Os dados repassados nessa fase são referentes às atividades desenvolvidas em 2020. Na etapa seguinte, os PPGs vão inserir suas produções mais relevantes no Módulo Destaque. Isso poderá ser feito até o dia 07 de julho. Os programas devem seguir as orientações passadas por cada Área de Avaliação. Esses procedimentos integram a Avaliação Quadrienal, que é parte do sistema desenvolvido pela CAPES para análise dos programas de pós-graduação. O atual processo é referente ao período 2017-2020 e reúne informações sobre as produções e atividades desenvolvidas pelos PPGs, durante o quadriênio. São quatro etapas a serem cumpridas: duas de preparação – executadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração. Fonte: CCS/CAPES - 27/05/21
27 maio 2021
Prazo para o Coleta termina dia 31
Os dados repassados nessa fase são referentes às atividades desenvolvidas em 2020. Na etapa seguinte, os PPGs vão inserir suas produções mais relevantes no Módulo Destaque. Isso poderá ser feito até o dia 07 de julho. Os programas devem seguir as orientações passadas por cada Área de Avaliação. Esses procedimentos integram a Avaliação Quadrienal, que é parte do sistema desenvolvido pela CAPES para análise dos programas de pós-graduação. O atual processo é referente ao período 2017-2020 e reúne informações sobre as produções e atividades desenvolvidas pelos PPGs, durante o quadriênio. São quatro etapas a serem cumpridas: duas de preparação – executadas pelos programas e áreas de avaliação – a avaliação dos PPGs e a reconsideração. Fonte: CCS/CAPES - 27/05/21
FAPESP 60 anos
O Conselho Superior e o Conselho Técnico-Administrativo da
FAPESP programaram um conjunto de atividades para lembrar o sucesso desta
iniciativa e seu impacto na vida do país. Infelizmente, o momento não convida a
comemorações festivas, mas sim à reflexão e a reafirmar a importância da
ciência na vida nossa de cada dia, além de seu papel no desenvolvimento
econômico e social do país.
Por isso, damos início a essas comemorações
com a inauguração do site A FAPESP e os Objetivos
de Desenvolvimento Sustentável, um instrumento para ligar
todas as atividades da FAPESP, passadas, atuais e futuras, aos 17 ODS acordados
por 193 países em 25 de setembro de 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas.
FAPESP atualiza Política para Propriedade Intelectual
Política regulamenta atribuição de direitos e participação nos resultados econômicos sobre criações originadas a partir dos programas de fomento da Fundação
A FAPESP publicou a portaria PR no 60
(https://fapesp.br/14857),
que institui novas diretrizes de sua Política para Propriedade Intelectual (https://fapesp.br/pi).
A Política, válida desde 20 de abril, regulamenta a atribuição de direitos e a
participação nos resultados econômicos de criações originadas a partir dos
programas de fomento da FAPESP.
A FAPESP permite que a instituição sede na
qual foi realizada a pesquisa apoiada pela Fundação detenha os direitos legais
de propriedade intelectual que tenha sido desenvolvida por seus pesquisadores
com apoio de Auxílios ou Bolsas da FAPESP, como forma de incentivar o
desenvolvimento e difusão de invenções, software e publicações e aumentar a sua
utilidade, acessibilidade e desenvolvimento.
A FAPESP espera que pesquisadores
responsáveis e as instituições sede compartilhem software e inventos criados
com apoio da FAPESP ou que tornem seus produtos amplamente disponíveis e
utilizáveis, seja de forma gratuita, pela comercialização por licenciamento a
empresas, ou mesmo pela criação de empresas para essa comercialização.
A nova Política para Propriedade
Intelectual da FAPESP esclarece questões sobre a titularidade da propriedade
intelectual quando a instituição sede tiver ou não tiver um Núcleo de Inovação
Tecnológica (NIT) ou agência de inovação qualificado pela FAPESP e para o caso
de projetos apoiados pelos programas PIPE e PITE.
