15 abril 2021

O novo recurso Android do Google visa evitar constrangimentos futuros

Orientaremos você no uso do novo recurso Heads Up que chegará ao Digital Wellbeing. Está começando nos smartphones Pixel do Google - por enquanto. Todos nós já vimos um vídeo hilário de alguém andando na rua e indo direto para um poste de luz enquanto olha para o telefone. Ou talvez não fosse um vídeo e a pessoa fosse você. O Google quer ajudá-lo a evitar ser a estrela no próximo episódio de America's Funniest Home Videos - ou evitar quase acidentes com carros, bicicletas e outros pedestres - com um novo recurso chamado Heads Up, implementado agora em seu aplicativo Digital Wellbeing Android. Depois de ativar o Heads Up, o telefone exibirá periodicamente um alerta que o lembra de manter a cabeça erguida quando detectar que você está andando e usando o telefone ao mesmo tempo.    
Saiba maisFonte: Cnet - 13/04/21

Publicações acadêmicas de todo o mundo estão disponíveis para a comunidade USP

Usuários podem consultar mais de 37 mil e-books da plataforma ScienceDirect e fazer downloads ilimitados das publicações no formato PDF

A partir deste mês, estudantes, pesquisadores e funcionários da USP terão acesso gratuito à coleção de e-books da Science Direct, uma das maiores plataformas de literatura acadêmica com revisão por pares do mundo mantida pela empresa Elsevier. São mais de 37 mil títulos digitais entre livros e periódicos de todas as áreas de conhecimento, além de conteúdo integrado de várias fontes externas na forma de áudio, vídeo e conjuntos de dados. O convênio da USP com a Elsevier permite o acesso até março de 2022.
A plataforma possui um sistema de busca avançado e ferramentas para recuperação de resultados com vários filtros. Para entender como funciona o sistema de busca, a Elsevier oferece um tutorial que pode ser conferido neste link. Também é possível fazer downloads ilimitados das publicações no formato PDF (Portable Document Format), tipo de arquivo criado pela empresa Adobe para compartilhamento de documentos eletrônicos e que já é tradicional na internet.
O acesso a publicações digitais como a Science Direct é promovido pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), órgão da Universidade responsável pela assinatura e aquisição de conteúdos científicos, além de gerenciar a produção acadêmica da universidade. Durante a pandemia, a Agência tem investido para que a comunidade universitária tenha acesso a vários acervos de conteúdos digitais, como os da Science Direct. Ela também disponibilizou para a comunidade USP o acesso a mais de 7.400 veículos de imprensa de 60 países, por meio da plataforma PressReader, e milhares de livros eletrônicos da área de saúde pela plataforma Minha Biblioteca.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 15/04/21

Gratuidades e descontos: confira as vantagens de ser aluno da USP


Benefícios no ambiente virtual vão de contas premium em aplicativos que ajudam na organização a acesso gratuito em bibliotecas virtuais.
Você sabia que estudantes, professores e outros funcionários da USP podem se cadastrar em diversas plataformas e usar vários serviços gratuitamente ou com desconto? Na maioria dos aplicativos e programas, basta apenas cadastrar-se com o e-mail institucional (@usp.br) para que os benefícios sejam validados.   Confira a reportagem.    Fonte: Jornal da USP – 14/04/21

Vídeos apresentam peças do acervo do Museu Paulista da USP

Composta de quatro vídeos, a série é disponibilizada sempre às quartas-feiras, às 18 horas, no canal do Museu do Paulista no YouTube. Os dois primeiros vídeos – que tratam de um astrolábio e de uma chocadeira – foram ao ar nos dias 31 de março e 7 de abril. Os outros dois estão previstos para esta quarta-feira, dia 14, e para o dia 21. Através de entrevistas com historiadores, animações gráficas e imagens de época, a série tem como objetivo apresentar ao público peças do acervo do Museu Paulista que estarão em exposição em 2022, quando o museu será reaberto depois de nove anos fechado para reformas.   Fonte: Jornal da USP - 14/04/21

14 abril 2021

O que são Arquivos XML?

