Cortar totalmente o Google da sua rotina e desvincular todas as suas contas dele é bem difícil, mas fique calmo, pois existem outras opções menos drásticas de manter o mínimo da sua privacidade virtual. Confira algumas dicas que podem te ajudar a proteger parte das suas informações pessoais das garras do Google. Saiba mais em: 7 configurações de privacidade do Google que você deve rever. Fonte: Época Negócios - fev. 2021
03 março 2021
Privacidade: como deixar de fornecer suas informações pessoais para o Google
Cortar totalmente o Google da sua rotina e desvincular todas as suas contas dele é bem difícil, mas fique calmo, pois existem outras opções menos drásticas de manter o mínimo da sua privacidade virtual. Confira algumas dicas que podem te ajudar a proteger parte das suas informações pessoais das garras do Google. Saiba mais em: 7 configurações de privacidade do Google que você deve rever. Fonte: Época Negócios - fev. 2021
Manifesto em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
Nós, ex-ministros de Estado,
manifestamos nossa profunda preocupação diante das ameaças à Educação, à
Ciência, Tecnologia e Inovação, decorrentes dos graves cortes orçamentários
propostos para 2021, com descontinuidade de programas estratégicos e risco de colapso
de instituições do Sistema Nacional de CT&I – retrocesso sem precedentes na
história das políticas nacionais.
Com enorme empenho, nas últimas décadas, qualificamos significativo corpo de pesquisadores, que tem atuado na fronteira do conhecimento e que projetou o Brasil como 14º maior produtor de ciência mundial, posição hoje ameaçada. Nem mesmo as piores previsões poderiam projetar tal cenário.
Nações mais desenvolvidas são aquelas que têm no avanço da pesquisa e inovação as bases para construção de uma sociedade do conhecimento. A centralidade dessa agenda nos países desenvolvidos, e em alguns países em desenvolvimento, nos últimos anos, instaurou estratégias industriais e de CT&I com status de políticas de Estado de longo prazo, apoiadas em incentivos à P&D, subvenções e uso do poder de compra governamental. Leia o texto na íntegra.
Fonte: Jornal da USP - 02/03/21
02 março 2021
01 março 2021
CAPES libera declarações de rendimentos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES) liberou nesta segunda-feira, 1º, acesso às informações de rendimentos a
serem declarados no Imposto de Renda de 2020. Os dados estão em https://informerendimentos.capes.gov.br/.
Os
documentos são disponíveis para bolsistas no País e no exterior que receberam o
pagamento de bolsa diretamente da CAPES, consultores que tiveram Auxílio de
Avaliação Educacional, além de pesquisadores que ganharam Auxílio
Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe) e todos os que
receberam diárias e ajudas de custo.
A partir de 2021, para terem acesso às declarações, os interessados deverão fazer login no sistema e informar o exercício relacionado às informações. Os beneficiários que não tiverem registro de usuário e senha devem se cadastrar na opção ‘Solicitar Cadastro’, posicionada no rodapé da página Informe de Rendimentos. Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21
Site da CAPES abre espaço para Avaliação Quadrienal
Para dar início às atividades da Avaliação Quadrienal 2017-2020, a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta
segunda-feira, 1º de março, um espaço próprio para abrir um canal de
comunicação direta com a comunidade.
Benedito
Aguiar, presidente da CAPES, acredita que esse é “um momento especial e de
grande responsabilidade, pois define os rumos do Sistema Nacional de
Pós-Graduação (SNPG)”, já que a Avaliação Quadrienal é uma das ações de maior
significado da Fundação. Aguiar defende “uma pós-graduação de excelência
acadêmica e que seja pilar do desenvolvimento científico e tecnológico,
fundamental para o avanço econômico e social do país”.
Em
sua página no site da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) apresenta
orientações para os programas de pós-graduação (PPGs), coordenadores de área e
sociedade em geral. Lá, os visitantes poderão acessar informações sobre os
princípios e objetivos da avaliação periódica de PPGs, calendário de atividades, cronograma detalhado das ações e
seus períodos de realização, além de informativos diversos.
O processo prevê quatro etapas: duas de preparação – realizadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração. Saiba mais.
Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21
Artigos de acesso aberto: um guia para pesquisadores
Encontrar uma pesquisa
científica de qualidade pode ser difícil, mesmo na Era da Informação, quando
quase qualquer coisa pode ser encontrada on-line. Os documentos de acesso aberto tornam o processo de pesquisa um
pouco mais fácil. Esta matéria, traduzida do Blog da Clarivate Analytics,
fornece aos pesquisadores uma visão geral completa do que é o acesso aberto, as
vantagens dos recursos de acesso aberto, o que procurar ao publicar documentos
de acesso aberto, bem como os diferentes tipos de acesso aberto disponíveis.
O que é o Acesso Aberto?
Acesso aberto (OA) é o nome do material científico e acadêmico
gratuito, digital e com texto completo disponibilizado on-line. Conforme
definido pelo Creative Commons, os documentos de acesso aberto são “digitais,
online, gratuitos e livres da maioria das restrições de direitos autorais e
licenciamento”.
Como o Open Access se desenvolveu?
Os anos 90 viram o início do movimento de acesso aberto causado
pela ampla disponibilidade da Internet, embora pesquisadores de física e
cientistas da computação tivessem arquivado trabalhos na Internet muito antes
de esse método de publicação ser oficialmente chamado de acesso aberto.
O acesso aberto capitalizou a crescente quantidade de tecnologias e tendências digitais emergentes para facilitar a descoberta de pesquisas e aumentar seu impacto subsequente. O acesso aberto garantiu que o trabalho dos pesquisadores se beneficiasse de uma ampla distribuição, além de permitir que os pesquisadores avancem seu trabalho mais rapidamente e que os alunos enriquecem seu aprendizado sem restrições. Acesse o guia.
Fonte: AGUIA - fev. 2021
26 fevereiro 2021
Programas de Pós-Graduação recebem 10% a mais de bolsas da Capes em 2021
Pró-reitor da USP avalia que, neste ano, cálculo para a distribuição das bolsas de Mestrado e de Doutorado corrigiu distorções de anos anteriores
Nesta distribuição, a USP recebeu 427 bolsas de Mestrado e de Doutorado a mais do que no ano de 2020, totalizando atualmente mais de 7 mil bolsas financiadas pela Capes na Universidade. “O sistema nacional de Pós-Graduação reconhece que a USP tem sido historicamente subfinanciada, pois, no ano passado, recebemos cerca de 300 bolsas e, neste ano, 427. Mesmo em ano de pandemia e com problemas no financiamento da Capes, conseguimos aumentar nossas bolsas em mais de 10%”, avalia o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 26/02/21
Apresentações do Seminário Gestão de dados científicos: preservação digital e repositório institucional
Evento da série Gestão de dados científicos que visa ser uma chamada para promover mais debates e ampliar as práticas da gestão de dados científicos, com especial enfoque para o trabalho conjunto entre bibliotecários e pesquisadores. As palestras apresentam os conceitos de política de gestão de dados científicos, planejamento e gestão de repositórios de dados, preservação digital, boas práticas e o relato de experiência na construção do repositório de dados científicos da Universidade de São Paulo. Fonte: FAU-USP - 26/02/21
Acesso aberto supera a publicação por assinatura globalmente pela primeira vez
Agora, o acesso aberto supera a publicação de assinatura globalmente pela primeira vez (de acordo com a plataforma Dimensions – https://app.dimensions.ai/discover/publication).
Com o passar do tempo, a Pesquisa Aberta se torna mais claramente articulada e integrada não apenas nas ciências básicas, mas na pesquisa como um todo. A Pesquisa Aberta foi o resultado de duas mudanças em grande escala: Em primeiro lugar, a mudança fundamental na relação entre pesquisa e dados (conforme os dados se tornam mais disponíveis e volumosos, a forma como a pesquisa é realizada, a análise é realizada os resultados são comunicados teve que mudar); e, em segundo lugar, uma mudança em como se espera que as instituições públicas e privadas sejam transparentes e responsáveis. No entanto, apesar dessas forças em nível macro, a mudança tem sido difícil e o caminho para um ecossistema de pesquisa aberto leva mais de duas décadas.
