16 janeiro 2020
15 janeiro 2020
Gestão de dados de pesquisa
A gestão adequada dos dados de pesquisa é parte essencial das boas práticas de pesquisa. Para tanto, é necessário que os dados resultantes de projetos sejam gerenciados e compartilhados de forma a garantir o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico. Além de racionalizar recursos, a gestão apropriada de tais dados facilita a reprodutibilidade da pesquisa e permite promover novas pesquisas, graças à possibilidade de reúso e compartilhamento. Além disto, ajuda a realização de novas análises, com execução de outros testes ou métodos de análise.
Como fazer uma resenha
As resenhas acadêmicas apostam em uma linguagem direta e objetiva, mesclando uma visão crítica sobre a obra com descrições. O resenhista tem margem para apresentar seu ponto de vista, desde que busque embasamento em argumentos consistentes. É fundamental que o texto tenha cientificidade, portanto, não adianta usar termos como “gostei” ou “não gostei”. A resenha acadêmica segue uma padronização de textos científicos, ou seja, tem um molde mais rígido do que uma resenha comum. Ela pode ser encontrada em três formatos: resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática.
14 janeiro 2020
Controle de qualidade terceirizado
Na Europa, instituições de pesquisa contratam empresas ou especialistas para examinar previamente sua produção científica e evitar acusações de má conduta
Para prevenir outros escândalos, a nova direção do centro criou comitês consultivos a fim de evitar que os alunos de doutorado fossem orientados por um único pesquisador e decidiu aplicar uma estratégia heterodoxa. Matthias Görlach, chefe dos laboratórios do FLI, pediu ajuda ao biólogo molecular italiano Enrico Bucci, fundador de uma empresa especializada em escrutinar trabalhos científicos. Desde abril de 2018, a Resis, empresa sediada na comuna italiana de Samone, passou a receber e submeter a uma checagem todos os artigos e teses produzidos pelo FLI — tarefa que, em geral, é executada pelos próprios autores e reforçada durante o processo de avaliação realizado por revistas científicas.
A Resis avalia se houve adulteração de imagens, fabricação de dados, manipulação ou má interpretação de estatísticas e evidências de plágio. A análise é feita em 24 horas após o recebimento do material — se houver sinal de algum problema, a empresa faz análises mais detalhadas, que podem levar até três dias. A FLI está gastando € 50 mil por ano, o equivalente a cerca de R$ 230 mil, para custear o serviço. Um em cada 17 artigos submetidos recebeu a checagem adicional, mas até agora só foram detectados problemas relacionados a inconsistências estatísticas. Leia mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2020
Panorama das retratações
Um trabalho divulgado em setembro por Thed van Leeuwen, pesquisador do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda, forneceu um panorama abrangente sobre artigos científicos submetidos à retratação, ou seja, que tiveram sua publicação cancelada devido a erros, vieses, fraudes ou plágio. Foram analisados 3.729 papers retratados publicados em jornais da base de dados Web of Science (WoS). Entre as evidências favoráveis, o levantamento mostrou que o número de trabalhos problemáticos é pequeno – o equivalente a 0,008% de todos os artigos da WoS – e que a quantidade de retratações está em um patamar inferior à da década passada. Em 2015, menos de 250 artigos foram retratados, cerca de 100 a menos do que a média anual de 2005 a 2010. Observou-se, também, que o processo que gera uma retratação não permite que artigos questionados tenham vida longa: 90% dos papers suspeitos acabam sendo retratados até seis anos após sua publicação. Leia mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - jan. 2020
Produção científica: a corrida para medir impacto
Universidades investem na criação de escritórios para gestão e análise de indicadores de desempenho
A necessidade de fornecer dados para órgãos de fiscalização e rankings acadêmicos nacionais e internacionais levou as universidades brasileiras a investir na criação de comissões administrativas ou escritórios dedicados à coleta e à análise de informações de desempenho. O exemplo mais recente é o da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que, em setembro, lançou seu Escritório de Dados Estratégicos Institucionais. “Há informações espalhadas por diferentes setores dentro da universidade. Pretendemos organizar esses dados e propor métricas mais adequadas para a avaliação das nossas atividades de ensino e pesquisa”, explica Juliana Garcia Cespedes, pró-reitora Adjunta de Planejamento da Unifesp.