Antes de iniciarmos a marcação de texto em formato JATS-XML é essencial percebermos do que se trata. Certamente o XML é uma expressão que é mais reconhecida pela comunidade. Por isso, iniciamos esta caracterização a partir da definição de XML. O XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação, que pode abarcar vários formatos. Um desses formatos é o JATS (Journal Article Tag Suite), que é a norma ISO Z39.96 e define um conjunto padrão de tags para marcar os metadados e o conteúdo dos artigos de revistas científicas. Por outras palavras, o JATS é um padrão internacional e aberto de comunicação científica que define o conjunto de elementos e atributos e identifica detalhadamente as estruturas, elementos bibliográficos, tabelas, textos, fórmulas, etc, que comõem os artigos, enriquecendo desta forma a semântica dos mesmos. Esta norma define 3 modelos no JATS, denominados “Tag Sets”, para abarcar todo o ciclo de vida de um artigo, nomeadamente:

 Fonte: AGUIA - 14/04/21

Programa de Apoio à formação de uma infraestrutura institucional de pesquisa aos Novos Docentes da USP


Foi publicada em 10.04.2021 a Portaria PRP Nº 798, que dispõe sobre o 
Programa de Apoio à formação de uma infraestrutura institucional de pesquisa aos Novos Docentes da USP. A finalidade do Edital é oferecer aos professores recém-admitidos pela Universidade de São Paulo as condições iniciais para se estabelecer uma infraestrutura de apoio às atividades de pesquisa. O valor do auxílio é de R$ 15.000,00. 
São elegíveis todos os docentes em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) que entraram em exercício do cargo na USP de 06/09/2020 até a data de publicação deste edital.  As solicitações devem ser encaminhadas até 07/05/2021 pelo sistema Atena (Pesquisa Atende > Formulário > Nova Solicitação > Assunto: Programa de Apoio aos Novos Docentes 2021).     Fonte: ESALQNet – 12/04/21

70 Anos CNPq - Evento virtual de aniversário e lançamento de selo comemorativo


Concluída a construção do cabo EllaLink, que ligará América do Sul à Europa

E se houvesse uma rede de alta velocidade que interligasse os centros de pesquisa da América Latina e Europa? 
Após anos de planejamento, o Programa BELLA chegou a um marco em sua história: a conclusão da construção da nova conexão de cabo submarino EllaLink, que liga diretamente a Europa e a América Latina. Ao todo, são 6 mil km de cabo atravessando o Oceano Atlântico! O trabalho agora é para que a conectividade do BELLA esteja online, para o uso intensivo de dados em pesquisa e educação. Quando estiver em pleno funcionamento, BELLA potencializará as oportunidades de pesquisa e educação na Europa e na América Latina pelos próximos 25 ANOS!  É a ciência brasileira cada vez mais conectada ao resto do mundo! @Ellalink!    Saiba mais.    Fonte: RNP - 14/04/21

Conheça o Web of Science™ My Research Assistant

                           
                       
Apresentando Web of Science™ My Research Assistant, um aplicativo móvel que dá acesso à Web of Science e à Master Journal List onde você estiver. Pesquise e salve rapidamente as pesquisas dos principais periódicos do mundo, crie um feed com curadoria das pesquisas mais importantes para você e compartilhe facilmente artigos com colegas - tudo em seu smartphone, onde quer que a inspiração surja. 
Esta versão inclui as seguintes correções de bugs e melhorias:
      • A página inicial foi renomeada como Feeds
      • Os usuários com feeds salvos vão para a tela Feed como padrão.
      • Nova tela inicial
Fonte: Clarivate Analytics - 14/04/21

