19 abril 2021

CAPES altera datas da Avaliação Quadrienal

A presidência da CAPES, em sintonia com a Diretoria de Avaliação (DAV), atualizou o calendário da Avaliação Quadrienal em função da pandemia da COVID-19, que afetou os trabalhos das instituições de ensino. A medida atende a pedidos de coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs), das áreas e dos Colégios, e está em consonância com a carta de intenções da nova presidência da CAPES. As novas datas constam na Portaria nº 63/2021, que será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20 de abril. As mudanças ocorrerão em todas as etapas. A mais próxima é o preenchimento das informações de desempenho dos PPGs: os coordenadores dos programas têm até 31 de maio para inseri-las no Coleta. As pró-reitorias têm até 10 de junho para chancelar os dados enviados. Depois disso, os programas deverão apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação, até 7 de julho.   
Fonte: CCS/CAPES - 19/04/21

FAPESP divulga novas normas de Prestação de Contas


A FAPESP implementará, em 16 de maio de 2021, as novas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas, que foram divididas em duas partes: Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas e Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Subvenção Econômica.
Com essa divisão, as instruções para uso de recursos de subvenção econômica deixam de constar como exceções no texto da norma geral de Auxílios e Bolsas e as instruções disponibilizadas às beneficiárias de subvenção se tornam mais completas e claras.
As normas foram atualizadas considerando os novos procedimentos adotados pela FAPESP e a adequação às alterações de legislação e de atos normativos editados pela própria Fundação. As seções do texto foram reorganizadas, com o agrupamento de informações relacionadas a cada tema.  
O sistema eletrônico de Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas, que funcionará no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), integrará o controle das liberações de recursos, eliminando a necessidade de inclusão manual dos valores liberados.    Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP -  19/04/21

17 abril 2021

Novo prazo de devolução de livros nas Bibliotecas da USP

Comunicamos que todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 17 de maio de 2021.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com as Bibliotecas, caso tenham dúvidas.  Lembramos que as Bibliotecas oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, livros, trabalhos de eventos, teses e dissertações.    Fonte: AGUIA - 14/04/21

16 abril 2021

Confira os slides e gravações dos Webinars da Clarivate

         Data: 17.04.21  |  Senha: $%J3Fjn@
         Data: 15.04.21
Fonte: AGUIA - 16/04/21

Cláudia Toledo é nomeada a nova presidente da Capes

Foi publicada nesta quinta (15), em edição extra do Diário Oficial da União, a nomeação de Cláudia Mansani Queda de Toledo como nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (
Capes). Ela entra no lugar de Benedito Guimarães Aguiar Neto, exonerado na última segundaA Capes é responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e atuar na formação de professores da educação básica.  Queda de Toledo é reitora do Centro Universitário de Bauru, faculdade particular que antes tinha o nome de Instituto Toledo de Ensino (ITE), no interior paulista, fundado por Antônio Eufrásio de Toledo nos anos 1950. 
Saiba mais.    Fonte: Jornal da Ciência - 16/04/21

Bolsas de estudos em situação crítica

No CNPq, os recursos para bolsas caíram 12,22%, virtualmente impossibilitando a expansão dos programas de formação em 2021. Na Capes, as bolsas para Ensino Superior tiveram acréscimo de apenas 2,09%, com um terço do valor dependente de créditos futuros


A análise da Lei Orçamentária Anual (LOA 2021) realizada pela assessoria parlamentar da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) traduz em números a difícil situação da educação voltada à pesquisa científica brasileira, em especial as bolsas de estudos em todos os níveis de ensino.

Realizada com base no relatório final aprovado – incluídos os créditos suplementares, que devem ser aprovados futuramente pelo Congresso –, com foco nas programáticas do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), a análise aponta uma situação crítica. Mais uma vez, o governo federal promoveu cortes nas bolsas de estudos e recursos para fomento cujas principais fontes de financiamento são as agências Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), subordinada ao Ministério da Educação (MEC).

No CNPq, os recursos para bolsas de estudos caíram 12,22%, virtualmente impossibilitando a expansão dos programas de formação em 2021. Além disso, dos R$ 898,075 milhões aprovados para este fim, 61,95% dependem de créditos futuros. A indisponibilidade dos recursos pode comprometer o pagamento em dia das bolsas já alocadas.

