14 abril 2021

Conheça o Web of Science™ My Research Assistant

                           
                       
Apresentando Web of Science™ My Research Assistant, um aplicativo móvel que dá acesso à Web of Science e à Master Journal List onde você estiver. Pesquise e salve rapidamente as pesquisas dos principais periódicos do mundo, crie um feed com curadoria das pesquisas mais importantes para você e compartilhe facilmente artigos com colegas - tudo em seu smartphone, onde quer que a inspiração surja. 
Esta versão inclui as seguintes correções de bugs e melhorias:
      • A página inicial foi renomeada como Feeds
      • Os usuários com feeds salvos vão para a tela Feed como padrão.
      • Nova tela inicial
Fonte: Clarivate Analytics - 14/04/21

Demissão de presidente da Capes preocupa gestores da pós-graduação

Mudanças inesperadas no comando da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) deixaram lideranças acadêmicas e científicas apreensivas sobre o futuro da agência e do processo quadrienal de avaliação dos programas de pós-graduação (PPGs) das universidades, previsto para ser concluído neste ano, mas cujo calendário já está atrasado em função da pandemia.
O presidente da Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto, foi exonerado sem aviso prévio (e sem justificativa oficial) na segunda-feira, 12 de abril, pelo ministro Milton Ribeiro. A demissão surpreendeu a comunidade acadêmica. Ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele estava no cargo há 14 meses.
Independentemente de quem vier a substituí-lo, uma troca do comando nesse contexto é preocupante, em função da falta de justificativa, dos cortes orçamentários e das dificuldades já impostas pela pandemia ao processo de avaliação dos PPGs, que é fundamental para a formação de recursos humanos e para a produção de ciência e tecnologia no País. “Já tínhamos problemas suficientes para trabalhar; e essa mudança, agora, pode atrapalhar ainda mais a avaliação”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior. “Fico imaginando o que motivou o MEC a fazer uma mudança dessas num momento tão inoportuno.”   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 13/04/21

Treinamento técnico em banco de dados, nutrição animal e zootecnia na USP

Duas vagas de treinamento técnico de nível três (TT-3) e uma de nível quatro (TT-4), todas com bolsa da FAPESP, estão disponíveis pelo projeto “Desenvolvimento territorial com sustentabilidade do Sertão Alagoano e estudo da biomassa disponível para a produção sustentável de pequenos ruminantes”. As inscrições devem ser feitas até 20 de abril de 2021.
O projeto é desenvolvido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba.
Uma das vagas de TT-3 é para determinar a qualidade nutricional da biomassa forrageira produzida no sistema de produção de pequenos ruminantes na região da Caatinga de Alagoas. O estudo busca conhecer a composição bromatológica da pastagem nativa e cultivadas disponíveis, buscando aprimorar as dietas a serem ofertadas de forma adequada e equilibrada energeticamente.
A segunda oportunidade de TT-3 é direcionada ao estudo das parcerias e práticas dos produtores de ovinos e caprinos na região da Caatinga de Alagoas, com a meta de coletar informações para o estudo com rigor científico e uso de metodologia qualitativa para a imersão no cotidiano do trabalho dos produtores, além de observação de seus membros e suas práticas pautadas em negociações e disputas.
O bolsista de TT-4 participará da criação de um banco de dados contendo informações obtidas da literatura, a fim de identificar os principais sistemas de produção de pequenos ruminantes no Brasil e os principais fatores de origem animal, alimentar e ambiental que modificam a emissão de metano entérico de cada sistema.   Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 14/04/21

13 abril 2021

Programa USP iFriends promove intercâmbio virtual

Estão abertas as inscrições para a segunda edição virtual do programa USP iFriends, promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) da Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa, que é uma adaptação do USP iFriends presencial, tem como objetivo integrar os estudantes estrangeiros à universidade, mesmo em tempos de pandemia. O programa busca estimular a troca de experiências acadêmicas e a prática de diferentes línguas, como inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.
As atividades do iFriends serão realizadas por e-mail e pelo Google Meet, em salas com até 30 participantes, que podem ser divididos em grupos menores.
As turmas serão formadas preferencialmente por cinco membros de instituições de ensino superior nacionais, dez da comunidade USP e 15 da comunidade internacional. O programa contará com uma lista de espera para os participantes que não conseguirem uma vaga.
Para participar, basta estar vinculado a uma instituição de ensino superior e ter interesse em praticar outro idioma. As inscrições para o programa podem ser feitas até quinta-feira (15/04), preenchendo formulário on-line.    Fonte: Agência FAPESP - 13/04/21

