14 fevereiro 2023

Cursos de língua Inglesa a serem oferecidos no 1S/23 pelo Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ

Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste - l1nq.com/ev2d6 no período de 13 de fevereiro a 09 de março de 2023 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos ingressantes devem anexar cópia da posição alcançada no vestibular da FUVEST e cópia do histórico escolar do segundo grau e os de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2022. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (62).   As aulas terão início no dia 13/03/23 e término previsto para o dia 14/07/23.   Fonte: CEL ESALQ - 13/02/23
            

Introdução à Língua Inglesa

1700h às 18h30

2ªs e 4ªs-feiras

Introdução à Língua Inglesa

17h00 às 18h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Básica

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Básica 

17h00 às 18h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Pré-Intermediária

17h00 às 18h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária

17h00 às 18h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Intermediária

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária

10h00 às 11h30

3ªs e 5ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária

12h00 às 13h30

3ªs e 5ªs-feiras 

Língua Inglesa Intermediária Avançada  

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Língua Inglesa Intermediária Avançada

12h00 às 13h30

2ªs e 4ªs-feiras

Chatting in English

12h00 às 13h30

6ªs-feiras 



TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 25 de fevereiro de 2023 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 20/02/23. A comunidade do Campus Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP terão taxas especiais.   Link: https://fealq.org.br/eventos/toef-fevereiro-25-manha/

13 fevereiro 2023

Clarivate adiciona Preprint Citation Index à Web of Science

Ajudar os pesquisadores a acessar preprints com mais facilidade em uma plataforma confiável para promover o progresso científico

Clarivate Plc (NYSE:CLVT), líder global em conectar pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar seu mundo, adicionou o Preprint Citation Index™ à plataforma Web of Science™. Os pesquisadores agora podem localizar e vincular preprints juntamente com outro conteúdo confiável no banco de dados, para simplificar o processo de pesquisa e ajudar a fazer conexões significativas mais rapidamente.
Na publicação acadêmica, uma pré-impressão é uma versão de um artigo de pesquisa ou resultado disponível publicamente em repositórios online antes da revisão por pares. O acesso a preprints na Web of Science torna mais rápido e fácil para os pesquisadores incluí-los em seus fluxos de trabalho de pesquisa existentes. Ele permite acesso imediato a pré-impressões atualizadas, agregadas e pesquisáveis ​​de repositórios selecionados vinculados a perfis de autor.
No lançamento, o Preprint Citation Index fornece quase dois milhões de preprints dos repositórios arXiv, bioRxiv, chemRxiv, medRxiv e Preprints.org. Documentos de mais de uma dúzia de repositórios adicionais serão adicionados ao longo de 2023. Os registros de pré-impressão podem ser descobertos juntamente com outras produções acadêmicas no Web of Science e conectados às versões finais do registro, quando aplicável. Eles são claramente marcados nos resultados da pesquisa e não incluídos em nenhuma métrica de citação, incluindo Times Cited Counts ou Journal Impact Factor™ (JIF) dentro do Web of Science Core Collection™ ou Journal Citation Reports™.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 13/02/23

Mulheres na Ciência - Para cientistas, ascender na carreira ainda é um desafio

No Brasil, a participação das mulheres na Ciência é crescente e notável em todas as áreas. Segundo dados da CAPES em relação ao ano base de 2021, 54% dos estudantes em cursos de pós-graduação são do sexo feminino. Dos 405 mil alunos de mestrado e doutorado no Brasil, 221 mil são mulheres.  Elas também são maioria entre os beneficiários de bolsas: dados de 2020 mostram que as pesquisadoras representam 58% do total de bolsistas stricto sensu da Fundação. Embora sejam maioria numérica, pesquisadoras ainda lutam por mais respeito e oportunidades em ambientes majoritariamente masculinos. Entre os professores dos cursos de mestrado e doutorado, 57% são homens.  A presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, define esse fenômeno como “telhado de vidro”: barreiras e obstáculos que impedem mulheres de ascender aos níveis mais altos da carreira acadêmica, apesar da competência e da qualificação técnica.   Saiba mais.   Fonte: CGCOM/CAPES - 10/02/23

CAPES debate parceria com instituição de ensino da Alemanha

Com o objetivo de estreitar a relação entre a ciência brasileira e a alemã, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, recebeu a visita de Johannes Wessels, reitor da Universidade de Münster. Em reunião nesta quarta-feira, 08, representantes da Fundação e da instituição de ensino da Alemanha trataram, em Brasília, da parceria existente e de possíveis ações futuras de cooperação. Atualmente, a CAPES mantém a parceria Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, que está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro, conforme o Edital 39/2022. A ação pretende aumentar a cooperação acadêmica entre as instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros, bem como de pesquisadores do Brasil e seus pares da instituição anfitriã.   Fonte: CGCOM/CAPES - 10/02/23