A linha de fomento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da agência ligada ao MCTI recebeu um aumento de 13,31%, mas continua aquém das necessidades do setor. Dos R$ 23,731 milhões aprovados, 51,03% dependem de créditos futuros.

Na Capes a concessão de Bolsas da Educação Básica perdeu 29,40% dos recursos, ficando com R$ 280,819 milhões, do qual 17,97% dependem de créditos futuros. Os recursos para Bolsas de Ensino Superior tiveram um acréscimo de apenas 2,09%, totalizando R$ 2,039 bilhões, mas um terço (33,62%) deste valor depende de créditos futuros.   Saiba mais

Fonte: Jornal da Ciência - 16/04/21




Eventos acontecem na 2ª quinzena de abril

Webinars – Bases de Dados e Ferramentas Elsevier


Webinar para Autores: como escolher a melhor revista para publicar seu artigo
Data: 19 de abril  
Horário: 14h–16h
Inscrições: https://doity.com.br/autores-escolher-revista-19abr2021

Webinar SciVal para pesquisadores: descubra tudo sobre sua linha de pesquisa em nível institucional, nacional e mundial
Data: 20 de abril
Horário: 14h–16h

Webinar para autores: recomendações e correções de perfil de autor na base de dados Scopus
Data: 26 de abril
Horário: 14h–16h

Webinars Clarivate Analytics

Webinar Conheça a função Beamplot na Nova Web of Science

Data: 20 de abril  |  10h 
Data: 29 de abril  |  15h
Inscrições: http://bit.do/fQu4V
 
Webinar Expandindo sua visão do panorama de pesquisa: Conheça o Índice de Citação de Fontes Emergentes – Emerging Sources Citation Index (ESCI)
Data:  23 de abril
Horário: 10h-12h
Inscrições: http://bit.do/fQu4V
 
Webinar EndNote Online
Data: 23 de abril
Horário: 14h–16h
Inscrições: https://doity.com.br/endnote-23abr2021
 
Webinar InCites para a USP
Data: 26 de abril
Horário: 10h–12h
Inscrições: https://doity.com.br/incites-26abr2021
 
Webinar EndNote Online
Data: 30 de abril
Horário: 10h–12h
Inscrições: https://doity.com.br/endnote-30abr2021

15 abril 2021

O novo recurso Android do Google visa evitar constrangimentos futuros

Orientaremos você no uso do novo recurso Heads Up que chegará ao Digital Wellbeing. Está começando nos smartphones Pixel do Google - por enquanto. Todos nós já vimos um vídeo hilário de alguém andando na rua e indo direto para um poste de luz enquanto olha para o telefone. Ou talvez não fosse um vídeo e a pessoa fosse você. O Google quer ajudá-lo a evitar ser a estrela no próximo episódio de America's Funniest Home Videos - ou evitar quase acidentes com carros, bicicletas e outros pedestres - com um novo recurso chamado Heads Up, implementado agora em seu aplicativo Digital Wellbeing Android. Depois de ativar o Heads Up, o telefone exibirá periodicamente um alerta que o lembra de manter a cabeça erguida quando detectar que você está andando e usando o telefone ao mesmo tempo.    
Saiba maisFonte: Cnet - 13/04/21

Publicações acadêmicas de todo o mundo estão disponíveis para a comunidade USP

Usuários podem consultar mais de 37 mil e-books da plataforma ScienceDirect e fazer downloads ilimitados das publicações no formato PDF

A partir deste mês, estudantes, pesquisadores e funcionários da USP terão acesso gratuito à coleção de e-books da Science Direct, uma das maiores plataformas de literatura acadêmica com revisão por pares do mundo mantida pela empresa Elsevier. São mais de 37 mil títulos digitais entre livros e periódicos de todas as áreas de conhecimento, além de conteúdo integrado de várias fontes externas na forma de áudio, vídeo e conjuntos de dados. O convênio da USP com a Elsevier permite o acesso até março de 2022.
A plataforma possui um sistema de busca avançado e ferramentas para recuperação de resultados com vários filtros. Para entender como funciona o sistema de busca, a Elsevier oferece um tutorial que pode ser conferido neste link. Também é possível fazer downloads ilimitados das publicações no formato PDF (Portable Document Format), tipo de arquivo criado pela empresa Adobe para compartilhamento de documentos eletrônicos e que já é tradicional na internet.
O acesso a publicações digitais como a Science Direct é promovido pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), órgão da Universidade responsável pela assinatura e aquisição de conteúdos científicos, além de gerenciar a produção acadêmica da universidade. Durante a pandemia, a Agência tem investido para que a comunidade universitária tenha acesso a vários acervos de conteúdos digitais, como os da Science Direct. Ela também disponibilizou para a comunidade USP o acesso a mais de 7.400 veículos de imprensa de 60 países, por meio da plataforma PressReader, e milhares de livros eletrônicos da área de saúde pela plataforma Minha Biblioteca.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 15/04/21

