03 março 2021

Privacidade: como deixar de fornecer suas informações pessoais para o Google

O Google já faz parte de nossas vidas, e isso não podemos negar. Mas nem por isso você quer que ele tenha liberdade para seguir todos os seus passos, certo? Infelizmente, a grande maioria dos serviços do gigante da web está rastreando várias informações sobre você. 
Cortar totalmente o Google da sua rotina e desvincular todas as suas contas dele é bem difícil, mas fique calmo, pois existem outras opções menos drásticas de manter o mínimo da sua privacidade virtual. Confira algumas dicas que podem te ajudar a proteger parte das suas informações pessoais das garras do Google.   Saiba mais em: 7 configurações de privacidade do Google que você deve rever.   Fonte: Época Negócios - fev. 2021

Manifesto em defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação

Nós, ex-ministros de Estado, manifestamos nossa profunda preocupação diante das ameaças à Educação, à Ciência, Tecnologia e Inovação, decorrentes dos graves cortes orçamentários propostos para 2021, com descontinuidade de programas estratégicos e risco de colapso de instituições do Sistema Nacional de CT&I – retrocesso sem precedentes na história das políticas nacionais.

Enquanto países desenvolvidos reforçam suas políticas de CT&I, em face da contribuição essencial destas para retomada do crescimento sustentável e equânime, caminhamos a passos largos na direção do obscurantismo – mediante a negação da ciência, recuo na formação de recursos humanos e declínio da inovação no setor produtivo.
Com enorme empenho, nas últimas décadas, qualificamos significativo corpo de pesquisadores, que tem atuado na fronteira do conhecimento e que projetou o Brasil como 14º maior produtor de ciência mundial, posição hoje ameaçada. Nem mesmo as piores previsões poderiam projetar tal cenário.
Nações mais desenvolvidas são aquelas que têm no avanço da pesquisa e inovação as bases para construção de uma sociedade do conhecimento. A centralidade dessa agenda nos países desenvolvidos, e em alguns países em desenvolvimento, nos últimos anos, instaurou estratégias industriais e de CT&I com status de políticas de Estado de longo prazo, apoiadas em incentivos à P&D, subvenções e uso do poder de compra governamental.   Leia o texto na íntegra.    
Fonte: Jornal da USP - 02/03/21


01 março 2021

CAPES libera declarações de rendimentos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) liberou nesta segunda-feira, 1º, acesso às informações de rendimentos a serem declarados no Imposto de Renda de 2020. Os dados estão em https://informerendimentos.capes.gov.br/.

Os documentos são disponíveis para bolsistas no País e no exterior que receberam o pagamento de bolsa diretamente da CAPES, consultores que tiveram Auxílio de Avaliação Educacional, além de pesquisadores que ganharam Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa (Auxpe) e todos os que receberam diárias e ajudas de custo.

A partir de 2021, para terem acesso às declarações, os interessados deverão fazer login no sistema e informar o exercício relacionado às informações. Os beneficiários que não tiverem registro de usuário e senha devem se cadastrar na opção ‘Solicitar Cadastro’, posicionada no rodapé da página  Informe de Rendimentos.    Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21


Site da CAPES abre espaço para Avaliação Quadrienal

Para dar início às atividades da Avaliação Quadrienal 2017-2020, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, nesta segunda-feira, 1º de março, um espaço próprio para abrir um canal de comunicação direta com a comunidade.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, acredita que esse é “um momento especial e de grande responsabilidade, pois define os rumos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)”, já que a Avaliação Quadrienal é uma das ações de maior significado da Fundação. Aguiar defende “uma pós-graduação de excelência acadêmica e que seja pilar do desenvolvimento científico e tecnológico, fundamental para o avanço econômico e social do país”.

Em sua página no site da CAPES, a Diretoria de Avaliação (DAV) apresenta orientações para os programas de pós-graduação (PPGs), coordenadores de área e sociedade em geral. Lá, os visitantes poderão acessar informações sobre os princípios e objetivos da avaliação periódica de PPGs, calendário de atividades, cronograma detalhado das ações e seus períodos de realização, além de informativos diversos.

O processo prevê quatro etapas: duas de preparação – realizadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração.  Saiba mais.    

