05 maio 2020

Inventário reúne informações sobre mais de 200 vírus que infectam plantas no Brasil

Um inventário que será divulgado na revista Biota Neotropica no dia 8 de maio reúne informações sobre 219 patógenos capazes de infectar plantas no Brasil, inclusive muitas espécies de relevância agrícola. Trata-se da maior compilação sobre vírus de planta já feita no país e, além da descrição dos microrganismos, reúne dados sobre as doenças por eles causadas e sua ocorrência em vegetações nativas, cultivadas, ornamentais e até em ervas daninhas.
“Desde o começo da minha carreira criei o hábito de reunir publicações sobre vírus de planta no Brasil. É um trabalho de décadas, com cerca de 8 mil referências registradas até agora. O problema é que, se alguém me perguntasse quantos vírus registrados existem no Brasil, eu não saberia responder. Por isso, resolvi organizar uma lista, em ordem alfabética, das diferentes espécies de plantas e dos vírus capazes de infectar cada uma delas naturalmente. Também foi elaborada uma listagem reversa, com a relação dos vírus e viroides [pequenos fragmentos de RNA sem capa proteica que se autorreplicam no interior das células vegetais podendo causar doenças] e a indicação das plantas que cada um deles infecta”, conta Elliot Watanabe Kitajima.  pesquisador do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).
O artigo An annotated list of plant viruses and viroids described in Brazil (1926-2018), de Elliot Watanabe Kitajima, poderá ser acessado a partir do dia 8 de maio pelo link https://doi.org/10.1590/1676-0611-BN-2019-0932.  Leia mais.  
Fonte: Agência FAPESP - 05/05/20


Prêmio alemão Green Talents 2020 busca jovens talentos da pesquisa no Brasil

A competição Green Talents, realizada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, está com inscrições abertas. O prêmio tem como objetivo buscar jovens talentos da pesquisa em todo o mundo.
A iniciativa comtempla 25 jovens todos os anos. Os vencedores de vários países e de diferentes disciplinas científicas são reconhecidos pela capacidade inovadora de suas iniciativas para tornar a sociedade mais sustentável.
Podem se inscrever estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de jovens profissionais com até três anos de experiência profissional e foco em desenvolvimento sustentável. Os candidatos devem apresentar excelente domínio do idioma inglês.
A premiação inclui convite para visitar a Alemanha em 2020 e participar do fórum científico, com duração de duas semanas e todas as despesas pagas. Durante a visita, os vencedores terão acesso a instituições de pesquisa e ciência de ponta.
Além disso, os pesquisadores poderão apresentar seus trabalhos a especialistas de sua escolha e discutir oportunidades futuras de pesquisa e colaboração. Também receberão, em 2021, estadia de pesquisa totalmente financiada, com duração de até três meses na instituição de preferência.
As inscrições podem ser feitas, até 19 de maio de 2020, pelo site da competição. Mais informações em: www.greentalents.de.   Fonte: Agência FAPESP - 05/05/20

 
 
 



04 maio 2020


Elsevier promove webinar sobre publicação de livros eletrônicos

Publicação de livros eletrônicos: a jornada do autor
Nossos editores de aquisição e conteúdo Mariana Kühll e Rafael Teixeira farão uma apresentação riquíssima para os interessados em publicar livros científicos. Alguns dos pontos que serão abordados:
o Por que publicar um livro?
o Introdução ao processo de publicação
o Como publicar
o Assessoria na redação e compilação de propostas
o Fundamentos da preparação do manuscrito
o Suporte Elsevier a autores
o Ideias para promover o novo trabalho
7 de maio de 2020 às 15h

Além disso, haverá ainda um tópico para falar sobre apoio a autores proporcionado pela Elsevier. O webinar foi elaborado pela própria editora e não faz parte da agenda de treinamentos do Portal de Periódicos CAPES. Dessa forma, é preciso se registrar neste link e aguardar a confirmação no e-mail cadastrado. Recomenda-se que os inscritos preparem suas perguntas para participar ativamente do momento direcionado a discussões.       

03 maio 2020

Um guia do novo coronavírus

Informações sempre atualizadas sobre o avanço da Covid-19 e as estratégias para conter a doença


De forma gráfica e fácil de enxergar, reunimos aqui informações básicas sobre o vírus Sars-CoV-2 e a doença que ele causa, a Covid-19. Os mapas com números de infectados e de óbitos, no Brasil e no mundo, são constantemente atualizados, ao lado de notícias relevantes no campo da pesquisa científica ligada à saúde pública. Veja também as novidades sobre o modo de ação do vírus no organismo e as orientações sobre como se proteger, assim como as dúvidas comuns.  Saiba maisFonte: Pesquisa FAPESP - 01/05/20



USP oferece curso online e gratuito de Química Geral e Inorgânica Básica

A USP, através da plataforma UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) está oferecendo gratuitamente e online um rico conteúdo: um curso sobre química geral e inorgânica básica.
Esta é uma grande oportunidade de realizar um curso desta renomada universidade de forma gratuita e do conforto de sua casa. Aproveite!  Para acessar o curso, baste clicar neste link.  Fonte: UNIVESP

Como estudar durante um momento de crise?