ANPG ressalta retorno de diálogo com a CAPES

Ao se reunirem com Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, representantes da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) ressaltaram o retorno do diálogo com a Fundação. Durante a visita nesta quinta-feira, 09/02, foram discutidos temas como reajuste nos valores das bolsas, o acesso de mulheres, negros e pessoas com deficiência aos cursos de mestrado e doutorado e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. “Vemos com bons olhos o retorno do diálogo com a CAPES. A pós-graduação está muito contente com a nomeação da professora Mercedes Bustamante para a presidência da Fundação, que terá na ANPG uma aliada”, destacou Vinícius Soares, presidente da ANPG. Também participaram da reunião, representando a associação, Ana Priscila Alves, Gabriela Beraldo e Túlio Godoy.
A presidente da CAPES, por sua vez, citou algumas ações que já vem realizando, como assegurar um ambiente de tranquilidade no Sistema de Avaliação e os recursos para garantir o funcionamento do Portal de Periódicos, que é o maior acervo científico digital do mundo. Ela também garantiu o compromisso do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, com o reajuste nos valores das bolsas, que deverá será anunciado ainda este mês. Bustamante e os integrantes da ANPG discutiram também ações que  melhorem as condições dos pós-graduandos nas instituições de ensino.   Saiba mais.   Fonte: CGCOM/CAPES - 10/02/23

Projeto visa à preservação dos monumentos da Cidade Universitária

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP vai promover ações de conservação e restauro das obras de arte espalhadas pelo campus 


Tendo em vista a importância artística e cultural dos monumentos expostos na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP dará início a um projeto de preservação e valorização dessas obras. A afirmação é da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Marli Quadros Leite. A data de início da execução do projeto não está definida, uma vez que ainda depende da captação dos recursos necessários. “Com o apoio da Reitoria, a PRCEU está trabalhando com a Fundação de Apoio à USP (Fusp) na montagem de um projeto para captar recursos por meio de leis de incentivo”, informa Marli. Ao longo dos últimos dias, o Jornal da USP apresentou alguns desses monumentos espalhados pelo campus. Segundo a pró-reitora, o projeto de preservação e valorização dos monumentos do campus deverá ocorrer em fases. Primeiro será feita a catalogação de todos os monumentos da Cidade Universitária, apontando as condições de cada um deles. Depois, a segunda fase prevê a recuperação e restauro das obras que não estiverem em condições adequadas, além da remodelação do seu entorno – que inclui identificação, iluminação, paisagismo e acessibilidade. Já a terceira fase, com caráter permanente, corresponde à conservação das obras, que será feita de modo individualizado, de acordo com suas características próprias.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 10/02/23

10 fevereiro 2023

Inscrições abertas para Webinar sobre a jornada de empreendedores na USP

No próximo dia 14 de fevereiro às 14h a Agência USP de Inovação (AUSPIN) realizará o Webinar “Fala Inovação!” – A jornada do empreendedorismo na USP: caminhos na universidade e o reconhecimento da sociedade civil, e convida todos a participarem dessa discussão. O Webinar marcará o início dos eventos da AUSPIN em 2023, contando com a presença de dois convidados que fazem parte da comunidade USP e possuem uma jornada empreendedora dentro da Universidade. São eles:

  • Renata Manzzo Sanfelice – Co-founder e Co-CEO da Zephyrus, Cientista Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas  (FFLCH-USP) e atualmente realizando licenciatura em Ciências Sociais, além de 1º lugar no Prêmio Empreendedor do ano Gestiona;
  • Sidirley Fabiani – CEO e Fundador da Gestiona e Professor convidado da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA-USP).

As inscrições já estão abertas! Inscreva-se através do Sympla para garantir o seu comprovante de participação.   Fonte: AUSPIN - 10/02/23


