Todos os anos, mais de um milhão de publicações científicas são
adicionadas ao conjunto existente de artigos de pesquisa, tornando cada vez
mais difícil identificar as publicações mais relevantes por meio de uma simples
pesquisa. Portanto, mesmo quando seu trabalho duro leva a uma publicação
bem-sucedida, você pode sentir que ela não está sendo notada ou citada tanto
quanto você esperava. Mas não se preocupe, existem maneiras de fazer sua
pesquisa se destacar entre os milhões. Uma delas é fazer uso do conceito
de Search
Engine Optimization (SEO) e escolher as palavras-chave certas
para sua publicação.
Esta é uma tradução livre e adaptações a
partir das orientações aos autores fornecidas pela Editora Elsevier em seu
espaço de “Serviços para Autores”.
O que é SEO e as palavras-chave
são realmente importantes?
De modo simplificado, SEO – Search
Engine Optimization – é um meio de fazer com que seu artigo
tenha uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, como Google
Scholar ou PubMed, que dependem de algoritmos específicos para recuperar e
listar os resultados da pesquisa. Isso é importante, considerando que apenas
algumas pessoas tendem a ir além da primeira página dos resultados da
pesquisa. Portanto, quanto maior a classificação, maiores são as chances
de seu artigo ser notado. E você pode garantir que seu artigo esteja entre
os principais resultados de pesquisa escolhendo palavras-chave estratégicas! Saiba mais.
Fonte: ABCD USP - 28/11/22