15 setembro 2022

Acordo entre Capes e Ministério Público é homologado pela Justiça Federal

Termo encerra ação de 2018 que provocou a paralisação temporária do processo de avaliação e impunha outras limitações


A CAPES comunica a toda comunidade acadêmica a homologação judicial do Termo de Autocomposição firmado com o Ministério Público Federal (MPF), resultando na revogação definitiva da decisão liminar que impedia a divulgação dos resultados da Avaliação Quadrienal.

A divulgação dos resultados está liberada

De imediato, deixam de vigorar as restrições impostas à divulgação dos resultados preliminares por qualquer dos avaliados, sobre os quais constavam alertas (disclaimers) na Plataforma Sucupira e cuja existência somente se justificava em razão da decisão judicial, agora revogada.

Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 15/09/22


Mais de 40% dos programas de pós-graduação da USP têm nível de excelência

De acordo com o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal Capes, dos 260 programas oferecidos pela USP, 108 receberam notas 6 e 7, considerados com padrão internacional de qualidade

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal Capes, que abrangeu cerca de 4.500 programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Brasil, entre os anos de 2017 e 2020. A USP teve 260 programas avaliados, sendo que 220 deles possuem cursos de mestrado e doutorado; 15, apenas com mestrado; e 25, apenas com mestrado profissional.
No caso da Universidade, 51 dos 260 programas avaliados receberam nota 7, considerado o conceito mais alto da classificação. Na avaliação passada, esse número foi de 50. Além desses cursos que obtiveram a nota máxima, 57 receberam o conceito 6, indicando um desempenho equivalente a padrões internacionais de qualidade. Outros 78 programas ficaram com a nota 5, ou seja, do total de programas avaliados, 71,5% atingiram nível de excelência (com conceitos 5, 6 e 7).  A Capes também avaliou 58 programas da USP com nota 4 e 15 receberam o conceito 3, o que significa desempenho regular, mas que atende aos padrões mínimos de qualidade. Apenas 1 programa da USP recebeu a nota 2.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP -14/09/22


Embalagens de alimentos exibirão selo alertando para quantidades elevadas de açúcar, sódio e gorduras saturadas

Os alimentos e bebidas que chegarem aos supermercados a partir de 9 de outubro começarão a trazer novidades na embalagem. A mais perceptível será um selo frontal para informar a quantidade elevada de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Ele deverá ser estampado em parte dos produtos elaborados pelas grandes empresas do setor e por pequenos produtores. Sempre que o alimento contiver ao menos um dos nutrientes em níveis superiores aos preestabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a embalagem obrigatoriamente terá de exibir o desenho de uma lupa acompanhado da expressão “alto em” e da identificação do nutriente (pode ser mais de um) que extrapola aqueles limites.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022

Estados Unidos determinam acesso aberto para divulgação de pesquisas financiadas com recursos públicos a partir de 2026

Escritório de Políticas Científicas e Tecnológicas (OSTP) do governo dos Estados Unidos emitiu um memorando em fins de agosto orientando os departamentos e as agências federais de ciência e tecnologia do país a atualizarem suas políticas de acesso aberto até dezembro de 2025. O objetivo é garantir que os estudos resultantes de projetos financiados com recursos dos contribuintes sejam divulgados ao público de forma gratuita imediatamente após a publicação e seus dados fiquem disponíveis em repositórios digitais, exceto se houver restrições éticas, de privacidade ou propriedade intelectual.
O documento é um desdobramento de um memorando publicado pelo próprio OSTP em fevereiro de 2013, orientando as mesmas instituições a criarem planos de estímulo à publicação em acesso aberto de estudos oriundos de pesquisas apoiadas pelo governo federal. A estratégia rendeu frutos. De acordo com o escritório, mais de 8 milhões de publicações tornaram-se acessíveis ao público e cerca de 3 milhões de pessoas passaram a ler esses artigos gratuitamente todos os dias.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - 13/09/22

14 setembro 2022

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Reunião USP-PLOS

A Editora PLOS e a USP têm conversado sobre a possibilidade de uma parceria que permitirá a pesquisadores da USP publicarem em revistas da PLOS sem pagar pelo APC (taxa de publicação) nas revistas da PLOS. Como parte deste processo de negociação, a Accucoms convida você para participar de uma reunião online que irá apresentar e discutir os pontos deste acordo com Professores coordenadores de curso, chefes de departamento e responsáveis pelas bibliotecas setoriais. 