Editorial da Nature - Ferramentas como ChatGPT ameaçam a ciência transparente

Está claro há vários anos que a inteligência artificial (IA) está ganhando a capacidade de gerar linguagem fluente, produzindo frases cada vez mais difíceis de distinguir do texto escrito por pessoas. No ano passado, a Nature informou que alguns cientistas já estavam usando chatbots como assistentes de pesquisa – para ajudar a organizar seu pensamento, gerar feedback sobre seu trabalho, auxiliar na escrita de código e resumir a literatura de pesquisa (Nature 611, 192–193; 2022). Mas o lançamento do AI chatbot ChatGPT em novembro trouxe os recursos de tais ferramentas, conhecidas como modelos de linguagem grande (LLMs), para um público de massa. Seus desenvolvedores, OpenAI em San Francisco, Califórnia, tornaram o chatbot gratuito e facilmente acessível para pessoas que não possuem conhecimentos técnicos. Milhões estão usando, e o resultado tem sido uma explosão de experiências de escrita divertidas e às vezes assustadoras que turbinaram a crescente empolgação e consternação sobre essas ferramentas.   Saiba mais.   Fonte: Nature – jan. 2023

Maior estudo de editores de periódicos dos últimos tempos destaca a ‘autopublicação’ e a diferença de gênero

A análise mostra que alguns pesquisadores publicam uma proporção considerável de seu próprio trabalho em periódicos que editam

A diferença de gênero entre os editores de periódicos seniores é maior do que muitas pessoas pensavam, e alguns editores publicam um número surpreendente de seus próprios artigos nos periódicos que editam, encontra o primeiro estudo a examinar essas questões ao longo do tempo em várias disciplinas. “Embora esperássemos que as mulheres estivessem sub-representadas, certamente não esperávamos que a porcentagem de mulheres nos conselhos editoriais fosse tão baixa quanto 14% para editores e 8% para editores-chefes”, diz o coautor Bedoor AlShebli , cientista de dados da Universidade de Nova York (NYU) Abu Dhabi. Em comparação, as mulheres representam 26% de todos os autores científicos.
AlShebli e seus colegas analisaram o gênero e os hábitos de publicação de mais de 80.000 editores em 1.100 periódicos Elsevier em 15 disciplinas e cinco décadas. O trabalho foi publicado em 16 de janeiro na Nature Human Behavior.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 10/02/23

‘Talento’ do ChatGPT força pesquisadores a buscar antídoto contra inteligência artificial

Nas últimas semanas, o ChatGPT transformou o tema da inteligência artificial (IA) em conversa de mesa de bar. A ferramenta da OpenAI rompeu a bolha tecnológica ao conseguir produzir textos bem organizados e trazer informações sobre assuntos diversos. Porém, da mesma maneira que impressionou, o sistema levantou preocupações sobre como a máquina pode nos enganar com facilidade - e gerou uma corrida por um “antídoto”, algo que possa detectar quando um texto foi escrito por uma IA. Treinada com 175 bilhões de parâmetros (representações matemáticas de padrões e tipos de texto), a IA por trás do ChatGPT é capaz de produzir discursos de casamento, e-mails corporativos, listas de organização, poemas malucos e código de computação. O sistema, porém, também consegue escrever trabalhos acadêmicos, artigos científicos, projetos de pesquisa, currículos falsos e mensagens que emulam o estilo de escrita de pessoas notáveis.  Saiba mais.   Fonte: Estadão - 10/02/23

CNPq e Mapa lançam ferramenta de registro de dados relativos a "cultivar protegida" no Currículo Lattes

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária  (SDA/Mapa) por meio de Acordo de Cooperação Técnica divulgam a otimização da ferramenta de registro de dados relativos a “cultivar protegida” no Currículo Lattes.
Trata-se da mais nova modalidade de certificação na área de propriedade intelectual implementada no Currículo Lattes, referente às cultivares. Cultivares são variedades cultivadas de plantas obtidas por meio de técnicas de melhoramento genético e são considerados ativos de propriedade intelectual de grande importância para a economia brasileira e que garantem aos melhoristas de plantas, direitos de exploração comercial da cultivar com exclusividade em todo o território nacional. O mecanismo permitirá que, quando um pesquisador preencher o número de registro de uma cultivar, em espaço do formulário apropriado no Currículo Lattes, o sistema busque informações desse registro direto do cadastro de dados relativos a “cultivar protegida” pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), do Ministério da Agricultura e Pecuária. O SNPC regulamenta o registro e a proteção das cultivares, sendo responsável pela análise e emissão do Certificado de Proteção de Cultivar.   Saiba mais.   Fonte: CNPq – 09/02/23

09 fevereiro 2023

Webinars: Como potencializar o impacto e a visibilidade dos seus artigos científicos

Você faz pesquisa em Química ou em outra área correlata? Sabe preparar um manuscrito baseado no escopo do periódico? Tem dúvida sobre como escolher uma revista da sua área para publicação? Já pensou em publicar em revistas de maior impacto? Quer mais destaques para o seu artigo?
Convidamos você a participar do encontro virtual e gratuito “Como potencializar o impacto e a visibilidade dos seus artigos científicos” e responderemos a todas essas perguntas ao longo de nove encontros temáticos voltados para diferentes áreas do conhecimento ligadas à Química. Esse evento buscará discutir como um cientista pode potencializar os seus artigos na literatura, formas de publicação, análises cientométricas mais relevantes, o que as editoras e revisores esperam do seu manuscrito e a importância desses detalhes no  impacto e destaque da sua publicação.Além disso, iremos apresentar os periódicos científicos mais alinhadoscom cada área da Química ou áreas correlatas cobertas e que são publicados pela American Chemical Society, e também como procurar as diretrizes e entender o escopo da revista adequada para submissão do seu artigo.

