22 outubro 2019

Acesso a autores laureados com o Prêmio Nobel de Química 2019

No dia 9 de outubro, três pesquisadores internacionais da química foram contemplados com o reconhecimento máximo da ciência: o Prêmio Nobel. A Academia Real Sueca de Ciências outorgou a honraria aos cientistas John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino pelo desenvolvimento de baterias de íons de lítio.
Mais de 700 artigos desses autores, incluindo diversos que falam sobre o tema em destaque na premiação supracitada, podem ser encontrados na base de dados Reaxys, disponibilizada por meio do Portal de Periódicos da CAPES à comunidade científica brasileira.
As baterias de íons de lítio são usadas globalmente para ligar aparelhos eletrônicos portáteis utilizados no cotidiano. Graças a elas, é possível ler esse texto pelo celular, por exemplo. As mesmas baterias também permitiram o desenvolvimento de carros elétricos de longo alcance e o armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, tais como energia solar e eólica.
No início da década de 1970, Stanley Whittingham usou a unidade de lítio para liberar seu elétron externo quando desenvolveu a primeira bateria de lítio funcional. Em 1980, John Goodenough dobrou o potencial dessa bateria, criando as condições certas para que ela fosse mais poderosa e útil. Em 1985, Akira Yoshino conseguiu eliminar o lítio puro da bateria, deixando-a mais segura para ser usada na prática.
Além desse e de outros assuntos, a base de dados Reaxys, da editora Elsevier, oferece informações sobre diferentes substâncias, reações químicas e patentes. A abordagem alcança química orgânica, inorgânica e organometálica de revistas científicas a partir de 1771 e de literatura das principais patentes relacionadas desde 1889.
Entre os benefícios que a plataforma oferece aos usuários da área, é possível encontrar literatura relevante e patentes em diversas categorias, recuperar propriedades precisas de compostos e dados de reação, avaliar compostos e oportunidades de síntese, comparar dados experimentais e avaliar interações compostas e afinidades-alvo.
O acesso ao conteúdo deve ser feito a partir da opção buscar base do Portal de Periódicos da CAPES. Para explorar o conteúdo produzido pelos pesquisadores premiados, outra alternativa é a consulta pelo link buscar assunto – basta inserir o nome do autor e clicar em “buscar” para gerar a lista de resultados.   Fonte: Portal de Periódicos da CAPES