Gratuidades e descontos: confira as vantagens de ser aluno da USP


Benefícios no ambiente virtual vão de contas premium em aplicativos que ajudam na organização a acesso gratuito em bibliotecas virtuais.
Você sabia que estudantes, professores e outros funcionários da USP podem se cadastrar em diversas plataformas e usar vários serviços gratuitamente ou com desconto? Na maioria dos aplicativos e programas, basta apenas cadastrar-se com o e-mail institucional (@usp.br) para que os benefícios sejam validados.   Confira a reportagem.    Fonte: Jornal da USP – 14/04/21

Vídeos apresentam peças do acervo do Museu Paulista da USP

Composta de quatro vídeos, a série é disponibilizada sempre às quartas-feiras, às 18 horas, no canal do Museu do Paulista no YouTube. Os dois primeiros vídeos – que tratam de um astrolábio e de uma chocadeira – foram ao ar nos dias 31 de março e 7 de abril. Os outros dois estão previstos para esta quarta-feira, dia 14, e para o dia 21. Através de entrevistas com historiadores, animações gráficas e imagens de época, a série tem como objetivo apresentar ao público peças do acervo do Museu Paulista que estarão em exposição em 2022, quando o museu será reaberto depois de nove anos fechado para reformas.   Fonte: Jornal da USP - 14/04/21

14 abril 2021

O que são Arquivos XML?

Antes de iniciarmos a marcação de texto em formato JATS-XML é essencial percebermos do que se trata. Certamente o XML é uma expressão que é mais reconhecida pela comunidade. Por isso, iniciamos esta caracterização a partir da definição de XML. O XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação, que pode abarcar vários formatos. Um desses formatos é o JATS (Journal Article Tag Suite), que é a norma ISO Z39.96 e define um conjunto padrão de tags para marcar os metadados e o conteúdo dos artigos de revistas científicas. Por outras palavras, o JATS é um padrão internacional e aberto de comunicação científica que define o conjunto de elementos e atributos e identifica detalhadamente as estruturas, elementos bibliográficos, tabelas, textos, fórmulas, etc, que comõem os artigos, enriquecendo desta forma a semântica dos mesmos. Esta norma define 3 modelos no JATS, denominados “Tag Sets”, para abarcar todo o ciclo de vida de um artigo, nomeadamente:

 Fonte: AGUIA - 14/04/21

Programa de Apoio à formação de uma infraestrutura institucional de pesquisa aos Novos Docentes da USP


Foi publicada em 10.04.2021 a Portaria PRP Nº 798, que dispõe sobre o 
Programa de Apoio à formação de uma infraestrutura institucional de pesquisa aos Novos Docentes da USP. A finalidade do Edital é oferecer aos professores recém-admitidos pela Universidade de São Paulo as condições iniciais para se estabelecer uma infraestrutura de apoio às atividades de pesquisa. O valor do auxílio é de R$ 15.000,00. 
São elegíveis todos os docentes em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) que entraram em exercício do cargo na USP de 06/09/2020 até a data de publicação deste edital.  As solicitações devem ser encaminhadas até 07/05/2021 pelo sistema Atena (Pesquisa Atende > Formulário > Nova Solicitação > Assunto: Programa de Apoio aos Novos Docentes 2021).     Fonte: ESALQNet – 12/04/21

