23 abril 2021

Quais dúvidas você tem sobre a covid-19?

Superintendência de Assistência Social da USP mapeou perguntas dos funcionários, respondidas por médico do Hospital das Clínicas

Mais de um ano após o início da pandemia causada pelo coronavírus, ainda há muitas dúvidas sobre sua transmissão e, principalmente, as vacinas. Na USP, uma iniciativa da Superintendência de Assistência Social (SAS) buscou mapear quais são as principais questões que seus quase 400 colaboradores tinham em relação à doença.
“Como surgiram muitas dúvidas, resolvemos organizar um vídeo para levar informações de qualidade, com explicações de fácil entendimento e condizentes com o rigor científico. O convidado foi o doutor Arnaldo Lichtenstein”, explica o superintendente da SAS, Gerson Yukio Tomanari.
Lichtenstein é médico formado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, onde é professor e atual diretor técnico da Clínica Geral do Hospital das Clínicas. Ele respondeu a perguntas como: “Depois de quanto tempo a pessoa que contraiu covid-19 pode tomar vacina? Qual o risco de se contaminar em hospitais? Quais as diferenças entre as vacinas? Como foi possível desenvolver essas vacinas tão rapidamente?”.
“O resultado do vídeo contribuiu para todos da superintendência e acreditamos que possa ser de interesse da comunidade USP e mesmo de toda a sociedade, por isso resolvemos compartilhá-lo”, explica o superintendente da SAS. Confira as questões e respostas do médico Arnaldo Lichtenstein, divididas em três vídeos.    Fonte: Jornal da USP - 23/04/21 

CNPq 70 anos: inspiração para o futuro em um presente sombrio

Artigo de Vanderlan da S. Bolzani, professora-titular do IQAr/Unesp, membro do Conselho da SBPC e presidente da Aciesp

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) faz 70 anos neste mês de abril. Desta vez, dadas as circunstâncias do momento em que o fato ocorre, uma crise sem precedentes na história do País, há pouco espaço para o espírito efusivo das comemorações merecidas. No entanto, pensar sobre a criação do CNPq pode nos ajudar a fazer uma pausa nesta sequência de notícias negativas e, assim, termos um bom motivo de celebração: a institucionalização da pesquisa científica brasileira. Assim, a criação do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) marca uma postura afirmativa de fomento à pesquisa e uma opção tão almejada em um período de tantos desafios e de tantas urgências. Postura que vinha embalada no entusiasmo pelo “desenvolvimento” e na crença de que era possível reverter o grande nível de desigualdade que nos separava das economias centrais pelo conhecimento e pelo fomento à pesquisa em todas as áreas. Quanto dessa crença ficou como herança na memória coletiva da nossa identidade de brasileiros? Acredito que muitas, e o CNPq é um hoje um patrimônio conquistado por este Brasil continental.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da Ciência - 23/04/21

 

Eventos acontecem dia 23 de abril

 


USP é a 48ª universidade do mundo mais comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O ranking elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education avalia como as universidades contribuem para os 17 ODS da ONU em termos de pesquisa, divulgação e governança

A USP ficou na 48ª posição no ranking THE University Impact, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira, 21 de abril, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A classificação avalia o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.

O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 21/04/21

20 abril 2021

CNPq vai pagar só 13% das bolsas aprovadas em edital e frustra jovens cientistas

De um total de 3.080 solicitações que receberam parecer positivo, apenas 396 receberão as bolsas. Limitações orçamentárias impedem a agência de contratar mais propostas

O resultado do último edital de bolsas de doutorado e pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) será uma frustração para milhares de jovens cientistas brasileiros. De um total de 3.080 mil solicitações aprovadas com mérito, apenas 396 (13%) vão receber as bolsas de fato, por conta das limitações orçamentárias da agência. As outras 2.684 propostas não serão implementadas, pelo menos nesse primeiro momento, apesar de terem sido consideradas meritórias pelos comitês de assessoramento do edital.

