01 junho 2017

Conheça os tipos de conteúdos oferecidos pelo Portal de Periódicos

Além das revistas científicas mais conceituadas em âmbito
nacional e internacional,os usuários têm à disposição uma
infinidade de outros tipos de materiais

O Portal de Periódicos da CAPES é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo: é inteiramente financiado pelo governo brasileiro e é a iniciativa do 
gênero com a maior capilaridade no mundo, cobrindo todo o
território nacional. O que muitos não sabem, é que o conteúdo disponível para a comunidade acadêmica vai muito além dos periódicos.

Além de indexar mais de 38 mil títulos de revistas científicas com texto completo, o Portal comporta 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, mais de 280 mil livros eletrônicos e outros conteúdos, como enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Dessa forma, o Portal de Periódicos cumpre o papel de propiciar o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior, como defende o pesquisador João Santana Silva*, que acessa diariamente a biblioteca virtual da CAPES:

“O Portal é de suma importância para os pesquisadores brasileiros. De fato, essa ferramenta trouxe a possibilidade de competirmos com maisigualdade com cientistas de outros países. O conteúdo é muito atrativo e eu, particularmente, utilizo todos os dias. Temos um divisor muito claro de antes e depois do Portal de Periódicos. Temos que preservá-lo sempre que possível, ampliá-lo”. 

Dentro dessa gama de conteúdos, que contempla todas as áreas do conhecimento, o Portal de Periódicos oferece para os usuários quatro opções  de pesquisa:
Dentro da “busca avançada” da opção “buscar base”, é possível selecionar o gênero de material procurado (textos completos, referenciais com resumos, patentes, livros, sites com periódicos de acesso gratuito, entre outros) por meio do campo “Tipo”.

30 maio 2017

ORCID - Identificação do pesquisador

ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital
único e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.”. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc.).

Em 15 de setembro de 2016, a Universidade de São Paulo (USP) passou a ser oficialmente membro institucional da ORCID. A afiliação permitirá à USP gerar ORCID iDs autenticados ou autenticar os ORCID iDs existentes de todos os integrantes de sua comunidade (estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos). Todo docente e pesquisador da USP deve ter seu registro ORCID autenticado.

26 maio 2017

Promovendo a integridade na pesquisa


Relatório norte-americano propõe iniciativas coordenadas e mais ambiciosas para enfrentar a má conduta científica

As Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos lançaram um relatório no dia 11 de abril em que convocam a comunidade científica norte-americana a aperfeiçoar, de modo coordenado e coletivo, suas práticas e políticas relacionadas à integridade na pesquisa, investigando de modo sistemático todos os indícios de má conduta e lançando ações educativas eficazes que atinjam desde estudantes de graduação até líderes de grupos de pesquisa. Intitulado Promovendo a integridade na pesquisa, o documento tem 285 páginas e faz 11 recomendações (ver quadro). Em comum, as sugestões partem da premissa de que o esforço atual para sustentar um ambiente científico mais transparente e ético não tem sido suficiente – uma evidência disso seria a disseminação de desvios, que em alguns casos demoraram muitos anos para serem detectados, e de artigos científicos retratados nos últimos tempos. Os 13 pesquisadores que produziram o relatório propõem que sejam dados passos adiante. A primeira recomendação da lista resume essa preocupação e sugere que todos os atores envolvidos na atividade de pesquisa – cientistas, A importância de dar um passo adiante Relatório norte-americano propõe iniciativas coordenadas e mais ambiciosas para enfrentar a má conduta científica universidades, agências, sociedades e editoras científicas – ampliem e atualizem suas práticas e estratégias para responder aos riscos identificados no relatório. “Evidências acumuladas nas últimas décadas e particularmente nos últimos anos indicam fortemente que o fracasso em definir e dar respostas enfáticas à má conduta científica constitui ameaça significativa à atividade de pesquisa”, alerta o documento. O texto também aconselha ações coordenadas contra problemas que já são enfrentados, mas não ainda de modo eficiente. Um deles é a recomendação para que cada uma das sociedades científicas estabeleça regras claras e específicas relacionadas à atribuição de autoria em artigos científicos.  Leia na íntegra: https://goo.gl/NESEHn

