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26 abril 2023
USP lança Centro de Estudos da Amazônia Sustentável para acelerar o desenvolvimento da região
Objetivo é utilizar a ciência para a elaboração de estratégias de
desenvolvimento sustentável para a Amazônia, considerando a preservação da
biodiversidade e da cultura dos povos originários
O
Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) é um dos quatro novos centros
lançados em março pela USP – os outros três são o Centro de Agricultura
Tropical Sustentável (Stac), o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura
Tropical (CCarbon) e o Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para
Oncologia de Precisão (C2PO). Sob a coordenação do professor Paulo Artaxo, do
Instituto de Física (IF) da USP, e a vice-coordenação de Gabriela di Giulio, da
Faculdade de Saúde Pública (FSP), o Ceas tem como principal propósito a
produção, integração e disseminação da ciência, por meio de atividades
acadêmicas e científicas inter e transdisciplinares relacionadas ao ensino, à
pesquisa e à extensão, para o desenvolvimento sustentável da região.
25 abril 2023
Letramento acadêmico é essencial para uma universidade de pesquisa
A comunicação, em
ambientes acadêmicos e para o público em geral, é hoje crucial para que
universidades de pesquisa cumpram sua missão. O prestígio de universidades
depende de sua capacidade de gerar conhecimento, principalmente com
publicações. Embora não possamos aceitar rankings como verdade absoluta, é
impossível negar que a comunidade acadêmica, assim como órgãos de imprensa,
valoriza a classificação das instituições. Nos rankings do The Times Higher Education
Ranking (THE) e Academic Ranking of World Universities (ARWU), cerca de 60%
do peso das avaliações é atribuído às publicações de artigos científicos. Esse conceito de que
o valor acadêmico das universidades está ligado à produção científica explica a
importância crescente de publicações em revistas internacionais. A
exigência desse tipo de publicação aumenta progressivamente na Universidade.
Várias unidades da USP exigem que doutorandos publiquem artigos em revistas
indexadas ou bem classificadas no Qualis da Capes para depositar suas teses. A pressão
recai também sobre os orientadores, que precisam publicar internacionalmente
para manter seu credenciamento como orientadores de pós-graduação. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 24/04/23
A nova língua da Universidade: grupos e coletivos da USP apostam no ensino de programação
Grupos de extensão
e coletivos da USP oferecem cursos e oficinas gratuitos, incentivando o
aprendizado das várias linguagens de programação para estudantes de todos os
cursos e também para a comunidade externa
“A imaginação é a faculdade de
descoberta, preeminentemente.” A frase é de Ada Lovelace, que desenvolveu, em
1843, o primeiro algoritmo de programação da história a ser processado por uma máquina.
Sua descoberta levou ao surgimento das linguagens de programação, presentes
hoje em quase todos os nossos aparelhos digitais. Apesar do reconhecimento
tardio, foi Ada quem formou a base do que viria a ser uma das atividades mais
requisitadas e importantes da atualidade: a programação. Segundo dados do relatório da
Associação das Empresas de Tecnologia e Informação (Brasscom), o macro setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) teve um aumento de 4% de 2021 até
o primeiro semestre de 2022, gerando mais de 76 mil novas vagas de emprego. Se
antes a área de tecnologia era, principalmente, voltada para a informática e
outros ramos das ciências exatas, atualmente, a realidade é outra. Hoje, são
várias as áreas em que o domínio de alguma linguagem de programação, além de
útil, é cada vez mais necessário. O conhecimento da tecnologia permite não só a
resolução de problemas, mas também impulsiona a criatividade, permitindo a
criação de novos aplicativos, plataformas, jogos ou qualquer outro projeto,