A lista das 3.080 propostas aprovadas foi publicada em 15 de março, no site do CNPq. Cada proposta corresponde a um projeto de pesquisa que o candidato se propõe a realizar, caso seja contemplado com a bolsa. As solicitações são analisadas por comitês de pareceristas especializados, que emitem um parecer técnico sobre o mérito de cada projeto. As propostas aprovadas pelos comitês, então, são analisadas pelo CNPq e contempladas (ou não) com bolsas, dependendo da disponibilidade de recursos. 
Esse edital em particular (Chamada No.16/2020) previa a concessão de R$ 35 milhões, oriundos do orçamento do CNPq, para dez categorias de bolsas no Brasil e no exterior. Procurada pelo Jornal da USP, a agência informou que recebeu 4.279 propostas, das quais 3.080 (72%) foram aprovadas no mérito pelos comitês e 396 (13%) receberão bolsas no Brasil, num total de R$ 23,5 milhões. O saldo, segundo o CNPq, ficará reservado para a concessão de bolsas no exterior, “a serem divulgadas quando o cenário de pandemia for mais adequado”. “As propostas com notas maiores e melhor classificadas foram aprovadas”, informou a agência.   Saiba maisFonte: Jornal da USP - 20/04/21

Open Research Europe, a plataforma de publicação de acesso aberto para artigos científicos

Fonte: Open Research Europe - 20/04/21


Com mais de 8 mil e-books em língua portuguesa, USP amplia possibilidades de estudo on-line

Convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras 


Contando pouco mais de um ano de suspensão das atividades presenciais e da adaptação ao ensino a distância, a USP tem investido cada vez mais na ampliação do acesso a acervos digitais para que os quase cem mil alunos de graduação e pós-graduação, mais professores, pesquisadores e funcionários, continuem nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Só neste início de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) fez dois grandes convênios que dão acesso à comunidade USP a mais de 45 mil e-books de várias áreas do conhecimento com possibilidades de downloads ilimitados nas plataformas Pearson Education e Science Direct, da Elsevier. O acesso comum às publicações é pago, cada e-book tem um preço, como nas livrarias virtuais. Com o convênio, qualquer usuário da USP, com e-mail e senha única, pode acessar e baixar gratuitamente as publicações.
O presidente da Aguia, professor Jackson Cioni Bittencourt, confirmou em uma matéria veiculada no Jornal da USP que um dos principais desafios da agência neste ano seria a assinatura e aquisição de conteúdos científicos, sobretudo os digitais, já que as bibliotecas físicas seguem fechadas. “Uma das lições que aprendemos durante a pandemia foi que devemos dar mais atenção à aquisição e acesso aos livros digitais, ou seja, oferecer um acervo ainda maior”, afirmou. Os novos convênios fazem parte desta diretriz.
Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://web-bv-hmg.am4.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente. O manual de usuário pode ser lido neste link.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 19/04/21

19 abril 2021

CAPES altera datas da Avaliação Quadrienal

A presidência da CAPES, em sintonia com a Diretoria de Avaliação (DAV), atualizou o calendário da Avaliação Quadrienal em função da pandemia da COVID-19, que afetou os trabalhos das instituições de ensino. A medida atende a pedidos de coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs), das áreas e dos Colégios, e está em consonância com a carta de intenções da nova presidência da CAPES. As novas datas constam na Portaria nº 63/2021, que será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20 de abril. As mudanças ocorrerão em todas as etapas. A mais próxima é o preenchimento das informações de desempenho dos PPGs: os coordenadores dos programas têm até 31 de maio para inseri-las no Coleta. As pró-reitorias têm até 10 de junho para chancelar os dados enviados. Depois disso, os programas deverão apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação, até 7 de julho.   
Fonte: CCS/CAPES - 19/04/21

FAPESP divulga novas normas de Prestação de Contas


A FAPESP implementará, em 16 de maio de 2021, as novas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas, que foram divididas em duas partes: Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas e Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Subvenção Econômica.
Com essa divisão, as instruções para uso de recursos de subvenção econômica deixam de constar como exceções no texto da norma geral de Auxílios e Bolsas e as instruções disponibilizadas às beneficiárias de subvenção se tornam mais completas e claras.
As normas foram atualizadas considerando os novos procedimentos adotados pela FAPESP e a adequação às alterações de legislação e de atos normativos editados pela própria Fundação. As seções do texto foram reorganizadas, com o agrupamento de informações relacionadas a cada tema.  
O sistema eletrônico de Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas, que funcionará no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), integrará o controle das liberações de recursos, eliminando a necessidade de inclusão manual dos valores liberados.    Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP -  19/04/21

17 abril 2021

Novo prazo de devolução de livros nas Bibliotecas da USP

Comunicamos que todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram prorrogadas automaticamente até o dia 17 de maio de 2021.
Em virtude da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação de pandemia, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail com as Bibliotecas, caso tenham dúvidas.  Lembramos que as Bibliotecas oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, livros, trabalhos de eventos, teses e dissertações.    Fonte: AGUIA - 14/04/21