24 maio 2017

Escrita e publicação científica: descontos para autores USP

Lista de instituições/editoras que concedem desconto para  publicação de artigos de autores USP


Algumas afiliações e parcerias que o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP) mantém com editoras e serviços internacionais garantem descontos sobre o pagamento de taxas de processamento de artigos (ou Article Processing Charges – APCs) para autores da USP. Os descontos não necessariamente são aplicados automaticamente. O pesquisador deve informar ao editor a possibilidade de desconto. Esta lista é revisada com frequência.        Veja lista completa:  goo.gl/y0D865


23 maio 2017

Mais de 20 mil E-Books da Wiley estão disponíveis para usuários da USP


Desde o início do mês de maio, mais de 20 mil livros eletrônicos da Wiley estão disponíveis ​na íntegra para todos os usuários (docentes, estudantes e funcionários) da USP, por meio de IP reconhecido. A aquisição inclui o pacote completo de e-books da Wiley, que é atualizado periodicamente, e ficará disponível até 24 de abril de 2018. 
Busque pelo título ou assunto: http://onlinelibrary.wiley.com/

Além dos e-books, foram adquiridas três obras de referência (em acesso perpétuo)

·                     Comprehensive Physiology
·                     eLS – Encyclopedia of Life Sciences
·                     Ullmann’s Encyclopedia of Industrial Chemistry 


Essas obras de referência também estão disponíveis por meio de IP de computador autorizado USP.

A editora Wiley representa o ramo internacional de publicações científicas, técnicas, médicas e acadêmicas da John Wiley & Sons, que mantém parcerias com muitas sociedades importantes do mundo. Com sede em Nova Jersey, EUA, concentra-se na publicação de enciclopédias, livros e periódicos da área acadêmica, nas formas impressa e eletrônica, bem como produtos e serviços on-line. Com uma interface limpa e simples, este serviço on-line oferece uma navegação intuitiva, descoberta melhorada, funcionalidades expandidas, personalização e opções de alerta. 

19 maio 2017

Biblioteca Virtual da FAPESP lança novo site

A Biblioteca Virtual (BV) da FAPESP lançou um novo site com design moderno, conteúdo mais bem organizado e melhor navegação. O objetivo das mudanças foi o de facilitar o acesso dos usuários ao sistema de informação referencial de acesso aberto, em português e inglês, sobre pesquisas em andamento ou concluídas, em todas as áreas do conhecimento, realizadas com apoio da Fundação. 
"Pretendemos com o novo site facilitar as buscas na base de dados, além de dar maior visibilidade aos novos projetos apoiados pela FAPESP e estimular a comunidade científica a utilizar a Biblioteca Virtual”, disse Rosaly Favero Krzyzanowski, coordenadora da BV-FAPESP, à Agência FAPESP.
As principais novidades estão na página principal. Os Auxílios à Pesquisa, Bolsas no Brasil e no exterior, programas e acordos de cooperação mantidos pela FAPESP ganharam maior destaque no topo da BV-FAPESP.  Leia mais: goo.gl/cpcU5p

18 maio 2017

Livro orienta quem pretende se tornar um cientista

O que significa ser um cientista e que atributos são necessários para seguir uma carreira científica? São essas questões que Gilson Volpato aborda em Ciência Além da Visibilidade, livro recém-lançado pela editora Best Writing.
Professor aposentado do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, Volpato, que atende mais de 10 mil alunos por ano em cursos que dá pelo país, viu que era preciso ir além da técnica. Após escrever livros sobre redação científica e estatística para cientistas, decidiu aprofundar o tema, o que resultou em um livro que dá diretrizes para graduandos e pós-graduandos que querem se firmar como cientistas.
Na nova obra, o autor explica a diferença entre pesquisador e cientista, o significado de fazer ciência e reflete sobre os cientistas que estão sendo formados no Brasil.
“Para ser um cientista, é preciso conseguir ligar conhecimentos de diversas áreas. Muitas vezes a pessoa sabe fazer pesquisa, usar o método científico e resolver um problema, mas cientista é diferente de pesquisador”, disse Volpato à Agência FAPESP.
Saiba mais:  goo.gl/uW3PXF

