20 outubro 2017

USP implementa iniciativas para disseminar boas práticas de pesquisa

A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, está implementando iniciativas para a disseminação de boas práticas de pesquisa e a prevenção de incidentes relacionados à má conduta científica. A medida envolve a criação de uma plataforma com cursos on-line e a curadoria de documentos e guias.
Para isso foi criado o Comitê de Boas Práticas Científicas da USP, que tem como intuito promover a cultura da integridade ética da pesquisa por meio de ações regulares e acessíveis a todos os alunos, docentes e pesquisadores.
O tema é complexo e já vinha sendo trabalhado na universidade em várias instâncias. No começo do ano, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação disponibilizou para a comunidade da USP um software para detecção de plágios em textos. Agora, a universidade institucionalizou o processo a partir de iniciativas da FAPESP como o lançamento do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação.
A ideia é que a plataforma de acesso aberto da USP esteja pronta para ser lançada em dezembro. De acordo com a Pró-Reitoria, embora a USP já tenha regras claras com sanções estabelecidas para problemas de má conduta científica – como fraudes, plágio, fabricação e falsificação de dados – contempladas pelo Comitê de Ética, havia ainda uma lacuna referente à parte de educação e prevenção, essenciais para a mudança cultural em curso.   Leia mais

19 outubro 2017

Workshop de Preparação Pedagógica do CENA


A Associação dos Pós-graduandos do CENA-USP convida a todos para o I Workshop de Preparação Pedagógica do CENA. O evento será no dia 27 de outubro de 2017.

O objetivo do evento é contribuir para a formação dos Pós-graduandos que visam atuar na área da docência. O Workshop é aberto a todos os interessados.

Local: Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Anfiteatro Admar Cervellini  
Inscrição: http://www.cena.usp.br/workshop-preparacao-pedagogica

Programação:
08h00  Credenciamento
08h15  Mesa de abertura
08h30  A aula e seu significado como espaço educativo  - Profa. Dra. Vânia Massabni
10h00  Intervalo
10h15  Estratégias didáticas e o fazer docente - Profa. Dra. Taitiâny Bonzanini
12h00  Intervalo
14h00  Comunicação interpessoal no ambiente de trabalho
15h30  Intervalo
15h45  Oficina: Elaboração de memorial para concurso
17h00  Encerramento

Para fins filantrópicos solicitamos aos inscritos a doação de 2 litros de Leite Longa Vida 
(entregar no dia do evento, no momento do credenciamento).

A prática e o pragmatismo da implementação de uma cultura de qualidade

A comunidade do Campus Luiz de Queiroz tem, na próxima semana, uma oportunidade  para discutir aspectos da implementação da cultura da qualidade no ambiente de trabalho. O Núcleo de Inovação Tecnológica “Metrologia e Qualidade na Agropecuária” tem a satisfação de receber o Prof. Dr. Peter Bode, da Delft University of Technology (TUDelft), Holanda, para ministrar curso no CENA-USP. O Professor Bode, especialista em metrologia e qualidade, é consultor da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Áustria, e CEO da NUQAM Consultancy. Auditou sistemas de gerenciamento da qualidade segundo ISO/IEC17025 em 16 países da Europa, Oriente Médio, Ásia, América Latina e África. Ministrou mais de 50 cursos de treinamento em todo o mundo em implementação de gerenciamento da qualidade.

Público alvo: Funcionários docentes e não docentes, alunos de graduação e pós-graduação 
Data: 24 e 25/10/2017
Horário: 9:00 – 12:00 e 14:30 – 17:30
Local: Anfiteatro Prof. Epaminondas S. B. Ferraz – CENA-USP – Piracicaba, SP
Inscrições gratuitas: enviar nome completo, cargo, instituição, departamento, laboratório e telefone para contato para o e-mail: crm.agro@cena.usp.br
Vagas: 92


Centro de Energia Nuclear na Agricultura
Laboratório de Radioisótopos
Avenida Centenário, 303 - Piracicaba/SP
Tel: (19) 3429-4658

