09 fevereiro 2021

Pesquisa quer avaliar ensino e empregabilidade de alunos da pós-graduação

Podem participar do estudo alunos e pós-graduados da modalidade “lato sensu” que devem responder questionário on-line; resultados também contribuirão para elaboração de políticas educacionais

Uma pesquisa desenvolvida junto ao Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP quer saber a qualidade do ensino e o grau de empregabilidade dos cursos de pós-graduação lato sensu das instituições brasileiras. O estudo também tem como objetivo analisar as características individuais dos estudantes, principalmente o quanto se sentem capazes em realizar determinadas atividades acadêmicas e profissionais.

Podem participar da pesquisa alunos ou formados de qualquer instituição brasileira nos cursos presenciais de pós-graduação lato sensu (especialização, MBA ou aprimoramento) ou que estejam em ensino remoto em virtude da covid-19. Voluntários podem responder o formulário on-line até o dia 1º de abril através deste link.

Além de identificar os contextos de aprendizagem de cada aluno, os resultados também podem contribuir para a elaboração de políticas na área de educação. A proposta se insere no contexto em que há um aumento na procura pelos cursos de pós. De acordo com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), existem cerca de 1,2 milhão de estudantes somente na pós-graduação lato sensu. Muitos deles fazem o curso buscando especializar-se numa área de interesse e se qualificar para o mercado de trabalho.

O tempo estimado de resposta é de cerca de 15 minutos e são disponibilizadas questões como autoeficácia, empregabilidade, suporte à aprendizagem e dados sociodemográficos. O estudo é conduzido pela doutoranda Andresa Cristina Brascero de Souza na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, sob a orientação da professora Thaís Zerbini.

Para participar acesse o formulário aqui.     Fonte: Jornal da USP - 09/02/21



Documentário mostra como Continente Antártico contribui para a vida na Terra

Fonte: Jornal da USP - 05/02/21

Pós-doutorado em produção animal no Centro de Energia Nuclear na Agricultura

Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP, vinculada ao Projeto Temático “Nanopartícula de óxido de zinco como alimento funcional”, está com inscrição aberta até 19 de fevereiro de 2021.

O projeto é desenvolvido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba.

O bolsista participará de pesquisa que tem como objetivo validar a nanopartícula de óxido de zinco (NP-Zn) como alimento funcional em ruminantes, integrando áreas como química, microbiologia e ciências veterinárias.

As atividades do pós-doutorando incluem relacionar o fornecimento da NP-Zn e sua resposta sobre genes de resistência antimicrobiana em ovinos e analisar os parâmetros produtivos e reprodutivos das ovelhas Santa Inês suplementadas com a NP-Zn, avaliando a influência materno-descendente e correlacioná-los com o cultivo in vitro de oócitos na presença de NP-Zn.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado e ter experiência comprovada em experimentos de genes de resistência antimicrobiana e cultivo in vitro de oócitos.

Os interessados devem enviar e-mail para o coordenador do projeto, o professor Helder Louvandini (louvandini@cena.usp.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4085.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Fonte: Agência FAPESP - 09/02/21


