22 janeiro 2024

MEC lança mapa interativo da educação superior

Plataforma ‘MEC Conecta’ apresenta informações sobre instituições de todo o Brasil, como área de formação, cursos e formas de ingresso

Com o objetivo de auxiliar os estudantes no processo de escolha do curso de graduação, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou nesta sexta-feira, 19 de janeiro, a plataforma MEC Conecta. Por meio de um mapa interativo e com versão mobile, a ferramenta utiliza recursos de geolocalização e linguagem gameficada para auxiliar e informar o usuário sobre as opções de curso superior nas instituições públicas de ensino superior.  A plataforma apresenta informações detalhadas sobre as instituições de ensino, áreas de formação, cursos oferecidos e formas de ingresso em todo o território nacional.   Saiba mais  Fonte: Jornal da Ciência - 22/01/24

Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos em 1º semestre de 2024 pelo CEL-ESALQ


As aulas terão início no dia 26/02/24 e término previsto para o dia 28/06/24.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2024 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos de graduação ingressantes interessados, também, devem anexar cópia do histórico escolar do ensino médio, print da colocação no vestibular da FUVEST, e os demais, cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2023. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (58).   Fonte: CEL-ESALQ - 22/01/24

19 janeiro 2024


Fundamentos de acesso aberto

Nos últimos anos, tem havido um aumento constante de pesquisas publicadas em revistas e plataformas de acesso aberto (AA) em todo o mundo. Isso tem sido liderado por instituições interessadas em impulsionar o acesso aberto. Essas iniciativas continuam a ganhar força com a introdução de políticas de acesso aberto pelos principais órgãos de financiamento, governos e instituições públicas que exigem que as pesquisas que financiam sejam publicadas em acesso aberto. O acesso aberto evoluiu nas últimas duas décadas para oferecer vários caminhos para os pesquisadores publicarem seus trabalhos, mas eles podem não estar cientes das opções ou de como o acesso aberto os ajuda a atender aos requisitos dos financiadores. É aqui que os bibliotecários acadêmicos estão bem posicionados para emprestar experiência e orientação na navegação no cenário de acesso aberto para apoiar seus pesquisadores e instituições. Este artigo apresenta alguns elementos essenciais para a compreensão dos benefícios que a publicação em acesso aberto oferece, bem como os modelos de publicação atuais.   Saiba mais.   Fonte: ABCD - 19/01/24  

18 janeiro 2024

Fórum ABC de Ensino Superior

Webinários do grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências sobre ensino superior brasileiro serão realizados nas últimas terças-feiras de cada mês. A coordenação é de Aldo Zarbin, conselheiro da SBPC e professor da Universidade Federal do Paraná, e Sylvio Canuto, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A partir de fevereiro de 2024, o grupo de trabalho (GT) da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre ensino superior fará um webinário mensal, sempre na última terça-feira, convidando dois especialistas para discutir aspectos variados no âmbito do tema. Os Acadêmicos Aldo Zarbin e Sylvio Canuto coordenam a iniciativa. Acompanhe a agenda.   
Fonte: Jornal da Ciência – 18/01/24

17 janeiro 2024

Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil

O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação à inteligência artificial (IA). E o cenário atual traz um alerta: sem investimento adequado na área, o Brasil pode ter um declínio tecnológico com impactos sem precedentes, porque a lacuna entre os países na vanguarda dos investimentos na tecnologia e os demais cresce a níveis exponenciais. A conclusão faz parte do relatório Recomendações para o avanço dainteligência artificial no Brasil, produzido por um grupo de trabalho da Academia Brasileira de Ciências (ABC), formado por cientistas de diferentes áreas e regiões do país.   

15 janeiro 2024

Projeto Reviver quer preservar história estudantil do campus da USP em Piracicaba

O Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP em Piracicaba, lança o Projeto Reviver, uma iniciativa para preservar e celebrar sua rica história, além de garantir a manutenção de sua sede icônica. Com mais de um século de existência, o Calq é um marco histórico da ESALQ, da educação e da evolução agrícola no Brasil. O projeto busca revitalizar e preservar esse legado por meio de duas frentes fundamentais: a primeira etapa concentra-se na restauração física de sua sede. Esta iniciativa busca não apenas reformar o espaço, mas também estabelecer um fundo financeiro dedicado à manutenção contínua da estrutura. Isso garantirá que a sede se mantenha robusta e representativa ao longo dos anos. A segunda frente do projeto visa a disponibilizar ao público um acervo histórico, com a catalogação e digitalização de documentos que abrangem os 115 anos de história do Calq, incluindo um período crucial da evolução tecnológica na agricultura e pecuária no Brasil.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 15/01/24

