14 maio 2024

Descontos e Isenções de APC para Autores e Acordos Transformativos CAPES

Regras para pagamento de Taxas de Publicação de Artigos (APCs) e Acordos Transformativos CAPES estão disponíveis aos autores e Instituições de Ensino Superior (IES). O pagamento das taxas de processamento para publicação dos artigos científicos acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com editoras científicas internacionais. Não haverá repasse de recursos de forma individual diretamente para o pesquisador. De acordo com a portaria, o APC tem como objetivo dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil. A Coordenação-Geral do Portal de Periódicos e Informação Científica da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES será responsável por avaliar e definir as instituições participantes, as editoras, os periódicos e os anais de eventos científicos nos quais poderão ser custeadas as APC. As instituições participantes serão responsáveis por autenticar o vínculo institucional dos autores, quando necessário. O conselho consultivo do Padict acompanhará a ação anualmente, conforme definido na Portaria n° 275/2023.   Saiba mais.   Fonte: ABCD - 14/05/24

USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo ranking internacional

A USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2024 do ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 20.966 instituições. A USP foi classificada na 117ª posição e, embora tenha caído oito posições em relação à classificação do ano passado, continua sendo a instituição mais bem avaliada da Ibero-América. As cinco primeiras posições são ocupadas por instituições americanas –  Universidade Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade Stanford – e inglesas – Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford. Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 370ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 401ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 437º lugar.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 13/05/24

Doutorando do CENA-USP, desenvolve aplicativo sobre histologia básica

Uma nova ferramenta para enriquecer as práticas de ensino dos educadores e aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes surge com a criação do aplicativo móvel HistoLabApp. O aplicativo sobre histologia básica é uma resposta às deficiências encontradas nos aplicativos existentes, oferecendo uma experiência de usuário aprimorada em dispositivos móveis. Desenvolvido pelo biólogo Itallo Cristian da Silva de Oliveira (@cristian_itallo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atualmente é pesquisador bolsista da FAPESP no Laboratório de Ecotoxicologia (CENA-USP), o app utiliza imagens de alta resolução, legendas explicativas e um tamanho compacto que o torna acessível a todos.  Saiba mais 
Fonte: CENA - 13/05/24

10 maio 2024

Saiba mais

Projeto USP/IBAMA propõe avaliação de indicadores sobre desmatamento na Amazônia

Uma nova ferramenta para a compreensão sobre o desmatamento na Amazônia Brasileira foi desenvolvida em pesquisa na USP. O produto técnico do mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS) está hospedado na Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (PAMGIA), do IBAMA. O cerne do projeto é o desenvolvimento de um Painel de Sustentabilidade, uma ferramenta dinâmica e abrangente que vai além dos indicadores tradicionais de perda florestal. Ao invés disso, busca-se uma análise holística que incorpore fatores ambientais, econômicos, institucionais e sociais, visando identificar os pontos críticos de desmatamento, bem como as dinâmicas subjacentes que perpetuam essa problemática. Ao delimitar sua análise aos municípios classificados pelo Ministério do Meio Ambiente com desmatamento monitorado e sob controle entre os anos de 2012 e 2021, o projeto visa identificar padrões e tendências, fornecendo subsídios valiosos para a formulação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas. Por meio dessa análise aprofundada, pretende-se promover a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais da região.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 10/05/24

09 maio 2024

Link de acesso

Conheça o Observatório da Pós-graduação do Brasil

Observatório da Pós-Graduação é um espaço da Plataforma Sucupira em que o usuário consegue ter acesso, de forma simples, a informações detalhadas dos envolvidos nessa etapa da educação. No espaço, criado em 2023, estão disponíveis dados, de 2013 a 2022, de 550 instituições de ensino superior, 4,6 mil programas de pós-graduação, 800 mil perfis profissionais de pesquisadores e mais de um milhão de produções acadêmico-científicas, entre artigos, dissertações e teses. A intenção é dar mais visibilidade aos resultados e benefícios da pós-graduação para a sociedade, por meio da formação de pessoal, das pesquisas, teses, dissertações e produções científicas realizadas no País. É possível fazer buscas por localização, área de avaliação, nota do programa de pós-graduação e palavras-chave. Os visitantes podem encontrar referências das suas áreas de interesse, o que pode facilitar a criação de redes de colaboração e a conexão entre acadêmicos que estudam temas similares.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 08/05/24

08 maio 2024

USP Lecture: Research software as a key element of open science

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação convida toda a comunidade USP para o evento USP Lecture - "Research software as a key element of open science", com o Prof. Daniel Katz, University of Illinois Urbana Champaign, a ser realizado no dia 09 de maio de 2024, às 10h, na Sala do Conselho Universitário. O evento será transmitido via YouTube e não haverá tradução para o português. Para os que participarem presencialmente, haverá emissão de certificado (não é necessário fazer inscrição prévia).