Demissão de presidente da Capes preocupa gestores da pós-graduação

Mudanças inesperadas no comando da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) deixaram lideranças acadêmicas e científicas apreensivas sobre o futuro da agência e do processo quadrienal de avaliação dos programas de pós-graduação (PPGs) das universidades, previsto para ser concluído neste ano, mas cujo calendário já está atrasado em função da pandemia.
O presidente da Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto, foi exonerado sem aviso prévio (e sem justificativa oficial) na segunda-feira, 12 de abril, pelo ministro Milton Ribeiro. A demissão surpreendeu a comunidade acadêmica. Ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele estava no cargo há 14 meses.
Independentemente de quem vier a substituí-lo, uma troca do comando nesse contexto é preocupante, em função da falta de justificativa, dos cortes orçamentários e das dificuldades já impostas pela pandemia ao processo de avaliação dos PPGs, que é fundamental para a formação de recursos humanos e para a produção de ciência e tecnologia no País. “Já tínhamos problemas suficientes para trabalhar; e essa mudança, agora, pode atrapalhar ainda mais a avaliação”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior. “Fico imaginando o que motivou o MEC a fazer uma mudança dessas num momento tão inoportuno.”   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 13/04/21

Treinamento técnico em banco de dados, nutrição animal e zootecnia na USP

Duas vagas de treinamento técnico de nível três (TT-3) e uma de nível quatro (TT-4), todas com bolsa da FAPESP, estão disponíveis pelo projeto “Desenvolvimento territorial com sustentabilidade do Sertão Alagoano e estudo da biomassa disponível para a produção sustentável de pequenos ruminantes”. As inscrições devem ser feitas até 20 de abril de 2021.
O projeto é desenvolvido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba.
Uma das vagas de TT-3 é para determinar a qualidade nutricional da biomassa forrageira produzida no sistema de produção de pequenos ruminantes na região da Caatinga de Alagoas. O estudo busca conhecer a composição bromatológica da pastagem nativa e cultivadas disponíveis, buscando aprimorar as dietas a serem ofertadas de forma adequada e equilibrada energeticamente.
A segunda oportunidade de TT-3 é direcionada ao estudo das parcerias e práticas dos produtores de ovinos e caprinos na região da Caatinga de Alagoas, com a meta de coletar informações para o estudo com rigor científico e uso de metodologia qualitativa para a imersão no cotidiano do trabalho dos produtores, além de observação de seus membros e suas práticas pautadas em negociações e disputas.
O bolsista de TT-4 participará da criação de um banco de dados contendo informações obtidas da literatura, a fim de identificar os principais sistemas de produção de pequenos ruminantes no Brasil e os principais fatores de origem animal, alimentar e ambiental que modificam a emissão de metano entérico de cada sistema.   Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 14/04/21

13 abril 2021

Programa USP iFriends promove intercâmbio virtual

Estão abertas as inscrições para a segunda edição virtual do programa USP iFriends, promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) da Universidade de São Paulo (USP).
A iniciativa, que é uma adaptação do USP iFriends presencial, tem como objetivo integrar os estudantes estrangeiros à universidade, mesmo em tempos de pandemia. O programa busca estimular a troca de experiências acadêmicas e a prática de diferentes línguas, como inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.
As atividades do iFriends serão realizadas por e-mail e pelo Google Meet, em salas com até 30 participantes, que podem ser divididos em grupos menores.
As turmas serão formadas preferencialmente por cinco membros de instituições de ensino superior nacionais, dez da comunidade USP e 15 da comunidade internacional. O programa contará com uma lista de espera para os participantes que não conseguirem uma vaga.
Para participar, basta estar vinculado a uma instituição de ensino superior e ter interesse em praticar outro idioma. As inscrições para o programa podem ser feitas até quinta-feira (15/04), preenchendo formulário on-line.    Fonte: Agência FAPESP - 13/04/21

12 abril 2021

Fonte: Jornal da USP - 12/04/21

Coleção eBooks All Access – acesso aberto para a USP até 2022

A Coleção E-books All Access ScienceDirect está disponível para a comunidade USP por 12 meses. Trata-se de todo o conteúdo de eBooks do ScienceDirect da Elsevier. Em outras palavras, todas as coleções de livros de todas as áreas do conhecimento estão disponíveis em texto completo. A vigência do contrato é até 31/03/2022. 
A coleção All Access eBooks oferece aos usuários flexibilidade e liberdade necessária para atingir o sucesso interdisciplinar durante a busca por respostas em suas pesquisas e leituras. Ao total são mais de 37 mil títulos de mais de 47 mil autores desde enciclopédias, livros textos até séries de livro. Os usuários da USP têm acesso através do VPN aos computadores da Universidade.