“Manual de Editoração e Estilo” quer lapidar produção acadêmica

Obra de Plinio Martins Filho, que será lançada no dia 17 de maio, busca facilitar o trabalho de editoras universitárias

Assim como os jornais, cada editora tem o seu manual de normalização e estilo. Entre as editoras universitárias, não é diferente. Com décadas de experiência na Editora da USP (Edusp), o professor Plinio Martins Filho, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, criou o Manual de Editoração e Estilo, uma proposta que busca facilitar e orientar a edição de livros universitários.
A obra é resultado da tese de doutorado do docente, defendida em 2006. Após uma década de revisões e acréscimos, o Manual será lançado no dia 17 de maio, às 18h, na Livraria João Alexandre Barbosa, localizada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária.
“Espero que este manual seja usado tanto por orientadores quanto por orientandos”, diz Martins Filho. “Se as pessoas entregarem os originais mais próximos daquilo que vai ser a edição final, melhor. É essa a grande contribuição que eu gostaria que o livro deixasse, que os trabalhos fossem apresentados de forma menos normativa”, critica o professor, que desaprova o uso das normas ABNT, já que elas não são usadas por nenhuma editora. “O Manual vai abreviar o trabalho de edição. Espero que esse seja um grande benefício que o livro traga para as pessoas.”Outra vantagem da obra de Martins Filho é o conceito de normalizar a edição e o estilo dos textos, não normatizá-la. “Normalizar é dar uma coerência, uma harmonia ao texto, enquanto normatizar tem força de lei”, explica o professor.
A ideia do Manual é apresentar ao leitor diferentes caminhos para criar uma uniformidade e identidade ao texto. “O meu Manual não é um compêndio de regras, mas sim um apanhado de normas em que cada editor pode consultar e criar o seu próprio padrão editorial”, ressalta Martins Filho. “Ele serve para que o leitor não fique incomodado com a grafia de uma palavra escrita de diferentes formas ao longo de um mesmo texto, por exemplo. Senão, o leitor pode achar que o livro não foi bem preparado”, exemplifica.
Em suas 728 páginas, o Manual traz noções básicas de como preparar e editar um original até sua transformação em produto final. Estruturas pré-textuais, textuais e pós-textuais, tipologia, tipografia, novo acordo ortográfico, siglas, abreviaturas e símbolos são apenas alguns dos 60 tópicos trabalhados no livro.
Um tópico que se destaca no conjunto é o das línguas estrangeiras. Nele, o autor apresenta regras básicas que vão da separação silábica até a transliteração de 17 línguas latinas e não-latinas. “Todo revisor precisa ter um conhecimento amplo, porque, hoje em dia, qualquer livro acadêmico tem uma citação em língua estrangeira. Então você tem que ter um suporte mínimo para trabalhar esse texto”, afirma o professor.

17 maio 2017

Plataforma Turnitin - Integridade acadêmica

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, em fevereiro de 2017 a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância da Plataforma Turnitin. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).

O acesso à plataforma por docentes da pós-graduação e graduação da USP é feito mediante cadastro e login realizados previamente. Para mais informações, confira o Tutorial para Uso do Turnitin ou envie e-mail para integridade.academica@sibi.usp.br.
Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. 

O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP. O programa gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados, formada por mais de 143 milhões de artigos acadêmicos, 55 bilhões de sites armazenados e 300 milhões de trabalhos de alunos.

FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem.  Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

== Informações adicionais ==
JORNADAS de Treinamento Turnitin. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/noticias/jornada-treinamentos-plataforma-turnitin-usp/> Acesso em: 26 abril 2017.
NAOE, Aline. Pesquisadores da USP têm acesso a ferramentas antiplágio. Jornal da USP, São Paulo, 21 de março de 2017. Disponível em:<http://jornal.usp.br/universidade/pesquisadores-da-usp-tem-acesso-a-ferramentas-anti-plagio/> Acesso em: 25 abril 2017.
TURNITIN. Recursos de Treinamento. 2017.
Dúvidas, comentários e sugestões sobre a iniciativa podem ser enviadas ao SIBi pelo e-mail integridade.academica@sibi.usp.br.

