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20 março 2023
Com diagnóstico inédito, MCTI obtém panorama das coleções biológicas científicas brasileiras
O diagnóstico inédito encomendado pelo Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovação (MCTI) apontou que 61,2% das coleções biológicas
científicas do Brasil estão alocadas em universidades públicas, sendo que 68%
são federais e 32% estaduais. O dado é um dos resultados produzidos pelo estudo
que avaliou as coleções de botânica, microbiologia, virologia e zoologia. Os
grupos de trabalho constituídos em setembro de 2021 finalizaram o relatório no
primeiro trimestre deste ano. “Agora temos a visão do todo”, afirma Luciane.
Números – Das 975 coleções biológicas científicas brasileiras mapeadas inicialmente, 708 responderam ao questionário do estudo. O diagnóstico apontou que as coleções estão alocadas em 220 instituições.
Além das universidades, o material está em instituições públicas vinculadas à alguma pasta ministerial, como Fundação Oswaldo Cruz, Embrapa, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Nacional Mata Atlântica (Inma) e Instituto Evandro Chagas. Juntos, os institutos são detentores de 120 coleções, respondendo por 8,9%. Universidades privadas sem fins lucrativos, dentre as quais estão as Pontifícias Universidades Católicas, detêm 54 coleções, que representam 7,6%. Já as instituições públicas vinculadas a secretarias e órgãos estaduais de administração são responsáveis por 45 coleções ou 5,2%. Saiba mais. Fonte: MCTI - 20/03/23
Números – Das 975 coleções biológicas científicas brasileiras mapeadas inicialmente, 708 responderam ao questionário do estudo. O diagnóstico apontou que as coleções estão alocadas em 220 instituições.
Além das universidades, o material está em instituições públicas vinculadas à alguma pasta ministerial, como Fundação Oswaldo Cruz, Embrapa, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Nacional Mata Atlântica (Inma) e Instituto Evandro Chagas. Juntos, os institutos são detentores de 120 coleções, respondendo por 8,9%. Universidades privadas sem fins lucrativos, dentre as quais estão as Pontifícias Universidades Católicas, detêm 54 coleções, que representam 7,6%. Já as instituições públicas vinculadas a secretarias e órgãos estaduais de administração são responsáveis por 45 coleções ou 5,2%. Saiba mais. Fonte: MCTI - 20/03/23
ChatGPT: entre o fascínio e o temor pela tecnologia
A
tecnologia da vez que chega para solavancar as emoções atende pelo nome pouco
charmoso, mas coerente com o mundo de siglas em que habitamos, de ChatGPT (do
inglês Chat Generative Pre-trained Transformer, ou transformador pré-treinado
gerador de bate-papo). Em termos básicos, trata-se de uma inteligência
artificial (IA) capaz de oferecer respostas para os usuários no formato texto,
simulando um bate-papo. A partir de um banco de dados vastíssimo, estimado em
45 terabytes, o ChatGPT calcula as respostas mais prováveis para virtualmente
qualquer pergunta permitida por sua programação, de matemática e física
quântica até questões existenciais e cultura erudita (ilegalidades e similares
ficam de fora). Em segundos, a IA consegue entregar textos curtos, objetivos,
coerentes e gramaticalmente corretos sobre praticamente qualquer coisa, que
assombram pela eficiência e abrangência.