Programas podem selecionar produções de destaque

Avaliação Quadrienal 2017-2020, que acontece este ano, apresenta resultados de um trabalho que vem sendo continuamente aprimorado com a comunidade acadêmico-científica brasileira. Essas melhorias acompanham a evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação e reconhecem os diferentes estágios de desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento, assim como as assimetrias regionais dos Programas de Pós-Graduação (PPGs).
Como parte desta estratégia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o módulo de Destaques na Plataforma Sucupira. Ali, os PPGs poderão marcar seus produtos mais relevantes, que evidenciem a importância de suas ações.
Para fazer essa classificação, os Programas devem conhecer as orientações dadas por sua Área de Avaliação. As instruções foram divulgadas no documento Orientações, Registro de Resultados e Produções Intelectuais, que se encontra disponível na página de cada Área.
Módulo Destaque
As ferramentas para seleção estão divididas em cinco partes. A primeira refere-se a Produções para Classificação. Nela, as produções intelectuais dos PPGs, representadas por produtos bibliográficos, artísticos e técnicos, podem ser destacadas para classificação.
Na segunda, podem ser selecionados artigos e trabalhos de conclusão, como teses, dissertações ou equivalentes, no caso da modalidade profissional. Na opção seguinte, serão destacadas Produções dos Docentes, onde os produtos dos professores permanentes serão avaliados. A quantidade de destaques será proporcional ao tempo de atuação permanente no Programa.
A quarta opção será para Produções do Ciclo Avaliativo: a partir de todas as informações já cadastradas no Coleta, o PPG poderá indicar de cinco a dez mais relevantes – a quantidade será definida pela orientação da Área de Avaliação.
Por fim, há os Egressos. Aqui, os Programas poderão destacar até  quinze casos, a depender da orientação de sua Área.
Observações
Para destacar, os Programas precisam registrar seus produtos no Coleta, até o dia 31 de março. O módulo já está disponível na Plataforma Sucupira, para início do processo de destaque dos produtos já informados referentes a 2017, 2018 e 2019. Para os de 2020, os PPGs têm o mês de abril para indicação.
A Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES reforça que esse prazo permite apenas a marcação de produções já informadas no sistema, não sendo permitido o acréscimo de novos dados, apenas justificativas de sua escolha.    Fonte: CCS/CAPES - 08/02/21

Universidade lança novo vídeo institucional

Com linguagem simples e acessível, vídeo mostra como a USP é um agente transformador da sociedade

“A USP é de todos, a USP está em você!” Esse é o mote principal do novo vídeo institucional da Universidade, lançado hoje, dia 8 de fevereiro, pelo Canal USP.
“A proposta de concepção do vídeo é a de mostrar para população em geral a grandeza de nossa Universidade e como ela transforma a sociedade com a ciência e a arte que produz, com os alunos que forma na graduação e na pós-graduação e com as atividades de extensão que oferece”, destaca o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.
O vídeo, que tem cerca de dois minutos de duração, foi produzido pela Reitoria em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA), “aliando a expertise e a competência da pesquisa desenvolvida pela unidade nessa área”, conforme explica o vice-reitor.
O coordenador do projeto foi o professor do curso de Publicidade e Propaganda, Arlindo Figueira, mais conhecido como Piu. “A grande motivação para a concepção do vídeo é mostrar como a USP está mais presente no dia a dia do que as pessoas imaginam, com uma linguagem simples e acessível para atingir todos os públicos”, ressalta o professor.
Segundo ele, o processo teve início em 2019, com a contratação de uma produtora, que fez entrevistas com pessoas-chave da gestão da Universidade. A partir daí, foi elaborado o roteiro. A captação de imagens começou a ser feita em 2020, mas foi prejudicada em função da pandemia, que suspendeu as atividades presenciais nos campi a partir do mês de março. “Mas conseguimos finalizar o projeto com sucesso”, comemora o professor.
Além do Canal USP, o vídeo será veiculado no portal e nas redes sociais da Universidade.  Fonte: Jornal da USP - 08/02/21

Feira de Pós-Graduação da USP 2021

                   

No dia 9 de fevereiro próximo (terça-feira) a PRPG promoverá a EXPO PG USP 2021, evento para divulgar as atividades da Pós-Graduação da USP para toda a sociedade, dando a oportunidade que interessados conheçam nossos programas, orientadores e alunos. A página do evento conta com 2 novas informações, "Depoimentos de Egressos" onde podem ser encontrados depoimentos de egressos descrevendo a importância da PG nas suas carreiras com diferentes perspectivas, como acadêmicos, gestores públicos e profissionais com diferentes formações. A programação completa e outros detalhes podem ser obtidos no endereço: https://www.prpg.usp.br/expopg2021/index.php.    Fonte: PRPG - 08/02/21


Implantação de 5G é oportunidade do Brasil avançar em áreas como agricultura, saúde e indústria

