06 abril 2021



CAPES lança edital para doutorado pleno nos Estados Unidos

A CAPES e a Comissão Fulbright divulgaram no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 05, o Edital nº 05/2021, do Programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos (EUA). O documento traz as diretrizes para duas chamadas com a oferta de até 10 bolsas em cada. Uma delas vai atender a estudantes brasileiros das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), Saúde e Ciências da Vida.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explica que o Programa forma profissionais de alto nível nos EUA, “como alternativa complementar às ofertas da pós-graduação brasileira, para candidatos com excelente desempenho acadêmico”. Além disso, as ofertas são uma opção para projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil.
O CAPES/Fulbright incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no País e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O Programa também amplia o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do País.
As bolsas terão duração de até seis anos e serão financiadas pela CAPES, a Fulbright e as universidades americanas. Cada bolsista deste Programa será apoiado financeiramente pela CAPES e pela Fulbright com o valor anual de até US$ 55 mil.
Cronograma
As inscrições para a primeira chamada podem ser feitas até o dia 17 de maio e os resultados preliminares serão divulgados até 02 de julho. Em outubro começa o processo seletivo das universidades americanas, cujo resultado será anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem se iniciar entre agosto e dezembro de 2022. 
Fonte: CCS/CAPES - 06/04/21

Comunicado nº 10 sobre a COVID-19: Prestação de Contas

Em função do agravamento da pandemia de COVID-19 e dos questionamentos que estão sendo encaminhados à Fundação, a FAPESP comunica que foi concedida nova prorrogação dos compromissos de Prestação de Contas.
Foram prorrogados até 29/04/2021 os prazos para todas as Prestações de Contas parciais e Complementos de Prestações de Contas, de Auxílios e Bolsas, anteriormente devidos entre 01/02/2021 e 28/04/2021. Esta prorrogação de compromissos altera parcialmente o item 1 do Comunicado n° 8, de 24 de setembro de 2020.
Caso haja necessidade de nova prorrogação de prazo, o Pesquisador Responsável poderá submeter solicitação justificada para análise da Fundação.
A FAPESP informa que em breve serão divulgadas à comunidade instruções para que as Prestações de Contas possam ser enviadas em formato eletrônico.    
Fonte: Agência FAPESP - 06/04/21

05 abril 2021

Máscara que inativa o vírus

Em março, começou a ser avaliada em um teste clínico no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, uma máscara contendo um composto biocompatível capaz de inativar o novo coronavírus. Desenvolvida pela equipe da engenheira biomédica Suélia Fleury Rosa, da Universidade de Brasília (UnB), a máscara é um modelo N95 e contém nanofibras de quitosana, um polissacarídeo extraído da casca descartada de crustáceos. Barato, atóxico e não alergênico, o composto inativou partículas do Sars-CoV-2 em testes no laboratório do engenheiro Marcus Vinicius Lia Fook, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Financiado por doações on-line, o ensaio clínico foi registrado na Anvisa e está avaliando o desempenho da máscara, que recebeu o nome de Vesta, em 60 profissionais da saúde que atendem pacientes com Covid-19.“Se aprovada pela Anvisa, a Vesta será fabricada sob licença não exclusiva”, conta Rosa. “Queremos oferecer a tecnologia a todas as empresas interessadas.”     Fonte: Pesquisa FAPESP - abr. 2021

30 março 2021

Google Maps anuncia rotas sustentáveis, previsão do tempo e assistente integrado

Google anunciou nesta terça-feira (30) uma série de novidades que o Maps, serviço de mapas da empresa, deve ganhar até o final do ano. 
Entre elas previsão do tempo integrada, modo de direção com assistente de voz, rotas que gastam menos combustível e realidade aumentada para mostrar direções em ambientes internos como shoppings e aeroportos. Os recursos vão chegar aos poucos, durante os próximos meses.
Previsão do tempo
Os mapas do Google terão duas novas camadas de informações relacionadas ao clima: uma de previsão do tempo e outra de qualidade do ar. Ao colocar um endereço do aplicativo, as pessoas poderão ver como estará o clima nas próximas horas na região. A opção deve ser liberada no mundo todo "nos próximos meses"Já a função que mostra a qualidade do ar será testada primeira na Austrália, na Índia e nos EUA.
Rotas sustentáveis