12 abril 2021

Fonte: Jornal da USP - 12/04/21

Coleção eBooks All Access – acesso aberto para a USP até 2022

A Coleção E-books All Access ScienceDirect está disponível para a comunidade USP por 12 meses. Trata-se de todo o conteúdo de eBooks do ScienceDirect da Elsevier. Em outras palavras, todas as coleções de livros de todas as áreas do conhecimento estão disponíveis em texto completo. A vigência do contrato é até 31/03/2022. 
A coleção All Access eBooks oferece aos usuários flexibilidade e liberdade necessária para atingir o sucesso interdisciplinar durante a busca por respostas em suas pesquisas e leituras. Ao total são mais de 37 mil títulos de mais de 47 mil autores desde enciclopédias, livros textos até séries de livro. Os usuários da USP têm acesso através do VPN aos computadores da Universidade.

Existem pontos importantes para reforçar sobre o ScienceDirect:

  • O acesso é multiusuário
  • Os downloads ilimitados em formatos como pdf
  • Alinhado com os softwares de acessibilidade (http://bit.do/fQtcJ)
  • Na coleção de 2021, há 9 títulos indicados ao “Prose Awards“ (http://bit.do/fQtcK)
Confira também:

CAPES investirá R$ 13 milhões em projetos na Alemanha

A CAPES destinará R$ 13 milhões por ano para financiar 30 projetos em parceria com a Alemanha. O Edital nº 6/2021, do Probral, foi lançado nesta segunda-feira, 12 de abril. O período para inscrições das propostas vai até as 17 horas de 22 de maio. Podem participar instituições de ensino ou de pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos por meio de programas de pós-graduação tenham doutorado e nota maior ou igual a 4 no último ciclo avaliativo. O processo de inscrição deve ser feito pelo Sistema de Inscrições da CAPES (SiCAPES).
O objetivo do programa é apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. “O dinheiro é repassado para a realização de missões de trabalho e aquisição do material necessário para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado para auxiliar no processo de internacionalização da pós-graduação brasileira”, explica Benedito Aguiar, presidente da CAPES.
Há recursos anuais e mensais. Cada iniciativa terá R$30 mil por ano para as missões de trabalho e R$5 mil anuais para aquisição de materiais e manutenção. As bolsas são concedidas em euros: €1,3 mil mensais para doutorado-sanduíche, com duração de 4 a 6 meses, e mensalidade de €2,1 mil para pós-doutorado (6 a 9 meses). Cada projeto pode ter, no máximo, quatro anos.
Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, aponta a internacionalização como o caminho para o avanço da ciência brasileira. “Vivemos um momento atípico, com mobilidades acadêmicas internacionais interrompidas por causa da pandemia. O cronograma para o projeto prevê as viagens para 2022, para que possamos fazer a ciência brasileira voltar a interagir com as das maiores potências e de forma mais consistente”, afirma.
A análise das propostas se dará até outubro de 2021. Após a publicação do resultado inicial, as instituições terão três dias para recorrer. A divulgação do resultado está prevista para o mesmo mês. As atividades dos projetos devem ser iniciadas em janeiro de 2022 e a viagem dos bolsistas tem previsão de ocorrer em maio e setembro de cada ano do projeto.  
Fonte: CCS/CAPES – 12/04/21


11 abril 2021

Métricas do Altimetric

Altmetria são métricas e dados qualitativos complementares às métricas tradicionais baseadas em citações. Eles podem incluir mas não estão limitados as avaliações por pares no Faculty of 1000, citações na Wikipedia e em documentos de políticas públicas, discussões em blogs de pesquisa, cobertura da mídia tradicional, favoritos em gestores de referência como Mendeley e menções em redes sociais como Twitter.
Um único resultado de pesquisa pode estar online em vários sites e pode ser falado em dezenas de plataformas diferentes. Na Altmetric, trabalhamos nos bastidores, coletando e combinando todas essas informações díspares para fornecer a você uma única visão informativa e visualmente envolvente da atividade online em torno de seu conteúdo acadêmico. Veja quem está falando sobre sua pesquisa e a de seus colegas. Demonstre a influência de seu trabalho para financiadores e comitês de avaliação.
Saber quem está falando sobre sua pesquisa e o que eles estão dizendo é crucial no mundo cada vez mais on-line de hoje. Garantir que seu trabalho seja representado e interpretado com precisão, bem como chegar às pessoas certas no momento certo, tudo desempenha um fator importante em seu impacto mais amplo.  Acesse o site em  https://www.altmetric.com/.   
Fonte: Altimetric - 11/04/21

10 abril 2021

USP em São Carlos oferece aulas de graduação em matemática e estatística abertas ao público

