Saiba mais |
11 maio 2023
10 maio 2023
USP contratará 91 novos servidores para projetos de pesquisa, ensino e extensão
As unidades de ensino, museus e
institutos especializados da USP podem enviar propostas solicitando a
contratação de servidores técnicos e administrativos de nível superior para a
realização de projetos voltados ao avanço das atividades de ensino, pesquisa,
cultura e extensão. As contratações
serão feitas por meio do Programa de Servidores Técnicos de Nível Superior
(ProServ), que disponibilizará 91 empregos públicos. As vagas serão atribuídas
às unidades para desenvolvimento de projetos temporários de dois anos, sujeitos
à renovação. Ao todo, serão
atribuídas 65 vagas para projetos voltados à Pesquisa e Inovação, 22 vagas para
projetos de Graduação e 4 vagas para projetos voltados à Cultura e Extensão
Universitária. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/05/23
09 maio 2023
Projeto de extensão: CENA na Escola
Recentemente
a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP aprovou o Projeto CENA na
Escola! Resumidamente, este projeto de extensão visa a realização de divulgação
científica em escolas de Piracicaba através de apresentações realizadas pelos
pós-graduandos do CENA. Faremos
a apresentação do Projeto e o cadastro de interessados para participar desta
atividade numa reunião virtual na semana que vem, dia 16 de maio, às 10 horas.
CENA
na Escola
Terça-feira | 16 de maio | 10h às 11h
Google Meet joining info
Video call link: https://meet.google.com/pmq-xfwh-hik
Terça-feira | 16 de maio | 10h às 11h
Google Meet joining info
Video call link: https://meet.google.com/pmq-xfwh-hik
Altmetria: a ciência além de si
O pesquisador e outros atores sociais de um campo acadêmico
estão acostumados com o termo e discursos relacionados à divulgação científica,
que, felizmente, tem tido relativo crescimento nos últimos anos. Porém, há uma
área, bem menos conhecida, que se interessa por analisar a relação entre a
ciência e a sociedade. Você já ouviu falar sobre a altmetria? A palavra e o campo são recentes, ainda estão
em fase de consolidação semântica, teórica e metodológica. O termo surgiu em
2010 em tweet do pesquisador Jason Priem, da Universidade da Carolina do Norte,
nos Estados Unidos. Basicamente, diz respeito à produção, circulação e ao uso
da informação científica fora dos muros acadêmicos, principalmente no universo
das mídias e redes sociais. A altmetria possibilita a interpretação do
papel da ciência e da sua contextualização social. Existe um ambiente favorável
à apropriação social da ciência e de que a academia precisa dialogar mais com o
chamado amplo público, incluindo políticos, outros líderes sociais e instituições
em geral. Saiba mais. Fonte: Jornal
da Ciência – 09/05/23
Inteligência artificial é tema de debate na USP nesta semana
Nesta
quarta-feira, dia 10, das 8h às 22h30, as novas e controversas tecnologias de
comunicação serão debatidas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP por
especialistas do Brasil e do exterior. O seminário internacional Da
Inteligência Artificial para as Hiperinteligências: as Linguagens Estocásticas
LLM (ChatGPT, Bing, Bard) e as Propriedades Conectivas da Comunicação em Rede terá como tema central a inteligência artificial, abordando
tecnologias como o ChatGPT e as propriedades conectivas da comunicação em rede,
além de debater como essas ferramentas são capazes de produzir transformações
qualitativas na cognição humana, modificando a ideia de conhecimento e as
modalidades de aprendizagem. O evento é uma promoção do Centro Internacional de
Pesquisa Atopos da USP. O seminário acontece de forma híbrida: presencialmente,
no auditório do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da USP,
e on-line, com transmissão ao vivo, no canal do Centro
Internacional de Pesquisa Atopos da USP na plataforma Youtube.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 08/05/23
Estudantes de pós-graduação podem concorrer a bolsas de permanência estudantil
A partir deste ano, o Programa de
Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) estenderá os benefícios
também para os estudantes de pós-graduação com dificuldades socioeconômicas. As
inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio.