Data: 09/05/2024  |  quinta-feira  |  10h
Local: Sala do Conselho Universitário - Prédio da Reitoria - Rua da Reitoria, 374 - térreo

O eco de antigas palavras

Está longe de alcançar um consenso o debate sobre os limites éticos da reciclagem de texto, que é o reaproveitamento em um manuscrito científico de trechos de trabalhos anteriores do mesmo autor. O recurso, detectável facilmente por softwares que apontam similaridade textual, é classificado frequentemente como “autoplágio”, uma variante atenuada do plágio. Mas há movimentos para lidar com essa prática de forma mais flexível, mesmo que em circunstâncias bem específicas. Um editorial publicado em março na revista Nature Human Behaviour abordou a reciclagem sob um prisma tolerante, encorajando seu uso, por exemplo, na apresentação de metodologias que sejam idênticas às que já foram descritas em experimentos prévios do pesquisador.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2024

07 maio 2024

Gravação  |  Senha: q7PD$u!n


Pesquisadores do CENA figuram entre os Melhores Cientistas Químicos do Brasil

A 3ª edição do ranking da Research.com dos melhores pesquisadores na disciplina de Química é baseada em dados consolidados de uma ampla gama de fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados bibliométricos para estimar as métricas baseadas em citações foram coletados em 21/11/2023. A posição no ranking é baseada no D-índice (índice H da disciplina) de um cientista, que inclui exclusivamente publicações e dados de citação para a disciplina examinada. Neste ranking publicado recentemente, lista os 123 pesquisadores mais produtivos na área de Química no Brasil, onde foram incluídos 3 pesquisadores do CENA-USP. Os professores Francisco José Krug, Elias Ayres Guidetti Zagatto e Boaventura Freire dos Reis, além de 4 egressos, Eder C. Lima, Joaquim A. Nóbrega, Fernando Barbosa e Marco Aurélio Zezzi Arruda. Link do ranking: https://research.com/scientists-rankings/chemistry/.   Fonte: Research.com - abril 2024

Algoritmo estimula revisão por pares construtiva e sem grosserias

Os comentários cáusticos e grosseiros acima, que lembram insultos publicados em redes sociais, foram extraídos de pareceres enviados a pesquisadores depois que eles submeteram artigos para a avaliação de revistas ou congressos científicos. A expectativa dos autores era de que os trabalhos recebessem críticas construtivas, que permitissem aperfeiçoar pontos fracos e apontar novos caminhos. Afinal, os revisores são seus pares, cientistas atuando no mesmo campo do conhecimento, que cederam seu tempo de forma voluntária para ler versões preliminares de papers de colegas. Em vez de ajudar, contudo, esses pareceristas impuseram uma experiência traumática, que pode ser particularmente assustadora para jovens autores tentando se situar na carreira acadêmica.   Saiba mais.   Pesquisa FAPESP – maio 2024

06 maio 2024

MEC publica regras para pagamento de artigos científicos

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações em acesso aberto. A iniciativa – que foi divulgada na última terça-feira, 30 de abril, por meio da Portaria n° 120/2024 – faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em dezembro do ano passado. O pagamento das taxas para publicação dos artigos científicos acontece a partir dos contratos assinados pela Capes com as editoras científicas internacionais, não haverá repasse de recursos de forma individual diretamente para o pesquisador. De acordo com a portaria, o APC tem como objetivo dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a qualidade da pesquisa realizada no Brasil.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 06/05/24

TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 25 de maio de 2024 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 10/05/24. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais. Link: https://fealq.org.br/cursos/toefl-abril-manha/.   Fonte: ESALQ - 06/05/24

Prefeitura e USP divulgam as inscrições para atividades do novo núcleo esportivo

A Prefeitura de Piracicaba e a prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz divulgam o calendário das inscrições aos interessados em participar das atividades esportivas que serão oferecidas nas dependências da SCPRAES, a partir do próximo dia 13/5. O acordo inédito de cooperação esportiva, assinado no último dia 26/4, entre o prefeito Luciano Almeida e o prefeito do Campus USP, Luciano Mendes, tem como objetivo ampliar as ofertas para a prática esportiva da população e da comunidade USP (ESALQ, CENA, PUSP-LQ e STI). As inscrições para todas as faixas etárias serão feitas presencialmente, sempre no horário das 8h às 16h30, no ginásio de esportes da USP, localizado a avenida São João, 900. As inscrições serão feitas por ordem de chegada e com distribuição de senhas, a partir das 7h30, nas datas das inscrições.   Saiba mais.   Fonte: ESALQ - 06/05/24

USP lança a campanha Vamos Ajudar as Vítimas das Enchentes no RS


Novo espaço da Alemanha no campus da USP oferece oportunidades de intercâmbio e atividades culturais

O Consulado da Alemanha em São Paulo inaugurou o Deutschland Corner no campus da USP da capital, no bairro do Butantã, integrando os projetos de espaços internacionais, chamados “corners”, da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani). Localizado no Centro Intercultural Internacional (CII) da USP, o Deutschland Corner tem como objetivo criar um espaço para divulgar a cultura alemã por meio de cursos, palestras e eventos. Também vai promover a leitura, intercâmbios e atividades culturais, permitindo assim uma maior divulgação de oportunidades oferecidas por universidades alemãs em parceria com a USP. O espaço foi inaugurado no dia 24 de abril com a exposição Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã, criada para celebrar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Mais informações neste link.   Fonte: Jornal da USP – 03/05/24 

02 maio 2024


Para repatriar cérebros, respeite os cientistas

Ciência, um processo em que trabalhamos coletivamente para explorar o universo, expandindo nosso conhecimento, é por natureza uma prática colaborativa e mundial. É por isso que é importante para o bom cientista ter experiência internacional imersiva durante sua formação. Trabalhar em projetos científicos no exterior permite que o jovem cientista aprenda novas técnicas e modos de pensar, além de ver diferentes maneiras de fazer perguntas e orientar outros jovens cientistas. Trabalhar no exterior, e junto a diferentes grupos, também permite estabelecer amplas redes de contatos e colaborações pelo mundo afora, que permitirão maior criatividade e avanço do conhecimento quando esses cientistas estabelecerem suas próprias linhas de pesquisa.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal  da Ciência – 02/05/24