16 abril 2021

Confira os slides e gravações dos Webinars da Clarivate

         Data: 17.04.21  |  Senha: $%J3Fjn@
         Data: 15.04.21
Fonte: AGUIA - 16/04/21

Cláudia Toledo é nomeada a nova presidente da Capes

Foi publicada nesta quinta (15), em edição extra do Diário Oficial da União, a nomeação de Cláudia Mansani Queda de Toledo como nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (
Capes). Ela entra no lugar de Benedito Guimarães Aguiar Neto, exonerado na última segundaA Capes é responsável por avaliar os cursos de pós-graduação, divulgar as informações científicas, promover a cooperação internacional e atuar na formação de professores da educação básica.  Queda de Toledo é reitora do Centro Universitário de Bauru, faculdade particular que antes tinha o nome de Instituto Toledo de Ensino (ITE), no interior paulista, fundado por Antônio Eufrásio de Toledo nos anos 1950. 
Saiba mais.    Fonte: Jornal da Ciência - 16/04/21

Bolsas de estudos em situação crítica

No CNPq, os recursos para bolsas caíram 12,22%, virtualmente impossibilitando a expansão dos programas de formação em 2021. Na Capes, as bolsas para Ensino Superior tiveram acréscimo de apenas 2,09%, com um terço do valor dependente de créditos futuros


A análise da Lei Orçamentária Anual (LOA 2021) realizada pela assessoria parlamentar da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) traduz em números a difícil situação da educação voltada à pesquisa científica brasileira, em especial as bolsas de estudos em todos os níveis de ensino.

Realizada com base no relatório final aprovado – incluídos os créditos suplementares, que devem ser aprovados futuramente pelo Congresso –, com foco nas programáticas do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), a análise aponta uma situação crítica. Mais uma vez, o governo federal promoveu cortes nas bolsas de estudos e recursos para fomento cujas principais fontes de financiamento são as agências Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), subordinada ao Ministério da Educação (MEC).

No CNPq, os recursos para bolsas de estudos caíram 12,22%, virtualmente impossibilitando a expansão dos programas de formação em 2021. Além disso, dos R$ 898,075 milhões aprovados para este fim, 61,95% dependem de créditos futuros. A indisponibilidade dos recursos pode comprometer o pagamento em dia das bolsas já alocadas.

A linha de fomento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da agência ligada ao MCTI recebeu um aumento de 13,31%, mas continua aquém das necessidades do setor. Dos R$ 23,731 milhões aprovados, 51,03% dependem de créditos futuros.

Na Capes a concessão de Bolsas da Educação Básica perdeu 29,40% dos recursos, ficando com R$ 280,819 milhões, do qual 17,97% dependem de créditos futuros. Os recursos para Bolsas de Ensino Superior tiveram um acréscimo de apenas 2,09%, totalizando R$ 2,039 bilhões, mas um terço (33,62%) deste valor depende de créditos futuros.   Saiba mais

Fonte: Jornal da Ciência - 16/04/21




Eventos acontecem na 2ª quinzena de abril

Webinars – Bases de Dados e Ferramentas Elsevier


Webinar para Autores: como escolher a melhor revista para publicar seu artigo
Data: 19 de abril  
Horário: 14h–16h
Inscrições: https://doity.com.br/autores-escolher-revista-19abr2021

Webinar SciVal para pesquisadores: descubra tudo sobre sua linha de pesquisa em nível institucional, nacional e mundial
Data: 20 de abril
Horário: 14h–16h

Webinar para autores: recomendações e correções de perfil de autor na base de dados Scopus
Data: 26 de abril
Horário: 14h–16h

Webinars Clarivate Analytics

Webinar Conheça a função Beamplot na Nova Web of Science

Data: 20 de abril  |  10h 
Data: 29 de abril  |  15h
Inscrições: http://bit.do/fQu4V
 
Webinar Expandindo sua visão do panorama de pesquisa: Conheça o Índice de Citação de Fontes Emergentes – Emerging Sources Citation Index (ESCI)
Data:  23 de abril
Horário: 10h-12h
Inscrições: http://bit.do/fQu4V
 
Webinar EndNote Online
Data: 23 de abril
Horário: 14h–16h
Inscrições: https://doity.com.br/endnote-23abr2021
 
Webinar InCites para a USP
Data: 26 de abril
Horário: 10h–12h
Inscrições: https://doity.com.br/incites-26abr2021
 
Webinar EndNote Online
Data: 30 de abril
Horário: 10h–12h
Inscrições: https://doity.com.br/endnote-30abr2021