O valor do
auxílio-permanência total é de R$ 800, para os alunos que não forem
contemplados com vaga nas moradias estudantis da USP. Para os alunos
contemplados com vagas nas moradias, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. O
benefício será pago durante todo o tempo de realização do curso. As
inscrições devem ser feitas até o dia 22 de maio, de forma eletrônica, pelo
Sistema Janus do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br), com a anexação
obrigatória de documentos comprobatórios da situação socioeconômica declarada
no formulário. Saiba mais. Fonte: Jornal
da USP – 08/05/2308 maio 2023
6ª Escola de Pesquisadores do Campus USP São Carlos
Evento: 6ª Escola
de Pesquisadores do Campus USP São Carlos, que acontecerá de 23 de maio a 25 de
maio de 2023, em formato virtual. Organizado
pelo Portal da Escrita Científica USP São Carlos e destinado a alunos de
Pós-Graduação e Pós-Docs, Técnicos de nível superior, Professores e
Pesquisadores. Tendo como objetivo desenvolver, aprimorar e consolidar as
habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica
e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no
estado-da-arte.
Inscrições
(com
certificado): https://doity. com.br/ escoladepesquisadoresscusp
Transmissão Youtube: https://l1nq.com/ZanMx
Levantamento da Reitoria atualizará lista de parceiros acadêmicos internacionais da USP
O
Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) está
realizando uma campanha para atualização da lista de contatos acadêmicos
internacionais. O objetivo do levantamento é aprimorar a divulgação
institucional da USP, especialmente na comunidade científica. Docentes e
pesquisadores da Universidade têm até o dia 24 de maio para preencher um
formulário com sugestões de contato de parceiros acadêmicos internacionais –
professores ou pesquisadores –, informando o nome do parceiro, a instituição, o
cargo, e-mail e telefone. O formulário pode ser preenchido múltiplas vezes,
permitindo a inclusão de vários contatos.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 05/05/23
Avaliadores externos apresentam análise prospectiva das atividades da Universidade
A Comissão Permanente de Avaliação
(CPA), presidida pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda,
promoveu, no dia 4 de maio, um encontro dos dirigentes da USP com os 11
avaliadores externos que fizeram a análise prospectiva das atividades da Universidade.
O encontro foi realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da
Reitoria. A análise desses assessores foi dividida em cinco eixos: gestão
universitária, graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão
universitária e teve como base o Relatório de Autoavaliação, que abrange as
atividades da Universidade desenvolvidas no período de 2018 a 2022, referente
ao quinto ciclo de Avaliação Institucional. Também foram realizadas visitas
técnicas dos assessores com os responsáveis pelas áreas na USP. O estudo
contou, ainda, com a experiência dos avaliadores e de seus conhecimentos sobre
as melhores práticas de outras universidades do Brasil e do exterior. Esse
estudo deverá subsidiar o planejamento estratégico da USP e a elaboração de
diretrizes para os próximos ciclos avaliativos. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 05/05/23
Fonte: Jornal da USP – 05/05/23
Alunos da USP podem acessar mais de 16 mil e-books acadêmicos em biblioteca digital
Com mais de 16 mil e-books
disponíveis, incluindo títulos da bibliografia básica de cursos da graduação da
USP, o acervo da plataforma Minha Biblioteca está disponível para os alunos e
demais membros da comunidade universitária. Trata-se de uma das maiores
plataformas provedoras de conteúdo universitário do Brasil, que inclui o acervo
de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Para acessar, basta
entrar neste link
fazer a autenticação com o
número USP e a senha única. Há livros digitais divididos em 7 catálogos:
Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde,
Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. O conteúdo da
plataforma inclui também lançamentos e tendências que consideram as demandas de
estudantes de graduação. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 05/05/23
05 maio 2023
“A imensa biodiversidade brasileira é um laboratório incrível para realizar pesquisa de vanguarda”
O Brasil conta com uma das
maiores biodiversidades do mundo, distribuídas em seis biomas distintos. Essa
enorme diversidade biológica constitui uma biblioteca de produtos naturais
fantástica, com muita diversidade química ainda inexplorada. Apesar de toda essa
riqueza, poucos são os exemplos de sucesso de produtos naturais provenientes da
biodiversidade brasileira que chegaram ao mercado nacional e mundial de
fármacos. Isso é o que aponta Vanderlan Bolzani, professora do Instituto de
Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara,
presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP),
coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em
Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT-BioNat) e membro do Conselho
da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Cientista
premiada dentro e fora do Brasil por seus relevantes trabalhos em química de
produtos naturais e incentivadora da divulgação científica para um público mais
amplo, Bolzani foi responsável pela criação do Prêmio SBPC Carolina
Bori para mulheres e meninas na ciência, defendendo uma maior diversidade e
participação feminina na ciência. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 05/05/23
Ferramenta gratuita para explorar graficamente os artigos conectados ao seu tema
Connected
Papers é uma plataforma online que permite explorar visualmente a rede de
referências bibliográficas entre artigos acadêmicos. Com esta ferramenta é
possível entender como diferentes artigos estão conectados entre si, permitindo
que pesquisadores descubram trabalhos relevantes em sua área de estudo e
compreendam a evolução de ideias em um campo de pesquisa ao longo do tempo. A
plataforma utiliza algoritmos de análise de citações para criar uma rede de
referências entre artigos. A partir dessa rede, o Connected Papers gera um mapa
visual que mostra as conexões entre os artigos, permitindo que os usuários
explorem de forma interativa a rede de referências e identifiquem trabalhos
relevantes. A Connected Papers também oferece recursos para ajudar os pesquisadores
a gerenciar suas referências bibliográficas, incluindo a possibilidade de
importar e exportar referências em diferentes formatos, criar coleções de
artigos e compartilhar links para essas coleções com colegas de pesquisa.