Seja no campo do ensino ou da pesquisa, para professores ou estudantes, as inovações que o ChatGPT pode trazer, mesmo que ainda não muito claras, parecem inevitáveis. É por isso que o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará no dia 21 de março, das 9 às 17 horas, o evento ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade. No formato on-line – com transmissão ao vivo pelo site do IEA -, a programação reunirá pesquisadores e especialistas da USP e de outras instituições nacionais para discutir as transformações que a nova tecnologia poderá trazer não só para o ensino superior, mas para todo o sistema educacional. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 17/03/23
Seja no campo do ensino ou da pesquisa, para professores ou estudantes, as inovações que o ChatGPT pode trazer, mesmo que ainda não muito claras, parecem inevitáveis. É por isso que o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará no dia 21 de março, das 9 às 17 horas, o evento ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade. No formato on-line – com transmissão ao vivo pelo site do IEA -, a programação reunirá pesquisadores e especialistas da USP e de outras instituições nacionais para discutir as transformações que a nova tecnologia poderá trazer não só para o ensino superior, mas para todo o sistema educacional. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 17/03/23
Novos docentes podem solicitar apoio financeiro para iniciar suas pesquisas
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI)
investirá R$ 18,5 milhões no Programa de Apoio aos Novos Docentes 2023, que
oferece auxílio financeiro aos professores recém-contratados da Universidade
para proporcionar a esses profissionais as condições iniciais para o
estabelecimento de uma estrutura de pesquisa. No edital deste ano,
o auxílio teve reajuste e será de até R$ 50 mil, pago via remanejamento
orçamentário às unidades. “Sabemos que o início da carreira docente é muito
difícil, por isso a Reitoria sempre se preocupou em oferecer um auxílio
financeiro para o início das atividades do novo docente. Mas o valor do auxílio
estava muito defasado e, desde o ano passado, o reitor planejava um reajuste,
estabelecendo um valor mais adequado aos docentes ingressantes e compatível com
a nossa disponibilidade orçamentária. Os docentes que ingressam na Universidade
representam uma renovação crucial. A USP só vai permanecer uma instituição de
excelência se conseguir atrair e reter os melhores talentos”, destaca o pró-reitor
de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 17/03/23
FAPESP retoma em abril a análise colegiada mensal de bolsas e auxílios
Há vários anos, as solicitações de Bolsas de Mestrado, Doutorado
e Pós-Doutorado e de Auxílios à Pesquisa nas modalidades Projeto Temático e
Jovem Pesquisador são analisadas conjuntamente pelas Coordenações da Diretoria
Científica, com base nos pareceres de mérito científico emitidos pelas
assessorias ad hoc, em reuniões colegiadas
periódicas. Até o início da pandemia da COVID-19, essas reuniões colegiadas
eram realizadas mensalmente. É de conhecimento geral que a pandemia afetou
gravemente o funcionamento do sistema de pesquisa paulista e, particularmente,
o fluxo da demanda de auxílios e bolsas à FAPESP, que se tornou irregular. Em
função disso, em maio de 2020, a FAPESP determinou que as reuniões colegiadas
passassem a ser realizadas bimestralmente. De fato, a experiência mostra que
análises conjuntas de um número relativamente constante e suficientemente
grande de solicitações se conformam muito mais a padrões adequados de rigor
científico e isonomia. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 20/03/23
17 março 2023
SBPC realiza bate papo virtual sobre a Universidade do Futuro no Brasil
Com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube, bate-papo reúne, na próxima quarta-feira, 22 de março, especialistas na área para lançamento da primeira edição do ano da revista Ciência & Cultura
Qual a universidade que o Brasil precisa? A expansão vivida pelas
universidades públicas brasileiras, com aumento do número de vagas e criação de
novos campi e cursos, foi um passo importante para a democratização do ensino
superior no país. Mas ainda falta um longo caminho a se percorrer. Para
discutir o tema, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai
reunir especialistas na área em um bate-papo virtual. O evento será realizado
no dia 22 de março a partir das 16h30 com transmissão pelo canal
da SBPC no YouTube. O bate-papo marca o lançamento da primeira edição de 2023
da revista Ciência & Cultura, que tem como tema “Universidade do Futuro no
Brasil”. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 17/03/23
ChatGPT tem altos níveis de acerto, mas não se deve confiar cegamente nele
Dando seguimento à série de
entrevistas sobre o ChatGPT – um mecanismo de busca que utiliza inteligência
artificial e responde aos internautas por meio de textos bem construídos – nas mais diversas áreas do conhecimento, hoje
o assunto foi sobre qual é o impacto dessa ferramenta em temas ambientais.
Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, testou a ferramenta, fazendo diversas perguntas sobre o meio ambiente. Começando com o que causa o desmatamento na Amazônia, a resposta dada pelo Chat é certeira, mas o professor relata que um ponto apresentado é duvidoso: quando é citado que a exploração de ouro e diamante é um dos fatores responsáveis pelo desmatamento. “Na verdade, o principal tem sido ouro e cassiterita, que é o caso da Terra Yanomami. Ele já incluiu aqui um pequeno deslize. A exploração de diamante na Amazônia não é expressiva”, explica o professor. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 17/03/23
Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, testou a ferramenta, fazendo diversas perguntas sobre o meio ambiente. Começando com o que causa o desmatamento na Amazônia, a resposta dada pelo Chat é certeira, mas o professor relata que um ponto apresentado é duvidoso: quando é citado que a exploração de ouro e diamante é um dos fatores responsáveis pelo desmatamento. “Na verdade, o principal tem sido ouro e cassiterita, que é o caso da Terra Yanomami. Ele já incluiu aqui um pequeno deslize. A exploração de diamante na Amazônia não é expressiva”, explica o professor. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 17/03/23
Programas de pós-graduação terão 93 mil bolsas em 2023
A CAPES vai conceder 93,2 mil
bolsas pelos Programas Institucionais de Fomento à Pós-Graduação no País e pela
Cota de Bolsas da
Pró-Reitoria entre março de 2023 e fevereiro de 2024. A distribuição
dos auxílios segue as regras do modelo de concessão criado em 2020 e
aperfeiçoado a cada ano.
