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02 março 2021
01 março 2021
CAPES libera declarações de rendimentos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) liberou nesta segunda-feira, 1º, acesso às informações de rendimentos a
serem declarados no Imposto de Renda de 2020. Os dados estão em https://informerendimentos.capes.gov.br/.
Os
documentos são disponíveis para bolsistas no País e no exterior que receberam o
pagamento de bolsa diretamente da CAPES, consultores que tiveram Auxílio de
Avaliação Educacional, além de pesquisadores que ganharam Auxílio
Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe) e todos os que
receberam diárias e ajudas de custo.
A partir de 2021, para terem acesso às declarações, os interessados deverão fazer login no sistema e informar o exercício relacionado às informações. Os beneficiários que não tiverem registro de usuário e senha devem se cadastrar na opção ‘Solicitar Cadastro’, posicionada no rodapé da página Informe de Rendimentos. Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21
Site da CAPES abre espaço para Avaliação Quadrienal
Para dar início às atividades da Avaliação Quadrienal 2017-2020, a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta
segunda-feira, 1º de março, um espaço próprio para abrir um canal de
comunicação direta com a comunidade.
Benedito
Aguiar, presidente da CAPES, acredita que esse é “um momento especial e de
grande responsabilidade, pois define os rumos do Sistema Nacional de
Pós-Graduação (SNPG)”, já que a Avaliação Quadrienal é uma das ações de maior
significado da Fundação. Aguiar defende “uma pós-graduação de excelência
acadêmica e que seja pilar do desenvolvimento científico e tecnológico,
fundamental para o avanço econômico e social do país”.
Em
sua página no site da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) apresenta
orientações para os programas de pós-graduação (PPGs), coordenadores de área e
sociedade em geral. Lá, os visitantes poderão acessar informações sobre os
princípios e objetivos da avaliação periódica de PPGs, calendário de atividades, cronograma detalhado das ações e
seus períodos de realização, além de informativos diversos.
O processo prevê quatro etapas: duas de preparação – realizadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração. Saiba mais.
Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21
Artigos de acesso aberto: um guia para pesquisadores
Encontrar uma pesquisa
científica de qualidade pode ser difícil, mesmo na Era da Informação, quando
quase qualquer coisa pode ser encontrada on-line. Os documentos de acesso aberto tornam o processo de pesquisa um
pouco mais fácil. Esta matéria, traduzida do Blog da Clarivate Analytics,
fornece aos pesquisadores uma visão geral completa do que é o acesso aberto, as
vantagens dos recursos de acesso aberto, o que procurar ao publicar documentos
de acesso aberto, bem como os diferentes tipos de acesso aberto disponíveis.
O que é o Acesso Aberto?
Acesso aberto (OA) é o nome do material científico e acadêmico
gratuito, digital e com texto completo disponibilizado on-line. Conforme
definido pelo Creative Commons, os documentos de acesso aberto são “digitais,
online, gratuitos e livres da maioria das restrições de direitos autorais e
licenciamento”.
Como o Open Access se desenvolveu?
Os anos 90 viram o início do movimento de acesso aberto causado
pela ampla disponibilidade da Internet, embora pesquisadores de física e
cientistas da computação tivessem arquivado trabalhos na Internet muito antes
de esse método de publicação ser oficialmente chamado de acesso aberto.
O acesso aberto capitalizou a crescente quantidade de tecnologias e tendências digitais emergentes para facilitar a descoberta de pesquisas e aumentar seu impacto subsequente. O acesso aberto garantiu que o trabalho dos pesquisadores se beneficiasse de uma ampla distribuição, além de permitir que os pesquisadores avancem seu trabalho mais rapidamente e que os alunos enriquecem seu aprendizado sem restrições. Acesse o guia.
