24 novembro 2020

USP lança fundo patrimonial para financiar programas acadêmicos

Fundo patrimonial terá aporte de R$ 10 milhões da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp)

Um evento virtual, realizado no dia 24 de novembro, marcou o lançamento do projeto de endowment da USP. O programa foi apresentado pelo diretor executivo da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), Antonio Vargas de Oliveira Figueira.
O termo endowment designa o conjunto de recursos oriundos de doações privadas, que são geridos e administrados na forma de fundo patrimonial. Esses fundos estão à disposição de uma instituição para que esta destine seus rendimentos e eventuais novos aportes para determinadas funções bem definidas, procurando-se manter intacto o valor do patrimônio.
Apesar de pouco comum nas universidades brasileiras, o modelo já é amplamente difundido nos Estados Unidos, por exemplo, na Universidade de Harvard, onde um terço dos recursos são obtidos desta forma.
“A sinergia de três ações tornou possível o lançamento do fundo patrimonial da USP. Primeiro, uma boa gestão da Fusp resultou em uma reserva financeira para o aporte de R$ 10 milhões no projeto. Em segundo lugar, a lei 13.800, que regulamenta a prática no Brasil, nos dá segurança jurídica. E, em terceiro, temos a experiência já vivenciada com o programa USP Vida durante este período”, explicou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O diretor da Fusp explicou que o fundo deverá instituído, gerido e administração por uma organização gestora, que atuará na captação e gestão das doações, na preservação do patrimônio principal e na aplicação de seus rendimentos.
Pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações, que poderão serão para ações gerais da Universidade ou revertidas para propósitos específicos, como ações de acolhimento e de permanência estudantil e atividades acadêmicas complementares. “O fundo patrimonial, no entanto, não substitui o orçamento do Estado”, ressaltou Figueira.
Agopyan alertou que esse é um programa de planejamento de longo prazo, cuja “semente vai vingar daqui a dez ou vinte anos”.
Algumas unidades de ensino e pesquisa da USP já possuem endowments. Em 2012, a Escola Politécnica lançou a iniciativa Amigos da Poli; o Fundo Patrimonial da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) existe desde 2014; e o endowment da Faculdade de Medicina foi criado em 2016.  
Mais informações podem ser obtidas no site do Fundo Patrimonial USP.   
Fonte: Jornal da USP - 24/11/20

Nova versão de aplicativo do Jornal da USP traz notícias em texto, áudio e vídeo

Podcasts, canal no YouTube e todo o conteúdo do site pode ser acompanhado através de app gratuito disponível para Android e iOS

Mais do que um site relacionado à Universidade, o Jornal da USP é um portal completo com informações, análises e debates sobre os fatos e notícias de interesse da sociedade, com grande destaque para a ciência. Desde 2016, o público pode acompanhar o conteúdo através do aplicativo de celular disponível para os sistemas Android e iOS. Agora, em novembro, o app ganha uma nova versão que inclui a produção de podcasts, vídeos do Canal USP no YouTube e as colunas diárias de especialistas da Universidade na Rádio USP.
O aplicativo é uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS), responsável pelo Jornal da USP, e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). “Essa nova versão tem uma interface totalmente redesenhada, o foco é no usuário e em melhorar sua experiência. No caso dos podcasts, por exemplo, é possível baixá-lo e ouvir quando quiser”, explica o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP Jun Okamoto Jr., assistente da STI e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
A divulgação do conhecimento gerado na Universidade tem atraído cada vez mais a atenção do público. “O novo aplicativo do Jornal da USP é mais um passo para ampliar a sua audiência, que  cresce seguidamente. Atualmente, já temos 2,3 milhões de visitantes mensais. Em breve, teremos mais novidades. Agradeço o apoio da STI”, disse o superintendente da SCS, Luiz Roberto Serrano. 
A diretora de redação do Jornal da USP, Marcia Blasques, destaca que, nos últimos anos, a produção do site se diversificou muito. “Cada vez mais investimos em conteúdos de áudio e vídeo, além de textos, fotos e infografias. A nova versão do aplicativo reflete essa realidade, organiza melhor os diversos produtos que oferecemos, e torna mais fácil para nosso público acompanhar tudo isso”.    Saiba mais.     Fonte: Jornal da USP - 24/11/20

