Regras para pagamento de Taxas de Publicação de Artigos (APCs) e Acordos
Transformativos CAPES estão disponíveis aos autores e Instituições de Ensino
Superior (IES). O pagamento das taxas de processamento para publicação
dos artigos científicos acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com
editoras científicas internacionais. Não haverá repasse de recursos de
forma individual diretamente para o pesquisador. De acordo com a
portaria, o APC tem como objetivo dar visibilidade e promover o acesso à
produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de
oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade
realizada no Brasil. A Coordenação-Geral do Portal de Periódicos e
Informação Científica da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES será
responsável por avaliar e definir as instituições participantes, as editoras,
os periódicos e os anais de eventos científicos nos quais poderão ser custeadas
as APC. As instituições participantes serão responsáveis por autenticar
o vínculo institucional dos autores, quando necessário. O conselho
consultivo do Padict acompanhará a ação anualmente, conforme definido na Portaria
n° 275/2023. Saiba
mais. Fonte: ABCD - 14/05/24
14 maio 2024
USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo ranking internacional
A USP está entre as 0,6% melhores
universidades do mundo, segundo a edição 2024 do ranking elaborado pelo Center
for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, que
avaliou 20.966 instituições. A USP foi classificada na 117ª posição e, embora
tenha caído oito posições em relação à classificação do ano passado, continua
sendo a instituição mais bem avaliada da Ibero-América. As cinco primeiras
posições são ocupadas por instituições americanas – Universidade Harvard,
Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Universidade Stanford – e inglesas –
Universidade de Cambridge e Universidade de Oxford. Entre as brasileiras, depois
da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), na 370ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na
401ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em
437º lugar. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 13/05/24
Doutorando do CENA-USP, desenvolve aplicativo sobre histologia básica
Uma nova ferramenta para enriquecer as práticas de ensino dos educadores
e aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes surge com a criação do
aplicativo móvel HistoLabApp. O aplicativo sobre histologia básica é uma
resposta às deficiências encontradas nos aplicativos existentes, oferecendo uma
experiência de usuário aprimorada em dispositivos móveis. Desenvolvido
pelo biólogo Itallo Cristian da Silva de Oliveira (@cristian_itallo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),
atualmente é pesquisador bolsista da FAPESP no Laboratório de Ecotoxicologia
(CENA-USP), o app utiliza imagens de alta resolução, legendas explicativas e um
tamanho compacto que o torna acessível a todos. Saiba mais.
Fonte: CENA - 13/05/24
10 maio 2024
Projeto USP/IBAMA propõe avaliação de indicadores sobre desmatamento na Amazônia
Uma nova ferramenta para
a compreensão sobre o desmatamento na Amazônia Brasileira foi desenvolvida em
pesquisa na USP. O produto técnico do mestrado no Programa de Pós-Graduação
Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS) está hospedado na
Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental
(PAMGIA), do IBAMA. O cerne
do projeto é o desenvolvimento de um Painel de Sustentabilidade, uma ferramenta
dinâmica e abrangente que vai além dos indicadores tradicionais de perda
florestal. Ao invés disso, busca-se uma análise holística que incorpore fatores
ambientais, econômicos, institucionais e sociais, visando identificar os pontos
críticos de desmatamento, bem como as dinâmicas subjacentes que perpetuam essa
problemática. Ao delimitar sua análise aos municípios classificados pelo
Ministério do Meio Ambiente com desmatamento monitorado e sob controle entre os
anos de 2012 e 2021, o projeto visa identificar padrões e tendências,
fornecendo subsídios valiosos para a formulação de políticas públicas mais
eficazes e direcionadas. Por meio dessa análise aprofundada, pretende-se
promover a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais da região. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 10/05/24
09 maio 2024
Conheça o Observatório da Pós-graduação do Brasil
O Observatório da Pós-Graduação é
um espaço da Plataforma Sucupira em que o usuário consegue ter acesso, de forma
simples, a informações detalhadas dos envolvidos nessa etapa da educação. No
espaço, criado em 2023, estão disponíveis dados, de
2013 a 2022, de 550 instituições de ensino superior, 4,6 mil programas de
pós-graduação, 800 mil perfis profissionais de pesquisadores e mais de um
milhão de produções acadêmico-científicas, entre artigos, dissertações e teses.