Trial da Base de Dados QInsight aberto para a USP até 26 de junho

Informamos que permanece aberto até o dia 26 de junho o Trial da Base de Dados QInsight para a comunidade USP 

Quetzal Search and Communication não é apenas mais uma ferramenta de busca. A tecnologia premiada pela National Library of Medicine da Quetzal fornece resultados relevantes, imediatos e abrange conteúdo amplo. O mais importante, uma vez que a tecnologia de busca do Quetzal é diferente de qualquer outra plataforma, é que fornece uma oportunidade para encontrar documentos que não foram descobertos por meio de outras ferramentas de busca.
Quetzal: Expansão e aperfeiçoamento da tecnologia Quertle premiado pela National Library of Medicine Usando a tecnologia Quantum Linguistic Logic, com patente pendente, a nova ferramenta melhora drasticamente os processos de busca por entregar rapidamente resultados contextualmente relevantes, eliminando a frustração e desperdício de tempo com as soluções atuais.
Mais de 35 milhões de documentos autorizados PubMed / MEDLINE – todas as principais publicações de ciência médica e de vida em todo o mundo

PubMed Central – conteúdo de texto completo
NIH Grants – resumos sobre o que está sendo pesquisado agora
TOXLINE – tanto NTIS e RiskLine
HSTalks – seminários on-line de biomédicas e ciências da vida por especialistas de renome mundial
Patent Grants – patentes americanas concedidas
Patent Applications – pedidos de patentes dos Estados Unidos
AHRQ Treatment Guidelines – a partir do National Guidelines Clearinghouse
Health and Life Science News – acesso às últimas informações

Mais de 10 milhões de documentos são de texto completo, com acesso direto e gratuito para os PDFs, além de conectividade para resolvedor de links de uma organização.

Áreas de cobertura

Medicina (todos os campos), Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Optometria, Fisioterapia, Saúde Pública, Medicina Veterinária, Biotecnologia, Ciência Agrícola, Genética, Informática, Bioengenharia, Toxicologia, Imunologia, Ecologia, Bioquímica, Descoberta de medicamentos, Química Medicinal. 


16 maio 2017

Um festival de divulgação científica sem fronteiras

Os cientistas invadem bares e restaurantes de 22 cidades brasileiras, conectados a um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, que acontece simultaneamente em mais 10 países. O Pint of Science será realizado até quarta-feira, 17 de maio


Divulgar a ciência para o público em geral é o fio condutor de uma iniciativa que vai unir Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália, Japão, Reino Unido e Tailândia. Mais de 100 cidades espalhadas por esses 11 países realizarão simultaneamente, nos dias 15, 16 e 17 de maio, um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo: o Pint of Science.
“Este ano, o evento se expandiu e alcançará 22 cidades em todo o Brasil”, revela a coordenadora nacional da iniciativa, Natalia Pasternak. O Pint of Science pode ser comparado a um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, em vez de artistas, há pesquisadores conversando com o público em restaurantes, cafés e bares. No lugar da música, a melodia que será ouvida nesses palcos está relacionada a biologia, computação, engenharia, estatística, filosofia, física, história, matemática, química, sociologia e muito mais.
“O Brasil é o primeiro país sul-americano a fazer parte do festival e o sucesso estrondoso de 2016 mostra que os brasileiros amam ciência e querem realmente matar sua sede de conhecimento”, destaca Michael Motskin, diretor e fundador do Pint of Science. O festival nasceu em 2013 na Inglaterra e chegou ao País em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP realizou o evento em São Carlos, no interior paulista, colocando o Brasil no mapa do Pint of Science.
Leia mais: goo.gl/BfXBDQ