Existem pontos importantes para reforçar sobre o ScienceDirect:

  • O acesso é multiusuário
  • Os downloads ilimitados em formatos como pdf
  • Alinhado com os softwares de acessibilidade (http://bit.do/fQtcJ)
  • Na coleção de 2021, há 9 títulos indicados ao “Prose Awards“ (http://bit.do/fQtcK)
Confira também:

CAPES investirá R$ 13 milhões em projetos na Alemanha

A CAPES destinará R$ 13 milhões por ano para financiar 30 projetos em parceria com a Alemanha. O Edital nº 6/2021, do Probral, foi lançado nesta segunda-feira, 12 de abril. O período para inscrições das propostas vai até as 17 horas de 22 de maio. Podem participar instituições de ensino ou de pesquisa públicas ou privadas sem fins lucrativos por meio de programas de pós-graduação tenham doutorado e nota maior ou igual a 4 no último ciclo avaliativo. O processo de inscrição deve ser feito pelo Sistema de Inscrições da CAPES (SiCAPES).
O objetivo do programa é apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães. “O dinheiro é repassado para a realização de missões de trabalho e aquisição do material necessário para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado para auxiliar no processo de internacionalização da pós-graduação brasileira”, explica Benedito Aguiar, presidente da CAPES.
Há recursos anuais e mensais. Cada iniciativa terá R$30 mil por ano para as missões de trabalho e R$5 mil anuais para aquisição de materiais e manutenção. As bolsas são concedidas em euros: €1,3 mil mensais para doutorado-sanduíche, com duração de 4 a 6 meses, e mensalidade de €2,1 mil para pós-doutorado (6 a 9 meses). Cada projeto pode ter, no máximo, quatro anos.
Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, aponta a internacionalização como o caminho para o avanço da ciência brasileira. “Vivemos um momento atípico, com mobilidades acadêmicas internacionais interrompidas por causa da pandemia. O cronograma para o projeto prevê as viagens para 2022, para que possamos fazer a ciência brasileira voltar a interagir com as das maiores potências e de forma mais consistente”, afirma.
A análise das propostas se dará até outubro de 2021. Após a publicação do resultado inicial, as instituições terão três dias para recorrer. A divulgação do resultado está prevista para o mesmo mês. As atividades dos projetos devem ser iniciadas em janeiro de 2022 e a viagem dos bolsistas tem previsão de ocorrer em maio e setembro de cada ano do projeto.  
Fonte: CCS/CAPES – 12/04/21


11 abril 2021

Métricas do Altimetric

Altmetria são métricas e dados qualitativos complementares às métricas tradicionais baseadas em citações. Eles podem incluir mas não estão limitados as avaliações por pares no Faculty of 1000, citações na Wikipedia e em documentos de políticas públicas, discussões em blogs de pesquisa, cobertura da mídia tradicional, favoritos em gestores de referência como Mendeley e menções em redes sociais como Twitter.
Um único resultado de pesquisa pode estar online em vários sites e pode ser falado em dezenas de plataformas diferentes. Na Altmetric, trabalhamos nos bastidores, coletando e combinando todas essas informações díspares para fornecer a você uma única visão informativa e visualmente envolvente da atividade online em torno de seu conteúdo acadêmico. Veja quem está falando sobre sua pesquisa e a de seus colegas. Demonstre a influência de seu trabalho para financiadores e comitês de avaliação.
Saber quem está falando sobre sua pesquisa e o que eles estão dizendo é crucial no mundo cada vez mais on-line de hoje. Garantir que seu trabalho seja representado e interpretado com precisão, bem como chegar às pessoas certas no momento certo, tudo desempenha um fator importante em seu impacto mais amplo.  Acesse o site em  https://www.altmetric.com/.   
Fonte: Altimetric - 11/04/21

10 abril 2021

USP em São Carlos oferece aulas de graduação em matemática e estatística abertas ao público

