Escritório de Políticas Científicas e Tecnológicas (OSTP) do
governo dos Estados Unidos emitiu um memorando em fins de agosto orientando os
departamentos e as agências federais de ciência e tecnologia do país a
atualizarem suas políticas de acesso aberto até dezembro de 2025. O objetivo é
garantir que os estudos resultantes de projetos financiados com recursos dos
contribuintes sejam divulgados ao público de forma gratuita imediatamente após
a publicação e seus dados fiquem disponíveis em repositórios digitais, exceto
se houver restrições éticas, de privacidade ou propriedade intelectual.
O documento é um desdobramento de um
memorando publicado pelo próprio OSTP em fevereiro de 2013, orientando as
mesmas instituições a criarem planos de estímulo à publicação em acesso aberto
de estudos oriundos de pesquisas apoiadas pelo governo federal. A estratégia
rendeu frutos. De acordo com o escritório, mais de 8 milhões de publicações
tornaram-se acessíveis ao público e cerca de 3 milhões de pessoas passaram a
ler esses artigos gratuitamente todos os dias. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - 13/09/2215 setembro 2022
14 setembro 2022
Reunião USP-PLOS
A Editora PLOS e a
USP têm conversado sobre a possibilidade de uma parceria que permitirá a
pesquisadores da USP publicarem em revistas da PLOS sem pagar pelo APC (taxa de
publicação) nas revistas da PLOS. Como parte deste processo de negociação, a
Accucoms convida você para participar de uma reunião online que irá apresentar
e discutir os pontos deste acordo com Professores coordenadores de curso,
chefes de departamento e responsáveis pelas bibliotecas setoriais.
Reunião Online - USP | Quando: 29/09/2022 | Horário: 15 horas
Queremos saber sua opinião sobre esse modelo de acordo entre a PLOS e a USP. Confirme sua presença preenchendo o link de inscrição abaixo:
https://forms.gle/eWdWfKTp5XCBQ2ey9
Revistas PLOS que estariam disponíveis para autores USP publicarem sem APC:
- PLOS One
- PLOS Neglected Tropical Diseases
- PLOS Genetics
- PLOS Pathogens
13 setembro 2022
12 setembro 2022
Alumni USP Talks abre novo espaço para interação entre estudantes e egressos da Universidade
Para
ampliar ainda mais a interlocução da Universidade com a sociedade foi criado o Alumni USP Talks, um espaço para os egressos diplomados
pela USP discorrerem suas trajetórias profissionais, suas contribuições para a
sociedade e sobre a importância da formação recebida na USP. Na sua primeira edição, que será realizada no
dia 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no
campus de São Paulo, as temáticas serão sustentabilidade ambiental,
empreendedorismo e inovação. As expectativas para o evento são grandes e a
coordenadora do Escritório Alumni USP, professora Maria Helena Palucci Marziale
já adianta que ele será anual. “O Alumni USP Talks surgiu da necessidade de
novas estratégias para estimular os egressos a interagirem com a USP além da
plataforma eletrônica. Por isso, foram criados espaços para que eles voltem a
interagir com a academia, como o Alumni USP Talks e o Prêmio Alumni USP.” Podem participar do evento egressos, estudantes,
professores, servidores da USP e interessados nos temas sustentabilidade e
empreendedorismo/inovação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 12/09/22
Acesso gratuito ao IUPAC Standards Online na USP vai até o fim de 2022
IUPAC Standards Online é um banco de dados construído a partir dos padrões e
recomendações da IUPAC, que são extraídos da revista Pure and Applied Chemistry (PAC).
A União Internacional de Química Pura e Aplicada
(IUPAC) é a
organização responsável por estabelecer os padrões em química que são
internacionalmente vinculantes para cientistas da indústria e academia,
advogados de patentes, toxicologistas, cientistas ambientais, legislação, etc.