pessoal ou não, dentro de qualquer área de atuação. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 24/04/23
O que o Questionário de Inclusão e Pertencimento da USP descobriu sobre sua comunidade
Pesquisa
inédita na USP procurou traçar um perfil da comunidade, baseando-se não apenas
em números e dados, mas no sentimento e nas experiências de estudantes,
pesquisadores, professores e funcionários. O Questionário PRIP: Inclusão e
Pertencimento na USP recebeu respostas da comunidade universitária entre agosto
e setembro do ano passado. Os dados da pesquisa serão apresentados na Exposição
Inclusão e Pertencimento na USP, cuja inauguração acontece na quarta-feira, 26, às 14 horas,
no Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O
evento será transmitido pelo canal do Youtube da
PRIP, mas também acontece simultaneamente em outros sete campi da USP: Santos,
Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto, Bauru, São Carlos e Quadrilátero da
Saúde-Direito. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 24/04/23
24 abril 2023
Universidades: produtivismo que mata
Tema recorrente entre pesquisadores de todo o
mundo, a avaliação das instituições de pesquisa é interpelada por várias
problemáticas. Ela tem como o maior e mais relevante critério para qualificar a
instituição e o pesquisador o número de artigos publicados nas chamadas
revistas de “alto impacto”. Fazemos duras críticas a esse critério, por
diversas razões: corrobora o estímulo desenfreado de escrita de artigos, a
busca por enxerto de nomes de coautores, a republicação de dados de pesquisa e
mesmo de artigos requentados, entre outros. Um agravante refutável é atrelar a
esse crivo à distribuição de recursos para as pesquisas, impondo-se, assim, uma
exacerbada competição por classificação, ganhando destaque os sistemas de
avaliação baseados em métricas, superestimando o número e não a qualidade e
relevância social das publicações. Isso vale internamente aos países, mas
também em termos globais. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 24/04/23
CAPES pretende ampliar ações de formação no exterior
Em 2023, a CAPES pretende ampliar as ações de formação de
pesquisadores brasileiros no exterior. Dentre as metas, estão a de avaliar o
aumento de instituições de ensino superior (IES) participantes do Programa
Institucional de Internacionalização (PrInt), reativar os pós-doutorados e apoio a eventos fora o
Brasil e retomar as cooperações com países do hemisfério sul. Com
5.300 bolsistas em 2022, em 48 acordos de cooperação internacional com 45
países, a CAPES vai lançar, em 2023, novo edital do Programa Estudante Convênio
na Pós-Graduação (PEC-PG), que atende estudantes estrangeiros interessados em
fazer mestrado e doutorado no Brasil, e realizar estudos para possível reajuste
nos valores das bolsas no exterior. Saiba mais. Fonte: CGC/CAPES - 24/04/23
CAPES divulga edital de apoio a eventos científicos no País
A CAPES publicou nesta quinta-feira, 20 de abril, o Edital nº 11/2023, do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). A
Fundação receberá propostas de eventos científicos, tecnológicos ou de extensão
no Brasil de 2 de maio a 5 de junho, pelo seu sistema de inscrições.
Esta edição traz uma novidade: em resposta a uma demanda da comunidade
acadêmica, os recursos, que dobraram em relação à seleção anterior, poderão ser
usados em brinquedotecas, para que pessoas com filhos pequenos participem. O
edital estabelece apoio a eventos presenciais ou
semipresenciais realizados no País entre 11 de setembro deste ano e 31 de maio
de 2024. A abrangência deve ser nacional, com público-alvo presencial e
palestrantes ou conferencistas de três ou mais regiões do Brasil, ou internacional,
com pessoal de dois ou mais países. Haverá quatro datas de divulgação de
resultados: 16 de junho (análise técnica, preliminar), 3 de julho (análise
técnica, final), 14 de agosto (análise de mérito, preliminar) e 4 de setembro
(final do edital). Saiba mais.
