30 maio 2020

Inscrições

        O webinar THE Impact Ranking: métricas de pesquisa e a experiência da USP
                  no dia 3 de junho de 2020, às 10h, irá irá abordar 3 tópicos principais:
                     :  :  Insights sobre os indicadores de pesquisa considerados pelo ranking;
                     :  :  Evidências que precisam ser fornecidas pelas universidades;
                     :  :  Experiência da USP como 14ª colocada no ranking mundial.


02/06 | 11h | Como publicar em revistas internacionais
Participe: https://bit.ly/webinarggppt
03/06 | 14h | Como encontrar pesquisa de qualidade
Participe: https://bit.ly/webinaremeraldinsightpt
19/06 | 11h | Como turbinar seu trabalho acadêmico
Participe: http://www.bit.ly/emeraldcapes2020

Próximas capacitações online e sessões gravadas, por temática:
Verifique bem a data quando fizer a sua inscrição. Para visualisar os horários das sessões no fuso horário da zona geográfica onde se encontra, altere a sua localização/idioma na parte superior direita do site WebEx. As datas e horários das sessões podem ser alteradas sem aviso prévio (exceto aos inscritos).
Acesse à sessão 10 minutos antes do horário indicado para ter tempo de configurar o áudio da sessão (por telefone ou através do som/microfone do seu computador/dispositivo móvel).


Dia 29/05 | 10h |  Para autores: Como escolher a melhor revista 
para publicar seu artigo
Meeting password: elsevier
Join meeting
———————————————————————————————

Dia 29/05 | 14h |  Mendeley - gerenciador de referências
Join meeting
———————————————————————————————

Dia 10/06 | 14h |  SciVal - análise de desempenho de pesquisa
Meeting password: scival
Join meeting
———————————————————————————————

AUCANI e Universia Brasil lançam editais de cursos online de inglês e espanhol

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) anuncia a abertura de inscrições a toda a Comunidade USP, para Cursos Online de Inglês e Espanhol, nível básico A1, em parceria com a UNIVERSIA BRASIL S.A.

Confira abaixo os editais disponíveis:
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu), docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade de São Paulo, lotados na Capital.
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu), docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade de São Paulo, lotados no Interior.
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu), docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.
Como inscrever-se?
Estes Editais e todas as republicações a eles referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais > Alunos de GraduaçãoEditais > Alunos de Pós-Graduação,Editais > Docentes ou Editais > Servidores Técnicos e Administrativos (não é necessário login, inclusive para consulta das republicações e inscrição), sob os códigos 1297, 1298 e 1299.  Em caso de dúvidas, entre em contato com o AUCANI Idiomas pelo aucani.idiomas@usp.br.  
Fonte: AUCANI - 28/05/20

Elsevier lança podcast para usuários do Brasil e da América Latina

Embora seja uma empresa de informações científicas em âmbito global, a Elsevier tem dedicado uma atenção especial aos usuários brasileiros e da América Latina Sul. Recentemente investiu em um perfil no Instagram direcionado a essa região (@laselsevier), com conteúdo exclusivamente em português e espanhol. Quem acessa os recursos da editora também encontra um canal no YouTube, que abriga registros de webinars, lives e outros vídeos. A última novidade acaba de sair do forno: o Podcast Elsevier LAS.
O podcast é um recurso que está nas atuais tendências do mercado digital. Trata-se de uma mídia entregue em formato de áudio, muito semelhante ao rádio. A diferença é que fica disponível para que o usuário escute quando quiser. Além disso, o conteúdo é criado sob demanda, de acordo com os interesses da editora e de seu público-alvo. Uma pesquisa da plataforma de streaming Deezer reafirma a força do serviço no Brasil: o levantamento registrou um crescimento de mais de 67% no consumo nacional somente em 2019.
Com o slogan “conectando você com o mundo da ciência”, o Podcast Elsevier LAS tem o objetivo de ampliar a visibilidade de pesquisadores e grandes nomes da comunidade científica da América Latina. O primeiro episódio fala sobre a colocação da Universidade de São Paulo (USP) no último ranking de impacto social da Times Higher Education. O entrevistado é o dr. Aluísio Segurado, professor titular e coordenador do escritório de gestão de indicadores de desempenho acadêmico da USP – um dos responsáveis por assegurar o 14º lugar da universidade na classificação.
A editora convida os usuários a ouvirem o podcast e compartilharem a novidade em suas redes de relacionamentos acadêmicos. A entrevista foi conduzida por Ana Luisa Maia, gerente de contas da Elsevier. "É um prazer para nós poder levar adiante esse conhecimento e a experiência de uma de nossas instituições brasileiras”, comemora.
Podcast Elsevier LAS pode ser encontrado nas principais plataformas digitais: Spotify, Deezer, SoundCloud, Castbox, iTunes e Google Podcasts.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 29/05/20