18 outubro 2017

ORCID Collect & Connect – Foco na América Latina


Na atualização do Collect & Connect deste mês, destacam-se três membros da América Latina.
Em primeiro lugar, o CONCYTEC (Conselho Nacional de CIência, Tecnologia e Inovação Tecnológica) que gerencia uma rede nacional de organizações científicas e pesquisadores do Peru, assim como faz as políticas em ciência e tecnologia. Eles se juntaram a nós em 2015, e foram a terceira organização na América Latina a se tornar membro da ORCID. O interesse na ORCID começou há alguns anos com o objetivo de facilitar o registro da produção científica dos pesquisadores no Diretório Nacional de Pesquisadores e Inovadores (DINA). 
O segundo membro latino-americano de destaque é  a Redalyc
Com base no México, eles oferecem uma plataforma para criar uma página de autor, gerar indicadores e identificar documentos publicados em revistas de Acesso Aberto indexadas pela Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal). O seu assistente Pesquisar e Conectar no ORCID, lançado em janeiro de 2016, permite aos pesquisadores conectar seus iDs à Redalyc e transferir trabalhos da Redalyc para o ORCID, incluindo seu identificador Redalyc. Mais de 5.000 pesquisadores têm pelo menos um trabalho  adicionado pela Redalyc a seus iDs e mais de 26.000 publicações foram adicionadas ao Registro ORCID. Sua integração é a primeira na América Latina para alcançar as cinco certificacções – Authenticate, Collect, Display, Collect e Synchronize. 
Por último, mas não menos importante, a Universidade de Campinas que está coletando iDs ORCID autenticados de seus pesquisadores e também desenvolveu material de treinamento sobre ORCID e sua integração. Sua integração foi lançada em março e já mais de uma centena de pesquisadores conectaram seus iDs.
Nota do SIBiUSP: Em breve, também a USP estará preparada para a certificação de Collect & Connect da ORCID.    Leia mais

17 outubro 2017

Seminário SIBiUSP 2017 - Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP convida para o Seminário SIBiUSP 2017 "Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica", alusivo à XX Semana do Livro e da Biblioteca na USP, a realizar-se no dia 26 de outubro de 2017, no Auditório Safra da Biblioteca da FEA-USP, uma oportunidade para compartilhar práticas, experiências, estudos e projetos.

Seminário SIBiUSP “Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica” 

Data: 26 de outubro de 2017
Horário: 10h – 17h
Local: Auditório Safra 
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP
Av. Professor Luciano Gualberto, 908 
05508-010 – Butantã, São Paulo – SP
Inscrições: https://www.doity.com.br/sibiusp-semana-livro-biblioteca-2017
Link de Transmissão IPTV USP: https://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=37790

EmbrapaTec

A nova empresa vai poder negociar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa ou por outra instituição científica, tecnológica e de inovação
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou proposta que autoriza a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a criar a subsidiária Embrapa Tecnologias Sociedade Anônima (EmbrapaTec). A medida está prevista no Projeto de Lei 5243/16, do Poder Executivo, e recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado Renato Molling (PP-RS).
A nova empresa deverá negociar e comercializar tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela Embrapa ou por outra instituição científica, tecnológica e de inovação (ICTs). Pelo projeto, fica dispensada a licitação para contratar a EmbrapaTec.
Na avaliação de Renato Molling, a EmbrapaTec será importante para a expansão das atividades relacionadas à inovação tecnológica em um setor significativo para a economia brasileira, como é o agronegócio. “A constituição da EmbrapaTec permitirá a criação de parcerias essenciais para fomentar pequenas e médias empresas, startups e a incubação de empresas de base tecnológica”, disse.  Leia mais

16 outubro 2017

Springer Nature Webinars

Springer Nature Webinars are a series of live, online conferences on academic publishing that are specially designed for the Latin America and the Caribbean research community. Each webinar will feature a topic of interest for researchers and graduate students, ranging from peer review and publishing ethics to alternative article metrics and open science. The webinars will be presented by experts from each field, either from within Springer Nature or from relevant research institutions across the world.

All webinars are open to everyone, take approximately 1h, and are followed by a 30-min Q&A session. All presentations will be recorded and available online. Check out the program for 2017 and get registered!

O que está acontecendo com a ciência?