Edital para apoio a eventos acadêmicos abre nesta segunda

Começam nesta segunda, 15, as inscrições para a submissão de projetos do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Conforme explicado no Edital 37/2023, o apoio financeiro engloba a realização de encontros científicos, tecnológicos e de extensão no País, de curta duração, com abrangência internacional ou nacional. Ao todo, quase seis mil eventos foram realizados desde 2016, sendo 603 em 2023. A ação apoia a disseminação da produção acadêmica, incentivando inovação e geração de conhecimentos, parcerias e produtos. Para Laerte Ferreira, presidente-substituto e diretor de Programa e Bolsas no País da CAPES, essa partilha é importante para o “avanço científico como um todo e para o aprimoramento do processo de formação de jovens pesquisadores”. Pelo Paep, são realizados congressos, seminários, workshops, feiras científicas, conferências internacionais e fóruns acadêmicos, entre outras atividades.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 15/01/24

90 anos da USP são celebrados com concerto na Sala São Paulo

Um concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo vai marcar o início das comemorações pelos 90 anos da Universidade. O aniversário é celebrado no dia 25 de janeiro, data em que o então interventor federal no Estado de São Paulo, Armando de Salles Oliveira, assinou o decreto de criação da instituição em 1934. Nesse dia, o Jornal da USP estará tematizado com textos e fotos históricos em uma apresentação diferenciada. Não há mais ingressos disponíveis para o público, mas o concerto será transmitido ao vivo e poderá ser acompanhado a partir das 18h45 do dia 25 de janeiro.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 12/01/24

Inteligência artificial e os impactos dos grandes modelos de linguagem na educação e na cultura informativa

Se o leitor sabe como funcionam os softwares de inteligência artificial generativa de modelo de linguagem, os LLMs (caso do ChatGPT, o mais conhecido) e o contexto de uma ferramenta probabilística, pode saltar os primeiros parágrafos: vá direto à parte do impacto deles na educação. Afinal, este é o mote deste artigo, cuja ênfase é dada aos híbridos de humanos, máquinas e artefatos a embaralhar a cultura informativa e a consequente importância do pensamento crítico. A expressão “inteligência artificial” (IA) foi cunhada em 1955 por McCarthy. No ano seguinte, o cientista da computação convidou Minsky, Rochester e Shannon para um curso de verão cuja proposta era pensar como uma máquina poderia usar a linguagem.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 12/01/24

12 janeiro 2024

Os cinco primeiros pilares do conhecimento

O início da USP se baseia em cinco faculdades criadoras: as históricas Direito, Politécnica, Agricultura de Piracicaba e Medicina – e a de Filosofia, Ciências e Letras, inaugurada em 1934 junto com a Universidade. Quando foi fundada em 1934, a Universidade de São Paulo se estabeleceu principalmente sobre cinco pilares – quatro deles históricos, como a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (criada em 1827), a Escola Politécnica (1893), a Escola de Agricultura de Piracicaba (1901), que se tornaria a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e a Faculdade de Medicina (fundada em 1912). Um quinto pilar foi criado justamente pensando na nova universidade: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) que, desmembrada e renomeada em finais dos anos 1960, daria lugar à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e a várias outras unidades, como o Instituto de Física e o Instituto de Química. Estas faculdades iniciais são a base da USP como a conhecemos hoje, nove décadas depois. E suas histórias precisam ser sempre relembradas. Por mais que alguns livros sobre essas unidades não sejam fáceis de se encontrar, merecem o destaque devido.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 12/01/24

“Bibliotecas são aquele lugar seguro para discussão de ideias”

Carla Hayden é a primeira mulher e a primeira afro-americana a liderar a Biblioteca do Congresso. Além de preservar milhões de livros, jornais, filmes, fotografias, gravações de áudio, mapas e manuscritos em suas coleções, a biblioteca – a maior do mundo – também serve como principal braço de pesquisa do Congresso dos EUA e abriga o Escritório de Direitos Autorais dos EUA. Antes de ser empossado como décimo quarto bibliotecário do Congresso em 2016, Hayden ocupou cargos de liderança em bibliotecas durante décadas, inclusive na Biblioteca Gratuita Enoch Pratt em Baltimore, no Museu de Ciência e Indústria em Chicago e no sistema de bibliotecas públicas de Chicago. Em uma entrevista com Molly Galvin, editora colaboradora da revista Issues, Hayden discute o papel da biblioteca na informação de políticas públicas, como a inteligência artificial está desafiando noções de direitos autorais e como as bibliotecas pode ajudar a combater a desinformação e a desinformação, fortalecer as comunidades e manter a democracia.   Saiba mais.   Fonte: ABCD – 12/01/24


Corrida por “impacto” torna academia refém de grupos editoriais

Centros de pesquisa e governos pagam bilhões de dólares a editoras de periódicos científicos por acesso a artigos cujos custos de produção, muitas vezes, eles mesmos financiaram. Decisão da Universidade de Sorbonne de afastar-se deste modelo mostra necessidade de rediscutir espiral de dependência voluntária em que a própria comunidade científica se colocou.
 No último 8 de dezembro, a Universidade de Sorbonne anunciou que em 2024 vai deixar de assinar o serviço Web of Science, uma plataforma que agrega dados e artigos de várias revistas científicas, e também interromperá o contrato com os demais produtos da Clarivate, uma empresa de serviços relacionados à publicação científica e propriedade intelectual, com produtos voltados principalmente para o meio acadêmico, entre eles a Web of Science.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Unesp – 03/01/24