70 Anos CNPq - Evento virtual de aniversário e lançamento de selo comemorativo


Concluída a construção do cabo EllaLink, que ligará América do Sul à Europa

E se houvesse uma rede de alta velocidade que interligasse os centros de pesquisa da América Latina e Europa? 
Após anos de planejamento, o Programa BELLA chegou a um marco em sua história: a conclusão da construção da nova conexão de cabo submarino EllaLink, que liga diretamente a Europa e a América Latina. Ao todo, são 6 mil km de cabo atravessando o Oceano Atlântico! O trabalho agora é para que a conectividade do BELLA esteja online, para o uso intensivo de dados em pesquisa e educação. Quando estiver em pleno funcionamento, BELLA potencializará as oportunidades de pesquisa e educação na Europa e na América Latina pelos próximos 25 ANOS!  É a ciência brasileira cada vez mais conectada ao resto do mundo! @Ellalink!    Saiba mais.    Fonte: RNP - 14/04/21

Conheça o Web of Science™ My Research Assistant

                           
                       
Apresentando Web of Science™ My Research Assistant, um aplicativo móvel que dá acesso à Web of Science e à Master Journal List onde você estiver. Pesquise e salve rapidamente as pesquisas dos principais periódicos do mundo, crie um feed com curadoria das pesquisas mais importantes para você e compartilhe facilmente artigos com colegas - tudo em seu smartphone, onde quer que a inspiração surja. 
Esta versão inclui as seguintes correções de bugs e melhorias:
      • A página inicial foi renomeada como Feeds
      • Os usuários com feeds salvos vão para a tela Feed como padrão.
      • Nova tela inicial
Fonte: Clarivate Analytics - 14/04/21

Demissão de presidente da Capes preocupa gestores da pós-graduação

Mudanças inesperadas no comando da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) deixaram lideranças acadêmicas e científicas apreensivas sobre o futuro da agência e do processo quadrienal de avaliação dos programas de pós-graduação (PPGs) das universidades, previsto para ser concluído neste ano, mas cujo calendário já está atrasado em função da pandemia.
O presidente da Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto, foi exonerado sem aviso prévio (e sem justificativa oficial) na segunda-feira, 12 de abril, pelo ministro Milton Ribeiro. A demissão surpreendeu a comunidade acadêmica. Ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele estava no cargo há 14 meses.
Independentemente de quem vier a substituí-lo, uma troca do comando nesse contexto é preocupante, em função da falta de justificativa, dos cortes orçamentários e das dificuldades já impostas pela pandemia ao processo de avaliação dos PPGs, que é fundamental para a formação de recursos humanos e para a produção de ciência e tecnologia no País. “Já tínhamos problemas suficientes para trabalhar; e essa mudança, agora, pode atrapalhar ainda mais a avaliação”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior. “Fico imaginando o que motivou o MEC a fazer uma mudança dessas num momento tão inoportuno.”   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 13/04/21

Treinamento técnico em banco de dados, nutrição animal e zootecnia na USP

Duas vagas de treinamento técnico de nível três (TT-3) e uma de nível quatro (TT-4), todas com bolsa da FAPESP, estão disponíveis pelo projeto “Desenvolvimento territorial com sustentabilidade do Sertão Alagoano e estudo da biomassa disponível para a produção sustentável de pequenos ruminantes”. As inscrições devem ser feitas até 20 de abril de 2021.
O projeto é desenvolvido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba.
Uma das vagas de TT-3 é para determinar a qualidade nutricional da biomassa forrageira produzida no sistema de produção de pequenos ruminantes na região da Caatinga de Alagoas. O estudo busca conhecer a composição bromatológica da pastagem nativa e cultivadas disponíveis, buscando aprimorar as dietas a serem ofertadas de forma adequada e equilibrada energeticamente.
A segunda oportunidade de TT-3 é direcionada ao estudo das parcerias e práticas dos produtores de ovinos e caprinos na região da Caatinga de Alagoas, com a meta de coletar informações para o estudo com rigor científico e uso de metodologia qualitativa para a imersão no cotidiano do trabalho dos produtores, além de observação de seus membros e suas práticas pautadas em negociações e disputas.
O bolsista de TT-4 participará da criação de um banco de dados contendo informações obtidas da literatura, a fim de identificar os principais sistemas de produção de pequenos ruminantes no Brasil e os principais fatores de origem animal, alimentar e ambiental que modificam a emissão de metano entérico de cada sistema.   Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 14/04/21