“Padrões” são definições de termos, valores padrão, procedimentos, regras para
nomear compostos e materiais, nomes e propriedades dos elementos da tabela
periódica e muito mais. Garanta seu acesso gratuito ao banco de dados IUPAC
Standards Online até 31 de dezembro de 2022. Terá então acesso gratuito a todos
os artigos durante a sua visita (este processo deve ser repetido na próxima vez
que aceder).
Além do acesso institucional pela Universidade de São Paulo USP, é possível realizar o login com a senha IUPACDB 2022 clicando no campo “Você tem uma senha?”
O banco de dados IUPAC Standards Online é o único produto que permite a busca e recuperação rápida e fácil dos padrões e recomendações da IUPAC que até agora permaneceram não classificados dentro do enorme arquivo de Química Pura e Aplicada .
Tópicos abordados: Química Analítica, Bioquímica, Segurança Química, Gestão de
dados, Educação, Química Ambiental, Química
Inorgânica, Materiais, Química Medicinal, Nomenclatura e
Terminologia, Química Nuclear, Química orgânica, Química
Física, Química Teórica e Computacional e Toxicologia.
Além do acesso institucional pela Universidade de São Paulo USP, é possível realizar o login com a senha IUPACDB 2022 clicando no campo “Você tem uma senha?”
O banco de dados IUPAC Standards Online é o único produto que permite a busca e recuperação rápida e fácil dos padrões e recomendações da IUPAC que até agora permaneceram não classificados dentro do enorme arquivo de Química Pura e Aplicada .
Tópicos abordados: Química Analítica, Bioquímica,
Acesso gratuito em 2022 – https://www.degruyter.com/ database/iupac/html
Fonte: ABCD USP - 12/09/22
Tempo de colheita
Pesquisadora paulistana integra ranking internacional de cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agricultura
A agrônoma Mariangela Hungria começou a trabalhar com soja no
início da década de 1990, época em que estavam começando os estudos dedicados à
melhoria de seu cultivo. Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa
Agropecuária (Embrapa) há 40 anos, em 2021 ela passou a integrar o ranking dos
100 cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agronomia, organizado
pela plataforma Research.com, que compila dados internacionais sobre
contribuições científicas em diversas áreas do conhecimento. Hungria é a primeira
cientista da América do Sul a integrar a lista. “Embora seja grande a satisfação de fazer parte desse ranking, é
preciso destacar a baixa presença de pesquisadores brasileiros, especialmente
se consideramos a importância do país no campo da produção agrícola”, diz
Hungria, especialista em biotecnologia do solo, área de estudos que busca
melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, tornando-as mais resistentes a
mudanças climáticas, pragas e doenças”. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022
11 setembro 2022
PPG-Ciências - Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado no CENA-USP
A pedido da Coordenação do PPG-Ciências, informamos que se encontra disponível na página do CENA-USP (https://bit.ly/3Qy53oH) os Editais para os processos seletivos para ingresso no Mestrado e no Doutorado
INSCRIÇÕES:
As inscrições para a Edição III
(12/09/2022) para o Mestrado, excepcionalmente, foram prorrogadas até o dia
20/09/2022 e a aplicação da prova será no dia 27/09/2022. A bibliografia foi
atualizada e a prova contará com questões discursivas.
As inscrições para o Doutorado ocorrem em fluxo contínuo e serão recebidas até o dia 24/10/2022.
As inscrições para o Doutorado ocorrem em fluxo contínuo e serão recebidas até o dia 24/10/2022.
BOLSAS:
Informamos que há 16 bolsas, sendo 8 disponíveis para o Mestrado e 8
para o Doutorado (para atribuição no mês de outubro aos candidatos aprovados
nos respectivos processos seletivos).