O jornal El País publicou um artigo que mostra uma situação muito perigosa para a ciência: a perda de sua credibilidade. O título do artigo é bem sugestivo e claro: Ciência vive uma epidemia de estudos inúteis. Tudo isso é reiterado por um manifesto publicado na Nature Human Behaviour, que, em tradução livre, chama-se Manifesto por uma ciência reproduzível.
Qual é o motivo de todo esse alarde, afinal de contas?
Em suma os dois veículos de informação mostram que muitos — senão a maioria — dos artigos científicos produzidos hoje apresentam as seguintes características:
  • são dificilmente repetíveis;
  • baseiam-se em metodologias estatísticas convenientes para suportarem as teorias que defendem;
  • são publicados devido ao apelo comercial que suas ideias ou técnicas inovadoras representam, sem que necessariamente estejam 100% testadas.
Tudo isso seria reforçado pelas poderosas revistas científicas que têm preferências por publicações com esse apelo inovador, chamativo e que faça muito “barulho”, ou seja, que atinja um grande número de leitores.
Para realizarmos estudos sobre o Universo, usamos a ciência. Para usar a ciência, é necessário dominarmos a técnica da metodologia científica, que é muito simples. Você tem uma pergunta ou uma hipótese. Você monta um experimento para testar suas perguntas e hipóteses. Esses experimentos devem ser possíveis de serem repetidos em todo o mundo. Você registra os resultados e faz uma conclusão que pode ou não corroborar com suas ideias iniciais.
O problema é que muitas pesquisas científicas atuais usam técnicas, como a ressonância em estudos neurológicos, que são muito específicas e difíceis de serem dominadas por outros cientistas. Logo, são dificilmente re-testadas por outros grupos. Somado ao problema do status que certos grupos de pesquisadores têm mediante outros, torna-se desleal a quantidade de publicações de estudos em grandes veículos de informação.
Um dos últimos problemas que os artigos do El País e Nature citam é que as universidades são cúmplices da atual situação científica do mundo. Isso porque elas valorizam os pesquisadores que publicam mais em vez daqueles que fazem de fato uma pesquisa científica original.
A ciência não pode se tornar pseudociência. Grande divulgador científico, o já falecido Carl Sagan era um ativista contra a pseudociência. Como diz Marcelo Knobel, atual reitor da Universidade Estadual de Campinas, em seu artigo Ciência e pseudociência:
A pseudociência tem esse nome porque tenta mimetizar uma aparência de ciência, incluindo uma linguagem mais complexa, com afirmações veementes de que os resultados são “cientificamente comprovados” ou abalizados por “estudos aprofundados”.
A solução? A ciência já a tem e a usa há séculos. Voltar a usar a metodologia científica, dar aberturas a discussões e debates sobre todos os pontos de vista e usar as teorias que têm menores chances de serem refutadas.
POR  · PUBLISHED 

Novos eBooks disponíveis para a USP


Informamos que o acesso aos eBooks da Editora Wiley continua aberto a toda comunidade da USP.  
Mais de 20 mil e-Books da Wiley estão disponíveis nas bibliotecas, salas de aula, laboratórios e até em lanchonetes da USP desde o início de maio de 2017 até abril de 2018. Basta estar em qualquer um dos campi da USP e utilizar uma rede autorizada da Universidade. Busque pelo título ou assunto: http://onlinelibrary.wiley.com/Confira também a lista de novos eBooks da Wiley. 

Mas não é só isso. Na verdade, a coleção de e-books da USP totaliza cerca de 400 mil livros eletrônicos (e-books), um acervo eletrônico que é atualizado constantemente. Confira a coleção de eBooks em: http://www.sibi.usp.br/ebooks/, que contempla todas as áreas de conhecimento. Os eBooks podem ser acessados e lidos em texto completo por todos os usuários USP (docentes, estudantes e funcionários). A coleção da USP contém e-books assinados pela própria USP, eBooks com acesso gratuito e e-books do Portal da CAPES.

Então, vale a pena consultar e explorar esse universo.


25º SIICUSP

A Pró Reitoria de Pesquisa convida a todos a participarem do 25º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP).
O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro de 2017, das 8h às 18h, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (Avenida Lúcio Martins Rodrigues, s/n - Travessa 4 - Bloco A - Cidade Universitária, São Paulo, SP). 
Evento gratuito, aberto, voltado para todos o interessados em participar e não há necessidade de realizar inscrição prévia.

O SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Na “Etapa Internacional” do SIICUSP, os alunos que obtiverem melhor avaliação nas etapas regionais têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos em evento com participação de todas as áreas do conhecimento.
Alguns destaques da programação no primeiro dia de evento dessa edição são o USP Lecture Explanation as a Vocation: The Value of Scholarship in a World of So-Called ‘Alternative, com o Prof. Patrick Jackson da American University. Outro ponto alto do evento será a mesa "Trajetórias em Tecnologia - startups/empresas criadas por alunos e ex-alunos" falará sobre o universo das startaups e como elas contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias composta por Silvia Takey (Fundadora da DEV Tecnologia); Ricardo Di Lazzaro (Diretor geral do Laboratório Genera); Daniel Cukier (Fundou a Playax, e é pesquisador com bolsa auxílio PIPE) e Prof. André Fleury como mediador.
No segundo dia, receberemos o Prof. Dr. Hellmut Eckert (IFSC), que ministrará o USP Lecture -  An Intercontinental Experiment in Academic Research and Teaching. E a mesa "Trajetórias em Negócios e Vida Pública" contará com as participações especiais de Ana Paula S. Bergamasco Diniz (Bargamasco e Silvério Advogados); Juliana Dal Pino (Johnson & Johnson);  Priscila Cruz (Instituto Todos pela Educação) e André Souza (Google). A mediação será por conta de Paulo Vitor Almeida (PRP).

11 outubro 2017

Conheça o Museu de Ciências da USP


Ao longo de seus 75 anos, a Universidade de São Paulo herdou, adquiriu e gerou bens patrimoniais. Inúmeras coleções e acervos representantes das mais diversas áreas do conhecimento foram formados, como aqueles que integram as Ciências Exatas, Humanas, Biológicas, as Artes e a Tecnologia. Museus e acervos contendo documentos, equipamentos e até mesmo animais e plantas preservados foram incorporados e criados.
Com o intuito de valorizar e difundir esse enorme patrimônio cultural e científico, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária instituiu em 2002 o Museu de Ciências da USP, cuja missão é articular e revelar essa riqueza para a comunidade.
O Museu de Ciências, no cumprimento de seus objetivos, promove exposições temáticas e tem apoiado o desenvolvimento de acervos virtuais que permitirá maior acessibilidade por parte do público em geral.
Seu Conselho Deliberativo é formado por representantes de 43 unidades e órgãos, o que assegura o envolvimento de toda universidade nas suas ações.

Observação: O Museu de Ciências não possui acervo físico, pois seu objetivo é o de realizar a difusão das diversas exposições e outras atividades museológicas realizadas pela USP. 

10 outubro 2017

GeoCapes revela quem acessa o Portal de Periódicos da Capes

GeoCapes é uma ferramenta de dados georreferencial que apresenta dados e informações estatísticas de acordo com a localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.
Como funciona?
A ferramenta GeoCapes apresenta duas formas de visualização de dados, de acordo com o tipo de informação que se quer obter: visão geográfica e visão analítica. Na visão Geográfica, o aplicativo apresenta mapas interativos e gráficos que exibem, em escala de cores, a variação numérica do indicador que foi selecionado para cada Município, Unidade da Federação, país. As cores mais quentes, representam valores mais elevados de acesso. Na visão Analítica, o aplicativo oferece opções de visualização de tabelas com dados referentes ao indicador em questão, de acordo com a Unidade da Federação e, para alguns indicadores, apresenta dados referentes às Instituições de Ensino Superior (IES).
Ninguém duvida da relevância e utilidade do Portal de Periódicos da Capes. Só em 2016, o Portal somou 146.907.019 acessos, entre Referenciais (91.742.470) e Texto Completo (55.164.549). Nos últimos dez anos, o número de acessos ao Portal Capes mais que dobrou, passando de 56.596.872 acessos em 2007, para 146.907.019 acessos em 2016.    Fonte: Acontece (SIBiUSP)

Edusp lança portal com obras de acesso aberto e gratuito

A Editora da USP (Edusp) está lançando um portal com obras de acesso aberto e gratuito. Trata-se do Portal Livros Abertos Edusp, destinado a publicar obras em todas as áreas do conhecimento, em edições bilíngues, sendo uma delas necessariamente em português e a segunda à escolha do autor.
Os livros, aprovados pelo Conselho Editorial da Edusp, estão disponibilizados nos formatos PDF e e-Pub [arquivo digital padrão específico para e-books]
“O portal é uma das diretrizes da nova política editorial da Edusp, implantada no último ano. É uma ferramenta para que o conhecimento crítico possa circular livremente. Nossa expectativa é que essa iniciativa se amplie e que possamos criar essa cultura na Universidade, para que mais autores disponibilizem suas obras”, destaca a presidente da Edusp, Valeria De Marco.
O uso de recursos digitais, a internacionalização e o relacionamento interinstitucional foram os focos do trabalho da Edusp neste período de um ano e meio desde que assumiu a presidência. Ao mesmo tempo, a Editora manteve seu ritmo de publicação, tendo lançado 94 novos títulos e realizado 52 reimpressões.
Outro projeto importante foi a parceria com a Pró-Reitoria de Graduação para produção de obras de autoria de docentes da USP e destinadas a estudantes, com o objetivo de qualificar o ensino e contribuir para os cursos de graduação de outras instituições brasileiras. O primeiro edital recebeu mais de 200 inscrições e os primeiros originais estão em produção.
Também foram fortalecidas as relações da Edusp com as editoras das universidades públicas, por meio de coedições.
Além disso, a Edusp também criou uma livraria virtual para facilitar a aquisição dos livros e atender leitores de todo o país.