 Reunião Online - USP  |  Quando: 29/09/2022  |  Horário: 15 horas

Queremos saber sua opinião sobre esse modelo de acordo entre a PLOS e a USP. Confirme sua presença preenchendo o link de inscrição abaixo:

https://forms.gle/eWdWfKTp5XCBQ2ey9

 Revistas PLOS que estariam disponíveis para autores USP publicarem sem APC:

  • PLOS One
  • PLOS Neglected Tropical Diseases
  • PLOS Genetics
  • PLOS Pathogens

12 setembro 2022

Alumni USP Talks abre novo espaço para interação entre estudantes e egressos da Universidade

Para ampliar ainda mais a interlocução da Universidade com a sociedade foi criado o Alumni USP Talks, um espaço para os egressos diplomados pela USP discorrerem suas trajetórias profissionais, suas contribuições para a sociedade e sobre a importância da formação recebida na USP.  Na sua primeira edição, que será realizada no dia 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus de São Paulo, as temáticas serão sustentabilidade ambiental, empreendedorismo e inovação. As expectativas para o evento são grandes e a coordenadora do Escritório Alumni USP, professora Maria Helena Palucci Marziale já adianta que ele será anual. “O Alumni USP Talks surgiu da necessidade de novas estratégias para estimular os egressos a interagirem com a USP além da plataforma eletrônica. Por isso, foram criados espaços para que eles voltem a interagir com a academia, como o Alumni USP Talks e o Prêmio Alumni USP.” Podem participar do evento egressos, estudantes, professores, servidores da USP e interessados nos temas sustentabilidade e empreendedorismo/inovação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 12/09/22

Bolsas PIBITI CNPq 2022

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Acesso gratuito ao IUPAC Standards Online na USP vai até o fim de 2022

IUPAC Standards Online é um banco de dados construído a partir dos padrões e recomendações da IUPAC, que são extraídos da revista Pure and Applied Chemistry (PAC). A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é a organização responsável por estabelecer os padrões em química que são internacionalmente vinculantes para cientistas da indústria e academia, advogados de patentes, toxicologistas, cientistas ambientais, legislação, etc. “Padrões” são definições de termos, valores padrão, procedimentos, regras para nomear compostos e materiais, nomes e propriedades dos elementos da tabela periódica e muito mais. Garanta seu acesso gratuito ao banco de dados IUPAC Standards Online até 31 de dezembro de 2022. Terá então acesso gratuito a todos os artigos durante a sua visita (este processo deve ser repetido na próxima vez que aceder).
Além do acesso institucional pela Universidade de São Paulo USP, é possível realizar o login com a senha IUPACDB 2022  clicando no campo “Você tem uma senha?”
O banco de dados IUPAC Standards Online é o único produto que permite a busca e recuperação rápida e fácil dos padrões e recomendações da IUPAC que até agora permaneceram não classificados dentro do enorme arquivo de Química Pura e Aplicada .
Tópicos abordados: Química Analítica, Bioquímica, Segurança Química, Gestão de dados, Educação, Química Ambiental, Química Inorgânica, Materiais, Química Medicinal, Nomenclatura e Terminologia, Química Nuclear, Química orgânica, Química Física, Química Teórica e Computacional e Toxicologia.

Fonte: ABCD USP - 12/09/22


 Bio do perfil @accucoms.brasil 

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Tempo de colheita

Pesquisadora paulistana integra ranking internacional de cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agricultura

A agrônoma Mariangela Hungria começou a trabalhar com soja no início da década de 1990, época em que estavam começando os estudos dedicados à melhoria de seu cultivo. Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há 40 anos, em 2021 ela passou a integrar o ranking dos 100 cientistas mais importantes da área de fitotecnia e agronomia, organizado pela plataforma Research.com, que compila dados internacionais sobre contribuições científicas em diversas áreas do conhecimento. Hungria é a primeira cientista da América do Sul a integrar a lista. “Embora seja grande a satisfação de fazer parte desse ranking, é preciso destacar a baixa presença de pesquisadores brasileiros, especialmente se consideramos a importância do país no campo da produção agrícola”, diz Hungria, especialista em biotecnologia do solo, área de estudos que busca melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, tornando-as mais resistentes a mudanças climáticas, pragas e doenças”.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2022

11 setembro 2022

PPG-Ciências - Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado no CENA-USP


A pedido da Coordenação do PPG-Ciências, informamos que se encontra disponível na página do CENA-USP
(
https://bit.ly/3Qy53oH) os Editais para os processos seletivos para ingresso no Mestrado e no Doutorado

INSCRIÇÕES:
As inscrições para a Edição III (12/09/2022) para o Mestrado, excepcionalmente, foram prorrogadas até o dia 20/09/2022 e a aplicação da prova será no dia 27/09/2022. A bibliografia foi atualizada e a prova contará com questões discursivas.
As inscrições para o Doutorado ocorrem em fluxo contínuo e serão recebidas até o dia 24/10/2022.