Educando para uma Cidade Inteligente

Informamos que a entrevista com a Professora Brasilina Passarelli para a Smart City TV acaba de ser publicada no site: https://youtu.be/RPgHfRr-hrU.
A Profa. Brasilina Passarelli nos fala das mudanças necessárias nos processo educacionais para enfrentarmos as exigências que o novo mundo das Smart City nos traz. Nesta entrevista, Brasilina faz uma apanhado geral da evolução tecnológica nos meios de comunicação digitais e nos coloca os desafios a superar.
Professora Titular e Vice-Diretora da Escola de Comunicações e Artes da USP, Vice-Presidente da Agência USP de Comunicação Acadêmica (AGUIA) e Coordenadora Científica da Escola do Futuro. Saiba mais sobre a Profa. Brasilina Passarelli em seu perfil do LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/brasilina-passarelli-0996151b.    Fonte: AGUIA - 24/11/20

Conectividade é tema de reunião entre CAPES e CNPq

Agências são parceiras no projeto Conecti, de uso de dados para dar visibilidade e impacto à pesquisa e à pós-graduação


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) são parceiros no projeto Conecti, que tem o objetivo de promover a visibilidade e o impacto da pesquisa e da pós-graduação brasileiras. 
O objetivo é usar dados com inteligência, integração e governança. “A ideia é compartilharmos informações e serviços na medida do possível. É uma iniciativa que pode ajudar na integração do Sucupira com o Lattes. Estamos tratando da mesma coisa, e chamando de forma diferente. Usar a mesma linguagem, os mesmos conceitos, é fundamental”, disse Benedito Aguiar, presidente da CAPES, em reunião entre a Fundação e o CNPq nesta sexta-feira, 20 de novembro.
O projeto envolve cruzamento de informações para pagamento de bolsas e auxílios, parcerias com os estados, integração de plataformas e certificação da informação. É uma forma de assegurar uma gestão mais eficiente. “A nossa missão é com nossa comunidade científica e tecnológica, envolvendo a pós-graduação e a pesquisa em todos os sentidos”, observou Evaldo Vilela, presidente do CNPq.
CAPES e CNPq surgiram no mesmo ano: 1951. Nesses quase 70 anos, as agências têm atuado pela pesquisa e pós-graduação brasileiras. No Conecti, as duas trabalham em conjunto com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Confap, e a Biblioteca Eletrônica Científica Online, Scielo.   Assista ao vídeo
Fonte: CCS/CAPES - 23/11/20


Você conhece a USP e sabe quais serviços ela oferece à sociedade?

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 com os serviços oferecidos pela USP


20 novembro 2020

Pesquisadores da Unicamp criam spray que inativa coronavírus e permite uso de máscara por três dias seguidos

SprayCov é feito com substâncias naturais extraídas de algas marinhas, sais de cobre e elimina 99,99% dos vírus após aplicação. Pesquisador destaca custo acessível para uso da tecnologia


Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, em Campinas (SP), criaram um spray capaz de formar uma camada de proteção ativa contra o novo coronavírus que dura três dias. O produto desenvolvido em laboratório é feito com substâncias naturais extraídas de algas marinhas e sais de cobre, que já tinham ação comprovada contra fungos, e na prática a nova tecnologia reduz as trocas frequentes de máscaras e outros equipamentos para proteção individual (EPIs).
"Isso dá uma vida um pouco mais longa para a máscara porque ela deixa simplesmente de ser uma barreira física, ela também passa a ter uma barreira ativa para fazer com que o vírus que encoste nessa máscara seja então inativado, não consiga mais fazer a infecção em células", ressalta a coordenadora da pesquisa, Marisa Masumi Beppu.
Batizado de SprayCov, o material foi testado em máscaras de algodão e descartáveis. Os estudos revelam que, em um minuto, o spray elimina 99,99% do coronavírus ao impedir multiplicação e capacidade de infecção. Com isso, uma proteção facial pode ser usada por três dias seguidos.
"Esses materiais já são amplamente utilizados, tanto na agricultura quanto na indústria alimentícia, utilizados como agentes antimicrobianos e o que a gente fez foi adequar essa tecnologia, ou seja, buscar avaliar a atividade desses materiais contra o coronavírus", explica o pesquisador Rogério Bataglioli.    Fonte: Portal G1 - 19/11/20