Fonte: AGUIA - fev. 2021
26 fevereiro 2021
Programas de Pós-Graduação recebem 10% a mais de bolsas da Capes em 2021
Pró-reitor da USP avalia que, neste ano, cálculo para a distribuição das bolsas de Mestrado e de Doutorado corrigiu distorções de anos anteriores
Nesta distribuição, a USP recebeu 427 bolsas de Mestrado e de Doutorado a mais do que no ano de 2020, totalizando atualmente mais de 7 mil bolsas financiadas pela Capes na Universidade. “O sistema nacional de Pós-Graduação reconhece que a USP tem sido historicamente subfinanciada, pois, no ano passado, recebemos cerca de 300 bolsas e, neste ano, 427. Mesmo em ano de pandemia e com problemas no financiamento da Capes, conseguimos aumentar nossas bolsas em mais de 10%”, avalia o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 26/02/21
Apresentações do Seminário Gestão de dados científicos: preservação digital e repositório institucional
Evento da série Gestão de dados científicos que visa ser uma chamada para promover mais debates e ampliar as práticas da gestão de dados científicos, com especial enfoque para o trabalho conjunto entre bibliotecários e pesquisadores. As palestras apresentam os conceitos de política de gestão de dados científicos, planejamento e gestão de repositórios de dados, preservação digital, boas práticas e o relato de experiência na construção do repositório de dados científicos da Universidade de São Paulo. Fonte: FAU-USP - 26/02/21
Acesso aberto supera a publicação por assinatura globalmente pela primeira vez
Agora, o acesso aberto supera a publicação de assinatura globalmente pela primeira vez (de acordo com a plataforma Dimensions – https://app.dimensions.ai/discover/publication).
Com o passar do tempo, a Pesquisa Aberta se torna mais claramente articulada e integrada não apenas nas ciências básicas, mas na pesquisa como um todo. A Pesquisa Aberta foi o resultado de duas mudanças em grande escala: Em primeiro lugar, a mudança fundamental na relação entre pesquisa e dados (conforme os dados se tornam mais disponíveis e volumosos, a forma como a pesquisa é realizada, a análise é realizada os resultados são comunicados teve que mudar); e, em segundo lugar, uma mudança em como se espera que as instituições públicas e privadas sejam transparentes e responsáveis. No entanto, apesar dessas forças em nível macro, a mudança tem sido difícil e o caminho para um ecossistema de pesquisa aberto leva mais de duas décadas.
Uma mensagem clara é que a mudança cultural não só leva tempo, mas requer ondas contínuas de iniciativas para manter as coisas em movimento. Em áreas do mundo onde não havia um impulso sustentado para o Acesso Aberto, o progresso não foi tão rápido quanto naqueles que continuaram a apresentar abordagens inovadoras para o progresso da mudança. Veja mais. Fonte: AGUIA - 26/02/21
Comunicado FAPESP sobre Sistema de Prestação de Contas Eletrônico
O Sistema de Prestação de Contas Eletrônico estará disponível no Módulo de Prestação de Contas do SAGe no mês de abril de 2021. A estimativa é que isso ocorra a partir do dia 19. Veja mais. Fonte: Agência FAPESP - 26/02/21
25 fevereiro 2021
Arte em apoio às vacinas: Butantan e Fiocruz ganham obra do muralista Kobra
Kobra e o painel doado ao Instituto Butantan – Foto: Divulgação/Acervo de Eduardo Kobra |
“Essas duas telas, produzi no começo do ano passado, quando estávamos ainda no início dessa terrível pandemia. As obras expressam a esperança na produção de uma vacina. E agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida”, diz o artista. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21
24 fevereiro 2021
Pós-Graduação da USP ouve diplomados para planejar o futuro
Respostas a questionário disponibilizado na Plataforma Alumni mostram ex-alunos de pós-graduação satisfeitos com os programas, mas que ainda é necessário vencer desafios para manter a qualidade
Para analisar como deve ser o futuro dos programas de pós-graduação da USP e para orientar sua gestão, o pró-reitor voltou ao passado e buscou ouvir os titulados por meio de questionário disponibilizado na plataforma Alumni. As respostas ao questionário, composto de dez perguntas relacionadas a diversos pontos da formação, experiência e trajetória profissional do titulado, foram comemoradas pelo pró-reitor. “Foram respostas extremamente positivas, com semelhança na distribuição em todas as áreas. Vemos que a maioria dos alunos está satisfeita, na grande maioria das áreas e dos programas.”