Os mapas vão passar a mostrar qual é a rota com emissões mais baixas de gás carbônico e menor consumo de combustível. Para isso, o aplicativo vai mostrar direções que tenham mais descidas, por exemplo. Está previsto um lançamento mundial ainda neste ano, mas o Google não detalhou a data.

Modais em uma única tela

O Google Maps mostra rotas e estimativa de tempo de chegada para diferentes modais como carro, transporte público ou bicicleta – mas elas ficam separadas em abas. Nos próximos meses, a tela de rotas vai ser reformulada para exibir todos os modais em lista. A companhia afirma que vai mostra as opções de acordo com os modos preferidos da cada usuário e priorizar modais que sejam populares em determinadas cidades para aparecerem no topo. assistente virtual do Google, presente no Android e no aplicativo da empresa no iPhone, vai ser integrado ao Maps em 13 novos países, incluindo o Brasil, nos próximos meses. recurso permite fazer e receber ligações, mandar mensagens e dar play em músicas a partir de comandos de voz, sem sair da tela de navegação.

Assistente integrado
assistente virtual do Google, presente no Android e no aplicativo da empresa no iPhone, vai ser integrado ao Maps em 13 novos países, incluindo o Brasil, nos próximos mesesO recurso permite fazer e receber ligações, mandar mensagens e dar play em músicas a partir de comandos de voz, sem sair da tela de navegação.

Direções em ambientes fechados
O Google Maps tem, há mais ou menos um ano, um recurso de realidade aumentada que mostra as direções através da câmera do celular. A opção funciona em cidades em que o Street View está disponível. A empresa planeja oferecer esse recurso, chamado "Live View" em alguns ambientes fechados como shoppings e aeroportos. A novidade, porém, está disponível somente em alguns estabelecimentos dos EUA. Nos próximos meses deverá chegar a cidades como Zurique, na Suíça, e Tóquio, no Japão.
Delivery ou retirada
Estabelecimentos comerciais vão poder incluir no Google Maps detalhes sobre o funcionamento como horários de delivery, taxas e pedidos mínimos. Por enquanto, a opção só está disponível nos Estados Unidos e não há previsão de chegada a outros países.   Fonte: Portal G1 - 30/03/21


Coleta Capes apresenta novos campos para dados de programas

Os programas de pós-graduação (PPGs) têm novos campos para preencher no Coleta. As informações, prestadas dentro da Plataforma Sucupira, pertencem à nova Ficha de Avaliação e servirão para facilitar a análise das propostas dos PPGs, por parte das Comissões, durante a Avaliação Quadrienal, que acontece esse ano.
Programa, Formação, Impacto na Sociedade, Histórico e Contextualização do Programa, Oferta e Demanda de vagas e informações adicionais são os novos campos disponíveis. Além disso, um deles abre espaço para informações sobre o impacto da COVID-19 nas atividades do programa. Embora tenham sido incluídos para o envio do Coleta referente a 2020, os dados devem considerar o desempenho de todo o quadriênio.
A data-limite para o preenchimento é 23 de abril e os PPGs devem seguir as orientações específicas de sua Área de Avaliação. Depois disso, os pró-reitores têm até 30 de abril para validarem os dados.
Avaliação Quadrienal é parte do sistema desenvolvido pela CAPES, para análise dos programas de pós-graduação. O atual processo é referente aos anos 2017-2020 e reúne informações sobre as produções e atividades desenvolvidas pelos PPGs, durante o quadriênio. São quatro etapas a serem cumpridas: duas de preparação – executadas pelos programas e áreas de avaliação –, a avaliação dos PPGs e a reconsideração. O resultado final deve ser divulgado no primeiro trimestre de 2022.    Fonte: CCS/CAPES - 30/03/21