Fonte: PPG CENA - 08/09/22
CNPq divulga o resultado final da Chamada PIBIC com a concessão de 27.100 bolsas em nível nacional
O PIBIC é o mais tradicional programa institucional de iniciação científica do CNPq e atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga nesta terça-feira, 6, o resultado final da Chamada PIBIC nº 21/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022-2024. Foram contempladas 335 instituições - cerca de 97% das instituições proponentes - e das 26.100 bolsas inicialmente previstas, houve um acréscimo de 1.000 bolsas, totalizando 27.100 bolsas para a edição 2022-2024 do Programa PIBIC.
Esse incremento é resultado do esforço e do
reconhecimento do CNPq a este Programa que se consolidou como uma ação
estratégica no apoio à formação científica de estudantes de graduação em todo o
território nacional. Com isso, o investimento total do CNPq chegará a R$ 260
milhões de seu orçamento, sendo R$ 130 milhões por ano.
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo com início em setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em setembro de 2023. Saiba mais. Fonte: CNPq - 06/09/22
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo com início em setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em setembro de 2023. Saiba mais. Fonte: CNPq - 06/09/22
09 setembro 2022
Comissão debate recomendações para elaboração do PNPG
Aconteceu no dia, 31/08, no
edifício sede da CAPES, o segundo encontro da comissão especial de elaboração
do Plano Nacional de
Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, em formato híbrido – presencial e
por videoconferência. O PNPG tem como objetivo definir novas diretrizes,
estratégias e metas para a continuidade e avanço das propostas para a
pós-graduação e pesquisa no Brasil.
Durante a reunião foi apresentado o
relatório final, consolidado, da comissão especial de acompanhamento do PNPG (2011-2020) com
as análises e recomendações propostas para a elaboração do próximo ciclo do
PNPG (2021-2030). No encontro, a comissão ressaltou que o Sistema Nacional de
Pós-Graduação (SNPG) obteve bons resultados gerais, mas o atual sistema
avaliativo ainda requer aperfeiçoamentos conceituais e operacionais.
A comissão designada para o período
2021-2030 é formada por representantes da academia, membros da CAPES e de
entidades de relevância para a educação nacional. Entre os compromissos
firmados pelo grupo na condução do próximo PNPG, estão a redução das assimetrias
e o respeito às identidades que compõem o SNPG. Fonte: CCS/CAPES - 09/09/22
Centro da Unicamp oferece curso on-line gratuito sobre biotecnologia de plantas
Será realizada entre segunda (12/09) e sexta-feira (16/09) a
quarta edição do curso “From Gene to Trait”, organizado pelo Centro de
Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC).
A programação conta com palestras internacionais on-line e abertas ao público.
O GCCRC é um Centro de Pesquisa em
Engenharia (CPE)
constituído pela FAPESP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(Embrapa), com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O curso abrange desde as principais
ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de
genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e
propriedade intelectual. O público-alvo inclui estudantes de
pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo da biotecnologia
agrícola e estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 09/09/22
08 setembro 2022
Pesquisadores desenvolvem aplicativo de realidade aumentada para ensinar química
O ensino de conceitos teóricos
nem sempre é tarefa simples. Diante da dificuldade de professores de química em
ilustrar princípios como o da isomeria (substâncias de átomos iguais com
propriedades diferentes), a química Cibele Zanatta da Silva Pereira usou
realidade aumentada na criação de um aplicativo para auxiliar o ensino de
química orgânica.
Batizada de IsomeriAR, a novidade é fruto da pesquisa de mestrado
de Cibele na área de ensino de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Além de facilitar a atividade
docente, acredita a pesquisadora, o aplicativo estimula o interesse dos alunos
ao relacionar a tecnologia presente no dia a dia com a ciência.
A escolha da isomeria é explicada pela pesquisadora por tratar-se
de um tema que ainda deixa os alunos com muitas dúvidas. É um conceito da
química referente a substâncias com mesma fórmula molecular, mas com propriedades ou estruturas diferentes (arranjos
espaciais distintos), que, normalmente, é demonstrado em sala de aula através
de figuras 2D. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 08/09/22
Serrapilheira oferece R$ 9,1 milhões a jovens cientistas em chamada pública
O Instituto Serrapilheira lançou nesta quarta-feira (31) a 6ª
chamada pública de apoio à ciência. Serão selecionados até 10 jovens
cientistas com grandes perguntas que contribuam para o conhecimento fundamental
em ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os grants vão
variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil, a serem utilizados ao longo de cinco anos.