A intenção é dar mais visibilidade aos resultados e benefícios da pós-graduação
para a sociedade, por meio da formação de pessoal, das pesquisas, teses,
dissertações e produções científicas realizadas no País. É possível fazer
buscas por localização, área de avaliação, nota do programa de pós-graduação e
palavras-chave. Os visitantes podem encontrar referências das suas áreas de
interesse, o que pode facilitar a criação de redes de colaboração e a conexão
entre acadêmicos que estudam temas similares.
Saiba mais. Fonte: Jornal da
Ciência – 08/05/24
08 maio 2024
USP Lecture: Research software as a key element of open science
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação convida toda a comunidade USP
para o evento USP Lecture - "Research software as a key element of open
science", com o Prof. Daniel Katz, University of Illinois Urbana
Champaign, a ser realizado no dia 09 de maio de 2024, às 10h, na Sala do
Conselho Universitário. O evento será transmitido via YouTube e não haverá tradução para o português. Para os que participarem presencialmente, haverá emissão
de certificado (não é necessário fazer
inscrição prévia).
Data: 09/05/2024 | quinta-feira | 10h
Local: Sala do Conselho Universitário - Prédio da Reitoria -
Rua da Reitoria, 374 - térreo
O eco de antigas palavras
Está longe de
alcançar um consenso o debate sobre os limites éticos da reciclagem de texto,
que é o reaproveitamento em um manuscrito científico de trechos de trabalhos
anteriores do mesmo autor. O recurso, detectável facilmente por softwares que
apontam similaridade textual, é classificado frequentemente como “autoplágio”,
uma variante atenuada do plágio. Mas há movimentos para lidar com essa prática
de forma mais flexível, mesmo que em circunstâncias bem específicas. Um
editorial publicado em março na revista Nature
Human Behaviour abordou a reciclagem sob um prisma tolerante,
encorajando seu uso, por exemplo, na apresentação de metodologias que sejam
idênticas às que já foram descritas em experimentos prévios do pesquisador. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP – maio 2024
07 maio 2024
Pesquisadores do CENA figuram entre os Melhores Cientistas Químicos do Brasil
A 3ª edição do ranking da Research.com dos
melhores pesquisadores na disciplina de Química é baseada em dados consolidados
de uma ampla gama de fontes de dados, incluindo OpenAlex e CrossRef. Os dados
bibliométricos para estimar as métricas baseadas em citações foram coletados em
21/11/2023. A posição no ranking é baseada no D-índice (índice H da disciplina)
de um cientista, que inclui exclusivamente publicações e dados de citação para
a disciplina examinada. Neste ranking publicado recentemente, lista os 123 pesquisadores mais
produtivos na área de Química no Brasil, onde foram incluídos 3 pesquisadores do
CENA-USP. Os professores Francisco José Krug, Elias Ayres Guidetti Zagatto e
Boaventura Freire dos Reis, além de 4 egressos, Eder C. Lima, Joaquim A.
Nóbrega, Fernando Barbosa e Marco Aurélio Zezzi Arruda. Link do ranking: https://research.com/scientists-rankings/chemistry/. Fonte:
Research.com - abril 2024
Algoritmo estimula revisão por pares construtiva e sem grosserias
Os comentários cáusticos e grosseiros acima, que
lembram insultos publicados em redes sociais, foram extraídos de pareceres
enviados a pesquisadores depois que eles submeteram artigos para a avaliação de
revistas ou congressos científicos. A expectativa dos autores era de que os
trabalhos recebessem críticas construtivas, que permitissem aperfeiçoar pontos
fracos e apontar novos caminhos. Afinal, os revisores são seus pares,
cientistas atuando no mesmo campo do conhecimento, que cederam seu tempo de
forma voluntária para ler versões preliminares de papers de colegas. Em vez de ajudar, contudo, esses
pareceristas impuseram uma experiência traumática, que pode ser particularmente
assustadora para jovens autores tentando se situar na carreira acadêmica. Saiba mais.