Renovação da ferramenta Turnitin para comunidade USP
Comunicamos que a assinatura da ferramenta TURNITIN (Feedback Studio e
Originality Check) foi renovada e encontra-se disponível para toda comunidade
USP.
O período de vigência da assinatura é de 01/05/2023 a 30/04/2024 e o
acesso está disponível pelo portal da Agência (https://www.abcd.usp.br/). Fonte: ABCD - 04/05/23
Mais barreiras para evitar ataques cibernéticos
Há boas razões para temer que informações pessoais ou de empresas
vazem do celular ou do computador e sejam usadas sem o controle de seus donos.
No Brasil, a chamada segurança cibernética ainda precisa melhorar, embora a
legislação brasileira esteja avançando, com a participação de especialistas de
universidades, empresas e centros de pesquisa. Definida como um conjunto de
ações para proteger máquinas e pessoas contra invasões, a segurança cibernética
implica aprimoramentos contínuos no campo da regulação, tecnologia e processos
por parte de governos, usuários e setor privado. O engenheiro eletricista Edmar
Gurjão, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, deve
apresentar em agosto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em
Brasília, propostas de medidas legais para reduzir a vulnerabilidade da
tecnologia 5G, a internet de quinta geração, que começa a ser implantada no
Brasil. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2023
Com eventos culturais e acadêmicos, corners da USP incentivam mobilidade internacional dos estudantes
Dentro da USP existem ambientes
internacionais disponíveis para toda a comunidade universitária e visitantes
externos e alguns desses espaços têm se destacado no incentivo ao intercâmbio
acadêmico: os corners do Centro Intercultural Internacional (CII) da USP, no
campus Cidade Universitária, em São Paulo. Inaugurados a partir do final de
2021, eles abrigam um pedaço da
cultura de vários países por meio de cursos, palestras e eventos, e também promovem
a leitura, atividades culturais e permitem uma maior divulgação de
oportunidades oferecidas por universidades estrangeiras e parceiras da USP.
Existem cinco corners atualmente na Universidade — Korea Corner, Israel Corner, France Corner, India Corner e Ireland Corner – e outros sete estão prestes a ser inaugurados: Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Chile, Alemanha, Portugal e Itália. Há projetos para a inauguração de 12 a 15 espaços interculturais, ao todo, conforme explica Jonathas Carvalho, assistente de direção do CII. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 04/05/23
Existem cinco corners atualmente na Universidade — Korea Corner, Israel Corner, France Corner, India Corner e Ireland Corner – e outros sete estão prestes a ser inaugurados: Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Chile, Alemanha, Portugal e Itália. Há projetos para a inauguração de 12 a 15 espaços interculturais, ao todo, conforme explica Jonathas Carvalho, assistente de direção do CII. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 04/05/23
04 maio 2023
Estudo estima quantos anos duram as colaborações científicas no Brasil
Entre os pesquisadores brasileiros da área médica, colaborações
científicas podem durar cerca de cinco anos – esse é o prazo aproximado em que
duplas de cientistas atuam conjuntamente compartilhando a autoria de trabalhos
acadêmicos. Em engenharia nuclear e engenharia biomédica, a longevidade média
dessas coautorias chega a oito anos. Já em história, letras, filosofia e artes,
é bem mais curta, próxima a dois anos – nesses campos do conhecimento não há
ainda uma tradição de trabalho em cooperação e parte significativa de sua
produção é assinada por poucas pessoas, frequentemente uma só. O panorama
inédito sobre a longevidade de parcerias científicas faz parte de um
levantamento sobre a produção acadêmica de doutores do Brasil em 81 áreas do
conhecimento, baseado em dados da plataforma de currículos Lattes, do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Colaborações que
resultam em coautoria de artigos dependem de variáveis subjetivas, como a
criação de laços de afinidade e confiança, e da cultura de publicação de cada disciplina. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2023
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