30 maio 2020

Flora Brasil - 10 anos

Quantas são as espécies de plantas do nosso país? Talvez você nem imagine o que está por trás da resposta a esta pergunta! Conheça a história do projeto Flora do Brasil On-line 2020, que completou uma década em 21 de maio de 2020.
O projeto é parte do Programa "Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira - REFLORA", criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, TYecnologia, Inovações e Comunicações, e que tem o Jardim Botânico do Rio de Janeiro como coordenador.
O Programa tem como objetivo resgatar e disponibilizar para o Brasil e para o mundo imagens e informações de amostras da flora brasileira coletadas até o século XVIII, XIX e XX por missões estrangeiras, depositadas no Royal Botanic Gardens de Kew (RBGK) da Inglaterra, e Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris (MNHN) - França.
O repatriamento em formato eletrônico desses dados possibilitou a inclusão on line em Herbário Virtual subsidiando o conhecimento e conservação da flora brasileira.
Atualmente, o Herbário Virtual disponibiliza mais de 2 milhões de espécimes vegetais com acesso público, com imagens provenientes do repatriamento de oito herbários estrangeiros (Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna) e com a parceria de diversos herbários nacionais, incluindo o do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Herbário RB).
São reconhecidas 48281 espécies para a flora brasileira, sendo 4777 de Algas, 34770 de Angiospermas, 1574 de Briófitas, 5720 de Fungos, 52 de Gimnospermas e 1388 de Samambaias e Licófitas.
O resgate histórico, a produção e a disponibilização dos dados das plantas nativas servem de alicerce para obtenção de conhecimento fundamental para construção de políticas públicas de conservação e de uso sustentável, criar e gerir melhor nossas unidades de conservação.  
Conheça o site da Flora do Brasil On-Line 2020.   Fonte: CNPq - 29/05/20