09 outubro 2017

20ª Semana do Livro e da Biblioteca” na USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP promoverá de 23 a 27 de outubro de 2017, a 20ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP, com o tema geral: “Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica”. 
Intensidade, diversidade e fluidez são características do momento que vivemos. Nunca antes na História da Ciência tantas informações científicas foram produzidas e partilhadas. Nesse contexto de rápidas mudanças e protagonismo digital, as bibliotecas universitárias têm buscado antecipar demandas, sem perder de vista seu papel tradicional: promover o amplo acesso à informação e garantir a preservação da memória científica e acadêmica. Renovação, inovação e trabalho conjunto têm sido palavras de ordem. É a partir dessa perspectiva que se propõe o Tema Geral da 20ª Semana do Livro e da Biblioteca: “Conhecimentos e Práticas no Contexto da Informação Científica“. Confira a programação gratuita de eventos.

06 outubro 2017

Aprenda a usar as Normas da ABNT em trabalhos acadêmicos


Nas Normas da ABNT” é uma expressão odiada por muitos. “Complicado demais”, “coisa desnecessária” e “pura enrolação” são algumas das coisas que você já deve ter ouvido de seus colegas ou até mesmo dito ao ter que lidar com essa formatação. Porém, essas regras têm sua utilidade, pois padronizam os trabalhos, facilitando sua leitura e compreensão.

E, ainda que você discorde disso, a verdade é que como estudante você terá que aprender a dominar essas regras, caso contrário enfrentará problemas quando seus trabalhos forem avaliados. Sendo assim, temos duas notícias: a não tão agradável é que essas normas são numerosas. A boa, entretanto, é que elas não são difíceis de aprender, apenas requerem um pouco de atenção e memorização.

É por isso que vamos tentar explicar aqui os princípios fundamentais que compõem esse padrão, para tentar desmistificar qualquer ideia de “complicação” gerada pelo desconhecimento da norma. Vamos lá?

O que significa ABNT e qual é a sua importância?  Essa é a sigla para “Associação Brasileira de Normas Técnicas”, uma entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela normatização técnica no Brasil. A ABNT existe desde 1940 e tem a função de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico de nosso país.

Ainda que haja reclamações sobre a “burocracia” no formato dos trabalhos, essa padronização estabelece um modelo único de formatação que auxilia na compreensão de TCCs, monografias e demais trabalhos acadêmicos. O mesmo vale para informações na fabricação de produtos, transferência de tecnologia, normas de saúde, segurança e preservação do meio ambiente.

Portanto, quando seu professor pedir que seu trabalho seja formatado “nas Normas da ABNT”, não pense nisso de uma forma negativa. Imagine se cada um formatasse o trabalho do jeito que quisesse...   Leia mais

Materiais didáticos recebem identidade visual no Portal de Periódicos

Os usuários do Portal de Periódicos da CAPES encontram, entre as funcionalidades da biblioteca virtual, a área de Materiais Didáticos, dentro do menu Suporte. O link traz guias, apresentações, tutoriais e outras informações de conteúdos assinados com os editores científicos, a fim de facilitar o acesso do público às ferramentas de pesquisa.
Os documentos que compõem os materiais didáticos até o momento foram disponibilizados pelos próprios editores e utilizados nos treinamentos online do Portal. A partir de agora, alguns arquivos serão renovados: o conteúdo passará por atualização e o layout será de acordo com a identidade visual do Portal de Periódicos. 