Você tem curiosidade em descobrir como é uma aula dentro da USP? O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos tornou isso possível por meio do programa Aulas Abertas. Confira quais são as disciplinas oferecidas neste semestre pelo programa 
neste link.
A iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) permite que qualquer cidadão assista a algumas aulas ministradas por professores do ICMC aos estudantes de graduação. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.
O objetivo do programa é promover a aproximação do ICMC com a comunidade, possibilitando que os participantes vivenciem como é a dinâmica acadêmica na USP e como são as aulas de um curso regular, além de promover a interação com os alunos matriculados nesses cursos.
O conteúdo das aulas é adaptado para facilitar a interação dos participantes com os professores e estudantes. Os docentes farão uma descrição geral das disciplinas, ressaltando sua importância no curso e na vida profissional.
Podem participar da iniciativa estudantes do ensino médio, vestibulandos, alunos de outras universidades, docentes, pesquisadores e toda a comunidade. Neste semestre, foram disponibilizadas 12 disciplinas, com atividades integralmente virtuais. Confira a relação de disciplinas a serem oferecidas no 1º semestre de 2021 e veja como participar de cada uma via Google Meet.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21

Nova plataforma facilita acesso de empresas às pesquisas da USP

Inédita no Brasil, uma plataforma on-line da USP oferece num só lugar informações sobre patentes, pesquisas, laboratórios, programas e incubadoras da Universidade que podem promover a inovação e o empreendedorismo, facilitando o contato entre empresas e pesquisadores. A 
Hub USP Inovação está disponível na internet a partir desta sexta, dia 9 de abril. A cerimônia de lançamento, transmitida pelo Youtube, contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan.  Além de apresentar as funcionalidades da ferramenta, os participantes do evento falaram sobre a formação de profissionais inovadores e empreendedores.
A plataforma é uma iniciativa da Agência USP de Inovação (Auspin), liderada pela vice-coordenadora Geciane Porto, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), com envolvimento de vários setores da comunidade universitária. A simplicidade no processo de busca e a concentração de informações a respeito de inovação e empreendedorismo num único local são os pontos fortes que a professora destaca no Hub USP Inovação. “Tanto um estudante de graduação ou de pós pode buscar a sua jornada de empreendedorismo, entender quais disciplinas quer fazer ao longo do tempo, quanto uma empresa pode encontrar um professor especialista em um assunto tecnológico para desenvolver um projeto de parcerias”, destaca Geciane.
A busca pode ser feita por meio de palavras-chave que, mediadas por uma ferramenta computacional, acessa todas as informações indexadas a respeito das competências e habilidades dos professores, os serviços tecnológicos que os laboratórios têm disponíveis, os equipamentos que estão acessíveis, as patentes que foram desenvolvidas ao longo de toda a história da USP, além das disciplinas acadêmicas e empresas com DNA USP, que são as startups ou empresas de grande porte que foram criadas por alunos, ex-alunos e pesquisadores da Universide.     Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21

Orçamento 2021 compromete o futuro da ciência brasileira

A ciência brasileira terá que sobreviver em 2021 com um orçamento pífio. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi o que sofreu o maior corte no orçamento federal aprovado em 25 de março pelo Congresso Nacional, com uma redução de 29% dos seus recursos, em comparação com 2020. O orçamento de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — que é vinculado ao MCTI — será de apenas R$ 23,7 milhões; uma quantia absolutamente irrisória para a sustentação da produção científica nacional.
O orçamento total previsto para o MCTI neste ano é da ordem de R$ 8,3 bilhões, comparado a R$ 11,8 bilhões em 2020. O valor reservado para “despesas discricionárias” (ou seja, efetivamente disponível para investimentos em pesquisa), porém, é de apenas R$ 2,7 bilhões, 15% a menos do que em 2020 e 58% a menos do que em 2015 (quando o orçamento já estava em queda), segundo dados apresentados pelo ministro Marcos Pontes em uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 7 de abril.
Considerando o crescimento da comunidade científica ao longo das últimas décadas, o orçamento pode ser considerado o menor da história, em termos da sua capacidade de atender às demandas do setor. O outros dois ministérios que mais perderam recursos no orçamento foram Educação e Meio Ambiente.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21

09 abril 2021

Tutorial da plataforma Minha Biblioteca


Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que reúne as quatro principais editoras acadêmicas do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

A Universidade de São Paulo (USP)  adquiriu a coleção de e-books das áreas de Medicina e Saúde da MINHA BIBLIOTECA, uma plataforma que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. 

A plataforma Minha Biblioteca oferece muita praticidade pra você.   Saiba mais.   

