14 julho 2025

Editora de Química abre chamada para publicação de trabalhos

A American Chemical Society (ACS), uma das editoras que mantém contrato com a CAPES para fornecimento de conteúdo de pesquisa no Portal de Periódicos, abriu chamada para publicação de artigos científicos na revista ACS Omega. O prazo para envio de trabalhos vai até 31 de agosto. A ACS Omega está produzindo um fascículo especial para comemorar o acordo transformativo entre a CAPES e a ACS. A publicação terá como tema “Chemistry in Brazil: Advancing through Open Science”. Desde 2024, pesquisadores brasileiros podem publicar seus artigos nos periódicos da ACS, em formato open access e sem qualquer custo, após a devida aprovação do processo de revisão por pares. A ACS Omega é a revista da ACS mais popular no Brasil e publica um de cada três artigos científicos do país. O periódico tem caráter multidisciplinar e aborda diversos assuntos relacionados à Química, a exemplo de ciências agrárias, de alimentos, biológicas e dos materiais, catálise, energia, engenharias, meio ambiente, sustentabilidade, nanociência e nanotecnologia. Mais informações: https://encurtador.com.br/fLGhN.   
Fonte: CAPES - 10/07/25   

Copie, cole e passe vergonha

O site Retraction Watch, que mantém um banco de dados com milhares de artigos científicos invalidados por erros ou má conduta, começou a compilar uma lista de papers publicados em dezenas de revistas acadêmicas que foram produzidos com a ajuda de programas de inteligência artificial generativa, apesar de seus autores não terem declarado de forma transparente o uso desses softwares, como os periódicos exigem. A lista é atualizada sempre que surgem novos trabalhos questionáveis e reunia em meados de junho perto de uma centena deles. Os artigos chamam a atenção pelo desleixo grosseiro de seus autores, que expuseram o uso da ferramenta ao simplesmente copiar e colar respostas do ChatGPT, e também pela negligência dos revisores e editores, a quem cabe avaliar a qualidade e a robustez de manuscritos, sugerir aperfeiçoamentos e recomendar ou rejeitar sua publicação. Quase dois terços dos papers divulgados na lista cometeram um mesmo deslize: reproduziram duas palavras que não fazem sentido no contexto dos artigos – “renegerate response” –, mas personificam a inteligência artificial generativa. Trata-se do rótulo de um botão clicável do ChatGPT, que aparece no meio das respostas do programa.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - jul. 2025 

CAPES celebra 74 anos e lança VII Plano Nacional de Pós-Graduação

A CAPES celebrou na sexta-feira, 11 de julho, 74 anos de existência. A cerimônia ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Coordenação, em Brasília, e serviu de palco para o lançamento do VII Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O documento define diretrizes, objetivos e recomendações até 2029 para os diversos atores do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Confira a transmissão do evento na íntegra. O PNPG é o principal documento da pós-graduação brasileira, ressaltou a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho. A formação contínua de doutores, observou, é o que poderá assegurar “um Brasil soberano”. “Formamos hoje mais de 60 mil mestres e de 25 mil doutores por ano, metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE)”, disse. “Mas ainda há a necessidade de formarmos muito mais doutores para chegarmos à média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico)”.   
Saiba mais.   Fonte: CAPES - 14/07/25

CAPES publica relatório de trabalho sobre acesso aberto

A CAPES publicou o Relatório de Atividades Grupo de Trabalho Acesso Aberto, criado em 2023 para, por exemplo, realizar estudos e propor critérios sobre financiamento de taxas de publicação de artigo em revista nacionais e internacionais.  O documento está disponível no Portal de Periódicos e pode ser acesso pelo link https://encurtador.com.br/vS6vBOs integrantes do grupo de trabalho definiram a atuação do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), que enfocou o financiamento de publicação de artigos em acesso aberto junto às editoras contratadas pelo Portal de Periódicos. O objetivo é garantir equidade regional, social e de gênero entre os atendidos por essa iniciativa. O relatório também traz os resultados das discussões sobre infraestrutura adequada para que os pesquisadores brasileiros possam publicar artigos em revistas reconhecidas globalmente, sem custos adicionais, para aumentar a visibilidade e o impacto dos seus trabalhos.   Saiba mais.   
Fonte: CAPES - 10/07/25