As inscrições vão de 28 de outubro a 28 de novembro, e o edital completo pode
ser conferido aqui. Os selecionados terão acesso, ainda, a
recursos extras – até 30% do grant recebido – para
investir na formação e integração de pessoas de grupos sub-representados em
suas equipes. O novo edital do Serrapilheira vai oferecer, no total, até R$ 9,1
milhões aos jovens cientistas. O objetivo da chamada é apoiar jovens
cientistas que proponham grandes perguntas em suas áreas de atuação. A seleção
acontece em duas fases. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que
será avaliada por revisores internacionais. A partir daí alguns serão chamados
para submeterem a proposta completa. A etapa final inclui uma entrevista em
inglês com os proponentes. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22
MCTI apresenta o projeto “Galáxia da Ciência Brasileira”
Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, o
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresenta o projeto
“Galáxia da Ciência Brasileira”. O objetivo é resgatar os principais notáveis e
realizações que contribuíram para a ciência brasileira nesses últimos dois
séculos. O projeto foi construído com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
(CGEE), entidade vinculada ao MCTI.
Durante os próximos dias, o Ministério e suas unidades vinculadas apresentam em suas redes sociais uma série de textos, cards e vídeos em que exalta personalidades, instituições e fatos que auxiliam na construção do Bicentenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito criativo #GaláxiaDaCiênciaBrasileira vai evidenciar fatos, eventos e cientistas brasileiros que fizeram história ao longo desses 200 anos. O projeto, iniciado como uma divulgação online, será
transformado em outros produtos como um site interativo, um livro comemorativo
e a programação para um evento presencial no final do ano. A estratégia deste
projeto contou com a participação de várias as vinculadas desde o início com
sugestões de cientistas e notáveis. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 08/09/22
Durante os próximos dias, o Ministério e suas unidades vinculadas apresentam em suas redes sociais uma série de textos, cards e vídeos em que exalta personalidades, instituições e fatos que auxiliam na construção do Bicentenário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O conceito criativo #GaláxiaDaCiênciaBrasileira vai evidenciar fatos, eventos e cientistas brasileiros que fizeram história ao longo desses 200 anos.
Como medir o impacto da ciência?
Segundo o pesquisador do DPCT, Evandro
Coggo Cristofoletti, um dos objetivos da pesquisa é ampliar o entendimento –
tanto na Academia, como na sociedade em geral – sobre as formas de produção e
uso de conhecimento e, assim, abrir novas possibilidades de organização e
fomento da pesquisa e da inovação baseada em pesquisa. Nesse sentido, é
fundamental debater o conceito de excelência e relevância da pesquisa para
(re)pensar políticas e estratégias de pesquisa, desenvolvimento e inovação
(PDI), particularmente em conexão com sua relação com o desenvolvimento
econômico, social e ambiental e com diferentes segmentos da sociedade, dentre
os quais se encontram saúde, educação, mobilidade, competitividade, dentre
outros. O desafio é criar métricas e indicadores de aspectos da produção de
conhecimento científico de excelência e relevância social.
Em outros termos, a pesquisa visa
a realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos relativos à
dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações
com o uso do conhecimento e suas consequências sobre a sociedade. Para isso,
foram criadas quatro frentes temáticas de investigação: a primeira é denominada
‘Conectando funding aos impactos da pesquisa’, com o desafio de desenvolver
metodologias que permitam ligar o financiamento da pesquisa e seus resultados
com seus usos e impactos na sociedade. Saiba mais.Fonte: Jornal de Ciência - 08/09/22
Assinar:
Postagens (Atom)