Novo cronograma da Chamada nº 25/2020 de Bolsas de Mestrado e Doutorado do CNPq

Novo cronograma da Chamada nº 25/2020 de Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Resultado preliminar: 24/11
Período recursal: 25/11 a 04/12
Resultado final: 16/12
Os resultados serão divulgados no site do CNPq: www.cnpq.br

Universidade do Porto lança o MOOC

A Universidade do Porto (Portugal) lançou o MOOC – Reconhecimento Acadêmico: promovendo o intercâmbio estudantil entre a Europa e a América Latina, pelo projeto ERASMUS+ Recognition Matters, ou Rec-Mat.

Ao longo de quatro semanas, diferentes tópicos relacionados com o reconhecimento acadêmico serão abordados em quatro módulos:
  • Abordagens de aprendizagem centradas no estudante;
  • Carga horaria dos estudantes;
  • Resultados de aprendizagem;
  • Contrato de Estudos e Suplemento ao diploma.
Para além dos módulos, serão fornecidos diferentes casos de estudo que darão uma visão geral e prática do processo de reconhecimento, mostrando como este está organizado nas diferentes regiões e países.
O curso é ministrado em três línguas oficiais: Português, Inglês e Espanhol e todos os vídeos são legendados.
O principal objetivo deste curso é contribuir para facilitar e promover o intercâmbio estudantil entre a Europa e a América Latina, reduzindo as barreiras à mobilidade relacionadas com o processo de reconhecimento acadêmico e ajudando as instituições de ensino superior latino-americanas a compreender melhor os modelos europeus e a desenvolver o seu processo de reconhecimento acadêmico. Neste sentido, o curso apresenta perspetivas diferentes destas duas regiões e fornece exemplos do Brasil e da Argentina.

Este MOOC é dirigido a professores, pessoal técnico e administrativo que trabalham com mobilidade acadêmica, coordenadores acadêmicos e de mobilidade, estudantes e todas as pessoas interessadas no reconhecimento acadêmico.  Inscreva-se já e garanta a sua participação!     Fonte: AUCANI - 19/11/20



Conversando sobre metodologia da pesquisa científica



O livro Conversando sobre metodologia da pesquisa científica  traz uma base teórica sobre o desenvolvimento da pesquisa científica, possibilitando aos pesquisadores tais como alunos de graduação, pós-graduação e professores terem acesso a temas que são essenciais para a elaboração tanto de um projeto de pesquisa quanto o trabalho científico em si. 

Pesquisadores da USP estão entre os mais influentes da ciência mundial

Os dados são da pesquisa realizada a partir da base de dados Scopus e elaborada pela revista Plos Biology, que analisou mais de 100 mil pesquisadores de todo o mundo


Como medir o impacto da ciência? Entre os cientistas, uma das métricas mais populares está relacionada à citação, que é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte, com o nome de outro pesquisador, que tem o propósito de esclarecer ou fundamentar as ideias do autor. O chamado impacto de citação mostra o número médio de citações que um documento recebeu em um dado período. Ele é muito utilizado na avaliação de desempenho de pesquisa mas é passível de conclusões tendenciosas se não tiver outros parâmetros reguladores. Além disso, em certas áreas, o indicador de citações e impacto tende a ser maior do que em outros campos científicos, devido às características da própria área, tais como velocidade, frequência e volume de publicações, bem como diferentes densidades de citação.
Para tornar os resultados de citação mais equilibrados com relação a outros índices, um estudo divulgado em outubro pelPublic Library of Science (PLOS),  organização sem fins lucrativos que trabalha com publicações científicas de acesso aberto, elaborou um ranking dos cientistas mais influentes do mundo a partir de indicadores de citação múltiplos.  O índice composto, que classifica os cientistas, é baseado em vários dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. Esses vários índices permitem múltiplas interpretações conforme o interesse de quem analisa. Os cientistas também foram classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. 
O estudo, publicado pela revista Plos Biology, analisa a menção de cientistas a partir da base de dados Scopus (maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares), e mostra 158 pesquisadores da USP no ranking dos mais reconhecidos mundialmente. O resultado foi compilado e divulgado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), responsável pela gestão da informação e da produção intelectual da Universidade.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 20/11/20