BOLSAS:
Informamos que há 16 bolsas, sendo 8 disponíveis para o Mestrado e 8 para o Doutorado (para atribuição no mês de outubro aos candidatos aprovados nos respectivos processos seletivos).

Fonte: PPG CENA - 08/09/22


CNPq divulga o resultado final da Chamada PIBIC com a concessão de 27.100 bolsas em nível nacional

O PIBIC é o mais tradicional programa institucional de iniciação científica do CNPq e atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga nesta terça-feira, 6, o resultado final da Chamada PIBIC nº 21/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2022-2024. Foram contempladas 335 instituições - cerca de 97% das instituições proponentes - e das 26.100 bolsas inicialmente previstas, houve um acréscimo de 1.000 bolsas, totalizando 27.100 bolsas para a edição 2022-2024 do Programa PIBIC.

Esse incremento é resultado do esforço e do reconhecimento do CNPq a este Programa que se consolidou como uma ação estratégica no apoio à formação científica de estudantes de graduação em todo o território nacional. Com isso, o investimento total do CNPq chegará a R$ 260 milhões de seu orçamento, sendo R$ 130 milhões por ano. 
As instituições aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo com início em setembro de 2022 e o segundo ciclo a ser iniciado em setembro de 2023.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 06/09/22

09 setembro 2022

Comissão debate recomendações para elaboração do PNPG

Aconteceu no dia, 31/08, no edifício sede da CAPES, o segundo encontro da comissão especial de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, em formato híbrido – presencial e por videoconferência. O PNPG tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para a continuidade e avanço das propostas para a pós-graduação e pesquisa no Brasil.
Durante a reunião foi apresentado o relatório final, consolidado, da comissão especial de acompanhamento do PNPG (2011-2020) com as análises e recomendações propostas para a elaboração do próximo ciclo do PNPG (2021-2030). No encontro, a comissão ressaltou que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) obteve bons resultados gerais, mas o atual sistema avaliativo ainda requer aperfeiçoamentos conceituais e operacionais.
A comissão designada para o período 2021-2030 é formada por representantes da academia, membros da CAPES e de entidades de relevância para a educação nacional. Entre os compromissos firmados pelo grupo na condução do próximo PNPG, estão a redução das assimetrias e o respeito às identidades que compõem o SNPG.   Fonte: CCS/CAPES - 09/09/22


Centro da Unicamp oferece curso on-line gratuito sobre biotecnologia de plantas

Será realizada entre segunda (12/09) e sexta-feira (16/09) a quarta edição do curso “From Gene to Trait”, organizado pelo 
Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC). A programação conta com palestras internacionais on-line e abertas ao público.
O GCCRC é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O curso abrange desde as principais ferramentas de investigação da biotecnologia vegetal, como identificação de genes e microrganismos associados, até temas como marcos regulatórios e propriedade intelectual. O público-alvo inclui estudantes de pós-graduação e profissionais de empresas que atuam no ramo da biotecnologia agrícola e estejam interessados em atualizar seus conhecimentos sobre genômica.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 09/09/22

08 setembro 2022

Pesquisadores desenvolvem aplicativo de realidade aumentada para ensinar química

O ensino de conceitos teóricos nem sempre é tarefa simples. Diante da dificuldade de professores de química em ilustrar princípios como o da isomeria (substâncias de átomos iguais com propriedades diferentes), a química Cibele Zanatta da Silva Pereira usou realidade aumentada na criação de um aplicativo para auxiliar o ensino de química orgânica.
Batizada de IsomeriAR, a novidade é fruto da pesquisa de mestrado de Cibele na área de ensino de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Além de facilitar a atividade docente, acredita a pesquisadora, o aplicativo estimula o interesse dos alunos ao relacionar a tecnologia presente no dia a dia com a ciência.
A escolha da isomeria é explicada pela pesquisadora por tratar-se de um tema que ainda deixa os alunos com muitas dúvidas. É um conceito da química referente a substâncias com mesma fórmula molecular, mas com propriedades ou estruturas diferentes (arranjos espaciais distintos), que, normalmente, é demonstrado em sala de aula através de figuras 2D.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 08/09/22