A Política também descreve a responsabilidade por zelar pela proteção para a propriedade intelectual e sobre a gestão da propriedade intelectual gerada em projetos financiados pela FAPESP, além dos requisitos para a qualificação dos NITs, agências de inovação ou órgãos similares. A Política para Propriedade Intelectual da FAPESP está disponível em https://fapesp.br/pi. Fonte: FAPESP - maio 2021
Quatro áreas de concentração da USP estão entre as melhores do mundo
As melhores posições são ocupadas por universidades dos Estados Unidos – as norte-americanas estão na primeira colocação em 30 das 54 áreas –, seguidas por universidades chinesas e europeias. A Universidade de Harvard foi a instituição que mais se destacou, ocupando 15 vezes o primeiro lugar.
O ranking analisa os dados bibliométricos das bases Web of Science e InCites, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.
O Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 26/05/21
Dirigentes da USP discutem os desafios da gestão para 2021
No encontro, os pró-reitores da Universidade – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – fizeram apresentações sobre os projetos previstos para este ano
O reitor Vahan Agopyan deu início ao encontro informando aos participantes sobre o andamento da implantação do Fundo Patrimonial da USP, lançado em novembro do ano passado. De acordo com o reitor, o endowment deverá contar com um Conselho de Administração, que está sendo formado. O Conselho Universitário deverá indicar um membro para fazer parte deste colegiado na próxima sessão prevista para o final do mês de junho.
Agopyan também falou sobre as ações desenvolvidas pela Universidade voltadas a estudantes com necessidades socioeconômicas e anunciou o reajuste em 25% das bolsas e auxílios destinados a esse público.
Em seguida, os pró-reitores da Universidade – Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária – fizeram apresentações sobre os desafios de suas áreas para este ano. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 26/05/21
Nova lei de licitações moderniza sistemas de compras e contratações de serviços públicos
Lei nº 14.133/2021 entrou em vigor em abril, tem dois anos de transição e traz avanços importantes para as compras e contratações no serviço público
Por isso, em abril deste ano passou a vigorar a nova Lei de Licitação nº 14.133/2021 que, além da 8.666, substituiu também a Lei do Pregão nº 10.520/2002, o Regime Diferenciado de Contratações/RDC, Lei nº 12.462/11, e agrega diversos temas relacionados a contratações públicas e terá dois anos de transição.
Lei traz nova modalidade de contratação
A nova lei cria regras e prevê cinco modalidades de licitação: concorrência, concurso, leilão e pregão. A grande novidade, segundo especialistas, é a inclusão de uma nova modalidade de contratação, o diálogo competitivo. Uma inovação inspirada em modelos internacionais, e se caracteriza por permitir negociações com potenciais competidores previamente selecionados por critérios objetivos.
Outro avanço é que, agora, os conflitos resultantes dos contratos poderão ser solucionados de formas alternativas. “Pode ser com conciliação, com arbitragem ou com o que a lei chama de Comitê de Resolução de Disputas ou dispute board. Isso traz mais agilidade, por um lado, e evita que tudo seja levado para o Judiciário.” Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 26/05/21
26 maio 2021
Arquivo da CAPES: sete décadas de história da educação brasileira
Quando a sede da CAPES mudou do Rio de Janeiro para Brasília, em 1970, toda a sua documentação ficou para trás. Na capital fluminense, o arquivo da Fundação ocupava um imóvel comum, no bairro de São Cristóvão, e havia apenas uma servidora responsável por tudo. Em 1990, um funcionário foi enviado ao Rio para avaliar as condições de armazenamento e constatou a necessidade de melhorias. O acervo foi então trazido para Brasília, e os documentos foram guardados em diferentes espaços oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2014, a CAPES transferiu todo o material para um prédio próximo à sede atual. O espaço, com estrutura adequada para abrigar os documentos, também é preparado para a realização de processamento, conservação e consulta. A instalação possui salas amplas, climatização, arquivos deslizantes, computadores, mobília, ferramentas, equipamentos de proteção individual e segurança patrimonial. “De fato, pela primeira vez em toda a história da CAPES, podemos afirmar que, hoje, temos o nosso Arquivo Central”, constatou o servidor Astrogildo Brasil em um relatório produzido naquele ano. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 26/05/21
Os doze laboratórios do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações da IAEA
25 maio 2021
Mais de oito mil eBooks da Pearson estão disponíveis para a comunidade USP
: : O acesso é individualizado. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USP.