Para explicar as atualizações para o corrente período, descritas na Portaria nº 40/2023, a Fundação realizou um webinário nesta quinta-feira, 15 de março. Houve transmissão ao vivo e é possível assistir à gravação do evento pelo canal da CAPES no YouTube. No evento, Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País na CAPES, classificou o Sistema Nacional de Pós-Graduação como um patrimônio: “São poucos os países que têm uma estrutura voltada para a pós-graduação como o Brasil e a bolsa é fundamental para o funcionamento desse sistema”. Lucas Salviano, coordenador-geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País, explicou que “o modelo de concessão faz com que cursos com características semelhantes recebam o mesmo apoio”. Saiba mais. Fonte: CGCOM/CAPES - 17/03/23
Para explicar as atualizações para o corrente período, descritas na Portaria nº 40/2023, a Fundação realizou um webinário nesta quinta-feira, 15 de março. Houve transmissão ao vivo e é possível assistir à gravação do evento pelo canal da CAPES no YouTube. No evento, Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País na CAPES, classificou o Sistema Nacional de Pós-Graduação como um patrimônio: “São poucos os países que têm uma estrutura voltada para a pós-graduação como o Brasil e a bolsa é fundamental para o funcionamento desse sistema”. Lucas Salviano, coordenador-geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País, explicou que “o modelo de concessão faz com que cursos com características semelhantes recebam o mesmo apoio”. Saiba mais. Fonte: CGCOM/CAPES - 17/03/23
CAPES assina novo contrato com editora Emerald Publishing
A CAPES assinou um novo contrato com a Emerald Publishing,
editora que está há mais de 50 anos no mercado e conta com publicações nas
áreas de assistência social, educação, engenharia e saúde. A ação envolve o
acesso a mais de 230 títulos no Portal de Periódicos. A plataforma da editora permite buscas por acesso rápido a
artigos, capítulos e estudos de casos e visualização dos conteúdos por
coleções, entre outras facilidades. Também há uma área de apoio ao visitante
onde este pode tirar suas dúvidas, solicitar materiais ou participar de
treinamentos que fazem parte do cronograma do Portal de Periódicos da CAPES.
Sobre o Portal
de Periódicos
O Portal de Periódicos da CAPES é o maior acervo científico digital do mundo, com
mais de 40 mil publicações em texto completo, em todas as áreas do conhecimento.
Reúne, ainda, mais de 150 mil livros, 280 mil documentos eletrônicos, assim
como enciclopédias, estatísticas e conteúdo audiovisual. Além disso, oferece
material gratuito selecionado, com bases de livre acesso. Fonte: CGCOM/CAPES – 16/03/23
16 março 2023
ChatGPT: tecnologia, limitações e impactos
Em um artigo publicado na revista Nature em 2020, destaca-se uma
observação que se aplica bem à chegada da nova onda de tecnologias de
inteligência artificial (IA), popularizada pelo surgimento do ChatGPT
(ferramenta de diálogo) no fim de 2022. Diz a autora: não pergunte se a IA é
boa ou justa. A questão é mais ampla e deveria buscar explorar como a IA está
mudando as relações de poder.
Essa pergunta se aplica diretamente ao ChatGPT. Para entender o impacto dessa tecnologia, além do deslumbramento inicial que capturou a imaginação das pessoas, são necessários alguns conhecimentos multidisciplinares. É importante conhecer não apenas a arquitetura tecnológica desses ‘chatbots’ como também saber interpretar o significado dessas ferramentas, decidir como devem ser aplicadas e, principalmente, em que mundo queremos viver com esses seres tecnológicos. Portanto, precisamos contar com conhecimento de especialistas de vários campos da ciência, engenheiros da computação, pesquisadores das ciências sociais, das humanidades e do direito. Todos têm a contribuir.
Essa pergunta se aplica diretamente ao ChatGPT. Para entender o impacto dessa tecnologia, além do deslumbramento inicial que capturou a imaginação das pessoas, são necessários alguns conhecimentos multidisciplinares. É importante conhecer não apenas a arquitetura tecnológica desses ‘chatbots’ como também saber interpretar o significado dessas ferramentas, decidir como devem ser aplicadas e, principalmente, em que mundo queremos viver com esses seres tecnológicos. Portanto, precisamos contar com conhecimento de especialistas de vários campos da ciência, engenheiros da computação, pesquisadores das ciências sociais, das humanidades e do direito. Todos têm a contribuir.
Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 16/03/23
Conselho Superior elabora listas de candidatos às diretorias científica e administrativa da FAPESP
O Conselho Superior da FAPESP, reunido ontem (15/03), elaborou
as listas tríplices de candidatos aos cargos de diretor científico e diretor
administrativo da Fundação. As duas listas foram encaminhadas ao governador do
Estado, Tarcísio de Freitas, para escolha e nomeação.
Integram a lista ao cargo de diretor científico Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP); Edgar Dutra Zanotto, professor titular de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), nesta ordem.
Para o cargo de diretor administrativo, o Conselho Superior selecionou Fernando Menezes, atual diretor administrativo da FAPESP; Antonio Vargas de Oliveira Figueira, professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP); e Soraya Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 16/03/23
Integram a lista ao cargo de diretor científico Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP); Edgar Dutra Zanotto, professor titular de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), nesta ordem.
Para o cargo de diretor administrativo, o Conselho Superior selecionou Fernando Menezes, atual diretor administrativo da FAPESP; Antonio Vargas de Oliveira Figueira, professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP); e Soraya Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 16/03/23
CAPES lança editais de pesquisa na América do Sul e França
Pesquisadores de instituições de
ensino superior e pesquisa do Brasil têm até 17 de maio para apresentarem
projetos nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da
Comunicação e Mudanças Climáticas. Em uma iniciativa que envolve países da América
do Sul e a França, três editais de seleção para os Programas CAPES/MATH-AmSud, CAPES/STIC AmSud e CAPES/CLIMAT-AmSud foram publicados na edição do Diário Oficial
da União desta quarta-feira, 15 de março. As propostas deverão envolver
pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipe de
pesquisadores franceses. Um dos objetivos das ações é estimular a
colaboração entre os países a partir do intercâmbio de pesquisadores nas
modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Outras finalidades são apoiar
projetos conjuntos de pesquisa com potencial de transferência de inovação e
tecnologia, incentivar cooperações educacionais e científicas na América do Sul
e estimular a participação de jovens cientistas. Saiba mais.
Fonte: CGCOM/CAPES - 16/03/23
Recuperação de floresta tropical compensa 26% de emissões de carbono provocadas por desmate e degradação
Pesquisa publicada nesta quarta-feira
(15/03) na revista Nature traz uma
nova metodologia que permite calcular ao longo do tempo a capacidade de
absorção de carbono de áreas em regeneração de florestas tropicais, podendo
contribuir na discussão de planos de mitigação de efeitos das mudanças
climáticas e de pagamentos por serviços ambientais. Liderado por cientistas do
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade de Bristol
(Reino Unido), o estudo é o primeiro deste tipo realizado em larga escala com o
uso de sensoriamento remoto. Os dados de satélite, obtidos entre 1984 e 2018,
permitem não só monitorar o crescimento das florestas secundárias como entender
a distribuição etária dessa vegetação ao longo dos trópicos. Com base na idade, foi possível construir
curvas de crescimento, que levam em consideração variações de clima, condições
ambientais e distúrbios provocados pelo homem (como queimadas e extração
seletiva de madeira) e possibilitam quantificar a capacidade de absorção
de carbono das florestas secundárias – áreas totalmente desmatadas, onde a
vegetação nativa já foi toda removida. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 16/03/23
Drones e modelagem 3D auxiliarão a recuperação de florestas
Pesquisador da USP desenvolve protocolo com ferramentas acessíveis e eficientes para aprimorar o monitoramento da restauração de áreas degradadas
A popularização dos drones
comerciais, das inteligências artificiais e dos softwares de modelagem 3D
permitiram o desenvolvimento de um novo método para controlar áreas de
reflorestamento. Durante seu doutorado no Instituto de Energia e Ambiente (IEE)
da USP, o engenheiro florestal e pesquisador Rafael Walter de Albuquerque criou
um procedimento mais rápido e capaz de enriquecer os tradicionais. O trabalho foi desenvolvido
no Laboratório de Análise e Modelagem Espacial (SPAMLab) da USP e teve a
colaboração do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento
(Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG). É a primeira vez que esses
novos recursos são usados conjuntamente para acompanhar a qualidade de
florestas secundárias. ou seja, que passaram por regeneração. Durante a
pesquisa, foram avaliados projetos de restauração na Mata Atlântica, em Extrema
(MG), São José dos Campos (SP) e Miguel Pereira (RJ); e na Amazônia, em Apui
(AM) e Porto Velho (RO). Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 15/03/23
Podcast da USP debate a comunicação científica em alimentação e sustentabilidade
O podcast Comida que Sustenta, produzido
pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão (Nace) Sustentarea, da Faculdade de
Saúde Pública (FSP) da USP, iniciou a terceira temporada de episódios que
pretendem esclarecer novos e antigos conceitos do universo da alimentação
saudável, sustentável e justa. O podcast é produzido com apoio da Pró-Reitoria
de Cultura e Extensão Universrtária (PRCEU) da USP. Para conferir os episódios clique aqui.