Fonte: CCS/CAPES - 01/03/21 


Eventos acontecem na 1ª quinzena de março

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Artigos de acesso aberto: um guia para pesquisadores

Encontrar uma pesquisa científica de qualidade pode ser difícil, mesmo na Era da Informação, quando quase qualquer coisa pode ser encontrada on-line. Os documentos de acesso aberto tornam o processo de pesquisa um pouco mais fácil. Esta matéria, traduzida do Blog da Clarivate Analytics, fornece aos pesquisadores uma visão geral completa do que é o acesso aberto, as vantagens dos recursos de acesso aberto, o que procurar ao publicar documentos de acesso aberto, bem como os diferentes tipos de acesso aberto disponíveis.

O que é o Acesso Aberto?

Acesso aberto (OA) é o nome do material científico e acadêmico gratuito, digital e com texto completo disponibilizado on-line. Conforme definido pelo Creative Commons, os documentos de acesso aberto são “digitais, online, gratuitos e livres da maioria das restrições de direitos autorais e licenciamento”. 

Como o Open Access se desenvolveu?

Os anos 90 viram o início do movimento de acesso aberto causado pela ampla disponibilidade da Internet, embora pesquisadores de física e cientistas da computação tivessem arquivado trabalhos na Internet muito antes de esse método de publicação ser oficialmente chamado de acesso aberto.

O acesso aberto capitalizou a crescente quantidade de tecnologias e tendências digitais emergentes para facilitar a descoberta de pesquisas e aumentar seu impacto subsequente. O acesso aberto garantiu que o trabalho dos pesquisadores se beneficiasse de uma ampla distribuição, além de permitir que os pesquisadores avancem seu trabalho mais rapidamente e que os alunos enriquecem seu aprendizado sem restrições.   Acesse o guia.   

Fonte:  AGUIA - fev. 2021


26 fevereiro 2021

Programas de Pós-Graduação recebem 10% a mais de bolsas da Capes em 2021

Pró-reitor da USP avalia que, neste ano, cálculo para a distribuição das bolsas de Mestrado e de Doutorado corrigiu distorções de anos anteriores

A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no último dia 12 de fevereiro, a portaria nº 28, que dispõe sobre os critérios para distribuição de bolsas no âmbito do Programa de Demanda Social (DS) e de bolsas e auxílios para pagamento de taxas escolares no âmbito do Programa de Excelência Acadêmica (Proex), referente ao período de março de 2021 a fevereiro de 2022.
Nesta distribuição, a USP recebeu 427 bolsas de Mestrado e de Doutorado a mais do que no ano de 2020, totalizando atualmente mais de 7 mil bolsas financiadas pela Capes na Universidade. “O sistema nacional de Pós-Graduação reconhece que a USP tem sido historicamente subfinanciada, pois, no ano passado, recebemos cerca de 300 bolsas e, neste ano, 427. Mesmo em ano de pandemia e com problemas no financiamento da Capes, conseguimos aumentar nossas bolsas em mais de 10%”, avalia o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior.    Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 26/02/21

Apresentações do Seminário Gestão de dados científicos: preservação digital e repositório institucional

Este é o conteúdo apresentado no seminário Gestão de dados científicos: preservação digital e repositório institucional, organizado pelo Serviço Técnico de Biblioteca e Comissão de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), realizado em 3/11/20.
Descrição do evento:

Evento da série Gestão de dados científicos que visa ser uma chamada para promover mais debates e ampliar as práticas da gestão de dados científicos, com especial enfoque para o trabalho conjunto entre bibliotecários e pesquisadores. As palestras apresentam os conceitos de política de gestão de dados científicos, planejamento e gestão de repositórios de dados, preservação digital, boas práticas e o relato de experiência na construção do repositório de dados científicos da Universidade de São Paulo.   Fonte: FAU-USP - 26/02/21