Na primeira remessa, a customização está prevista para 40 documentos. Até o final do ano, esses arquivos serão disponibilizados para os usuários. O novo design foi desenvolvido por profissionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – empresa parceira do Portal e responsável pela infraestrutura tecnológica da biblioteca virtual da CAPES.
Os tutoriais são enxutos e de fácil compreensão. Todos contam com ilustrações de personagens para apresentar as ferramentas. Para acessar os arquivos, entre no link Materiais Didáticos e insira no campo “Termo” o nome da base de dados que deseja explorar.

e-Card USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do Centro de Tecnologia de Informação de Piracicaba (CeTI-LQ), lança a Carteirinha Digital USP (e-Card USP), destinada a alunos, docentes e servidores da Universidade.

 O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP.  Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.  

Os alunos ingressantes (graduação, pós-graduação e posdoc) terão acesso ao e-Card USP no momento que receberem seu número institucional, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas. Outra vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática. 

O sistema de controle de restaurante, o Rucard 2.0, será o primeiro a utilizar o e-Card. No campus de Piracicaba e no Restaurante Central, em São Paulo, essa utilização terá início no próximo dia 9 de outubro. Nos demais restaurantes universitários, o aplicativo começará a ser usado a partir do dia 23 de outubro. A conferência de fotos de identificação nos restaurantes continuará existindo da mesma forma como é feita hoje com a carteirinha física.  

A próxima etapa será a utilização do aplicativo no controle de acesso às dependências da Universidade.  [ IOS ]   [ Android ]

05 outubro 2017

Lançamento do "Tema de Proeminência na Ciência" no SciVal

Informamos que, a partir de hoje, a nova funcionalidade Tema de Proeminência na Ciência (Topic of Prominence in Science) foi lançada no SciVal. Consideramos este um dos lançamentos mais importantes desde o lançamento do próprio SciVal porque o leva para além do Benchmarking de Desempenho e Impacto.

O que é?
• Agrupamos todo o Scopus desde 1996 em 97.000 tópicos relacionados com temas.
• Cada tópico é classificado por um novo indicador chamado proeminência, que mostra o ímpeto do tópico.
• A proeminência baseia-se em citações, visualizações e valores recentes do CiteScore.
• A proeminência pode antecipar uma tendência de financiamento, o que significa que pode ajudar os gestores de pesquisa e os próprios pesquisadores a encontrar tópicos em que eles provavelmente encontrarão financiamentos.


Por que é uma ótima notícia?
Os Tópicos Proeminentes na Ciência ajudam:
• Identificar focos de pesquisa bem financiados em seu portfólio de pesquisa
• Encontrar os melhores especialistas e as estrelas em ascensão nessas áreas
• Mostrar que sua instituição está ativa em assuntos altamente dinâmicos
• E com inteligência competitiva, quais são os tópicos de outras instituições de pares e concorrentes ativos.

Convido você a experimentá-lo no SciVal. Escolha sua instituição no módulo Overview e clique na aba “Topic”.
Para obter mais informações, visite o nosso website Topic Prominence in Science site on Elsevier.com. Ele possui informações básicas, metodologia, roadmap, perguntas frequentes e links para publicações relevantes.

Os webinars de lançamento serão realizados na quinta-feira, no dia 5 de outubro.
16:00 - 17:00 CET Sign up


EspeQBrasil 2017

Encontro Brasileiro sobre Especiação Química
Águas de Lindóia/SP, Brasil, 10 a 13 de dezembro de 2017 

 O prazo para as inscrições e envio de resumos para o EspeQBrasil 2017 foi prorrogado até dia 27/10/2017. Não perca o prazo das inscrições e registre-se aqui:

Para consultar os temas das todas palestras plenárias no EspeQ, visite:

04 outubro 2017

Workshop de Formação Online Turnitin para Professores da USP

Nestas sessões, serão apresentadas as formas de utilização do Turnitin Feedback Studio no perfil de professor. Para se inscrever, selecione a data mais conveniente dentre as opções abaixo:

  • A duração de cada sessão será de uma hora, sempre no horário das 10 às 11 horas (horário de Brasília). Tópicos que serão abordados: 
    1. Como criar uma aula;
    2. Como adicionar estudantes a uma aula;
    3. Como criar e configurar trabalhos;
    4. Como entregar documentos em nome do aluno; 
    5. Turnitin Feedback Studio (1): rever um relatório de originalidade; 
    6. Turnitin Feedback Studio (2): feedback e avaliação;
    7. Perguntas e respostas.
  • Esse Workshop é restrito à comunidade da USP. Para participar do Workshop de Formação Online Turnitin, a instituição deve possuir subscrição institucional anual.