Fonte: CGCOM/CAPES - 20/04/23
Fonte: CGCOM/CAPES - 20/04/23
CAPES e conselho de reitores debatem recursos para pós-graduação
O acréscimo de R$47 milhões
em relação a 2022 nos recursos para custeio e a projeção de novos
editais para apoio a eventos no País foram temas em destaque em reunião entre a
CAPES e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) nesta
terça-feira, 18 de abril. O encontro ocorreu de forma híbrida, com alguns membros
do Crub na sede da Fundação, em Brasília, e outros participando por
videoconferência. Sobre
o aumento nos montantes dos Programas de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e de
Excelência Acadêmica (Proex),
destinados à manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de
laboratórios, participação em eventos e publicação de conteúdos científicos,
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, disse ter sido “possível inserir um
número maior de entidades na nova distribuição dos recursos de custeio”. Saiba mais. Fonte: CGC/CAPES - 20/04/23
20 abril 2023
Nos currículos do ensino superior, extensão agora vale tanto quanto gorjeta
A inserção curricular da extensão foi regulamentada em 2018 e
estipula que suas atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga
horária dos cursos de graduação. Ainda assim, apesar dos grandes esforços de
alguns docentes de universidades públicas e privadas, é notória a diferença de
investimento e status das atividades de extensão em relação às de ensino e
pesquisa. Isso é o que aponta a reportagem da nova edição da revista Ciência &
Cultura, que tem como tema “A Universidade do Futuro no
Brasil”. Apesar de desvalorizada, a extensão universitária é um espaço
importante de formação profissional e de produção de conhecimento científico,
podendo não apenas contribuir para a inovação social, mas também para a
superação das desigualdades na sociedade. Deste modo, a extensão seria uma
forma de a universidade compartilhar seu conhecimento com o público externo, promovendo
o desenvolvimento social. Saiba mais. Fonte: Ciência & Cultura
19 abril 2023
Saúde na Amazônia é tema da segunda edição da revista FCW Cultura Científica
Para falar sobre os principais problemas que envolvem a saúde na
Amazônia, a segunda edição da revista FCW Cultura Científica entrevista alguns dos
principais profissionais no país, que não apenas abordam os problemas mas
também alternativas que podem ajudar a superar cenários desoladores na região
amazônica. Os casos de doenças, fome e mortes na Terra
Indígena Yanomami, provocados pela destruição causada pelo garimpo ilegal e
pela ausência do poder público, colocam em evidência a difícil situação da
saúde na Amazônia Legal. Poucos hospitais, postos de saúde distantes, falta de
médicos e equipamentos, além do aumento das doenças crônicas somados à ainda
alta presença das doenças infecciosas e parasitárias são alguns dos problemas
que atingem a região. Entre os entrevistados estão os médicos Luís Marcelo
Aranha Camargo, Rubens Belfort Jr. e Paulo Basta, a antropóloga Manuela Carneiro
da Cunha e a ministra da Saúde Nísia Trindade Lima. A edição completa pode ser lida em https://fcw.org.br/culturacientifica-saudeamazonia-abertura.
Fonte: FCW - 19/04/23
Novo centro da USP vai promover o desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros
Recém-criado pela USP, o Centro de
Agricultura Tropical Sustentável (Sustainable Tropical Agriculture Center –
STAC), coordenado pelo professor Durval Dourado Neto, da Escola Superior de
Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, tem como proposta
promover atividades científicas interdisciplinares e transdisciplinares para o
desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros. Ele é um dos
quatro novos centros criados na Universidade – os outros são Centro de Estudos
Amazônia Sustentável, Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical e
Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão. O
centro pretende desenvolver o diagnóstico e prognóstico, com enfoque em
segurança alimentar e alimento seguro, na participação do Brasil na produção e
consumo de alimentos no mundo, e na proposição de soluções estratégicas de
políticas públicas e projetos articulados com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 18/04/23
FAPESP lança chamada com agência italiana
A FAPESP e o Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), da
Itália, anunciam o lançamento de uma nova chamada de propostas, a segunda no
âmbito do acordo
de cooperação entre as instituições. Por meio do
edital serão selecionados até quatro projetos de pesquisa colaborativos – nas
áreas de agricultura, biodiversidade e engenharia – a serem desenvolvidos por
pesquisadores de instituições do Estado de São Paulo e da Itália. Os orçamentos
não precisam ser equivalentes em ambos os lados, porém, os projetos conjuntos
deverão prever comprometimento e esforços semelhantes das duas equipes (a mesma
duração do projeto deve ser informada à FAPESP e ao CNR). Na FAPESP, os
pesquisadores interessados deverão atender aos critérios de elegibilidade da
modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.
Cada pesquisador pode submeter apenas uma proposta para avaliação até 21 de
junho. A chamada está publicada em: fapesp.br/15989. Fonte: Agência FAPESP - 19/04/23.
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