Acesso aberto supera a publicação por assinatura globalmente pela primeira vez

Embora tenhamos visto a porcentagem de OA aumentar rapidamente nos últimos anos, especialmente em países como China, Alemanha e Reino Unido, foi só em 2020 que mais resultados foram publicados por meio de canais de acesso aberto do que canais de assinatura tradicionais em todo o mundo. Essa percepção e as evidências são apresentadas na matéria recém-publicada no Blog do Dimensions.
Agora, o acesso aberto supera a publicação de assinatura globalmente pela primeira vez (de acordo com a plataforma Dimensions – https://app.dimensions.ai/discover/publication).
Com o passar do tempo, a Pesquisa Aberta se torna mais claramente articulada e integrada não apenas nas ciências básicas, mas na pesquisa como um todo. A Pesquisa Aberta foi o resultado de duas mudanças em grande escala: Em primeiro lugar, a mudança fundamental na relação entre pesquisa e dados (conforme os dados se tornam mais disponíveis e volumosos, a forma como a pesquisa é realizada, a análise é realizada os resultados são comunicados teve que mudar); e, em segundo lugar, uma mudança em como se espera que as instituições públicas e privadas sejam transparentes e responsáveis. No entanto, apesar dessas forças em nível macro, a mudança tem sido difícil e o caminho para um ecossistema de pesquisa aberto leva mais de duas décadas.
Uma mensagem clara é que a mudança cultural não só leva tempo, mas requer ondas contínuas de iniciativas para manter as coisas em movimento. Em áreas do mundo onde não havia um impulso sustentado para o Acesso Aberto, o progresso não foi tão rápido quanto naqueles que continuaram a apresentar abordagens inovadoras para o progresso da mudança.   Veja mais.   Fonte: AGUIA - 26/02/21

Comunicado FAPESP sobre Sistema de Prestação de Contas Eletrônico

A FAPESP, em sua busca constante pela melhoria e modernização dos procedimentos adotados, implementará em breve o Sistema de Prestação de Contas (PC) Eletrônico, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), que permitirá que os outorgados elaborem e submetam as prestações de contas de Auxílios e Bolsas em formato digital à Fundação.
O sistema integrará o controle das liberações de recursos, eliminando a necessidade de inclusão manual dos valores liberados. Entre as demais funcionalidades do sistema, também será possível que outorgados de Auxílios à Pesquisa, cujas notas de Material Permanente e Material de Consumo são emitidas no CNPJ2 da FAPESP, carreguem diretamente da base das Secretarias das Fazendas Estaduais ou Fazenda Nacional os dados destas notas fiscais, para que sejam associadas à Prestação de Contas. O sistema permitirá ainda o carregamento de dados de uma nota fiscal emitida no CPF do Outorgado por meio da chave de acesso ou do arquivo XML.
O Sistema de Prestação de Contas Eletrônico estará disponível no Módulo de Prestação de Contas do SAGe no mês de abril de 2021. A estimativa é que isso ocorra a partir do dia 19.   Veja mais.   Fonte: Agência FAPESP - 26/02/21


25 fevereiro 2021

Arte em apoio às vacinas: Butantan e Fiocruz ganham obra do muralista Kobra

Kobra e o painel doado ao Instituto Butantan – Foto: Divulgação/Acervo de Eduardo Kobra

Na terça-feira, 23 de fevereiro, o Instituto Butantan completou 120 anos da sua fundação. A data foi comemorada com um presente do muralista brasileiro Eduardo Kobra: um painel de um metro e oitenta por um metro e oitenta inspirado na esperança do desenvolvimento de vacinas para a imunização das pessoas na luta contra a covid-19. Outro painel foi para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que assim como o Butantan tem produzido vacinas contra o novo coronavírus.
“Essas duas telas, produzi no começo do ano passado, quando estávamos ainda no início dessa terrível pandemia. As obras expressam a esperança na produção de uma vacina. E agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e à Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida”, diz o artista.   Fonte: Jornal da USP - 24/02/21

24 fevereiro 2021

Pós-Graduação da USP ouve diplomados para planejar o futuro

Respostas a questionário disponibilizado na Plataforma Alumni mostram ex-alunos de pós-graduação satisfeitos com os programas, mas que ainda é necessário vencer desafios para manter a qualidade