08 julho 2025

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Hoje é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. E por que é uma data tão importante e merecedora de celebrações e homenagens? Porque celebra-se o trabalho incansável de pesquisadores e cientistas que colaboram de forma marcante para o avanço do conhecimento em todas as áreas, e consequentemente para o desenvolvimento tecnológico, vital para as inovações que proporcionam a melhoria da nossa sociedade. Ter um dia inteirinho dedicado a nós, é reconhecer o trabalho acadêmico nos laboratórios de pesquisa, nas salas de aulas e em inúmeras atividades em cargos de gestão e lideranças. Os cientistas vêm desempenhando um papel fundamental para o País, pois são incontáveis os responsáveis por gerar conhecimento, desenvolver tecnologias e soluções que impulsionam o crescimento econômico, a saúde, a educação e a sustentabilidade, num mundo globalizado. Os estudos e pesquisas as mais diversas, ajudam a enfrentar os problemas nacionais de toda ordem, como doenças, meio ambiente e desigualdades sociais, além de promover inovação e competitividade no cenário global. Valorizar e investir na ciência é essencial para que o Brasil possa alcançar um futuro mais próspero, justo e sustentável para todos, em especial para as futuras gerações.  Texto de Vanderlan Bolzani.   Fonte: Jornal da Ciência - 08/07/25

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04 julho 2025

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Avaliação CAPES da produção intelectual é ampliada

A CAPES expande procedimentos de classificação de artigos científicos no ciclo de 2025 a 2028. A partir de 2025, os procedimentos da avaliação quadrienal da pós-graduação stricto sensu serão ampliados no que se refere à classificação da produção intelectual. O foco passa a ser os artigos científicos publicados e não mais o Qualis periódicos, que classifica os periódicos onde os textos são divulgados. A nova sistemática foi aprovada pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES e valerá para o ciclo que vai deste ano até 2028. Cada uma das 50 áreas de avaliação da CAPES poderá adotar um dos itens, ou a combinação entre eles. Um dos procedimentos da nova metodologia vai permitir, por exemplo, que três artigos científicos publicados em um mesmo periódico possam ter classificações diferentes, pois os indicadores bibliométricos dos artigos não são os mesmos.   
Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 04/07/25

03 julho 2025

Golpe científico: os perigos por trás das revistas predatórias

A história é comum. Você é um pesquisador, se sentindo pressionado a aumentar a produtividade e encorpar seu currículo, e, de repente, recebe um convite de uma revista científica para publicar rapidamente um trabalho. Cuidado com o golpe! Um grupo de cientistas da área de biologia se uniu para alertar o meio acadêmico sobre as consequências de ceder a esse chamado, que costuma chegar por e-mail. Artigo científico é um trabalho divulgado em uma revista especializada que descreve os resultados de uma pesquisa acadêmica. Antes da publicação, o material passa por múltiplas etapas de verificação dos resultados e da metodologia proposta. O processo, feito por outros cientistas, é chamado de revisão de pares e leva um certo tempo até que o trabalho seja analisado, aprimorado e finalmente publicado. Essa demora, alinhada à realidade do mundo acadêmico, onde publicar uma grande quantidade de artigos pode abrir portas para bolsas, financiamentos e aprovações em concursos, faz com que muitos cientistas sejam enganados e publiquem nas revistas predatórias.   Saiba mais.   Fonte Jornal da USP 

02 julho 2025

USP e Universidade de Illinois assinam convênio para intercâmbio de professores

A USP e o Sistema de Universidades de Illinois (Estados Unidos) assinaram nesta terça-feira, dia 1º de julho, um convênio de cooperação acadêmica para promover o intercâmbio de professores visitantes da Universidade de Illinois para a USP, contribuindo para a formação acadêmica de estudantes de pós-graduação, o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa e o fortalecimento da mobilidade acadêmica.  “Esse convênio tem impacto direto nos estudantes de pós-graduação, uma vez que os professores visitantes de Illinois irão participar de disciplinas, supervisionar projetos de pesquisa e discutir resultados. É uma oportunidade de expor nossos estudantes a um ambiente cada vez mais internacional de pesquisa dentro dos campi da USP”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado. Serão convidados 10 docentes da universidade norte-americana para a atuarem como professores visitantes na USP, com estadias de até três meses, a partir de julho de 2025.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 02/07/25