Uma mensagem clara é que a mudança cultural não só leva tempo, mas requer ondas contínuas de iniciativas para manter as coisas em movimento. Em áreas do mundo onde não havia um impulso sustentado para o Acesso Aberto, o progresso não foi tão rápido quanto naqueles que continuaram a apresentar abordagens inovadoras para o progresso da mudança. Veja mais. Fonte: AGUIA - 26/02/21
Comunicado FAPESP sobre Sistema de Prestação de Contas Eletrônico
O Sistema de Prestação de Contas Eletrônico estará disponível no Módulo de Prestação de Contas do SAGe no mês de abril de 2021. A estimativa é que isso ocorra a partir do dia 19. Veja mais. Fonte: Agência FAPESP - 26/02/21
25 fevereiro 2021
Arte em apoio às vacinas: Butantan e Fiocruz ganham obra do muralista Kobra
Kobra e o painel doado ao Instituto Butantan – Foto: Divulgação/Acervo de Eduardo Kobra |
“Essas duas telas, produzi no começo do ano passado, quando estávamos ainda no início dessa terrível pandemia. As obras expressam a esperança na produção de uma vacina. E agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida”, diz o artista. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21
24 fevereiro 2021
Pós-Graduação da USP ouve diplomados para planejar o futuro
Respostas a questionário disponibilizado na Plataforma Alumni mostram ex-alunos de pós-graduação satisfeitos com os programas, mas que ainda é necessário vencer desafios para manter a qualidade
Para analisar como deve ser o futuro dos programas de pós-graduação da USP e para orientar sua gestão, o pró-reitor voltou ao passado e buscou ouvir os titulados por meio de questionário disponibilizado na plataforma Alumni. As respostas ao questionário, composto de dez perguntas relacionadas a diversos pontos da formação, experiência e trajetória profissional do titulado, foram comemoradas pelo pró-reitor. “Foram respostas extremamente positivas, com semelhança na distribuição em todas as áreas. Vemos que a maioria dos alunos está satisfeita, na grande maioria das áreas e dos programas.”
O gestor lembra que um curso de pós-graduação não termina quando o aluno recebe o título, mas sim com o impacto dele na vida profissional do diplomado e em como ele vai colaborar com a sociedade. “Por isso nosso interesse no que aconteceu com nossos ex-alunos”, afirma Carlotti Junior. A pró-reitoria fez uma análise global dos dados, já a análise individual ficará por conta dos coordenadores de programas. “Na análise conjunta não identificamos características individuais, o que é possível ser feito pelos coordenadores de programas, por isso já encaminhamos as planilhas. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21
Dirigentes da Universidade discutem novos projetos para 2021 e atividades acadêmicas durante a pandemia
“Vivemos, hoje, um cenário muito incerto em relação ao avanço da covid-19, mas a manutenção da qualidade é um dos princípios mais importantes da Universidade. Em 2021, nossos projetos estão voltados para o aperfeiçoamento dos processos administrativos e das atividades de tecnologia da informação, para o estímulo à modernização do ensino e para o fomento à pesquisa multidisciplinar”, enfatizou o reitor Vahan Agopyan.
O retorno pleno às atividades presenciais dependerá das condições epidemiológicas e ou da vacinação dos profissionais da educação. Segundo o vice-reitor, a Universidade tem atuado junto às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para tentar priorizar a vacinação dos profissionais da área de educação, principalmente aqueles com idade acima dos 61 anos. “Atualmente, 20% de nosso corpo docente e 15% dos servidores técnico-administrativos se encontram nessa faixa etária”, afirmou.
Na segunda parte da reunião, os pró-reitores – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – fizeram apresentações sobre os novos projetos a serem desenvolvidos durante este ano. “2021 não será um ano atípico para a Universidade, pois as quatro Pró-Reitorias estão empenhadas em ações voltadas para a excelência de nossas atividades”, destacou o reitor.
Um desses projetos é o lançamento, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das unidades móveis “USP na Comunidade”, que irão interagir, a partir do mês de abril, junto à comunidade nas cidades onde estão instalados os campi da USP, e em seus entornos, nas áreas de educação e saúde. Veja mais. Fonte: Jornal da USP - 24/02/21
Projeto Flora do Brasil 2020 mostra que o país tem a maior diversidade de plantas do mundo
Assista ao vídeo de animação dirigido por Marcelo T. Kubo |
Números impressionantes e grandes incertezas brotam do projeto Flora do Brasil 2020, levantamento recém-concluído sobre a diversidade de plantas do país. Hoje (23/2), o lançamento de um documento de 17 páginas com os principais resultados obtidos até agora representa o cumprimento de uma das metas da Estratégia Global de Conservação das Plantas, vinculada à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário.