30 julho 2021

Ranking Google das Revistas do Portal de Revistas USP

As métricas acadêmicas fornecem uma maneira fácil para os autores e editores avaliarem rapidamente a visibilidade e a influência de artigos recentes em publicações acadêmicas e o Scholar Metrics resume citações recentes de muitas publicações, para ajudar os autores a considerarem onde publicar suas novas pesquisas. Nesta matéria, apresentamos a lista de classificação das revistas do Portal de Revistas USP. De qualquer forma, caso algum editor possua informações adicionais, a lista pode ser atualizada sempre que necessário.
Google Metrics
De acordo com as informações fornecidas pelo Google Scholar, para começar, o usuário pode navegar pelas 100 principais publicações em vários idiomas, ordenadas por suas métricas de índice h de cinco anos e mediana h. Para ver quais artigos em uma publicação foram mais citados e quem os citou, clique no número do índice h para ver os artigos, bem como as citações subjacentes às métricas.
O usuário também pode explorar publicações em áreas de pesquisa de seu interesse. Para navegar por publicações em uma ampla área de pesquisa, selecione uma das áreas na coluna da esquerda. Por exemplo: Engenharia e Ciência da Computação ou Saúde e Ciências Médicas.
Para explorar áreas específicas de pesquisa, selecione uma das áreas amplas, clique no link “Subcategorias” e selecione uma das opções. Por exemplo: Bancos de Dados e Sistemas de Informação ou Economia do Desenvolvimento.
A navegação por área de pesquisa está, ainda, disponível apenas para publicações em inglês. O usuário pode, é claro, pesquisar publicações específicas em todos os idiomas por palavras em seus títulos. Atualmente, as métricas acadêmicas são baseadas no índice atualizado em julho de 2021.   Saiba mais.    Fonte: AGUIA - 30/07/21


29 julho 2021

Como a universidade pode melhorar o mundo? Jogos vão mostrar em nova disciplina da USP

Em Game ON: Ciência, Fake News e Sustentabilidade, estudantes produzirão games que articulam todas as áreas do conhecimento pensando soluções para problemas complexos da sociedade; alunos da USP podem se inscrever até o dia 2 de agosto

Para a Agenda 2030 ser cumprida no Brasil, ainda há um longo caminho pela frente. O compromisso assumido por líderes de 193 Países, incluindo o Brasil, com coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), envolve 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a serem atingidas até 2030, que buscam efetivar os direitos humanos, a promoção do desenvolvimento sustentável e diminuição das desigualdades nos países e também entre eles. Esses objetivos não são simples, afinal, “acabar com a pobreza” ou “alcançar a igualdade de gênero” no mundo de hoje são conquistas que exigirão grandes mudanças para se concretizarem.
A mais nova disciplina optativa livre da USP, que permite a inscrição de alunos de todos os cursos, oferecida pela Pró-Reitoria de Graduação, quer mostrar a importância da ciência e dos conhecimentos produzidos na Universidade para ajudar a promover mudanças e construir um mundo melhor, além de disseminar esses conhecimentos de forma didática e acessível.
Para isso, os alunos deverão criar, ao longo do curso, uma plataforma interativa que leve a discussão à USP e à comunidade externa, em um formato de jogo muito instigante, o escape game. Os jogos deverão articular diversas áreas do conhecimento para mostrar como situações-problema complexas da realidade podem ser solucionadas, pensando ainda no combate às fake news que permeiam cada uma. Essas situações-problema partem dos ODS para abordar temas sociais importantes, como violência doméstica, pobreza, desmatamento, depressão, etc.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 29/07/21


Quais as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial na sociedade?

Pode parecer surpreendente, mas já na década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial, alguns cientistas começaram a desenvolver estudos sobre um ramo da ciência da computação, hoje assunto dos mais discutidos, a Inteligência Artificial (IA). Em 1956, no evento Darthmouth College Conference, pesquisadores reconhecidos como “pais da área, como John MacCarthy, Marvin Minsky, Alan Newell e Herbert Simon” determinaram pontos de referência que deram início a estudos e pesquisas “nesse fascinante domínio da Computação”, afirma Jaime Sichman, autor de um artigo sobre o tema publicado na revista Estudos Avançados. O artigo tem como intuito esclarecer as características da IA, as diferenças desta com a computação tradicional, como pode ser inserida nas sociedades, ressaltando, por um lado, os benefícios e, por outro lado, os riscos e danos possíveis que essa tecnologia pode ocasionar.
Para evitar as consequências negativas da IA, é preciso que se ponha em pauta a discussão apropriada sobre “produção, utilização e regulação” dessa tecnologia, salientando-se que assim se pode evitar errôneas definições e explicações que as mídias sociais divulgam normalmente sobre o assunto, o que gera oscilações entre grandes expectativas e investimentos e grandes frustrações e quase nenhum investimento. Porém, atualmente, as grandes expectativas são justificadas pelo barateamento do custo de processamento e de memória, a presença “de novos paradigmas, como as redes neurais profundas”, e a existência de poderosos instrumentos de captação e divulgação de dados cujo montante na internet é assombroso. Ao invés de definir a IA, o artigo busca estabelecer quais as finalidades e propósitos dessa área intrigante. 
Veja o texto na íntegra.    Fonte: Jornal da USP - 29/07/21


Em 95% dos artigos científicos, inglês cria ‘ditadura da língua’. Apenas 1% está em português e espanhol

Relatório sobre diversidade linguística na academia mostra que mais de 8 em cada 10 pesquisadores ibero-americanos escrevem no idioma anglo-saxão e não em suas línguas maternas


Do total de artigos publicados em revistas científicas em 2020, 95% foram escritos em inglês e somente 1% em espanhol e português. É o que revelou o pesquisador principal do Real Instituto Elcano, Ángel Badillo, durante a apresentação das primeiras conclusões de um relatório sobre diversidade linguística na ciência em Espanha, Portugal e América Latina realizado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) em colaboração com o instituto. As descobertas da pesquisa, que será oficialmente lançada no Brasil em novembro, mostram que no ano passado 84% dos pesquisadores ibero-americanos publicaram em inglês em detrimento de suas línguas maternas espanhola e portuguesa. “Somente 13% dos cientistas na Espanha apresentaram seus trabalhos em espanhol, 12% no México, 16% no Chile, e com porcentagens por volta de 20% na Argentina, Colômbia e Peru”, conclui o relatório. A situação do português é um pouco mais complexa: 3% dos pesquisadores portugueses e 12% dos brasileiros escolheram sua língua para publicar seus trabalhos, ao passo que os outros o fizeram em inglês.   
Veja o texto na íntegra.   Fonte: El País Brasil - 29/07/21

Apagão digital do CNPq foi problema técnico, diz agência

Falha em equipamento derrubou acesso às plataformas Lattes e Carlos Chagas, mas presidente da instituição garante que não houve perda de informações

O “apagão” das plataformas digitais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi causado por uma falha técnica pontual e não haverá perda de informações, segundo um vídeo divulgado pela agência nesta quarta-feira (28 de julho) para prestar esclarecimentos à comunidade científica — que depende largamente dessas plataformas para uma série de procedimentos burocráticos essenciais à atividade de pesquisa. A expectativa é que os sistemas voltem a funcionar nos próximos dias. “Foi uma questão técnica; a falha de uma peça que pode ser substituída”, disse, no vídeo, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela (assista abaixo). “Já temos as opções de aquisição (da peça) e, assim que identificarmos a possibilidade de troca desse dispositivo, o equipamento será restaurado e os acessos restabelecidos. Devemos ter esse posicionamento de hoje para amanhã”, completou o diretor de gestão e tecnologia da informação, Thales Marçal.
O problema ocorreu numa peça chamada “controladora de storage”, que é, essencialmente, um microprocessador que controla o acesso aos discos rígidos onde ficam guardados os dados do sistema — equivalente a um gerente de estoque de mercadorias numa fábrica. Por conta disso, as plataformas Lattes e Carlos Chagas do CNPq estão fora do ar desde a última sexta-feira (23 de julho). Segundo Marçal, a falha ocorreu justamente no momento em que se fazia a migração das plataformas para um novo equipamento, comprado no início do ano. “É um processo lento, e foi no meio desse processo que o equipamento antigo apresentou o seu problema”, disse. “Como é uma base de dados imensa — são quase sete milhões de currículos — isso demora alguns dias, mas já foi iniciado, e ainda faltam cerca de 40 a 48 horas para finalizar.”   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 28/07/21


Uso da ferramenta SciVal para análise dos dados da pós-graduação da USP

 
                           Vídeo 1  |  Apresentação de ferramentas e resultados - Scopus
                           Vídeo 2  |  Criação e Análise de um Conjunto de Publicações
                           Vídeo 3  |  Análise de dados de um Programa de Pós-Graduação
                           Vídeo 4  |  Análise de dados de uma CPG
                           Vídeo 5  |  Compartilhando um Grupo
                           Vídeo 6  |  Criação de um Novo Grupo


28 julho 2021



Sítio Burle Marx se torna patrimônio mundial da Unesco por sua paisagem

Assista ao vídeo

Reconhecendo a inegável importância socioeducativa de Roberto Burle Marx para o mundo, a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, tombou o Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) como Patrimônio Mundial da Humanidade. Localizado na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, o local foi sua morada por 21 anos, e foi nele que o paisagista – uma das suas muitas profissões artísticas – estudou diversas plantas de diferentes biomas, criando um acervo botânico com mais de 3,5 mil espécies.
A decisão foi baseada no valor universal e excepcional da obra de Burle Max, que, por meio da inventividade do movimento modernista associada ao trabalho de catalogação de espécies, criou o conceito do jardim tropical moderno. "O Sítio Roberto Burle Marx foi o 'laboratório de criação' onde foram desenvolvidos o repertório botânico e a experimentação paisagística que viabilizaram a produção do novo paradigma no campo do paisagismo, o jardim tropical moderno", declarou Claudia Storino, diretora do espaço, em comunicado à imprensa.   
Fonte: Casa e Jardim - 27/07/21


27 julho 2021

Inscreva-se no Prêmio Tese Destaque USP 2021

Clique aqui para acessar o edital 


Participe da 3ª Edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP 2021

Clique aqui para acessar o edital 

Avaliação e Impacto da Produção dos PPGs USP – uso da ferramenta SciVal

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, juntamente com a AGUIA, a STI e apoio técnico da Elsevier, vem trabalhando na organização de novas formas de análise de dados e gestão das informações relacionadas aos Programas de Pós-Graduação da USP.
Neste sentido, a estrutura de Pós-Graduação da USP (CPGs e CCPs) foi organizada na ferramenta SciVal de forma a possibilitar, aos presidentes e coordenadores, a elaboração de diferentes relatórios e análises comparativas a partir dos dados da base Scopus.
O compartilhamento destes dados será feito, nos próximos dias, com os(as) presidentes de cada uma de nossas CPGs para que os(as) senhores(as) possam compartilhá-los com os(as) coordenadores(as) de programas, bem como realizar análises envolvendo suas CPGs.

Disponibilizamos alguns vídeos relacionados ao uso da ferramenta SciVal:

Compartilhamento de um Grupo – https://youtu.be/Sy1JIipZmGQ
Análise de dados de uma CPG – https://youtu.be/UiR36E9IWGE
Análise de dados de um Programa de Pós-Graduação – https://youtu.be/_OLN-mvrSoI
Criação de um Novo Grupo e Atualização de Grupo – https://youtu.be/RdgY7-BLCvU
Criação e análise de um Conjunto de Publicações – https://youtu.be/oMfOQOH0JHg

A apresentação realizada pelo prof. Carlos Henrique de Brito Cruz na Faculdade de Medicina, no final do mês de maio, ilustrando o uso dessa ferramenta e discutindo alguns resultados pode ser encontrada no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=74qQ25jo1Ys.  
Fonte: AGUIA - 27/07/21

O que é ISBN e como obter?