11 maio 2017

Herbário virtual resgata a flora brasileira

Com mais de 2 milhões de espécimes, a plataforma conta também com imagens de oito herbários estrangeiros 

Mais de 2 milhões de espécimes vegetais estão disponíveis para acesso público pelo Herbário Virtual. Resultado do programa Reflora, o herbário conta com imagens provenientes do repatriamento de oito herbários estrangeiros (Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna) e com a parceria de diversos herbários nacionais, incluindo o do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Herbário RB). São 2.361.067 imagens, sendo 959.392 provenientes do repatriamento. A base física do Herbário Virtual Reflora está instalada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que é o responsável pelo recebimento, transcrição e padronização de dados e publicação online das imagens. O grande diferencial deste sistema é a possibilidade dos taxonomistas realizarem novas determinações online nestas 'exsicatas virtuais'. Este sistema é capaz de fazer buscas direcionadas, indicar possíveis duplicatas, salvar o histórico das determinações, gerar relatórios periódicos com novas determinações para as instituições parceiras, dentre outras funcionalidades. Os sistemas da Flora do Brasil 2020 e do HV Reflora possuem comunicação direta, funcionando, o primeiro, como o dicionário de nomes para novas determinações e, o segundo, fornecendo imagens que são associadas às espécies da Flora do Brasil 2020. Além disso, todos os pontos de coletas do HV Reflora são exibidos na plataforma da Flora 2020, melhorando assim o conhecimento sobre a distribuição geográfica dos táxons. O herbário virtual é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já o programa Reflora foi uma iniciativa do CNPq pensada a partir da reivindicação da comunidade científica da área de botânica, tendo como principal objetivo o repatriamento dos espécimes da flora brasileira coletados nos séculos 18, 19 e parte do século 20 (até 1970) e depositados em herbários estrangeiros. O programa contou com o apoio de fontes financiadoras brasileiras: FNDCT/MCTI, CNPq, CAPES, Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e de empresas privadas - Natura S.A., o Instituto Vale e, mais recentemente, o Fundo Newton, que realizaram investimentos em recursos humanos para a pesquisa e em infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação para a transferência, armazenamento e a disponibilização dos dados online com qualidade no Brasil.

Consulte o herbário: http://www.herbariovirtualreflora.jbrj.gov.br/

08 maio 2017

Workshop Scopus, ScienceDirect e Mendeley

Ao realizar suas pesquisas e trabalhos acadêmicos, é fundamental utilizar recursos de informação e bases de dados internacionais qualificadas e reconhecidas.  Saiba mais sobre estratégias de busca, Índice H, Fator de Impacto, Citações  participando deste Workshop gratuito e aberto.
  • Scopus - base de dados multidisciplinar referencial, internacionalmente reconhecida que reúne literatura técnica e científica revisada por pares, além de índices de citações. Apresenta uma visão abrangente de de tudo que está sendo publicado cientificamente sobre um tema, tópico ou assunto, instituição ou autor, possibilitando a realização de pesquisa bibliográfica eficiente para basear desde a investigação básica, aplicada e até mesmo a inovação tecnológica. São mais de 46 milhões de registros, 70% com resumos, e aproximadamente 19.500 títulos de 5.000 editoras em todo o mundo. O acesso à base Scopus está disponível via Portal do SIBiUSP e via Portal Capes
  • ScienceDirect - plataforma online que permite acesso a artidos em texto completo de diversas áreas de conhecimento e editoras internacionais.
  • Mendeley - ferramenta gratuita de gestão de referências e de redes sociais acadêmicas. 

