08 fevereiro 2022

Elsevier incorpora um código exclusivo em artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos usuários

A Elsevier incorpora um código exclusivo em todos os artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos usuários. Os pesquisadores de segurança temem que isso possa ser usado para identificar pessoas que compartilham PDFs.
Um dos maiores editores de artigos acadêmicos do mundo disse que adiciona uma impressão digital exclusiva a cada download de usuários de PDF na tentativa de evitar ransomware, não para impedir a pirataria.
A Elsevier defendeu a prática depois que um pesquisador independente descobriu a existência das impressões digitais únicas e compartilhou suas descobertas no Twitter na semana passada.
“O identificador no PDF ajuda a evitar riscos de segurança cibernética para nossos sistemas e para os de nossos clientes – não há metadados ou dados pessoais capturados por eles”, disse um porta-voz da Elsevier. “A impressão digital em PDFs nos permite identificar fontes potenciais de ameaças para que possamos informar nossos clientes para que possam agir. Essa abordagem é comumente usada em toda a indústria editorial acadêmica.”
Quando perguntado a quais riscos ele estava se referindo, o porta-voz enviou uma lista de links para artigos de notícias sobre ransomware.
No entanto, a Elsevier tem um longo histórico de perseguir pessoas que pirateiam ou compartilham seus artigos acadêmicos pagos. Em 2015, a Elsevier processou o SciHub, o "Pirate Bay of Science", que hospeda milhões de artigos de revistas, incluindo os da Elsevier. No passado, a empresa enfrentou críticas por adquirir outras plataformas acadêmicas que distribuíam trabalhos gratuitamente na tentativa de dominar o mercado. Algumas universidades boicotaram a Elsevier no passado, e a empresa usou ameaças legais contra outros sites que hospedam trabalhos acadêmicos online. A empresa já teve problemas de segurança cibernética antes. Em 2019, deixou um servidor aberto à internet pública e expôs endereços de e-mail e senhas de usuários.   Fonte: Latindex - 08/02/22