Fonte: AGUIA - 09/04/21


Uma nova ferramenta de mapeamento de excelência baseada em citações e pontuações de leitores

Há cinco anos atrás, Bornmann, Stefaner, de Moya Anegon e Mutz (2014) e Bornmann, Stefaner, de Moya Anegon e Mutz (2014, 2015) lançaram a ferramenta "Mapping Scientific Excellence" que revelam grupos de instituições de excelência ao redor do mundo, com base na citação de dados. Com a nova versão, a ferramenta foi totalmente revisada e relançada. Ela não se baseia apenas em dados de citação (bibliometria), mas também em dados de Mendeley (altmetria). 
Portanto, a medição do impacto institucional da ferramenta foi ampliada, concentrando-se em grupos de status adicionais, além de pesquisadores, como estudantes e bibliotecários. Além disso, a visualização dos dados foi totalmente atualizada, melhorando a operacionalidade para o usuário e incorporando novas funcionalidades, como as páginas de perfis institucionais. Este artigo descreve os conjuntos de dados para a ferramenta atual e os indicadores aplicados. Além disso, as estatísticas subjacentes da ferramenta e o uso do aplicativo da web são explicados.  
Acesse o site da ferramenta em http://www.excellencemapping.net.
Fonte: AGUIA - 09/04/21

 


FAPESP lança página com chamadas de propostas para pesquisa em colaboração

A FAPESP tem estimulado fortemente a pesquisa em colaboração por meio de convênios e acordos de cooperação com universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior. “A estratégia se baseia no reconhecimento de que essas parcerias ampliam as fronteiras do conhecimento, potencializam os resultados das investigações, consolidam grupos de pesquisa no Estado de São Paulo, além de multiplicar, por meio de cofinanciamento, os recursos disponíveis para a ciência e tecnologia”, afirma Cristóvão de Albuquerque, gerente de Colaboração em Pesquisa da FAPESP.
Os resultados são positivos. Os pesquisadores paulistas são responsáveis por mais de 40% dos artigos de autores brasileiros publicados em revistas científicas indexadas. E boa parte desses artigos tem como coautores pesquisadores de outros países.
A pesquisa em colaboração é uma via de mão dupla. No caso dos Países Baixos, por exemplo, o número de publicações conjuntas com pesquisadores brasileiros cresceu 16% entre 2008 e 2017 – acima da média da dos demais parceiros –, junto com o impacto científico das pesquisas, de acordo com estudos realizado pela Netherlands Enterprise Agency. Com base na análise de 6.136 publicações, a FAPESP ficou entre as quatro maiores agências de fomento parceiras.
Com o objetivo de reforçar a cooperação, a Fundação criou uma página em seu portal com informações sobre as oportunidades de colaboração nacional e internacional (chamadas vigentes e em negociação e editais em fluxo contínuo), acessível no endereço https://fapesp.br/chamadas/colaboracao.   Saiba mais.  
Fonte: Agência FAPESP - 09/04/21

08 abril 2021

Lançamento da Plataforma Hub USP Inovação

A plataforma será lançada com o propósito de reunir as mais diversas informações sobre empreendedorismo e inovação da Universidade de São Paulo. Por meio da conectividade entre os atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação, aproximaremos pesquisadores, docentes, alunos, organizações, empresas e instituições de pesquisa. Oferecemos também acesso a tecnologias, competências, serviços tecnológicos, empresas DNA USP, disciplinas e iniciativas realizadas pelos mais de 5.000 professores e 90.000 alunos de graduação e pós da melhor universidade latino-americana e uma das melhores universidades do mundo.
O evento ocorrerá no dia 9 de abril, às 11 horas, por meio de uma transmissão online via Youtube, e contará com a presença do Magnífico Prof. Dr. Vahan Agopyan, onde serão apresentadas as funcionalidades da plataforma e diversas oportunidades de fomento ao empreendedorismo e à inovação.    Fonte: AUSPIN - 08/04/21

07 abril 2021

Estão abertas as inscrições para o curso Lattes Descomplicado, que será pelo realizado grupo de pesquisa "Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes" no dia 13 de abril, às 19h. O curso será ministrado por Naira Christofoletti Silveira e Diogo Xavier da Mata e está estruturado como uma oficina sobre o preenchimento e a estrutura do Currículo Lattes. O evento é livre, aberto e gratuito

Saiba mais sobre o curso e inscreva-se em: https://bit.ly/2PSJvJL.
Fonte: IBICT - 07/04/21    
              

Campus de Piracicaba inaugura Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP

Fonte: ESALQNet - 07/04/21