lebensztayn, que realizou pesquisa na BBM, lembra, além disso, que a biblioteca tem também em sua coleção machadiana volumes de críticas, crônicas e correspondências reunidas postumamente.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - 26/08/22

Como as Bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas

A nova agenda de 2030 da ONU é um marco inclusivo, integrada por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que englobam o desenvolvimento econômico, ambiental e social. Através do alcance dos objetivos dessa agenda nada será relegado. As bibliotecas são instituições fundamentais para se alcançar esses objetivos. O acesso público à informação permite que as pessoas tomem decisões conscientes que podem melhorar suas vidas. As comunidades que têm acesso à informação relevante e no tempo certo estão melhor posicionadas para erradicar a pobreza e a desigualdade, melhorar a agricultura, proporcionar educação de qualidade e promover a saúde, a cultura a pesquisa e a inovação.
As bibliotecas e o acesso à informação contribuem para o alcance de todos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) por meio das seguintes ações:

  • Promover a alfabetização universal, incluindo a alfabetização e as habilidades digitais, midiáticas e informacionais com o apoio de equipe especializada;
  • Superar as dificuldades no acesso à informação e ajudar o governo, a sociedade civil e o setor privado a compreenderem melhor as necessidades locais em matéria de informação;
  • Promover um serviço em rede contendo os sites e programas governamentais;
  • Promover a inclusão digital por meio das TICs;
  • Atuar como centro da comunidade acadêmica e de pesquisa;
  • Preservar e proporcionar o acesso à cultura e ao patrimônio do mundo.
Saiba mais.   Fonte: IFLA - 29/08/22

Evento USP Pensa Brasil acontece em 29 de agosto

“O evento USP Pensa Brasil é uma forma de a Universidade dialogar como instituição sobre questões brasileiras centrais”, define a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Durante uma semana, o evento vai reunir professores e pesquisadores da Universidade e de outras instituições para debater questões emergentes do País. Idealizada por Maria Arminda, a programação foi pensada para estimular cada vez mais a participação da Universidade no debate público, discutindo grandes temas nacionais, assim como disseminar o conhecimento produzido na academia.
“A proposta do evento é trazer um grande debate sobre a conjuntura nacional, reunindo também os vários esforços do que vinha sendo produzido em diferentes institutos da USP”, acrescenta Alexandre Saes, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP) e um de seus curadores. “O objetivo é mostrar a importância da Universidade não só na produção de conteúdo, mas também no aspecto de conectá-la nesses debates mais amplos da agenda do País de hoje”.   Saiba mais.   Confira a programação
 Fonte: Jornal da USP - 26/08/22


Ciclo de Painéis do Programa Eixos Temáticos USP em Pauta

Convidamos toda a comunidade universitária para participar do Ciclo de Painéis do Programa 'Eixos Temáticos USP' em Pauta, a ser realizado de 30/08 a 1/09, das 14h às 17h, no Auditório István Jancsó, Espaço Brasiliana. O evento está inserido no contexto da programação do USP PENSA BRASIL 2022, organizado pela Vice-Reitoria da USP.
O Programa Eixos Temáticos USP é uma iniciativa da Reitoria da Universidade de São Paulo que visa estreitar as relações da USP com a sociedade. O principal objetivo é colocar em perspectiva a capacidade que a USP dispõe para contribuir para o enfrentamento dos grandes desafios do nosso tempo
As inscrições poderão ser realizadas pelo site: https://www.pensabrasil.usp.br/inscricoes.
A programação completa do Ciclo de Painéis está disponível pelo site: https://bit.ly/3RgyyfB.
Fonte: Gabinete do Reitor - 26/08/22

Governo dos EUA revela grandes mudanças na política de acesso aberto

A nova política recomenda que as agências federais garantam que a pesquisa de seus bolsistas seja disponibilizada em um repositório público sem demora após a publicação. As agências de pesquisa dos EUA devem tornar os resultados de pesquisas financiadas pelo governo federal livres para leitura assim que forem publicados, anunciou o governo do presidente Joe Biden. Esta é uma mudança importante em relação às políticas atuais que permitem um atraso de até um ano antes que os documentos sejam postados fora dos paywalls.
Como os Estados Unidos são o maior financiador de pesquisa do mundo, a mudança – a ser implementada até o final de 2025, se não antes – é um impulso para o crescente movimento de acesso aberto (OA) para tornar a pesquisa científica publicamente disponível. Isso já foi altamente encorajado pelo Plano S, uma cobrança para OA de embargo zero liderada por financiadores europeus. “É um grande negócio”, diz Peter Suber, que lidera o Projeto de Acesso Aberto de Harvard na Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts. “Esta nova política dos EUA é um divisor de águas para a publicação acadêmica”, acrescenta Johan Rooryck, diretor executivo do grupo de financiadores da coligação S que está por trás do plano liderado pela Europa.   Saiba mais.   Fonte: Nature - 28/08/22

28 agosto 2022

Engajamento do usuário com tweets de artigos científicos: uma análise multidisciplinar em larga escala

Este estudo investiga até que ponto os usuários do Twitter se envolvem com tweets acadêmicos de artigos científicos em quatro tipos de comportamentos de engajamento do usuário, ou seja, curtir, retweetar, citar e responder. Com base em uma amostra de 7 milhões de tweets acadêmicos de artigos da Web of Science, os resultados mostram que as curtidas são a métrica de engajamento mais frequente, compreendendo 44% dos tweets acadêmicos, seguidos por curtidas. retuítes (36%), enquanto citações e respostas são apenas presente em 9% e 7% de todos os tweets acadêmicos, respectivamente.
Do ponto de vista disciplinar, tweets acadêmicos da área de Ciências Sociais e Humanas são mais propensos a provocar a participação do usuário do que os de outras áreas temáticas. A presença de engajamento do usuário está mais associada a outros fatores baseados no Twitter (por exemplo, o número de usuários mencionados nos tweets e o número de seguidores dos usuários) do que a fatores baseados na ciência (por exemplo, citações). artigos tuitados). Com base nesses resultados, este estudo lança luz sobre a possibilidade de aplicação de métricas de engajamento de usuários para mensurar níveis mais profundos de recepção de informações acadêmicas no Twitter.   Fonte: Latindex - 26/08/22

27 agosto 2022

Avaliação quadrienal - CAPES divulgará os resultados parciais

Até o dia 2 de setembro, a CAPES divulgará os resultados parciais da Avaliação Quadrienal. O acesso, em consulta pela Plataforma Sucupira com o uso de login e senha, será exclusivo de coordenadores dos programas de pós-graduação (PPG) e pró-reitores de suas instituições. A medida cumpre o cronograma de atividades estabelecido e segue a determinação judicial que suspendeu a publicação dos resultados finais.
A publicação dos resultados parciais tem como único objetivo permitir aos coordenadores de PPG e pró-reitores de pós-graduação das instituições com programas de pós-graduação avaliados, a interposição de recursos e pedidos de reconsideração da nota, se assim o desejarem. Isto poderá ser feito a partir dela, até 3 de outubro. Em ofício encaminhado aos coordenadores das Áreas de Avaliação, a CAPES ressaltou: “Fica vedada sua divulgação ou utilização fora desses parâmetros, em respeito à liminar proferida no âmbito da Ação Civil Pública nº 5101246- 47.2021.4.02.5101/RJ, sob pena de responsabilização administrativa, civil e criminal daqueles que derem causa ao seu descumprimento”.  Saiba mais.  Fonte: CCS/CAPES - 24/08/22