Flora Brasil - 10 anos

Quantas são as espécies de plantas do nosso país? Talvez você nem imagine o que está por trás da resposta a esta pergunta! Conheça a história do projeto Flora do Brasil On-line 2020, que completou uma década em 21 de maio de 2020.
O projeto é parte do Programa "Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira - REFLORA", criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, TYecnologia, Inovações e Comunicações, e que tem o Jardim Botânico do Rio de Janeiro como coordenador.
O Programa tem como objetivo resgatar e disponibilizar para o Brasil e para o mundo imagens e informações de amostras da flora brasileira coletadas até o século XVIII, XIX e XX por missões estrangeiras, depositadas no Royal Botanic Gardens de Kew (RBGK) da Inglaterra, e Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris (MNHN) - França.
O repatriamento em formato eletrônico desses dados possibilitou a inclusão on line em Herbário Virtual subsidiando o conhecimento e conservação da flora brasileira.
Atualmente, o Herbário Virtual disponibiliza mais de 2 milhões de espécimes vegetais com acesso público, com imagens provenientes do repatriamento de oito herbários estrangeiros (Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna) e com a parceria de diversos herbários nacionais, incluindo o do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Herbário RB).
São reconhecidas 48281 espécies para a flora brasileira, sendo 4777 de Algas, 34770 de Angiospermas, 1574 de Briófitas, 5720 de Fungos, 52 de Gimnospermas e 1388 de Samambaias e Licófitas.
O resgate histórico, a produção e a disponibilização dos dados das plantas nativas servem de alicerce para obtenção de conhecimento fundamental para construção de políticas públicas de conservação e de uso sustentável, criar e gerir melhor nossas unidades de conservação.  
Conheça o site da Flora do Brasil On-Line 2020.   Fonte: CNPq - 29/05/20

Cientistas brasileiros desenvolvem acelerômetro da COVID-19


Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araçatuba desenvolveram um aplicativo que funciona como um “acelerômetro da COVID-19”, ou seja, monitora em tempo real a tendência de aceleração ou desaceleração do crescimento da doença em mais de 200 países e territórios. Disponível gratuitamente on-line, a ferramenta carrega os dados de casos notificados disponíveis na base do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), com atualizações diárias, e aplica técnicas de modelagem matemática para diagnosticar o estágio atual da epidemia em um determinado local.
“Além de democratizar o acesso à informação, para que todos possam entender o que exatamente está acontecendo em sua cidade, estado ou país, o aplicativo possibilita aos gestores públicos avaliar se uma determinada medida adotada para conter o contágio do novo coronavírus está ou não surtindo efeito”, afirma à Agência FAPESP Yuri Tani Utsunomiya, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA-Unesp) e primeiro autor do artigo que descreve o desenvolvimento do modelo matemático, publicado na revista Frontiers in Medicine.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 29/05/20

29 maio 2020

Estudo da USP elabora método estatístico para identificar covid-19 entre casos suspeitos

Pesquisadores atuam em três frentes: criação de modelo para prever a ocorrência de covid-19 entre casos suspeitos notificados pelos serviços de saúde; desenvolvimento de método para predizer a evolução da doença em pacientes hospitalizados; metodologia para verificar qualidade de ensaios que avaliam possíveis tratamentos.
Dados coletados no dia a dia da assistência médica são usados na criação de ferramentas de diagnóstico da covid-19 em pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Os métodos em desenvolvimento no estudo servirão para predizer a doença entre casos suspeitos notificados. Numa análise preliminar, feita a partir de dados oficiais de vigilância em saúde pública, o modelo de predição da covid-19 alcançou uma precisão de 89,47%. A pesquisa também vai incorporar métodos para estimar a evolução do quadro clínico dos pacientes e verificar a qualidade dos ensaios que avaliam tratamentos para a doença.
A pesquisa é baseada no método de evidência do mundo real (RWE, sigla em inglês para Real World Evidence). “A RWE deriva da análise de dados coletados em um ambiente de assistência médica, fora do contexto de ensaios clínicos randomizados (ECRs) prescritivos”, explica ao Jornal da USP o professor Fredi Diaz Quijano, um dos coordenadores do estudo. “Um dos principais objetivos da técnica é entender observações e eventos em pacientes na prática clínica de rotina.”  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 29/05/20

Como fazer o ORCID e vincular no Lattes: assista ao vídeo


Ludo Educativo lança game "Contra Corona"

O Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com a Aptor Software, acaba de lançar o jogo "Contra Corona". O game tem o objetivo de estimular de forma lúdica o combate à COVID-19. 
Desenvolvido em parceria com a Batatando Games, o "Contra Corona" será disponibilizado em módulos distintos, estimulando práticas e ações, amparadas nas recomendações científicas sobre como prevenir o contágio pelo novo coronavírus.
O primeiro módulo estimula o ato de lavar as mãos, ao mesmo tempo em que ensina a maneira correta de realizar essa tarefa. No segundo módulo, os jogadores devem promover o afastamento social e colocar máscaras nos personagens do jogo. O jogo é gratuito e está disponível no site do Ludo Educativo.   Fonte: Agência FAPESP - 28/05/20

Cinema da USP lança série de podcasts com discussões sobre filmes

O Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) tem uma novidade nesta época em que, devido às regras de isolamento social, está proibido de exibir sessões de filmes: ele acaba de lançar uma série de podcasts, intitulada Cinusp em Casa.
A série tem o objetivo de promover debates sobre mostras e filmes exibidos no Cinusp. Apresentada pela equipe do Cinusp, já conta com quatro episódios, três deles sobre filmes da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, parcialmente apresentada em março passado e interrompida em razão da pandemia do novo coronavírus. O conteúdo dos podcasts vem na forma de uma conversa descontraída entre os membros da equipe, mas trazendo muita informação e discussões sobre diferentes aspectos dos longas.
Apesar de estar de salas fechadas para evitar aglomerações, o Cinusp não está parado durante o isolamento, mantendo uma programação on-line sempre atualizada. Além da série de podcasts Cinusp em Casa, há várias outras atrações. No canal do Cinusp no Youtube, estão disponíveis vídeos com debates sobre filmes exibidos em mostras no Cinema da USP. Muitos desses debates têm a participação de diretores e atores e todos contam com professores de diferentes departamentos da USP, especialistas nos temas tratados nos filmes. Entre os eventos disponíveis em vídeo no canal do Cinusp estão debates sobre os filmes Tully (2018), de Jason Reitman – que aborda o sofrimento psíquico na experiência da maternidade -, com participação da professora Rachele Ferrari, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e Hanami – Cerejeiras em Flor (2008), de Doris Dörrie, com a presença do professor Marcos Ferreira Santos, da Faculdade de Educação da USP. O Cinusp pode ser seguido também no Instagram e no Facebook.  
Fonte: Jornal da USP - 28/05/20

“Concertos Cripta”, da Catedral da Sé, promove série on-line

Shows cancelados e a impossibilidade de voltar para casa depois de viajar para se apresentar são algumas das dificuldades que vários artistas estão passando atualmente. Com o intuito de motivá-los e ainda estimular as pessoas a ficarem em casa, o projeto Concertos Cripta, da Catedral da Sé, em São Paulo, produziu a série #fiqueemcasa. Os artistas foram convidados a produzir pequenos vídeos em que retratam o que estão vivendo e executam algumas obras de seu repertório.
A série é bem diversificada e apresenta artistas com estilos e repertórios muito diferentes. Enquanto o contra-tenor Bruno Costa interpreta um trecho de Stabat Mater, de Vivaldi, o regente Gabriel Soares, do grupo Madrequê, canta Paciência, de Lenine. A soprano Marly Montone, que interpretaria o papel principal da ópera Aida caso a apresentação não tivesse sido adiada pelo Teatro Municipal de São Paulo, enviou uma gravação cantando um trecho das Bachianas nº 5, de Heitor Villa-Lobos. E Celina Charlier, flautista brasileira, não conseguiu voltar para sua casa em Nova York, ficando em São Paulo, onde gravou o vídeo no qual interpreta Dyloiá, de Edmundo Villani-Côrtes.    Fonte: Jornal da USP - 28/05/20

28 maio 2020

Instituto Adolfo Lutz habilita o CENA-USP para diagnosticar covid-19

O Instituto Adolfo Lutz habilitou o laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) para a realização de diagnósticos da Covid-19 por RT-PCR. A unidade, montada pelas duas instituições em parceria com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), fica no campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba (SP) e integra a campanha “Fealq Pela Vida”, criada com o objetivo de captar recursos para viabilizar testes da doença a pacientes do SUS e trabalhadores do agronegócio, principalmente das linhas de produção e distribuição de alimentos.
Com a habilitação do Instituto Adolfo Lutz, publicada na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado, o laboratório de Piracicaba já pode iniciar testes em pacientes da rede pública de saúde. O espaço ainda depende de liberação da Vigilância Sanitária do município para estender os diagnósticos aos trabalhadores do agronegócio.
O diretor-presidente da Fealq, professor Nelson Sidnei Massola Júnior (Esalq/USP), afirma que o aval da Vigilância pode sair nos próximos dias. Cerca de R$ 750 mil foram investidos na montagem da unidade até o momento.
A Fundação recebe e repassa as doações dos recursos que serão integralmente revertidos em exames para a população, além de realizar as parcerias que permitirão que empresas que atuam na produção e distribuição de alimentos possam doar os diagnósticos, a preço de custo (R$ 180), para seus colaboradores por meio dos “Testes Solidários”. Nessa categoria de contribuição, para cada contratação com intuito de testar funcionários, a empresa é convidada a doar um número equivalente de diagnósticos para pacientes do SUS. Veja como obter mais detalhes sobre as duas formas de colaboração no site www.fealq.org.br/pelavida.   Fonte: Jornal de Piracicaba - 28/05/20