Quarta mesa de debate do ciclo “A Implantação de 5G no Brasil”, a ser realizado na USP, questiona as implicações políticas da adoção e implantação da tecnologia no Brasil, elemento que vai afetar todos os aspectos da sociedade social e econômica

A chegada da tecnologia 5G no Brasil deve expandir ainda mais o mercado de novas tecnologias, mas também ajudará outras áreas de serviços, que aproveitariam o avanço para ter uma conexão mais veloz e eficiente. No intuito de discutir a implantação dessa tecnologia no País, a Escola Politécnica (Poli), o Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP estão organizando um ciclo de debates chamado A Implantação de 5G no Brasil. Em sua quarta mesa, o debate será focado nas implicações políticas da adoção e implantação do 5G no Brasil.
“O processo do 5G está se iniciando no mundo inteiro, em que há uma parte regulatória, uma parte de políticas publicas e uma outra parte de implementação. O 5G é uma mudança tecnológica não só no uso de celulares e na velocidade de conexão, mas de toda uma mudança tecnológica que vai afetar a saúde, vai afetar a agricultura, a indústria, serviços financeiros e todos os demais aspectos da sociedade social e econômica”, explica o professor Stefan Salej, do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (Gacint) do IRI-USP e vice-presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Salej comenta que precisamos saber o que vamos fazer com essa nova tecnologia e que este elemento vai ser a base do desenvolvimento social em um primeiro momento. Dois questionamentos norteiam a implantação: o que isso vai significar para o cidadão comum e o que vai significar para a nação em termos de desenvolvimento econômico. O professor afirma que essa “é a possibilidade do Brasil passar para um outro estágio de desenvolvimento”.
O ciclo de discussão A Implantação de 5G no Brasil envolve a sociedade civil, o governo e a academia. O evento será gratuito, on-line, com transmissão ao vivo pelo site do IEA-USP e exige inscrição prévia. Para saber mais informações
 sobre a quarta mesa de debate, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, clique aqui.     Fonte: Jornal da USP - 08/02/21

06 fevereiro 2021

8 de março de 2021 – novo prazo para os empréstimos

Comunicamos que todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 8 de março de 2021.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail ou telefone com as Bibliotecas, caso tenham dúvidas.
Lembramos que as Bibliotecas oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. Consulte o website http://www.aguia.usp.br e explore as opções em acesso aberto ou por meio de acesso remoto VPN USP.  
Outras informações serão encaminhadas oportunamente, sempre que necessário.     
Fonte: AGUIA - 04/02/21

 

05 fevereiro 2021

CAPES lista perspectivas para 2021

Lançar e estabelecer programas estratégicos induzidos, retomar a mobilidade acadêmica internacional e adequar a formação de professores para uso de tecnologia em sala de aula. Essas, juntamente  com a avaliação quadrienal da pós-graduação – após o ciclo de encerrado em 2020, e o novo modelo para o próximo período –, são algumas das prioridades da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para 2021.
Benedito Aguiar, presidente da Fundação, citou todo o panorama em videoconferência nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, com representantes da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em sua fala, Aguiar destacou a continuidade do diálogo como forma de gestão: “Todos os programas estão mantidos. O estatuto da CAPES passa por uma revisão. Havia uma tendência a retirar as entidades, mas conversamos com o Ministério da Educação (MEC) e elas serão mantidas”.
Avaliação, bolsas e periódicos
O presidente lembrou que 2021 é um ano de encerramento de ciclo de avaliação quadrienal. A CAPES abriu um período para recoleta dos dados, encerrado em novembro, que possibilitou a correção de informações. O processo de coleta encerra-se completamente até abril. O objetivo agora é iniciar a regulamentação do próximo ciclo de avaliação, que começa em 2022. Nele será implementado um novo e inédito Modelo Multidimensional.
Sobre auxílios para pós-graduandos, Benedito Aguiar informou que foi concluído o aperfeiçoamento do novo modelo de concessão de bolsas para cotas institucionais, implantado em 2019.
Por fim, o presidente da CAPES citou o Portal de Periódicos, explicando que  reduziu os gastos em US$10 milhões a partir da revisão de contratos, ainda em 2020. O orçamento da CAPES é mensurado em reais e os contratos do Portal de Periódicos são fechados em dólares.   
Veja mais.     Fonte: CCS/CAPES - 05/02/21