05 maio 2017

Jornada de Treinamentos para Uso da Plataforma Turnitin na USP


Treinamento Plataforma Turnitin: OriginalityCheck e FeedBack Studio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio).
Para que todos os docentes possam conhecer os novos serviços, foi organizada a Jornada de Capacitação Turnitin na USP, a partir de uma série de treinamentos presenciais, com transmissão pelo sistema IPTV / USP, que serão realizados no mês de abril e maio em vários campi da Universidade.
Campus Piracicaba – ESALQ/CENA
Data: 10/05/2017
Horário: 14h30 às 17h
Local: Auditório do Pavilhão de Engenharia – ESALQ
Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba – SP
Organização: SIBi, Divisão de Biblioteca da ESALQ e Biblioteca do CENA
Inscriçõeshttps://www.doity.com.br/turnitin-usp-esalq-2017
Link de transmissão IPTVhttp://iptv.usp.br/portal/transmissao/turnitinesalq

04 maio 2017

Britannica Escola lança nova plataforma


A partir do dia 13 de abril, a plataforma de aprendizagem online Britannica Escola apresentará uma nova configuração. De acordo com a editora, o design passará a ser mais moderno e atrativo, com tecnologia adaptável para facilitar a pesquisa por meio de telefones e tablets. 

“Nossa intenção é melhorar a interface para os usuários, facilitando a busca e a visualização do conteúdo pesquisado”, revela a marca em comunicado. “A migração permitirá que a Britannica Escola aproveite as melhorias implementadas em todos os produtos institucionais da Encyclopædia Britannica”.

O HTML (abreviação de Hypertext Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem usada para a publicação de conteúdos (textos, imagens, vídeos, áudios etc.) na web. A versão HTML5 tem como um de seus principais objetivos facilitar a manipulação de elementos da página virtual, fornecendo ferramentas para que o site ofereça diversos recursos, mas permaneça leve e funcional.

Além das vantagens e benefícios já citados, a nova plataforma Britannica Escola possui ferramenta avançada de exibição de recursos multimídia e buscadores da internet integrados à base que facilitam ainda mais a pesquisa.

A Britannica Escola pode ser acessada das seguintes formas:

- Pelo endereço capes.britannica.com.br;
- Pelo banner na área de “Parceiros”, que consta no rodapé do Portal de Periódicos.

Sobre o conteúdo da plataforma
O portal Britannica Escola é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a Encyclopædia Britannica, uma das mais conhecidas e conceituadas editoras do mundo. Acessando a interface da Britannica Escola, alunos e professores poderão utilizar, ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis na plataforma, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, atlas do mundo, biografias, recursos interativos de geografia,  entre outros. O portal é todo em português e gratuito, com materiais elaborados a partir dos conteúdos abordados nas escolas brasileiras.


Edusp está promovendo a doação de exemplares de alguns de seus títulos

A Edusp está promovendo a doação de exemplares de alguns de seus títulos com o objetivo de organizar seu estoque para receber as tiragens de novas edições. Trata-se de uma ação já explorada pela editora em eventos, congressos, feiras, entre outros canais. No início deste ano, por exemplo, organizamos doações para os alunos durante os períodos de matrícula e recepção dos calouros.

Esclarecemos que tomamos o cuidado, nessas ações, de reservar quantidade suficiente de cada título para atender a demanda comercial dos próximos dez anos, isto é, as obras em questão não serão excluídas do catálogo da Edusp.

Neste momento as doações serão feitas apenas para professores e funcionários da USP, inclusive aposentados. Os títulos disponíveis estão relacionados na lista abaixo e não é possível escolher obras que não estejam nela.
As doações estão limitadas a no máximo 5 exemplares por título e o total de livros não pode exceder a quantidade de 20 exemplares. Os interessados devem escrever para o endereço doacao.edusp@usp.br para informar o(s) título(s) que desejam, quantos exemplares (de 1 a 5) e seus dados pessoais (nome, número USP, CPF, endereço, e-mail e telefone).

Os livros deverão ser retirados na sede da Edusp (Rua da Praça do Relógio, 109-A, Cidade Universitária). Após a solicitação, o interessado receberá primeiro uma nota fiscal eletrônica, mas deverá aguardar nosso e-mail de confirmação. A partir do recebimento desse e-mail, deverá retirar os livros dentro de uma semana.