O futuro dos cursos de pós-graduação no Brasil é muito favorável, principalmente se eles forem também considerados como uma forma de aperfeiçoamento da carreira profissional, com um papel mais amplo do que estabelecido quando da criação da pós-graduação, além da vocação de formação de professores, independentemente da área do conhecimento. Mas para esse futuro positivo no horizonte será necessário vencer alguns desafios, como o do financiamento, por exemplo, e o da elaboração de um novo plano nacional com diretrizes para os cursos, que contemple qualidade na formação e na produção. Essa é a análise do Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Para analisar como deve ser o futuro dos programas de pós-graduação da USP e para orientar sua gestão, o pró-reitor voltou ao passado e buscou ouvir os titulados por meio de questionário disponibilizado na plataforma Alumni. As respostas ao questionário, composto de dez perguntas relacionadas a diversos pontos da formação, experiência e trajetória profissional do titulado, foram comemoradas pelo pró-reitor. “Foram respostas extremamente positivas, com semelhança na distribuição em todas as áreas. Vemos que a maioria dos alunos está satisfeita, na grande maioria das áreas e dos programas.”
O gestor lembra que um curso de pós-graduação não termina quando o aluno recebe o título, mas sim com o impacto dele na vida profissional do diplomado e em como ele vai colaborar com a sociedade. “Por isso nosso interesse no que aconteceu com nossos ex-alunos”, afirma Carlotti Junior.  A pró-reitoria fez uma análise global dos dados, já a análise individual ficará por conta dos coordenadores de programas. “Na análise conjunta não identificamos características individuais, o que é possível ser feito pelos coordenadores de programas, por isso já encaminhamos as planilhas.   Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 24/02/21


Dirigentes da Universidade discutem novos projetos para 2021 e atividades acadêmicas durante a pandemia

Na primeira reunião de dirigentes da USP em 2021, realizada no dia 23 de fevereiro, as discussões giraram em torno das medidas adotadas pela USP em função da pandemia e os novos projetos administrativos e acadêmicos previstos para este ano.
“Vivemos, hoje, um cenário muito incerto em relação ao avanço da covid-19, mas a manutenção da qualidade é um dos princípios mais importantes da Universidade. Em 2021, nossos projetos estão voltados para o aperfeiçoamento dos processos administrativos e das atividades de tecnologia da informação, para o estímulo à modernização do ensino e para o fomento à pesquisa multidisciplinar”, enfatizou o reitor Vahan Agopyan.
O retorno pleno às atividades presenciais dependerá das condições epidemiológicas e ou da vacinação dos profissionais da educação. Segundo o vice-reitor, a Universidade tem atuado junto às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde para tentar priorizar a vacinação dos profissionais da área de educação, principalmente aqueles com idade acima dos 61 anos. “Atualmente, 20% de nosso corpo docente e 15% dos servidores técnico-administrativos se encontram nessa faixa etária”, afirmou.
Na segunda parte da reunião, os pró-reitores – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – fizeram apresentações sobre os novos projetos a serem desenvolvidos durante este ano. “2021 não será um ano atípico para a Universidade, pois as quatro Pró-Reitorias estão empenhadas em ações voltadas para a excelência de nossas atividades”, destacou o reitor.
Um desses projetos é o lançamento, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, das unidades móveis “USP na Comunidade”, que irão interagir, a partir do mês de abril, junto à comunidade nas cidades onde estão instalados os campi da USP, e em seus entornos, nas áreas de educação e saúde.    Veja mais.    Fonte: Jornal da USP - 24/02/21

Projeto Flora do Brasil 2020 mostra que o país tem a maior diversidade de plantas do mundo

Assista ao vídeo de animação dirigido por Marcelo T. Kubo
 

Números impressionantes e grandes incertezas brotam do projeto Flora do Brasil 2020, levantamento recém-concluído sobre a diversidade de plantas do país. Hoje (23/2), o lançamento de um documento de 17 páginas com os principais resultados obtidos até agora representa o cumprimento de uma das metas da Estratégia Global de Conservação das Plantas, vinculada à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário. 

Resultado de 12 anos de trabalho de 979 pesquisadores de 224 instituições em 25 países, o Flora do Brasil 2020 é uma plataforma on-line de acesso aberto com descrições científicas, chaves de identificação taxonômica e imagens de 46.975 espécies de plantas, algas e fungos nativos já reconhecidos no país. Traz também 3.041 espécies naturalizadas ou cultivadas, como manga, batata, tomate e café. O total de espécies nativas coloca o Brasil como o país com maior diversidade de espécies do mundo, seguido por China, Indonésia, México e África do Sul. De 2015 a 2020, 2.100 espécies novas entraram na base de dados, o que corresponde a uma nova espécie descrita por dia, em revistas científicas especializadas.   Acesse a publicação  Fonte: Pesquisa FAPESP - 24/02/21