Dezenove brasileiros integram a lista ‘Pesquisadores Altamente Citados 2020’


Dezenove brasileiros integram a lista “Pesquisadores Altamente Citados 2020”, divulgada nesta quarta-feira (18/11) pelo site Web of Science, da empresa Clarivate Analytics. A publicação visa reconhecer cientistas que demonstraram ampla e significativa influência em seu campo de atuação por meio da publicação de artigos frequentemente citados por seus pares durante a última década.
Ao todo, 6.389 pesquisadores de mais de 60 países foram incluídos na lista de 2020, sendo 3.896 cuja produção científica teve impacto em áreas específicas e 2.493 com impacto cruzado (cross-field) em diversos campos do conhecimento. A seleção foi feita com base no número de artigos altamente citados que os autores produziram ao longo de 11 anos – de janeiro de 2009 a dezembro de 2019 – por especialistas em bibliometria do Institute for Scientific Information, ligado à Clarivate.   Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 20/11/20

19 novembro 2020


Serrapilheira abre inscrições para apoiar jovens cientistas com até R$ 700 mil

O Instituto Serrapilheira abriu nesta segunda-feira (16) as inscrições para a 4ª Chamada Pública de Apoio à Ciência. Serão selecionados até 12 jovens cientistas com projetos originais e ousados que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais (ciências da vida, física, química, geociências), ciência da computação e matemática. Os apoios (
grants) vão variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil e valem por 3 anos. As inscrições ficarão abertas até 16 de dezembroClique aqui para se inscrever.
Desde sua criação, em 2017, o Serrapilheira investiu R$ 30 milhões em ciência, apoiando mais de 120 projetos de pesquisa. A nova chamada pública traz algumas mudanças importantes em relação às anteriores. O período de apoio se estendeu, para que os cientistas possam desenvolver seus projetos em longo prazo, com a liberdade essencial para a pesquisa de excelência. O valor do grant passou a ser variável e levará em consideração as necessidades de cada projeto – por exemplo, se são mais ou menos experimentais.
Para participar, os candidatos devem ter recebido grau de doutor entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2018, condição que é estendida em até dois anos para mulheres com filhos. Nesta fase, eles devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores. A partir daí, alguns serão chamados para submeterem a proposta completa. A etapa final incluirá uma entrevista com os proponentes.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 17/11/20

Confira os últimos treinamentos on-line do Portal de Periódicos em 2020

Os treinamentos on-line para uso do Portal de Periódicos, ofertados gratuitamente pela CAPES para a comunidade acadêmica e científica brasileira, terá a agenda de 2020 encerrada no final de novembro. Quem é estudante ou pesquisador de cursos ligados às Ciências Agrárias ou Ciências da Saúde ainda encontra vários horários disponíveis para participar da capacitação. O cronograma de 2021 será divulgado no início do novo ano.
As sessões permitem explorar ferramentas e bases de dados oferecidas para os usuários do Portal de Periódicos. É possível escolher as turmas até o dia 27 de novembro em diversos horários. Os interessados devem verificar as opções disponíveis e efetuar a inscrição o quanto antes, pois, como serão as últimas capacitações do ano, as salas virtuais tendem a atingir sua capacidade máxima.
A programação está disponível no menu treinamentos – ou diretamente neste link. É preciso seguir alguns passos para se inscrever:
  • Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
  • Entrar na área de treinamentos;
  • Selecionar a turma que se encaixe melhor no seu perfil;
  • Clicar em “Solicitar inscrição”;
  • Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso     Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 19/11/20  

“Cientista é aquele que persiste, insiste e nunca desiste”

Fazer pesquisa no Brasil é “lutar pelo reconhecimento da importância da ciência todos os dias”, diz o físico Vanderlei Bagnato, convidado desta semana na série “Você e o Pesquisador"