De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, “o ISBN (International Standard Book Number / Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico criado com o objetivo de fornecer uma espécie de “RG” para publicações monográficas, como livros, artigos e apostilas. A difusão global do ISBN e a facilidade com que é lido por redes de varejo, bibliotecas e sistemas gerais de catalogação, tornou-o imprescindível para qualquer publicação. Clique aqui para saber quais publicações pedem ou não o ISBN.
A sequência é criada a partir de um sistema de registro utilizado pelo mercado editorial e livreiro em todo o mundo. A estrutura do ISBN é composta de 13 números que indicam o título, o autor, o país, a editora e a edição de uma obra.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 27/07/21

Informe CNPq sobre a indisponibilidade dos sistemas

Coordenação de Comunicação Social do CNPq esclarece dúvidas sobre problemas provocados pela indisponibilidade dos sistemas, que incluem Plataformas Lattes e Carlos Chagas

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados;
  2. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado;
  3. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados;
  4. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão;
  5. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas;
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.    Fonte: CCS/CNPq - 27/07/21


Transmissão pelo Canal da USP no Youtube

26 julho 2021

Acompanhe ao vivo pelo Youtube do CNPq

De moda à literatura, USP oferece quase 5 mil vagas em cursos on-line gratuitos

São 66 cursos organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; as inscrições começam no dia 27 julho e vão até 5 de agosto, variando de acordo com cada curso

Oportunidade de formação e aprendizado com especialistas da USP da área de humanidades de forma gratuita, on-line e aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos. É o que oferece os cursos de inverno organizados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em São Paulo. Neste ano, serão 66 cursos, com 4.985 vagas. 
As aulas serão ministradas pelos professores e alunos de pós-graduação da FFLCH (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Os temas estão relacionados às linhas de pesquisas estudadas nos 23 programas de pós-graduação que a faculdade mantém. Um dos cursos é sobre o livro As mil e uma noites e suas adaptações; outra traz uma introdução à língua Tupi.
Eles estão divididos em quatro áreas temáticas: “Estudos filosóficos, históricos e geográficos”, “Estudos linguísticos e de tradução”, “Estudos literários”, e “Estudos de antropologia, política e sociedade”. Como as vagas são limitadas, as inscrições serão realizadas por sorteio e não por ordem de inscrição. 
Os 66 cursos foram divididos em cinco grupos e as datas da inscrição variam de acordo com o grupo no qual o curso está.  Para participar do sorteio, é preciso entrar no site do Sistema Apolo, selecione a Unidade “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (São Paulo). O curso aparecerá somente na data indicada para inscrição.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 26/07/21

Orquestra Sinfônica da USP grava concerto na Cidade Universitária

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) começa a gravar, nesta segunda-feira, dia 26, uma série de concertos que serão transformados em vídeos e lançados na internet. Os concertos serão realizados no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, marcando a volta da orquestra para a sua sala tradicional. A primeira obra a ser executada é o Concerto para Viola e Orquestra de Cordas, do compositor gaúcho Radamés Gnattali (1906-1988). Esse concerto – sem a presença de público, ainda em razão da pandemia – tem a participação do violista Iberê Carvalho e regência da maestrina Natália Laranjeira.
“A Osusp ficou muito tempo distante do Anfiteatro Camargo Guarnieri, que passou por uma longa reforma. Depois, fomos surpreendidos pela pandemia”, lamenta o fagotista Fábio Cury, diretor da Osusp. “Diante das restrições, a orquestra se adaptou para mostrar um repertório camerístico que coloca em evidência o talento e a excelência dos nossos instrumentistas.” Com a reabertura gradual das atividades, a orquestra volta neste segundo semestre a ocupar o palco com formações maiores, de forma progressiva, até os concertos de encerramento da temporada, quando deverá contar com o seu contingente completo. “Traremos obras do repertório canônico que se mesclam com novidades, o que tem sido uma marca registrada do grupo nas últimas temporadas”, destaca Cury. “Isso vai nos aquecendo para receber o público presencialmente, assim que for possível.”
O primeiro vídeo da temporada 2021 produzido pela Osusp já está disponível no canal da orquestra no Youtube. Nele, Cury e o pianista Cristian Budu executam versões para piano e fagote das Sonatas números 4 e 5, Opus 102, do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), escritas originalmente para piano e violoncelo. O vídeo foi gravado em estúdio.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 26/07/21