Como escolher o gráfico certo para seus dados

Como escolher o gráfico e tabela certos para seus dados?
Se você tiver dados que deseja visualizar, use gráficos corretos. Embora seus dados possam funcionar com vários tipos de gráficos, cabe a você selecionar o que garante que sua mensagem seja clara e precisa. Lembre-se, os dados só são valiosos se você souber visualizá-los e contextualizar.
Forneceremos uma visão geral dos diferentes tipos de gráficos e explicaremos como escolher o caminho certo.
Que história seus dados contam?
Antes de fazer um gráfico, é importante entender por que você precisa de um. Gráficos, mapas e infográficos ajudam as pessoas a entender dados complicados, encontrar padrões, identificar tendências e contar uma história. Pense na mensagem que você deseja compartilhar com seu público.
Siga as melhores práticas de gráficos. Seus números precisam ser somados e os gráficos precisam ser dimensionados de acordo. O que você gostaria de mostrar? Existem quatro tipos principais de gráficos:
Gráficos de comparação são usados para comparar um ou mais conjuntos de dados. Eles podem comparar itens ou mostrar diferenças ao longo do tempo.
Gráficos de relacionamento são usados para mostrar uma conexão ou correlação entre duas ou mais variáveis.
Os gráficos de composição são usados para exibir partes de um todo e mudar ao longo do tempo.
Gráficos de distribuição são usados para mostrar como as variáveis são distribuídas ao longo do tempo, ajudando a identificar valores discrepantes e tendências.   Veja mais.    
Fonte: Infogram - 05/02/21


Projeto de estufas urbanas pretende revolucionar a produção de alimentos

Ideia desenvolvida por equipe de estudantes da USP foi premiada em desafio internacional; projeto alia as estufas verticais à arquitetura das cidades e considera impacto social e economia


Você sabe o que é uma estufa urbana? Ela é como as estufas tradicionais, um espaço artificial feito para o cultivo, porém em uma construção vertical adaptada para grandes metrópoles. Por aliar sustentabilidade e tecnologia, especialistas acreditam que as estufas verticais podem revolucionar a produção de alimentos. Com a demanda de produção em larga escala para uma população cada vez maior, elas evitariam impactos ambientais nas áreas rurais, como a perda de biomas, e poderiam realizar todo o processo nas próprias cidades, barateando custos, diminuindo perdas e envolvendo os cidadãos, 
o que incentivaria hábitos de vida saudáveis e sustentáveis.
É nesse contexto que foi desenvolvido o Cora (Construção da Agricultura Revolucionária), projeto criado por alunos da USP que foi premiado na categoria Health & Lifestyle no BRICS Award, um desafio de ideias para promoção da qualidade de vida das pessoas e do intercâmbio de soluções entre os países que compõem o bloco das nações emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 
O Cora agrupa diversas atividades da cadeia produtiva dos alimentos em um único espaço, englobando o cultivo, a venda in natura dos alimentos e a comercialização de refeições. Além disso, abrange o descarte dos resíduos orgânicos, que podem ser utilizados no sistema de cultivo, como a composteira que gera o adubo e o biodigestor, que produz parte da energia utilizada pelo empreendimento arquitetônico. E como esse tipo de projeto requer conhecimentos de várias áreas, foi necessário formar uma equipe multidisciplinar, com dez estudantes vindos de três cursos diferentes: Engenharia Agronômica e Engenharia Elétrica, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) de Piracicaba, e Arquitetura, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) de São Carlos.    Fonte: Jornal da USP - 04/02/21

03 fevereiro 2021

CAFe e o acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES

                                                       Veja mais                                                Fonte: AGUIA - 03/02/21