1. Diminua o acesso às redes sociais;

2. Trabalhe todo dia (leia, ainda que apenas primeira seção de um artigo, ou escreva, mesmo que 200 palavras;

3. Não passe todo o tempo trabalhando, mantenha contato (ainda que virtual) com amigos e família;

4. Escolha no máximo dois noticiários para acompanhar;

5. Produzir menos não é um erro, é natural para o contexto atual, não se culpe.     Fonte: Revista Observatório - 02/05/20 


02 maio 2020

Prefigurando um problema de pesquisa

Um problema de pesquisa toma, frequentemente, a forma de uma pergunta: “O que será que…? ”; “Como tal coisa se caracteriza? ”; “Que sentido tem…? ”; “Por que tal processo acontece? ”; “Que diferenças existem entre…? ”; “Quais as formas diversificadas e variações de tal processo comunicacional?”. Entretanto, nem sempre é fácil mensurar a qualidade do nosso questionamento.

1. Escreva tudo o que você já sabe sobre o tema de seu interesse. Para tanto, busque essas informações em:
  • Experiências práticas;
  • Observações casuais que tenha feito sobre o objeto;
  • Leituras.

2. Utilize as dúvidas percebidas para mobilizar sua curiosidade e comece a escrever perguntas.
O prêmio aqui não é para as boas questões, mas para a maior diversidade.
3. Marque (com post-it, cor, anotação etc., escolha sua forma de marcar) as perguntas que expressam:
  • Apenas falta de informação e de maiores estudos;
  • Demandas por soluções concretas, ações, propostas diretas sobre o que fazer;
  • Perguntas para as quais você já tem resposta;
  • Questões amplas demais, muito genéricas e vagas, que você não consiga relacionar a uma busca específica de conhecimento;
  • Apenas uma possibilidade binária exclusiva de resposta: ou uma coisa, ou outra;
  • Importante: não jogue fora nenhuma dessas perguntas, apenas faça marcações. Elas talvez tenham forte utilidade para definir o horizonte em função do qual o problema pode ser construído.
4. Procure então organizar as perguntas. Essa organização pode ser:

  • Mais relevantes e secundárias;
  • Mais amplas e mais específicas;
  • Independentes entre si ou relacionadas;
  • Relacionadas em paralelo ou por subordinação;
  • Mais teóricas ou mais voltadas para a busca de dados, etc.

    5. Quando tiver chegado a um conjunto mais ou menos consistente, veja se consegue escrever um pequeno texto para “explicar”:
    • O que é tal conjunto de perguntas;
    • Por que ele é interessante;
    • Como efetivamente configura sua curiosidade sobre o tema (por meio de uma pergunta).     Fonte: Revista Observatório - 02/05/20


    Inscrições



    01 maio 2020

    Clique aqui

    Jornal da USP promove webinars gratuitos para discutir a ciência da covid-19

    O Ciência USP, selo de divulgação científica do Jornal da USP, realiza a partir da próxima quarta-feira, 6 de maio, uma série de eventos on-line abertos ao público para discutir os diversos aspectos da pandemia de covid-19.
    No primeiro deles, a jornalista Luiza Caires recebe os médicos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Frederico Fernandes e Silvia Vidal. Eles abordarão os desafios que a doença trouxe para a medicina, tanto do ponto de vista clínico, no atendimento de pacientes, como da saúde pública, incluindo a prevenção e os registros epidemiológicos.
    “Temos na Universidade profissionais e pesquisadores fazendo trabalhos reconhecidos mundialmente. Então vamos aproveitar isso para levar informação científica de primeira qualidade também ao grande público, de uma forma acessível. Afinal, a pandemia é um tema que atinge e interessa a todos”, afirma a jornalista, que também é organizadora da série.
    O evento é aberto e pode ser acompanhado, das 11 às 12 horas do dia 6 de maio, neste link do YouTube (Canal USP).
    Quem desejar receber certificado de presença precisa enviar, até o dia 5 de maio, um e-mail para divulgacaocientifica@usp.br com seu nome e RG. Também é necessário digitar o nome enviado na seção de chat, no dia e hora do evento, para registrar a presença. 
    Fonte: Jornal da USP - 30/04/20
    Informações

    I Webinar Ciência USP
    Covid-19: desafios para a medicina
    Data e horário: 06/05/20 (quarta-feira) às 11h – Acesso livre

    Pró-reitores divulgam carta aberta sobre programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq


    Os três pró-reitores de Pesquisa da USP, da Unesp e da Unicamp divulgaram uma carta aberta, em nome do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), em que expressam a preocupação quanto a mudanças na recente chamada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).
    Conforme consta na chamada, divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no dia 23 de abril, as bolsas, com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021, deverão estar vinculadas a no mínimo uma das chamadas “Áreas de Tecnologias Prioritárias” do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
    De acordo com os pró-reitores, “ao fazer tal exigência, o CNPq exclui do programa de bolsas uma parcela significativa e importante da pesquisa nacional, a saber, todas as pesquisas, básicas ou aplicadas, que não tenham por foco as áreas elencadas na portaria, o que inclui também a absoluta maioria das pesquisas em artes e humanidades”.
    A carta foi enviada ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo, e ao ministro do MCTIC, Marcos Cesar Pontes.   Leia, a seguir, a íntegra do texto.   Fonte: Jornal da USP - 30/04/20