: : Link para acesso: http://bit.do/fQTUi
: : Manual de uso: http://bit.do/fQTUj
A Biblioteca Virtual está disponível para Desktop, Tablets e Smartphones. Suas funcionalidades exclusivas, agilidade e navegação intuitiva oferecem aos leitores a melhor experiência de usuário. Um sistema completo, desenvolvido para promover a leitura e potencializar a jornada do conhecimento.
Ganhe tempo em suas pesquisas com a ferramenta de busca avançada da Biblioteca Virtual. Procure por palavras-chaves, temáticas, assuntos ou conteúdos específicos. Refine sua busca utilizando os filtros especiais disponíveis e explore apenas as obras mais acertadas e focadas em seus objetivos.
Continue a ler de onde parou. Com a Biblioteca Virtual suas notas, destaques, marcações, a última página lida e todas as suas interações com os e-books estarão sincronizadas em todos os seus dispositivos, facilitando a sua leitura, seus estudos e a produção de artigos e trabalhos científicos. Fonte: Pearson - 25/05/21
Como criar uma biblioteca digital: ofereça aos seus alunos um acervo digital de livros acadêmicos
Desenvolvida para ser
o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução
digital de e-books para instituições de ensino superior, a Minha Biblioteca é
uma plataforma digital de
livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e
científicos.
A comunidade USP tem à disposição mais uma opção de acesso a conteúdos digitais. Voltado especialmente à formação de alunos da área da saúde, o catálogo “Medicina & Saúde” conta com livros digitais em português. A coleção está disponível na plataforma Minha Biblioteca, que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. A plataforma pode ser acessada por computadores, tablets ou smartphones. Os leitores poderão encontrar conteúdos relacionados à Medicina, Saúde Pública, Enfermagem, Farmácia, Química, Psicologia, Odontologia, entre outros, além de amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica. A plataforma oferece ao usuário uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo, além da opção “Ler em voz alta”, disponível no menu inferior. Cada e-book também pode ser adicionados à seção “Meus livros”, uma espécie de estante virtual personalizada. Ao finalizar a leitura, o usuário pode escolher “Devolver” o livro ao catálogo. Acesse o site: www.minhabiblioteca.com.br. Para criar a Minha Biblioteca é necessário estar conectado ao VPN da USP. Leia o Tutorial. Fonte: Plataforma Minha Biblioteca - 25/05/21
24 maio 2021
UNESCO publica recomendações sobre Ciência Aberta
Em sua 40ª sessão em novembro de 2019, a Conferência Geral da UNESCO decidiu elaborar um projeto de Recomendação sobre Ciência Aberta. Saiba mais. Fonte: AGUIA - 24/05/21
Treinamentos de junho estão com inscrições abertas no Portal de Periódicos
Os treinamentos são apresentados em tempo real e contam com a participação mútua dos inscritos e ministrantes do início ao fim. É importante ressaltar que os treinamentos são gratuitos. Os participantes têm direito ao certificado digital com informações da capacitação, acessível pelo Meu Espaço, no menu “Suporte”, seção “Meus certificados”. Os certificados são autenticados e contêm a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. O modelo visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade. Acesse o cronograma completo do mês de junho aqui.
Como se inscrever:
- Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
- Entrar na área de treinamentos;
- Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
- Clicar em “Solicitar inscrição”;
- Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.