29 março 2021

Promulgada lei que impede bloqueio do FNDCT

Após pressão da comunidade científica, Congresso derrubou veto presidencial a esta legislação, garantindo os recursos do fundo para a sua destinação original: o financiamento à Ciência, Tecnologia e Inovação

Diário Oficial da União (DOU) publicou em sua edição de sexta-feira (26/3) a promulgação da lei que impede o bloqueio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Publicada no DOU dia 13 de janeiro, a lei 177 tem origem no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 135/2020 que trata do FNDCT. O texto final aprovado no Congresso em dezembro transforma o fundo em financeiro e proíbe a alocação dos recursos em reservas de contingência, fiscal ou financeira. Mas o presidente Jair Bolsonaro vetou esse dispositivo.
Após muita luta e negociação da comunidade científica, o veto foi derrubado em votação de 17 de março, garantindo os recursos do fundo. O FNDCT é a principal fonte de financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.
A votação do orçamento para 2021 aconteceu no dia 25 de março e, embora a derrubada do veto presidencial tenha acontecido no dia 17/3, a Lei 177/2021 ainda não havia sido promulgada. A aprovação do Orçamento 2021, portanto, foi feita sem a Lei ter sido validada, então seu conteúdo não consta na proposta aprovada – o que envolve o bloqueio de 90% dos recursos do FNDCT.
Mas como a Lei Orçamentária Anual 2021 ainda não foi sancionada, as entidades científicas pressionam agora para que o presidente do Senado inclua a adaptação trazida com a promulgação da Lei 177/2021 no orçamento aprovado.    Fonte: Jornal da Ciência - 29/03/21

Covid-19: um guia do novo coronavírus

Informações sempre atualizadas sobre o avanço
 da Covid-19 e as estratégias para conter a doença
Fonte: Pesquisa FAPESP - 26/03/21

28 março 2021

O uso do sistema Gestão da Informação de Projetos (GiP) começa a partir de 19 de abril

O sistema Gestão da Informação de Projetos (GiP) foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa e implementado em 2015.

Esse aplicativo web gerencia e controla a execução dos projetos de pesquisas financiados com verbas extraorçamentárias das agências de fomento, em total aderência aos modernos procedimentos de gestão de auxílios financeiros e prestações de contas online, com a transparência, segurança e agilidade que dele se espera.

O Sistema GIP tem como objetivo reduzir o tempo gasto na prestação de contas das atividades financeiras dos projetos de pesquisa, permitindo que o Pesquisador destine seu tempo para o que é mais importante: produzir conhecimento científico. Além de minimizar os trâmites burocráticos dispendido com as atividades científicas, facilita a contabilidade dos projetos e, sob o ponto de vista institucional, permite o acompanhamento dos projetos em andamento na Universidade.

Seus processos abrangem as etapas de cadastro, execução e prestação de contas, contando com várias funcionalidades, entre as quais, controle de saldo, registros de entrada e saída de dinheiro, elaboração de relatórios gerenciais, gerenciamento do patrimônio do auxílio ou projeto.

A partir de 19 de abril de 2021 a FAPESP não aceitará prestação de contas em papel.

Assista aos treinamentos.    Fonte: PRP-USP - mar. 2021

27 março 2021


Comissão Europeia lança plataforma de acesso aberto para a publicação de artigos científicos