Veja a relação de títulos: http://www.edusp.com.br/doacao.asp

28 abril 2017

Relatório Horizon 2017 revela tendências para as Bibliotecas nos próximos cinco anos

Que tendências afetarão as bibliotecas universitárias de todo o mundo nos próximos 5 anos?
A edição de 2017 do NMC Horizon Report Higher Education Edition acaba de ser publicada e o Horizon Report 2017 Library Edition – relatório relativo às Bibliotecas – também tem nova edição.
O Horizon Report é um esforço colaborativo liderado pelo New Media Consortium (NMC) e a Iniciativa de Aprendizagem EDUCAUSE (ELI). Esta 14ª edição descreve os resultados anuais da pesquisa em andamento desenhada para identificar e descrever as tecnologias emergentes que possam ter um impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa. Tendências chave e importantes desenvolvimentos na tecnologia educacional são colocados diretamente no contexto de seu provável impacto.
Do ponto de vista das Bibliotecas, as tendências que afetam o uso da tecnologia e sua adoção pelas bibliotecas de ensino superior são:
No curto prazo (1-2 anos)
1. Gestão dos dados da pesquisa. Gerenciar dados de observações que levam a novas idéias tornou-se uma parte crítica da divulgação do conhecimento científico. A crescente disponibilidade de relatórios de pesquisa através de bancos de dados, repositórios e bibliotecas digitais torna mais fácil para os estudantes, professores e pesquisadores o acesso a idéias em construção e trabalhos existentes. Nesse contexto, estão em alta os sistema de apoio à pesquisa, comumente conhecidos como CRIS – Current Research Information System – bases de dados destinada a armazenar e gerenciar as atividades de pesquisa de cada instituição. No contexto dos fluxos de trabalho cada vez mais digitais, as bibliotecas possibilitam experiências, testes e simulações, por meio de áudio, vídeo, outras mídias e visualizações. O surgimento desses formatos têm levado as bibliotecas a repensar os processos de gestão de dados em todo o ciclo de vida da pesquisa, desde a análise, visualização, compartilhamento, reúso, até a preservação, e a considerar seriamente a curadoria de dados e a responsabilidade da manutenção de formatos atualizados.
Leia na íntegra: goo.gl/XibwzJ

Mast vai disponibilizar 2 mil livros do acervo da Academia Brasileira de Ciências

Entre as raridades encontradas no acervo estão obras com anotações feitas por cientistas e correspondências pessoais. Para a diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, a guarda da coleção coloca o Mast como detentor de um dos maiores acervos brasileiros de publicações científicas consideradas históricas. Dos 14 mil volumes que compõem o acervo da ABC, 2 mil já foram catalogados e serão expostos na próxima semana
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) vai disponibilizar para o público 2 mil livros do acervo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Entre os destaques, estão obras com anotações feitas a mão por cientistas e correspondências pessoais trocadas nos anos 1950. Sob a responsabilidade do Mast desde 2015, o acervo da ABC conta, no total, com 14 mil volumes, sendo que 2 mil já foram catalogados.
“São ao menos 400 obras raras da história da ciência nacional. Com a guarda dessa coleção, o Mast é hoje detentor de um dos maiores acervos brasileiros de publicações científicas consideradas históricas, senão o maior”, explica a diretora da instituição, Heloisa Bertol.
Entre as raridades, foi encontrado no acervo da ABC um exemplar do livro Homens e Coisas da Ciência, do médico Carlos Chagas Filho. Além da importância científica, os organizadores descobriram que a publicação, lançada em 1956, possuía valor simbólico. Há nela uma dedicatória escrita de próprio punho pelo autor, o que a torna um exemplar único.
Outro tesouro encontrado é o livro Principles of Nuclear Engineering, de Samuel Glasstone, de 1955. Dentro da publicação, havia cartas que foram trocadas entre o físico Joaquim da Costa Ribeiro, dono do exemplar, e o cientista norte-americano Donald Kallman.
“São obras singulares que teremos muito prazer em disponibilizar ao público”, afirma a chefe da Biblioteca do Mast, Eloísa Almeida.
A coleção também poderá ser consultada no site do Museu, na base de dados da biblioteca.
A cerimônia de lançamento da primeira parte do acervo será realizada no dia 3 de maio, às 14h, na Biblioteca do Mast. A data é uma homenagem aos 101 anos da ABC.