Em abril passado, a revista inglesa Times Higher Education (THE) lançou uma nova proposta de ranking acadêmico para valorizar o impacto social gerado pelas universidades. Em vez de se ater a indicadores de ensino e pesquisa, o ranking considerou o desempenho das instituições em alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como a redução de desigualdades, a sustentabilidade ambiental das instituições e o impacto no desenvolvimento urbano de sua região.
FAPESP adota novo sistema para solicitar liberação de verba de Auxílio à Pesquisa
A FAPESP adotará, a partir de 24 de janeiro de 2020, um novo sistema para pesquisadores com projetos em andamento solicitarem a liberação de verba de Auxílio à Pesquisa. O pedido passa a ser feito pelo Sistema de Administração Financeira (SIAF), que poderá ser acessado por meio do Converse com a FAPESP.
No Converse com a FAPESP, o acesso ao novo sistema estará listado no menu “Finanças”, em “Solicitações para Pesquisadores”. Após acessar a opção “Solicitação de liberação de verba”, o usuário também encontrará o “Manual do SIAF”.
A adoção do sistema não altera as normas vigentes sobre a liberação de verbas para Auxílio à Pesquisa. A mudança é apenas na forma de solicitação, para automatizar e tornar o processo mais rápido e prático.
A partir de abril de 2020, a previsão é de que o novo sistema passe a ser o único canal para solicitação de liberação de verba de Auxílio à Pesquisa.
Neste primeiro momento, não houve alteração de procedimento para os pedidos de liberação de recursos de Reserva Técnica de Bolsas no País, que também serão incorporados ao SIAF em breve.
O acesso ao SIAF será feito com uso do mesmo usuário e senha dos pesquisadores no SAGe. Também é possível o acesso por membro de Escritório de Apoio que já tenha sido cadastrado pela FAPESP no SAGe, ou por pessoa física usuária do SAGe, mediante permissão do (a) responsável pelo processo. A permissão é dada por meio da funcionalidade “Concessão de Permissão de Acesso”, disponível no “Menu Processos”, no SAGe. Fonte: Agência FAPESP – 14/01/20
13 janeiro 2020
Deposite seu trabalho no Repositório da Produção USP
A Universidade de São Paulo (USP) está alinhada ao movimento mundial do Acesso Aberto. Todos os docentes, pesquisadores, alunos e funcionários da Universidade são encorajados a depositar uma cópia de suas publicações no Repositório da Produção USP.
Preencha o Formulário online para ter seus artigos, trabalhos e outras publicações disponíveis, mais visíveis e acessíveis. Em caso de dúvida, entre em contato com o HelpDeskAcesso Aberto USP: atendimento@aguia.usp.br
09 janeiro 2020
08 janeiro 2020
CAPES divulga relatórios para melhorar a avaliação de Programas de Pós-Graduação (PPGs)
A CAPES publicou nesta terça-feira, 7, o relatório final de três Grupos de Trabalho (GT) para aperfeiçoar o aprimoramento da avaliação da pós-graduação. Os estudos divulgados abordam os temas: Impacto e Relevância Econômica e Social, Internacionalização e Inovação e Transferência de Conhecimento.
Coordenados pela Diretoria de Avaliação, os relatórios fazem parte de uma série de estudos da CAPES para implementar o formato de avaliação multidimensional a partir de 2021.
Impacto e Relevância
O GT sobre Impacto e Relevância Econômica e Social analisou conceitos para propor indicadores para o sistema de avaliação. O trabalho foi estruturado em sete etapas e teve a participação de especialistas convidados. Ao longo do processo, coordenadores das 49 áreas de avaliação responderam a um questionário para ajudar a desenvolver o estudo.
Internacionalização
Os trabalhos sobre Internacionalização tiveram como objetivo definir, de maneira uniforme, conceitos, variáveis e indicadores para os programas de pós-graduação (PPGs) de todas as áreas de avaliação. O GT sugere que essas áreas adotem quatro dimensões gerais de Internacionalização relacionadas à formação de pós-graduação: pesquisa, mobilidade e atuação acadêmica, produção intelectual e condições institucionais.
Transferência de Conhecimento
O grupo de trabalho sobre Inovação e Transferência de Conhecimento avaliou o conhecimento produzido, organizado e levantado no âmbito dos PPGs, e que, efetivamente, foi transferido para a sociedade. O grupo usou como base 21 produtos técnicos identificados pelo GT de Produtos Técnicos. Um glossário com definições no campo da inovação, tecnologia e empreendedorismo foi criado. No contexto da transferência de conhecimento, o grupo elaborou uma classificação dos produtos técnicos relevantes para as 49 áreas de avaliação.