A aplicação da ciência em benefício da sociedade não deve ser vista como uma “cobrança” de terceiros, mas como um “dever” primordial dos cientistas — especialmente no contexto de uma instituição pública de pesquisa, como é o caso da Universidade de São Paulo. “Acho que é natural o cientista estar sempre a serviço da sociedade”, diz o físico Vanderlei Bagnato, professor e diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, em sua participação na série Você e o Pesquisador (assista à íntegra do programa).
“Ser cientista no Brasil hoje é lutar pelo reconhecimento da importância da ciência todos os dias, e dar a contribuição científica que a sociedade espera de você. Então, é um duplo desafio”, descreve Bagnato, que trabalha na interface da física com as engenharias e a medicina, desenvolvendo técnicas para o tratamento de câncer, descontaminação de órgãos para transplante e outras aplicações. “A sociedade tem que entender o benefício que a ciência faz. O desenvolvimento científico sempre tem um retorno.”
Para os jovens cientistas que estão desesperançosos com a falta de recursos para a ciência no Brasil, Bagnato deixa uma mensagem de resiliência: “Ciência é uma paixão, né? Você não desiste de uma paixão”, disse. “Cientista é aquele que persiste, insiste e nunca desiste.”
Bagnato foi o nono convidado da série de lives Você e o Pesquisador, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vinculada à exposição virtual Você e a USP – A Universidade de São Paulo sempre presente na sua vida. O objetivo é mostrar a contribuição e o impacto das pesquisas científicas produzidas pela USP para a sociedade brasileira ao longo dos anos. As entrevistas acontecem a cada 15 dias e as gravações ficam disponíveis no Canal USP.   
Fonte: Jornal da USP - 18/11/20

Pesquisa com apoio da FAPESP apresenta maior catálogo gênico da Amazônia

Uma pesquisa desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Institut de Ciències del Mar (ICM) do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) de Barcelona, na Espanha, caracterizou o conteúdo gênico da microbiota do rio Amazonas e usou essas informações para entender como a matéria orgânica terrestre é processada no rio à medida que deságua no oceano.

O trabalho foi financiado pela Petrobras, em convênio de pesquisa com a UFSCar, no âmbito do Laboratório de Biologia Molecular, coordenado pelo professor Flavio Henrique da SIlva. A pesquisa também teve financiamento da FAPESP por meio do projeto “Biodiversidade e processos microbianos em ecossistemas aquáticos”.

O conteúdo gênico foi realizado a partir de um conjunto de 106 metagenomas do rio Amazonas, que cobrem mais de 2 mil quilômetros de seu curso, incluindo a região da pluma, que deságua no oceano Atlântico. O levantamento deu origem ao maior Catálogo de Genes Microbianos não Redundantes da Bacia do Rio Amazonas (AMnrGC), com cerca de 3,7 milhões de genes, a maioria deles pertencente a bactérias.

Os resultados foram publicados em artigo na revista científica Microbiome. O catálogo inclui, por exemplo, sequências para enzimas que podem ser utilizadas para a produção de etanol de segunda geração, uma delas já estudada pelo grupo.    Saiba mais.    

Fonte: Agência FAPESP - 19/11/20

18 novembro 2020

Campus Mobile busca soluções de impacto social por meio de aplicativos

Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para a 9ª edição do Campus Mobile, a primeira totalmente virtual. O concurso de inovação e empreendedorismo busca estimular os estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP e do hub de inovação da Claro beOn.
O programa vai selecionar projetos em seis categorias: Saúde, Games, Smart Farm, Smart Cities, Diversidade e Educação. Para participar, os universitários devem estar matriculados em um curso de graduação de uma instituição de ensino superior no Brasil ou serem recém-formados. As inscrições podem ser individuais ou em equipe com até três membros e devem ser realizadas pelo formulário on-line, neste link.
As atividades desta edição serão realizadas de forma remota e estão divididas em sete etapas: Inscrição das ideias e soluções; Campus Mobile Meetings; Seleção e Divulgação das Ideias e Soluções; Desenvolvimento dos Projetos; Finalização de protótipos; Semana de Imersão e, por fim, uma Viagem de Imersão no Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, em 2021 para que os estudantes possam ter a oportunidade de trocar experiências com grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia. Ao todo, após as inscrições serão selecionados 96 projetos.

Confira as lives do evento já realizadas e que estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Claro. A próxima live, no dia 19 de novembro, às 17h, o assunto será “A negritude e o racismo no mercado de tecnologia”. As lives serão transmitidas pelo perfil @institutoclaro, no Instagram.   Fonte: Jornal da USP - 18/11/20