O gestor lembra que um curso de pós-graduação não termina quando o aluno recebe o título, mas sim com o impacto dele na vida profissional do diplomado e em como ele vai colaborar com a sociedade. “Por isso nosso interesse no que aconteceu com nossos ex-alunos”, afirma Carlotti Junior. A pró-reitoria fez uma análise global dos dados, já a análise individual ficará por conta dos coordenadores de programas. “Na análise conjunta não identificamos características individuais, o que é possível ser feito pelos coordenadores de programas, por isso já encaminhamos as planilhas. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21
Dirigentes da Universidade discutem novos projetos para 2021 e atividades acadêmicas durante a pandemia
“Vivemos, hoje, um cenário muito incerto em relação ao avanço da covid-19, mas a manutenção da qualidade é um dos princípios mais importantes da Universidade. Em 2021, nossos projetos estão voltados para o aperfeiçoamento dos processos administrativos e das atividades de tecnologia da informação, para o estímulo à modernização do ensino e para o fomento à pesquisa multidisciplinar”, enfatizou o reitor Vahan Agopyan.
O retorno pleno às atividades presenciais dependerá das condições epidemiológicas e ou da vacinação dos profissionais da educação. Segundo o vice-reitor, a Universidade tem atuado junto às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para tentar priorizar a vacinação dos profissionais da área de educação, principalmente aqueles com idade acima dos 61 anos. “Atualmente, 20% de nosso corpo docente e 15% dos servidores técnico-administrativos se encontram nessa faixa etária”, afirmou.
Na segunda parte da reunião, os pró-reitores – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – fizeram apresentações sobre os novos projetos a serem desenvolvidos durante este ano. “2021 não será um ano atípico para a Universidade, pois as quatro Pró-Reitorias estão empenhadas em ações voltadas para a excelência de nossas atividades”, destacou o reitor.
Um desses projetos é o lançamento, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das unidades móveis “USP na Comunidade”, que irão interagir, a partir do mês de abril, junto à comunidade nas cidades onde estão instalados os campi da USP, e em seus entornos, nas áreas de educação e saúde. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21
Projeto Flora do Brasil 2020 mostra que o país tem a maior diversidade de plantas do mundo
Assista ao vídeo de animação dirigido por Marcelo T. Kubo |
Números impressionantes e grandes incertezas brotam do projeto Flora do Brasil 2020, levantamento recém-concluído sobre a diversidade de plantas do país. Hoje (23/2), o lançamento de um documento de 17 páginas com os principais resultados obtidos até agora representa o cumprimento de uma das metas da Estratégia Global de Conservação das Plantas, vinculada à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário.
Livro relaciona espécies de aves presentes no campus Luiz de Queiroz
O livro está disponível gratuitamente na internet. Fonte:
ESALQNet – 24/02/21
23 fevereiro 2021
Treinamento Citation Topics no InCites
Topic: Citation Topics no InCites - sessão 1
Host: Deborah Assis Dias
Date: Wednesday, February
24, 2021
Go to http://bit.do/fNXwZ and register
Registration password: This session does not require a registration password
Host: Deborah Assis Dias
Date: Friday, February 26, 2021
Time: 10:00 am, S. America Eastern Time (Brasilia, GMT-03:00)
Go to http://bit.do/fNXxm and register
Registration password: This session does not require a registration password
Plataforma inédita no Brasil reúne dados sobre o Cerrado
Esta é uma iniciativa
do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF - Cerrado), Instituto
Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Laboratório de Processamento de
Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Por meio desta
plataforma, oferecemos uma estrutura computacional apta para disseminar o
conhecimento acumulado sobre o bioma Cerrado, com informações confiáveis sobre
uso do solo, biodiversidade e socioeconomia, na forma de mapas, gráficos e
textos, além de ferramentas online para subsidiar políticas públicas e
programas de conservação neste rico e ameaçado ecossistema.
Acompanhar a devastação do Cerrado nas últimas décadas é um
exercício necessário, sobretudo porque o desaparecimento do bioma compromete a
segurança hídrica e alimentar do Brasil. A savana mais biodiversa do planeta já
perdeu 55% de sua vegetação nativa e é surpreendente que seja mais conhecida
como “celeiro do mundo” do que por sua inestimável contribuição socioambiental.
Num esforço para trazer dados precisos,
jogar um holofote sobre a situação e ajudar na tomada de decisões sobre a
gestão do bioma, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento
da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG) lançou no final do ano passado a Plataforma de
Conhecimento do Cerrado.
A ferramenta virtual, bilíngue e colaborativa permite identificar cronologicamente a situação do uso do solo e da socioeconomia do bioma, associando fatores físicos, dados sociais e de biodiversidade, por meio do cruzamento de dados, inclusive com imagens aéreas. Veja mais. Fonte: Jornal da Ciência - 23/02/21