MCTI discute diretrizes para consolidar a ciência aberta no Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou, nesta quinta-feira (26), a Reunião de Monitoramento do Compromisso 3 do 6º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto 2023-2027. O encontro, aconteceu em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), e discutiu os avanços do compromisso assumido pelo Brasil em promover a ciência aberta como política de Estado, em articulação com instituições acadêmicas, científicas e da sociedade civil. Representantes do MCTI, CAPES, CNPq, SBPC, Fiocruz, IBICT, Embrapa e outras instituições avaliaram o estágio de desenvolvimento de 13 marcos fundamentais para a implementação da ciência aberta no país, como temas que incluíram desde a criação de diretrizes nacionais até propostas para financiamento, avaliação de pesquisadores e desenvolvimento de ferramentas de monitoramento e infraestrutura.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 27/06/25

01 julho 2025

Cursos de Língua Inglesa a serem oferecidos no 2S/25 pelo CEL/ESALQ

Esta é a primeira chamada para a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 2º semestre de 2025, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ, favor divulgá-la aos professores, funcionários e alunos de pós-graduação e graduação do Campus “Luiz de Queiroz”.  As aulas terão início no dia 11/08/25 e término previsto para o dia 10/12/25. Os alunos novos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste https://www.englishjet.com/english_courses_files/test_level.asp no período de 30 de junho a 30 de julho de 2025 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para o seguinte e-mail: cel.esalq@usp.br. Os alunos de graduação interessados, também, devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do primeiro semestre de 2025.  O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (67).   
Saiba mais.   Fonte: CEL/ESALQ – 01/07/25

27 junho 2025

III Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

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CAPES firma contrato com sociedade centenária de Biologia Vegetal

A CAPES firmou contrato com a centenária American Society of Plant Biologists (ASPB). O acordo dá acesso, a usuários do Portal de Periódicos vinculados a 119 instituições de ensino superior e pesquisa, a dois periódicos de alto impacto na área de Biologia Vegetal: Plant Physiology The Plant Cell. O Plant Physiology existe desde 1926. É um periódico de abrangência internacional dedicado a todos os aspectos da biologia vegetal, desde o estrutural e molecular até sistemas e ecofisiologia como fisiologia, bioquímica, biologia celular e molecular, genéticas, biofísica e biologia ambiental de plantas. O outro periódico, The Plant Cell, é mais recente: teve início em 1989. Nesses mais de 35 anos, sempre passou por revisão por pares, que culmina na publicação de pesquisas originais em biologia de plantas, especialmente em áreas de biologia celular, biologia molecular, genética, desenvolvimento e evolução.   Saiba mais.   Fonte: ABCD-USP – 27/06/25

USP divulga resultado do Prêmio Tese Destaque

A Universidade de São Paulo (USP), de acordo com a Portaria PRPG nº 66/2025, divulgou no último dia 9 de junho, o resultado do Prêmio Tese Destaque. O objetivo é de reconhecer e premiar as Teses de Doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-Graduação da USP, nas suas áreas de atuação, bem como nas áreas distribuídas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. São concedidos um Prêmio Tese Destaque USP e duas Menções Honrosas, para cada uma das grandes áreas, para teses defendidas entre 01/01/2024 e 31/12/2024. E a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) estão entre os classificados. As teses são avaliadas pelos critérios originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.   
Saiba mais.   Fonte: ESALQnet – 11/06/25

26 junho 2025

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USP e CNPEM assinam acordo e lançam chamada conjunta para bolsas de doutorado e pós-doutorado

A USP e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) lançaram uma chamada conjunta de bolsas para estudantes de doutorado e pós-doutorado para atuarem em propostas de pesquisa científica colaborativa realizadas com pesquisadores das duas instituições. A chamada concederá 20 bolsas de doutorado no valor de R$ 5.520 mensais, para estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Também oferecerá dez bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 12 mil mensais, para pesquisadores regularmente inscritos no Programa de Pós-doutorado da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Os pesquisadores atuarão em projetos em colaboração, submetidos por pares de pesquisadores da USP e do CNPEM, nas áreas de ciências exatas e da terra, engenharias, ciências agrárias, biotecnologia, ciências ambientais, ciências biológicas e ciências da saúde.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 25/06/25