A Comissão Europeia lançou hoje a 
Open Research Europe, uma plataforma para a publicação de documentos científicos que estará acessível a todos. A plataforma apresentará os resultados dos trabalhos de investigação financiados pelo Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE para 2021-2027 e pelo seu antecessor, Horizonte 2020.
A Open Research Europe permitirá a todos, investigadores ou cidadãos, ter acesso gratuito às mais recentes descobertas científicas. A plataforma dá diretamente resposta às principais dificuldades frequentemente associadas à publicação de resultados científicos, incluindo os atrasos e obstáculos à reutilização dos resultados e os custos elevados. A plataforma é um serviço facultativo que está à disposição dos beneficiários do Horizonte Europa e do Horizonte 2020, a fim de que possam respeitar as respetivas condições de financiamento para um acesso aberto imediato e gratuito.
Apoiar a ciência aberta e a transparência em nível do processo de publicação de artigos científicos
Na sua comunicação «Um novo EEI para a Investigação e a Inovação», a Comissão introduz a Open Research Europe como plataforma de acesso aberto para a publicação dos resultados da investigação levada a cabo mediante o financiamento do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa em todas as áreas da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, bem como das ciências sociais e humanas e das artes.
A Open Research Europe contribuirá, não só para uma publicação aberta, rápida e eficiente em termos de custos, mas também para que os beneficiários do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa possam respeitar as condições de acesso aberto associadas ao seu financiamento: acesso aberto imediato, tal como exigido pelo Horizonte Europa, e apresentação automática num repositório geral (o Horizonte 2020 permitia um período de embargo de 6 a 12 meses). A Open Research Europe oferecerá aos investigadores um sítio de publicação que lhes permitirá partilharem rapidamente os seus resultados e conhecimentos e facilitará a realização de debates abertos e construtivos sobre investigação. A plataforma dispõe de uma vasta gama de parâmetros para medir o impacto científico e social dos artigos e fornecer informações sobre a sua utilização e reutilização.   Saiba mais.    Fonte: Comunidade Cultura e Arte - 24/03/21

Museu do Louvre disponibiliza quase meio milhão de obras online

Clássico museu localizado em Paris, França, o
 Museu do Louvre, disponibilizou quase meio milhão de obras virtualmente, número que representa quase três quartos de todas as coleções - segundo dados do G1. Um banco de dados online foi anunciado nesta sexta, 26 de março.
Dentre as opções disponíveis online estão, inclusive, algumas que não estão expostas fisicamente no museu parisiense - o banco de dados conta com um catálogo com mais de 482.000 obras.
O conteúdo virtual é somado aos títulos armazenados, e até as novas instalações ultramodernas de Lievin, no norte da França, podem ser exploradas via internet. Vale lembrar que, o acesso online para o museu Delacroix, pertencente ao Louvre, também está disponível.
Devido à pandemia de coronavírus, as visitações presenciais estão suspensas há meses. Com isso, o Museu do Louvre investe nos conteúdos online, e segundo os dados do G1, acessos online aumentara para 21 milhões, além das redes sociais conseguirem conquistar mais de dez milhões de seguidores.  Acesse o acervo ao clicar aqui.    Fonte: Portal G1 - 26/03/21

26 março 2021

Treinamentos on-line do Portal de Periódicos CAPES com inscrições abertas


Desde o início da pandemia de covid-19, os usuários das instituições de ensino superior têm recorrido cada vez mais aos meios digitais para realizar suas pesquisas. Diante do cenário atual, no qual muitas instituições ainda estão com as atividades presenciais suspensas, buscar fontes de informações confiáveis tem sido um grande desafio. Nesse sentido, a CAPES oferece treinamentos on-line no uso do Portal de Periódicos para auxiliar a comunidade acadêmica a reconhecer e fazer suas buscas em materiais científicos de qualidade.
Os treinamentos on-line de 2021 começaram no início de março e seguem até o final do ano. As turmas estão divididas por áreas do conhecimento e o calendário pode ser visualizado no menu Treinamentos. É necessário ter um cadastro no Meu espaço para realizar a inscrição. Os participantes terão direito a certificado digital, que será liberado em alguns dias após a realização do curso. 
A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos da CAPES e os conteúdos específicos de cada área do conhecimento. O objetivo é explorar as ferramentas de busca e o acervo disponível, levando o usuário a uma melhor qualificação da sua pesquisa. Além da programação habitual, também serão ofertados treinamentos especiais com temas variados, como uso de indicadores bibliométricos e publicação em periódicos científicos.    Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 26/03/21