1. Química inorgânica  |  23/02/23  |  10 h

2. Agricultura e alimentos  |  16/03/23  |  10h

3. Química analítica  |  20/04/23  |  10h

4. Interface química-biologia  |  18/05/23  |  10h

5. Educação em química e segurança no laboratório  |  15/06/23  |  10h

6. Energia, meio ambiente e sustentabilidade  |  17/08/23  |  10h

7. Química orgânica  |  21/09/23  |  10h

8. Materiais, nanotecnologia e engenharias  |  19/10/23  | 10h
9. Físico-química  |  16/11/23  |  10h

Evento on-line discute a nova ferramenta de inteligência artificial ChatGPT

Três professores da USP discutem o tema durante evento on-line gratuito no próximo sábado, 11 de fevereiro, a partir das 10 horas; transmissão pode ser acompanhada pelo YouTube

Nova ferramenta de inteligência artificial, o ChatGPT vem ganhando cada vez mais destaque nas manchetes e já agita o debate entre os especialistas da área com muitas perguntas ainda sem respostas: ele é realmente uma grande revolução tecnológica que terá um grande impacto em nossa sociedade ou só estamos vivendo mais uma onda hype, ou seja, há uma dose exagerada de excitação sobre suas reais potencialidades? Para responder questões como essa, um
 evento online gratuito 
acontece no próximo sábado, 11 de fevereiro, a partir das 10 horas.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 09/02/23

Universidades discutem as mudanças no ensino com o uso do ChatGPT

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) se reuniu nesta semana para debater o uso do ChatGPT, ferramenta capaz de criar textos longos em segundos. A discussão nas universidades ainda está começando, mas os especialistas alertam para as mudanças que esse tipo de inteligência artificial pode levar para a sala de aula. Tudo aquilo que ameaça, a primeira reação é evitar. Outras ferramentas já apresentaram desafios para educação e foram incorporadas. Uma delas é a calculadora portátil. Muitos diziam que eliminar todo o ensino de aritmética e isso de fato não aconteceu”, diz Celso Niskier, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e doutor em Inteligência Artificial. "Certamente os educadores terão que usar a criatividade e pensar não só na ameaça imediata, mas também como nós podemos preparar o estudante para trabalhar com a questão ética, por exemplo, assumir  uma pesquisa para o qual não colaborou", explica Niskier. A discussão nas universidades ainda está começando, mas os especialistas alertam para as mudanças que esse tipo de inteligência artificial pode levar para a sala de aula. “Tudo aquilo que ameaça, a primeira reação é evitar. Apesar da máquina ser capaz de conectar frases, a construção do raciocínio ainda é insubstituível. Para Niskier, o importante da sala de aula é ajudar a construir o pensamento do estudante.   Fonte: Portal G1 - 09/02/23

Como medir o impacto da pesquisa

Após nossas postagens “como fazer” sobre o impacto da pesquisa e  a comunicação da pesquisa , nossas próximas duas postagens se concentrarão em “medir o impacto da pesquisa” e “medir as comunicações da pesquisa”. Esta é uma tradução livre da matéria publicada no Blog da Kudos intitulada How to measure research impact de autoria de Charlie Rapple. Se você pesquisar on-line por “como medir o impacto da pesquisa”, o primeiro resultado exibido é sobre o impacto da publicação. Isso é muito doloroso para aqueles de nós que passamos nossas carreiras tentando fazer com que as pessoas parem de pensar sobre o impacto da pesquisa apenas em termos do impacto da publicação (consulte “ o que é impacto ”). Mas é claro que a razão para isso é que a resposta real é mais complicada e os mecanismos de pesquisa não gostam de respostas complicadas! A resposta é “depende” – do tipo de pesquisa que você está fazendo e que tipo de impacto você pode almejar. Você pode estar tentando mudar comportamentos ou atitudes ou melhorar os resultados econômicos ou ambientais.  

Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 09/02/23