Você tem curiosidade em descobrir como é uma aula dentro da USP? O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos tornou isso possível por meio do programa Aulas Abertas. Confira quais são as disciplinas oferecidas neste semestre pelo programa 
neste link.
A iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) permite que qualquer cidadão assista a algumas aulas ministradas por professores do ICMC aos estudantes de graduação. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.
O objetivo do programa é promover a aproximação do ICMC com a comunidade, possibilitando que os participantes vivenciem como é a dinâmica acadêmica na USP e como são as aulas de um curso regular, além de promover a interação com os alunos matriculados nesses cursos.
O conteúdo das aulas é adaptado para facilitar a interação dos participantes com os professores e estudantes. Os docentes farão uma descrição geral das disciplinas, ressaltando sua importância no curso e na vida profissional.
Podem participar da iniciativa estudantes do ensino médio, vestibulandos, alunos de outras universidades, docentes, pesquisadores e toda a comunidade. Neste semestre, foram disponibilizadas 12 disciplinas, com atividades integralmente virtuais. Confira a relação de disciplinas a serem oferecidas no 1º semestre de 2021 e veja como participar de cada uma via Google Meet.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21

Nova plataforma facilita acesso de empresas às pesquisas da USP

Inédita no Brasil, uma plataforma on-line da USP oferece num só lugar informações sobre patentes, pesquisas, laboratórios, programas e incubadoras da Universidade que podem promover a inovação e o empreendedorismo, facilitando o contato entre empresas e pesquisadores. A 
Hub USP Inovação está disponível na internet a partir desta sexta, dia 9 de abril. A cerimônia de lançamento, transmitida pelo Youtube, contou com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan.  Além de apresentar as funcionalidades da ferramenta, os participantes do evento falaram sobre a formação de profissionais inovadores e empreendedores.
A plataforma é uma iniciativa da Agência USP de Inovação (Auspin), liderada pela vice-coordenadora Geciane Porto, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), com envolvimento de vários setores da comunidade universitária. A simplicidade no processo de busca e a concentração de informações a respeito de inovação e empreendedorismo num único local são os pontos fortes que a professora destaca no Hub USP Inovação. “Tanto um estudante de graduação ou de pós pode buscar a sua jornada de empreendedorismo, entender quais disciplinas quer fazer ao longo do tempo, quanto uma empresa pode encontrar um professor especialista em um assunto tecnológico para desenvolver um projeto de parcerias”, destaca Geciane.
A busca pode ser feita por meio de palavras-chave que, mediadas por uma ferramenta computacional, acessa todas as informações indexadas a respeito das competências e habilidades dos professores, os serviços tecnológicos que os laboratórios têm disponíveis, os equipamentos que estão acessíveis, as patentes que foram desenvolvidas ao longo de toda a história da USP, além das disciplinas acadêmicas e empresas com DNA USP, que são as startups ou empresas de grande porte que foram criadas por alunos, ex-alunos e pesquisadores da Universide.     Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21

Orçamento 2021 compromete o futuro da ciência brasileira

A ciência brasileira terá que sobreviver em 2021 com um orçamento pífio. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi o que sofreu o maior corte no orçamento federal aprovado em 25 de março pelo Congresso Nacional, com uma redução de 29% dos seus recursos, em comparação com 2020. O orçamento de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) — que é vinculado ao MCTI — será de apenas R$ 23,7 milhões; uma quantia absolutamente irrisória para a sustentação da produção científica nacional.
O orçamento total previsto para o MCTI neste ano é da ordem de R$ 8,3 bilhões, comparado a R$ 11,8 bilhões em 2020. O valor reservado para “despesas discricionárias” (ou seja, efetivamente disponível para investimentos em pesquisa), porém, é de apenas R$ 2,7 bilhões, 15% a menos do que em 2020 e 58% a menos do que em 2015 (quando o orçamento já estava em queda), segundo dados apresentados pelo ministro Marcos Pontes em uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira, 7 de abril.
Considerando o crescimento da comunidade científica ao longo das últimas décadas, o orçamento pode ser considerado o menor da história, em termos da sua capacidade de atender às demandas do setor. O outros dois ministérios que mais perderam recursos no orçamento foram Educação e Meio Ambiente.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/04/21