Avaliação de cientistas espanhóis será baseada em contribuições mais amplas do que artigos publicados

A Agência Nacional de Avaliação e Acreditação (Aneca), da Espanha, propôs um novo modelo para avaliar a qualidade do trabalho de pesquisadores de instituições públicas do país, que deve entrar em vigor no início de 2024. O objetivo da mudança é ampliar os critérios que balizam a progressão na carreira, hoje baseados no número de artigos científicos publicados, passando a contemplar um conjunto maior de contribuições, como a produção de patentes, relatórios, trabalhos técnicos e artísticos, exposições, escavações arqueológicas, entre outras. O modelo também busca reconhecer resultados científicos que, para além de sua influência em nível acadêmico, também inspiram a elaboração de políticas públicas e têm impacto direto na sociedade. Os papers dos pesquisadores avaliados receberão pontuação mais alta, por exemplo, quando forem produzidos com participação de comunidades locais e tiverem seus resultados compartilhados com elas.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – dez. 2023


Estado da madeira, estrangulamento da raiz e poda drástica podem ser usados para prever queda de árvores

Considerada um “hotspot” de queda de árvores na cidade de São Paulo, a região central concentra a maior proporção desse tipo de ocorrência em toda a capital. Entre os principais fatores associados ao problema e que podem ser usados como preditores estão o estado da madeira, o estrangulamento da raiz pelas calçadas e as podas drásticas. Esse resultado é parte de uma pesquisa recém-publicada na revista científica Urban Forestry & Urban Greening. Usou como base os dados de 456 árvores que caíram na área sob jurisdição da Administração Regional da Sé. Compreende oito bairros – Sé, República, Bom Retiro, Santa Cecília, Consolação, Bela Vista, Liberdade e Cambuci – que estão entre os mais antigos e verticalizados da capital. “Como a região central tem características muito semelhantes às de outros distritos na capital, entendemos que os resultados da pesquisa podem ser aplicados na cidade toda. Acredito que só conseguiremos resolver o problema da queda de árvores em São Paulo se houver um trabalho conjunto entre academia, governo e setor privado”, diz à Agência FAPESP o professor Giuliano Locosselli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP).   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 12/01/24 

11 janeiro 2024

Plano de Pós-Graduação já recebeu mais de 500 contribuições

Continua aberta a consulta pública do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o período de 2024 a 2028. A proposta já recebeu 538 contribuições. A participação pode ser feita na plataforma Participa + Brasil, do governo federal, até 25 de janeiro. Até o momento, São Paulo é o estado com o maior número de contribuições, 165, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 57 e 51, respectivamente. Por outro lado, Acre e Rondônia só enviaram uma sugestão cada. Das categorias profissionais, os professores são os que mais participaram até agora, com 251 sugestões. Para a elaboração da versão preliminar do PNPG, que está em consulta pública, a CAPES assegurou, de forma democrática, a inédita participação de diversos setores que integram a comunidade acadêmica e a sociedade. O documento traz o diagnóstico, os eixos de atuação, as diretrizes, os objetivos e as estratégias para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 11/01/24

Férias nos museus da USP promovem diversão e conhecimento para todos

Os museus, institutos e centros culturais da USP são uma ótima opção de passeio nas férias de janeiro, garantindo diversão e aprendizagem ao mesmo tempo. Há várias opções de programação gratuita e para todas as idades, na capital e no interior.

Museu do Ipiranga

Nos dias 17, 19 e 20 de janeiro o museu vai oferecer oficinas de pintura, caça-detalhes e passatempos com jogos e materiais de mediação. Com as atividades, o público poderá conhecer de forma lúdica e divertida detalhes sobre o acervo do Museu. As ações terão inscrições gratuitas, com programações voltadas a diversas idades. Será necessário obter ingresso para acessar o museu, que é gratuito no dia 17 e com opções de inteira e meia-entrada nos dias 19 e 20. Em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil, o Museu do Ipiranga também está promovendo a segunda edição do Ação Contra a Fome, iniciativa que incentiva o público visitante do museu a doar alimentos no posto de arrecadação no local.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 11/01/24


Inscrições para o programa de permanência estudantil começam na próxima semana

Na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro, começam as inscrições para o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza auxílios aos alunos de graduação e pós-graduação com dificuldades socioeconômicas. Haverá dois períodos para inscrição: o primeiro período vai de 16 de janeiro a 16 de fevereiro; e o segundo período vai de 26 de fevereiro a 29 de março. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Serviços Computacionais da USP. O valor integral do auxílio é de R$ 800. Para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio é parcial, de R$ 300. A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 11/01/24