Os áudios serão lançados semanalmente, toda terça-feira, com duração de 30 minutos a uma hora. No primeiro episódio da temporada, o podcast debate sobre a comunicação científica em alimentação e sustentabilidade com a nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da FSP, Aline Martins de Carvalho e a jornalista, comunicadora climática e pesquisadora Daniela Vianna, que discutem o conceito de literacia e sua importância na construção do conhecimento por toda a população. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 15/03/23
Os áudios serão lançados semanalmente, toda terça-feira, com duração de 30 minutos a uma hora. No primeiro episódio da temporada, o podcast debate sobre a comunicação científica em alimentação e sustentabilidade com a nutricionista e professora do Departamento de Nutrição da FSP, Aline Martins de Carvalho e a jornalista, comunicadora climática e pesquisadora Daniela Vianna, que discutem o conceito de literacia e sua importância na construção do conhecimento por toda a população. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 15/03/23
15 março 2023
Projeto Think Tank busca um País mais digital e menos desigual
Segundo Jamile Sabatini Marques, o Think Tank é
um centro de inteligência, políticas públicas e inovação e é uma conexão entre
empresas e academia
O Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e
Inovação é uma iniciativa da Associação Brasileira das
Empresas de Software (Abes) e possui uma parceria com o Instituto de Estudos
Avançados (IEA) da USP. “É um laboratório de ideias, um repositório de
pensamentos. Ele é um centro de inteligência, políticas públicas e inovação e é
uma conexão entre empresas e a academia”, conta Jamile Sabatini Marques, do
Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP e
diretora de Inovação e Fomento da Abes. O propósito, como diz Jamile, é que
cada vez mais o Brasil seja um país digital e menos desigual. Assim, o Think
Tank busca comunicar à sociedade, às empresas e aos pesquisadores sobre as
necessidades e o conhecimento que está sendo produzido nesses grupos de
trabalho. Saiba mais. Fonte: Jornal
da USP – 15/03/23
Oportunidade de iniciação científica ou mestrado em Genômica/Bioinformática no CENA-USP
O Laboratório de Biologia
Computacional, Evolutiva e de Sistemas, do CENA/USP, está analisando montagens
do genoma da cana-de-açúcar. Assim, oferecem oportunidade para realização de
Iniciação Científica ou mestrado (PPG-Ciências do CENA/USP). Podem participar
interessados em desenvolver habilidades computacionais nas áreas de genômica,
transcriptômica, previsão de genes e genômica comparativa, de um genoma
grandemente desafiador como o da cana.
Requisitos: Disponibilidade de tempo e vontade de aprender bioinformática, programação de computadores em linguagem Python, bash, R, e computação de alto desempenho. Conhecimentos de biologia molecular são bem-vindos.
Benefícios: Bolsa de IC (PIBIC, PUB, pode ser
solicitada bolsa FAPESP) | Bolsas de mestrado no PPG-Ciências. Interessados
podem entrar em contato por e-mail com diego.riano@cena.usp.br.
Requisitos: Disponibilidade de tempo e vontade de aprender bioinformática, programação de computadores em linguagem Python, bash, R, e computação de alto desempenho. Conhecimentos de biologia molecular são bem-vindos.
Bolsa CENA-USP e startup CyanoChem
O CENA/USP e a startup CyanoChem oferecem uma bolsa de
treinamento técnico da Fapesp. O bolsista irá trabalhar com coletas de água,
processamento e análises de amostras em laboratório, escrita de relatórios e
atividades afins. Podem se candidatar estudantes dos anos finais dos cursos de
Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Engenharia Agronômica e Gestão
Ambiental.
Requisitos:
Não pode ter reprovações no seu histórico escolar.
Dedicação de 40h semanais.
Benefícios: Bolsa FAPESP no valor de R$ 1.010,00
Inscrições: envio de currículos para contato@cyanochem.com.br até 31 de março de 2023
Requisitos:
Não pode ter reprovações no seu histórico escolar.
Dedicação de 40h semanais.
Benefícios: Bolsa FAPESP no valor de R$ 1.010,00
Inscrições: envio de currículos para contato@cyanochem.com.br até 31 de março de 2023
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