Pesquisa FAPESP – maio 2024
06 maio 2024
MEC publica regras para pagamento de artigos científicos
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou as
regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo
(Article Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações
em acesso aberto. A iniciativa – que foi divulgada na
última terça-feira, 30 de abril, por meio da Portaria n°
120/2024 – faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de
Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em
dezembro do ano passado. O pagamento das taxas para publicação dos
artigos científicos acontece a partir dos contratos assinados pela Capes com
as editoras científicas internacionais, não haverá repasse de recursos de
forma individual diretamente para o pesquisador. De acordo com a portaria, o
APC tem como objetivo dar visibilidade e promover o acesso à produção
científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de
oportunidades entre cientistas e garantir a qualidade da pesquisa realizada no
Brasil. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência – 06/05/24
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ
O TOEFL ITP é um teste
prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja
língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês
falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões –
50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração
de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos
no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução
será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação
interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado
no dia 25 de maio de 2024 e as inscrições poderão ser feitas através do site da
FEALQ, até o dia 10/05/24. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais.
Link: https://fealq.org.br/cursos/toefl-abril-manha/. Fonte: ESALQ - 06/05/24
Prefeitura e USP divulgam as inscrições para atividades do novo núcleo esportivo
A Prefeitura de Piracicaba e a prefeitura do Campus USP Luiz de
Queiroz divulgam o calendário das inscrições aos interessados em participar das
atividades esportivas que serão oferecidas nas dependências da SCPRAES, a
partir do próximo dia 13/5. O acordo inédito de cooperação esportiva, assinado
no último dia 26/4, entre o prefeito Luciano Almeida e o prefeito do Campus
USP, Luciano Mendes, tem como objetivo ampliar as ofertas para a prática
esportiva da população e da comunidade USP (ESALQ, CENA, PUSP-LQ e STI). As inscrições para todas as faixas etárias serão
feitas presencialmente, sempre no horário das 8h às 16h30, no ginásio de
esportes da USP, localizado a avenida São João, 900. As inscrições serão feitas
por ordem de chegada e com distribuição de senhas, a partir das 7h30, nas datas
das inscrições. Saiba mais. Fonte: ESALQ - 06/05/24
Novo espaço da Alemanha no campus da USP oferece oportunidades de intercâmbio e atividades culturais
O
Consulado da Alemanha em São Paulo inaugurou o Deutschland Corner no campus da
USP da capital, no bairro do Butantã, integrando os projetos de espaços
internacionais, chamados “corners”, da Agência USP de Cooperação Acadêmica
Nacional e Internacional (Aucani). Localizado no Centro Intercultural
Internacional (CII) da USP, o Deutschland Corner tem como objetivo criar um
espaço para divulgar a cultura alemã por meio de cursos, palestras e eventos.
Também vai promover a leitura, intercâmbios e atividades culturais, permitindo
assim uma maior divulgação de oportunidades oferecidas por universidades alemãs
em parceria com a USP. O
espaço foi inaugurado no dia 24 de abril com a exposição Jornada para o
Brasil: História das migrações de povos de língua alemã, criada para
celebrar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. Mais informações neste link.
Fonte: Jornal da USP – 03/05/24
02 maio 2024
Para repatriar cérebros, respeite os cientistas
Ciência, um
processo em que trabalhamos coletivamente para explorar o universo, expandindo
nosso conhecimento, é por natureza uma prática colaborativa e mundial. É por
isso que é importante para o bom cientista ter experiência internacional
imersiva durante sua formação. Trabalhar em projetos científicos no exterior
permite que o jovem cientista aprenda novas técnicas e modos de pensar, além de
ver diferentes maneiras de fazer perguntas e orientar outros jovens cientistas.
Trabalhar no exterior, e junto a diferentes grupos, também permite estabelecer
amplas redes de contatos e colaborações pelo mundo afora, que permitirão maior
criatividade e avanço do conhecimento quando esses cientistas estabelecerem
suas próprias linhas de pesquisa. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 02/05/24
Assinar:
Postagens (Atom)