A
tecnologia da vez que chega para solavancar as emoções atende pelo nome pouco
charmoso, mas coerente com o mundo de siglas em que habitamos, de ChatGPT (do
inglês Chat Generative Pre-trained Transformer, ou transformador pré-treinado
gerador de bate-papo). Em termos básicos, trata-se de uma inteligência
artificial (IA) capaz de oferecer respostas para os usuários no formato texto,
simulando um bate-papo. A partir de um banco de dados vastíssimo, estimado em
45 terabytes, o ChatGPT calcula as respostas mais prováveis para virtualmente
qualquer pergunta permitida por sua programação, de matemática e física
quântica até questões existenciais e cultura erudita (ilegalidades e similares
ficam de fora). Em segundos, a IA consegue entregar textos curtos, objetivos,
coerentes e gramaticalmente corretos sobre praticamente qualquer coisa, que
assombram pela eficiência e abrangência.
Seja no campo do ensino ou da pesquisa, para professores ou estudantes, as inovações que o ChatGPT pode trazer, mesmo que ainda não muito claras, parecem inevitáveis. É por isso que o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará no dia 21 de março, das 9 às 17 horas, o evento ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade. No formato on-line – com transmissão ao vivo pelo site do IEA -, a programação reunirá pesquisadores e especialistas da USP e de outras instituições nacionais para discutir as transformações que a nova tecnologia poderá trazer não só para o ensino superior, mas para todo o sistema educacional. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 17/03/23
Seja no campo do ensino ou da pesquisa, para professores ou estudantes, as inovações que o ChatGPT pode trazer, mesmo que ainda não muito claras, parecem inevitáveis. É por isso que o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará no dia 21 de março, das 9 às 17 horas, o evento ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade. No formato on-line – com transmissão ao vivo pelo site do IEA -, a programação reunirá pesquisadores e especialistas da USP e de outras instituições nacionais para discutir as transformações que a nova tecnologia poderá trazer não só para o ensino superior, mas para todo o sistema educacional. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 17/03/23