Ao todo, nove grupos de trabalho foram criados para desenvolver estudos e proposições para aprimorar o processo e instrumentos relacionados à avaliação da pós-graduação. Confira os relatórios aqui. Fonte: CCS/CAPES - 07/01/20
Como é a técnica pomodoro?
Esta técnica foi desenvolvida no final dos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de sua vida universitária. Para isso, utilizou um timer de cozinha para organizar suas atividades. A palavra italiana “pomodoro” significa tomate. A fruta faz alusão ao tempo destinado a cada tarefa. Cada “pomodoro” é dividido em quatro partes (“pomodori”, plural de pomodoro em italiano) e cada parte equivale a 30 minutos.
07 janeiro 2020
06 janeiro 2020
Relatório destaca a pesquisa no Brasil, a colaboração internacional e o Programa Capes PrInt
Relatório Research in Brazil towards International Collaboration (2019) apresenta resultados da colaboração internacional de todas as instituições brasileiras e comparação do Brasil com cinco países nos quais a pesquisa é intensiva.
Utilizando o SciVal como solução para análise, para o período de 2014-2019 (ano incompleto), o Relatório apresenta, além da visão nacional e comparação do Brasil com países intensivos em pesquisa, como Canadá, Austrália, Coréia, EUA e Alemanha, informações específicas sobre as 36 instituições brasileiras de ensino superior que foram selecionadas para participar do Programa Capes PrInt. O estudo também destaca quais são os principais campos científicos dessas instituições e como as instituições brasileiras se comparam em relação aos níveis de colaboração (institucional, nacional e internacional).
Os principais resultados mostram que o impacto das publicações de instituições brasileiras em Colaboração Internacional geralmente é maior que o dobro do impacto de trabalhos provenientes da Colaboração Nacional. Isso justifica a importância de iniciativas que estimulem a produção de obras em coautoria com outros países.
A internacionalização do ensino superior e da pesquisa no Brasil não é um processo recente. O último programa de internacionalização lançado pelo governo federal por iniciativa da Agência Federal de Apoio e Avaliação da Pós-Graduação – CAPES, por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais – DRI, em 2017, é o Projeto CAPES-PrInt, que visa fomentar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas de conhecimento que priorizam.
O Relatório, elaborado pela Elsevier Research Intelligence, apresenta uma seleção de indicadores de desempenho de pesquisa para apoiar gestores acadêmicos em suas estratégias para a Colaboração Internacional. Leia mais. Fonte: AGUIA - 03/01/20
Plataforma permite busca a dados de pesquisas realizadas em oito instituições de São Paulo
Uma plataforma computacional lançada em dezembro permitirá que pesquisadores do Brasil e do exterior possam encontrar e acessar com mais facilidade dados científicos gerados em estudos desenvolvidos nas principais universidades públicas de São Paulo. A Rede de Repositório de Dados Científicos do Estado de São Paulo é resultado de um esforço iniciado em julho de 2017 por oito instituições públicas de ensino e pesquisa paulistas: as três universidades estaduais, as três federais, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embrapa Informática Agropecuária.
A plataforma funciona como um sistema de busca, disponível no endereço metabuscador.sc.usp.br. Com base em uma ou mais palavras-chave, ele percorre os repositórios de cada instituição participante. Em poucos segundos, reúne em uma lista uma relação de arquivos com dados de pesquisas associada aos termos procurados. Ao selecionar a informação de interesse, o usuário é redirecionado para o repositório da instituição que hospeda aquele conjunto de informações, podendo acessá-lo na íntegra – exceto nos casos de retrições éticas, de privacidade ou propriedade intelectual.
O objetivo é estimular o compartilhamento dessas informações e permitir sua reutilização em novas pesquisas ou na reprodução de experimentos. Para Medeiros, a rede deverá facilitar o acesso a esse tipo de informação, além de impulsionar parcerias, acelerar novas descobertas científicas e ampliar a visibilidade da produção acadêmica paulista. “Trata-se da chamada colaboração científica mediada por dados, que vem crescendo no mundo nos últimos tempos”, esclarece a cientista da computação. Leia mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - janeiro 2020
Fonte: Pesquisa FAPESP - janeiro 2020
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