28 novembro 2022

Palavras-chave são estratégicas para as publicações de pesquisa

Todos os anos, mais de um milhão de publicações científicas são adicionadas ao conjunto existente de artigos de pesquisa, tornando cada vez mais difícil identificar as publicações mais relevantes por meio de uma simples pesquisa. Portanto, mesmo quando seu trabalho duro leva a uma publicação bem-sucedida, você pode sentir que ela não está sendo notada ou citada tanto quanto você esperava. Mas não se preocupe, existem maneiras de fazer sua pesquisa se destacar entre os milhões. Uma delas é fazer uso do conceito de Search Engine Optimization (SEO) e escolher as palavras-chave certas para sua publicação.
Esta é uma tradução livre e adaptações a partir das orientações aos autores fornecidas pela Editora Elsevier em seu espaço de “Serviços para Autores”.
O que é SEO e as palavras-chave são realmente importantes?
De modo simplificado, SEO – Search Engine Optimization – é um meio de fazer com que seu artigo tenha uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, como Google Scholar ou PubMed, que dependem de algoritmos específicos para recuperar e listar os resultados da pesquisa. Isso é importante, considerando que apenas algumas pessoas tendem a ir além da primeira página dos resultados da pesquisa. Portanto, quanto maior a classificação, maiores são as chances de seu artigo ser notado. E você pode garantir que seu artigo esteja entre os principais resultados de pesquisa escolhendo palavras-chave estratégicas!   Saiba mais.
Fonte: ABCD USP - 28/11/22